You are on page 1of 22

Rosa Maria Fischi Diretora Tcnica da Biblioteca Virginie Buff Dpice FMVZ/USP

Um mtodo se caracteriza por um procedimento sistematizado, passvel de ser repetido, para se conseguir alguma coisa material ou conceitual.(HADDAD, 2004, p. 4)

De acordo com Marconi & Lakatos (2001, p.44) a pesquisa bibliogrfica compreende oito fases distintas:
1.

Escolha do tema;
O tema o assunto que deseja provar ou desenvolver.

2.

Elaborao do plano de trabalho;


Na elaborao do plano deve-se observar a estrutura de todo o trabalho cientfico (introduo, desenvolvimento e concluso).

3.

Identificao;
a fase de reconhecimento do assunto pertinente ao tema em estudo.

4.

Localizao;
Fase de busca por informaes, so os famosos levantamentos bibliogrficos.

5.

Compilao
Reunio sistemtica do material obtido com o levantamento bibliogrfico. o acesso fsico/textual ao documento.

6.

Fichamento;
a fase de organizao e montagem da bibliografia.

7.

Anlise e interpretao;
Fase em que se realiza a leitura crtica da bibliografia.

8.

Redao.
Esta a fase de escrita do trabalho.

Para a confeco da monografia deve-se seguir as Diretrizes para apresentao de dissertaes e teses na FMVZ/USP disponvel no site da Biblioteca: www.fmvz.usp.br/biblioteca
A parte textual e metodolgica da monografia deve seguir a seguinte estrutura:

Introduo Reviso da Literatura Material(is) e Mtodo(s) Resultados Discusso Concluses

Parte

inicial do texto, onde apresentado o problema investigado (De que assunto trata a sua dissertao/tese?), a formulao de hipteses (Por que importante tratar esse assunto?), delimitaes do assunto (Como tratou o assunto?) e os objetivos propostos (Qual o seu objetivo?).

Segundo Marconi & Lakatos (2002, p.26):

Problema uma dificuldade, terica ou prtica, no conhecimento de alguma coisa de real importncia, para a qual se deve encontrar uma soluo. Definir um problema significa especific-lo em detalhes precisos e exatos. Na formulao de um problema deve haver clareza, conciso e objetividade. A colocao clara do problema pode facilitar a construo da hiptese central. O problema deve ser levantado, formulado, de preferncia em forma interrogativa e delimitado com indicaes das variveis que intervm no estudo de possveis relaes entre si.

O problema, antes de ser considerado apropriado, deve ser analisado sob o aspecto de sua valorao: a) Viabilidade. Pode ser eficazmente resolvido por meio da pesquisa. b) Relevncia. Deve ser capaz de trazer conhecimentos novos. c) Novidade. Estar adequado ao estgio atual da evoluo cientfica. d) Exeqibilidade. Pode levar a uma concluso vlida. e) Oportunidade. Atender a interesses particulares e gerais.

Segundo Marconi & Lakatos (2002, p.24): Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcanar. Deve partir, afirma Ander-Egg (1978:62), "de um objetivo limitado e claramente definido, sejam estudos formulativos, descritivos ou de verificao de hipteses". O objetivo torna explcito o problema, aumentando os conhecimentos sobre determinado assunto. Os objetivos podem definir "a natureza do trabalho, o tipo de problema a ser selecionado, o material a coletar" (Cervo, 1978:49). Podem ser intrnsecos ou extrnsecos, tericos ou prticos, gerais ou especficos, a curto ou a longo prazo. Respondem s perguntas: Por qu? Para qu? Para quem?

Segundo Marconi & Lakatos (2002, p.28): Hiptese uma proposio que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. uma suposio que antecede a constatao dos fatos e tem como caracterstica uma formulao provisria; deve ser testada para determinar sua validade. Correta ou errada, de acordo ou contrria ao senso comum, a hiptese sempre conduz a uma verificao emprica. A funo da hiptese, na pesquisa cientfica, propor explicaes para certos fatos e ao mesmo tempo orientar a busca de outras informaes. A clareza da definio dos termos da hiptese condio de importncia fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. Praticamente no h regras para a formulao de hipteses de trabalho de pesquisa cientfica, mas necessrio que haja embasamento terico e que ela seja formulada de tal maneira que possa servir de guia na tarefa da investigao.

Adaptado de Haddad (2004, p. 61):

O pesquisador deve expor as razes para a elaborao da pesquisa. A justificativa do tema envolve motivos de ordem terica e prtica e pode ser apresentada da seguinte forma:

Tendo-se em vista a necessidade de provar a contribuio da pesquisa para o avano do conhecimento, torna-se necessria a demonstrao do estgio atual do tema. Esse posicionamento do tema pode ser feito a partir da apresentao do estudo de vrios autores que tenham trabalhado o referido assunto, citando os avanos ocorridos, assim como o estgio em que se encontra o tema. Deve-se apresentar tambm a contribuio e o provvel avano que ocorrer com o desenvolvimento da pesquisa, seja no campo terico seja no prtico. a partir desse acrscimo ao conhecimento j existente que ser definida a execuo ou no do projeto. A justificativa pode ser tambm para um avano de ordem pessoal, pois o avano do profissional na rea acadmica poder ser de suma importncia na qualidade do futuro trabalho que ele desenvolver profissionalmente. Deve ser ressaltada a importncia da pesquisa num contexto mais amplo. Muitas vezes determinados temas s adquirem importncia dentro de um conjunto maior de situaes. Muitas vezes as pesquisas servem para confirmar determinadas realidades ou encontrar solues para um problema existente no dia-a-dia das pessoas ou das comunidades.

Parte

do trabalho que rene a literatura lida sobre o tema com o objetivo de:
oferecer informaes que sejam relevantes sobre o assunto abordado; oferecer condies para melhor compreenso e interpretao dos resultados a serem apresentados no decorrer do trabalho; corroborar a necessidade ou a oportunidade do estudo.

a descrio precisa dos mtodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetio dos ensaios por outros pesquisadores. Tcnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os mtodos empregados j forem conhecidos, ser suficiente a citao de seu autor. A especificao e a origem do material utilizado poder ser feita no prprio texto ou em nota de rodap. Neste captulo o autor do trabalho dever demonstrar sua capacidade de sntese e clareza. Os testes estatsticos empregados e o nvel de significncia adotado tambm devem ser referidos neste captulo.

a apresentao, em ordem lgica, dos resultados obtidos, sem interpretaes pessoais. Para maior facilidade de exposio, podem ser acompanhados por figuras, quadros, tabelas, grficos, mapas e plantas. Os dados numricos, sempre que necessrio, devero ser submetidos a uma anlise estatstica.

Neste

captulo os resultados da pesquisa so analisados, criticados e comparados com os j existentes sobre o assunto na literatura citada; so discutidos suas possveis implicaes, significados e razes para concordncia ou discordncia com outros autores. A discusso deve fornecer elementos para as concluses. o mais livre dos itens e aquele em que o autor mais destaca sua vivncia de pesquisador.

Devem

ser fundamentadas nos resultados e na discusso, contendo dedues lgicas e correspondentes. Ento, verifique se concluiu com base no que discutiu, devendo haver consistncia entre o objetivo proposto e a concluso alcanada. Verifique se concluiu com base na proposta inicial.

O resumo a apresentao concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importncia, isto , as principais ideias do autor da obra. (MARCONI & LAKATOS, 2001, p. 44)

Quando faz referncia s partes mais importantes, componentes do texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. No simples enumerao do sumrio ou ndice do trabalho. No dispensa a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, forma e propsito.

PIRES, Marcos Paulo Fonseca. Abordagem ao paciente intoxicado. Revista Brasileira de Medicina, v. 56, n. 9, set., p. 861, 1999.

Os casos de intoxicao exgena so bastante frequentes no Brasil, apesar da subordinao em nossa estatstica. Nos Estados Unidos ocorreram mais de dois milhes de casos relacionados a intoxicao no ano de 1997, sendo 59.211 necessitando terapia intensiva. A principal via de exposio foi a do aparelho digestivo (74%). Portanto, indiscutvel a importncia do conhecimento da abordagem inicial ao paciente vtima de intoxicao, principalmente relacionado s medidas de descontaminao gastrointestinal. A sistemtica do atendimento compreende em estabilizar o quadro clnico do paciente, realizao de anamnese detalhada a fim de identificar o agente etiolgico, exame fsico e laboratoriais e mtodos de descontaminao. As medidas de descontaminao gastrointestinal compreenderam no uso de catrticos, lavagem intestinal, lavagem gstrica, xarope de ipeca e carvo ativado, que foram cuidadosamente revisados neste estudo, abordado indicaes, contra-indicaes, dosagem e complicaes, a fim de orientar o mdico generalista no atendimento desses pacientes.

Quando contm todas as informaes principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse ltimo; portanto mais amplo do que o indicativo ou descritivo. Tem a finalidade de informar o contedo e as principais ideias do autor, salientando: os objetivos e o assunto (a menos que se encontre explicitado no ttulo); os mtodos e as tcnicas (descritivas de forma concisa, exceto quando um dos objetivos do trabalho a apresentao de nova tcnica); os resultados e as concluses.

Sendo uma apresentao condensada do texto, esse tipo de resumo no deve conter comentrios pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que no deve formular crticas.

SCHOR, Eduardo. et. al. Endometriose: Modelo experimental em ratas. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrcia, v. 21, n. 5, p. 281, 1999.

Objetivo: Divulgar a metodologia da induo de endometriose experimentais em animais de laboratrio. Mtodo: utilizamos ratas albinas, virgens, adultas de aproximadamente trs meses de idade, que foram inicialmente anestesiadas pelo ter etlico. Aberta a cavidade abdominal, identificamos os corvos uterinos e retiramos um fragmento de aproximadamente 4 cm co corvo uterino direito. Esse fragmento foi mergulhado em soluo fisiolgica e sob lupa estereoscpica foi separado o endomtrio do tniomtrio e feitos retngulos de aproximadamente 4 por 5 mm. Esses foram fixados por meio de fio de sutura, sobre vasos sanguneos visveis a olho mi, na parede lateral do abdmen, tomando-se sempre o cuidado de manter a poro do endomtrio livre voltada para a luz da cavidade abdominal. Aps 21 dias os animais foram novamente operados para verificarmos o tamanho dos implantes e para a retirada do endomtrio ectpico para anlise histolgica. Resultados: Macroscpicamente observamos crescimento significativo dos implantes endometriais. Ao exame microscpico pudemos observar a presena de epitlio glandular e estroma. Concluso: O modelo utilizado reproduz a doena. Em ratas, sendo mtodo auxiliar de valia para estudar esta afeco, principalmente a ao de medicamentos sobre esses implantes.

Quando se formula um julgamento sobre o trabalho. a crtica da forma, no que se refere aos aspectos metodolgicos; do contedo; do desenvolvimento da lgica da demonstrao; da tcnica de apresentao das ideias principais. No resumo crtico no pode haver citaes.

LAKATOS, Eva Maria. O trabalho temporrio: nova forma de relaes sociais no trabalho. Tese (Livredocncia em Sociologia) - Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo, 1979. 2. v.

Traa um panorama do trabalho temporrio nos dias atuais, nos municpios de So Paulo, ABC e Rio de Janeiro, relacionando as razes histricas, sociais e econmicas que levaram ao seu aparecimento e desenvolvimento. Divide-se em duas partes. Na primeira, geral, tem-se a retrospectiva do trabalho temporrio. Partindo do surgimento da produo industrial, traa um pano- rama da evoluo dos sistemas de trabalho. Dessa maneira so enfocadas, do ponto de vista sociolgico, as relaes de produo atravs dos tempos. Esse quadro histrico fornece a base para a compreenso dos fatores sociais e econmicos que levaram existncia do trabalho temporrio tal como conhecido hoje no contexto urbano. A parte terica permite tambm visualizar a realidade socioeconmica do trabalhador temporrio, conduzindo, em sequencia lgica, as pesquisas de campo apresentadas na segunda parte do trabalho. A parte essencial consiste em uma pesquisa realizada em trs nveis: o trabalhador temporrio, as agncias de mo de obra temporria e as empresas que a utilizam. Ao abordar os trs elementos atuantes no processo, a pesquisa cerca o problema e faz um levantamento profundo do mesmo. As tcnicas utilizadas para a seleo da amostra e coleta de dados so rigorosamente corretas do ponto de vista metodolgico, o que d pesquisa grande confiabilidade. As tabelas apresentadas confirmam ou refutam as hipteses levantadas, permitindo que, a cada passo, se acompanhe o raciocnio que leva s concluses do trabalho. Estas so apresentadas por tpicos e divididas conforme a parte a que se referem, permitindo ao leitor uma confrontao entre o texto comprobatrio e a concluso dele resultante. Ao final de cada captulo aparece um glossrio, com a definio dos principais conceitos utilizados no texto. So ainda apresentadas, em anexo, a legislao referente ao trabalho temporrio, o modelo de formulrio utilizado na pesquisa e a lista de itens que a integra. As tabelas, apresentando os resultados da pesquisa, fazem parte do segundo volume. Esse material permite que se conhea em detalhes e se possa reproduzir o processo de investigao realizado.

HADDAD, N. Metodologia de estudos em cincias da sade: como planejar,analisar e apresentar um trabalho cientfico. So Paulo: Roca. 2004. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho cientfico : procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de pesquisa : planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisa, elaborao, anlise e interpretao de dados. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia. Servio de Biblioteca e Documentao. Diretrizes para apresentao de dissertaes e teses na Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia da Universidade de So Paulo. 4. ed. rev. atual. ampl. So Paulo : SBD, 2003.

You might also like