You are on page 1of 45

A Rosa do Povo Carlos Drummond de Andrade

J no tenho medo de escravizar-me vida

I. O Movimento Fase de consolidao Estabilizao das conquistas novas Recuo quanto s propostas mais radicais Equilbrio no uso do material lingstico, em termos de normas de linguagem. Generalizao e aprofundamento da mistura de estilos. Preocupao existencial de pretenses universalistas. Imagens arrojadas ou onricas. Envolvimento do escritor na problemtica social. Reflexo da poesia sobre a prpria poesia.

II. O Autor eu maior que o mundo marcada pela ironia \ v conflitos de longe e sem envolvimento texto objetivo, seco, versos curtos e descarnados Alguma Poesia e Brejo das Almas eu menor que o mundo poesia social , tem com temas a poltica, a guerra e o sofrimento do homem desabrocha o sentimento de solido, marcado pela impotncia do homem, diante de um mundo frio e mecnico, que o reduz a objeto. Sentimento do Mundo e Rosa do Povo eu igual ao mundo poesia metafsica interrogaes e negaes que conduzem o homem ao vazio e ao desencanto Claro Enigma

Rapazes, se querem que a literatura tenha algum prstimo no mundo de amanh (o mundo melhor que, como todas as utopias, avana inexoravelmente), reformem o conceito de literatura. J no possvel viver no clima das obras-primas fulgurantes e... podres, e legar ao futuro apenas esse saldo dos sculos. Reformem a prpria capacidade de admirar e de imitar, inventem olhos novos ou novas maneiras de olhar, para merecerem o espetculo novo de que esto participando.

Poesia participao na vida, identificao com os ideais do tempo (e esses dias existem sempre, mesmo sob as mais srdidas aparncias de decomposio), curiosidade e interesse pelos outros homens, apetite sempre renovado em face das coisas, desconfiana da prpria e excessiva riqueza interior, eis a algumas indicaes que permitiro talvez ao poeta deixar de ser um bicho esquisito para voltar a ser simplesmente homem. Drummond

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

A imagem da pedra no meio do caminho constituiu-se em seu smbolo mais marcante, pois o cerne da poesia de Drummond contm, insistente, a expresso do impasse, da dificuldade, do obstculo, da frustrao, de notranscendncia. Todos esses sentidos esto presentes na indiferena da pedra.

III. A Obra (1945)


Possui 55 poemas Entre as diversas vertentes do livro, privilegiamos o poeta de ao, o realismo social e a metalinguagem, alternando a solidariedade da palavra potica para com o homem do povo e seu fechamento, e a conscincia da crise da poesia. A poesia a linguagem de certos instantes, e sem dvida os mais densos e importantes da existncia. ... obra que, de certa maneira, reflete um tempo, no s individual mas coletivo no pas e no mundo.

A rosa do povo representa, na poesia de Drummond, uma tenso entre a participao poltica e adeso s utopias esquerdistas, de um lado, e a viso ctica e desencantada, de outro lado. No devemos entender esta duplicidade (esperana versus pessimismo) como contraditria. Toda a obra do autor (incluindo-se a a amplitude de assuntos da mesma) marcada por uma viso caleidoscpica, polissmica.

Embora os temas se entrelacem e o embaralhamento seja inevitvel, possvel identificar os seguintes conjuntos: O choque social, o engajamento na praa dos convites: os de nmeros 5, 7, 25, 30, 31, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49 e 50, num total de 13 poemas. O indivduo, o eu todo retorcido: os de nmeros 3, 6, 8, 9, 10, 12, 23, 28, 33, 40, 41, 51 e 53, num total de 13 poemas. Fechamento do discurso, levando em conta certas afinidades formais, o poema geralmente curto, anti-retrico, marcado por certa negatividade, certa aporia, e pela freqente tematizao do tempo: os de nmeros 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 26, num total de 11 poemas.
.

Memrias, reunindo o que, na demarcao do poeta, correspondente a terra natal (uma provncia: esta) e a famlia (a famlia que me dei): os de nmeros 11, 24, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 42 e 52, num total de 10 poemas. A prpria poesia, poesia contemplada, o questionamento da poesia, a metalinguagem: os de nmeros 1, 2 e 4. Amigos, cantar de amigos, a poesia de homenagem e de reconhecimento: os de nmero 54 e 55. Amor, amar-amaro, o conhecimento amoroso: os de nmeros 27 29. Dramtico, a cena potico-teatral, o ato: o de nmero 32.

1. A poca apresenta a postura engajada, socialista e mais humana do mundo: Cidade prevista; Carta a Stalingrado; Com o Russo em Berlim. Nosso Tempo Este tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vo percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em p na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis no bastam. Os lrios no nascem da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se na pedra. (...)

(...) O poeta Declina de toda responsabilidade Na marcha do mundo capitalista E com suas palavras, instituies; smbolos e outras armas Promete ajudar A destru-lo Como uma pedreira, uma floresta, Um verme.

Nosso tempo um longo poema composto de oito blocos, e constitui um amplo painel da alienao contempornea, do homem da rua oprimido pelo capitalismo e pela sociedade de massa. O despojamento verbal, reiterando a mistura de homens e objetos, nivelados e indistintos, serve aqui descrio dinmica da hora do rush e refora a imagem da alienao dos escravos modernos, prisioneiros de uma identidade materializada em roupas e objetos pessoais. A descrio do rebaixamento do homem, de sua degradao no mundo dos bancos, dos cartrios, dos usurrios, passa pela advertncia acerca da falsificao da linguagem, na imprensa diria, na poesia e no romance, diluidores e comprometidos com o sistema opressor, que corri todo o prazer e toda a beleza.

2. Otimismo a obra mais otimista do poeta: Passagem da noite; poro; O Elefante, Cidade prevista. A Flor e a Nasea Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor no se percebe. Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros. feia. Mas realmente uma flor.(...) feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

O poema promove uma interseco entre o indivduo, o eu lrico e o choque social. O gauche defronta-se com a vida besta. A flor metfora da poesia (rosa do povo), nascida da revolta, do dio, desse tempo de fezes. uma flor feia, revolucionria, mas uma flor. A nusea, no sentido que lhe empresta o existencialismo de Jean-Paul Sartre, a manifestao violenta da angstia, da sensao de impotncia diante do mundo e da vida.

3. Pessimismo aparece a viso amargurada e desencantada: Anoitecer; Passagem do Ano; Morte do Leiteiro.
O Medo Em verdade temos medo. Nascemos escuro. As existncias so poucas: Carteiro, ditador, soldado. Nosso destino, incompleto. E fomos educados para o medo. Cheiramos flores de medo. Vestimos panos de medo. De medo, vermelhos rios vadeamos. Adeus: vamos para a frente, recuando de olhos acesos. Nossos filhos to felizes... Fiis herdeiros do medo, eles povoam a cidade. Depois da cidade, o mundo. Depois do mundo, as estrelas, danando o baile do medo.

4. Metalinguagem - O poeta sente que sua poesia-rosa deve abrir suas ptalas para o povo, para o compromisso social No rimarei a palavra sono com a incorrespondente palavra outono. Rimarei com a palavra carne ou qualquer outra, que todas me convm. As palavras no nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem, no cu livre por vezes um desenho, so puras, largas, autnticas, indevassveis. Uma pedra no meio do caminho / ou apenas um rastro, no importa. Estes poetas so meus. De todo o orgulho, de toda a preciso se incorporavam ao fatal meu lado esquerdo. Furto a Vincius sua mais lmpida elegia. Bebo em Murilo. Que Neruda me d sua gravata / chamejante. Me perco em Apollinaire. Adeus, Maiakovski. So todos meus irmos, no so jornais nem deslizar de lancha entre camlias: toda a minha vida que joguei.(...) (Considerao do poema)

A poesia um canto pessoal, mas tambm coletivo. A inquietao de Drummond a oscilao do poeta entre esses dois lugares. Mas a poesia sempre um canto. Um canto de amor, de guerra, de lamria, mas um canto que ecoa e sensibiliza. Seu poder imenso: ele penetra todas as esferas da vida, cotidiana e espiritual. Observemos o ltimo verso: Tal uma lmina, o povo, meu poema, te atravessa. Poderamos inverter a ordem das palavras nos ltimos versos:

Tal uma lmina, o poema, meu povo, te atravessa.


a crena na redeno do poeta, do homem, do mundo pela palavra.

Procura da poesia - O poeta apregoa o primado da linguagem e das palavras.


No faas versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela, a vida um sol esttico, no aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversrios, os incidentes pessoais no contam. No faas poesia com o corpo, esse excelente, completo e confortvel corpo, to infenso efuso lrica. Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro so indiferentes. Nem me reveles teus sentimentos, que se prevalecem do equvoco e tentam a longa viagem. O que pensas e sentes, isso ainda no poesia. No cantes tua cidade, deixe-a em paz .

O canto no o movimento das mquinas nem o segredo das casas. No msica ouvida de passagem; rumor do mar nas ruas junto linha de espuma.(...) Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. Esto paralisados, mas no h desespero, H calma e frescura na superfcie intata. Ei-los ss e mudos, em estado de dicionrio. Convive com teus poemas, antes de escrev-los. Tem pacincia, se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silncio. Aceita-o como ele aceitar sua forma definitiva e concentrada no espao.(...) Chega mais perto e contempla as palavras. cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: Trouxeste a chave?

O poema apresenta um falante que se dirige, em tom professoral, prprio de quem j refletiu muito sobre o assunto, a um hipottico interlocutor, que escreve (ou pretende escrever) poesia sem refletir sobre o "fazer potico". O falante se dirige ao interlocutor sempre empregando verbos no imperativo, na segunda pessoa do singular ("no faas", "no cantes", "penetra", "convive", "espera", "no forces", "no colhas"). O interlocutor, no entanto, no tem voz, no contra-argumenta nem aceita. Apenas ouve! O poeta nos ensina que no se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infncia ou idealizando. Literatura no se faz s com idias e sentimentos: "O que pensas e sentes, isso ainda no poesia". "Ainda no poesia", mas pode vir a ser. Para isso, preciso penetrar "surdamente no reino das palavras", "l esto os poemas que esperam ser escritos". Ainda no so poemas, porque "esto paralisados", "ss e mudos, em estado de dicionrio".

Pensemos: as palavras em estado de dicionrio, ou seja, fora de contexto, tm apenas o sentido denotativo, frio e impessoal. Se contemplarmos as palavras atentamente, de perto, perceberemos que cada uma tem mil faces secretas (conotao) sob a face neutra (denotao). Ora, se juntarmos as duas idias, entenderemos que poesia no apenas falar sobre algo, muito menos colocar palavra ao lado de palavra. Sem melodia e conceito as palavras se refugiam na noite. S h canto, s h poesia, quando as palavras esto carregadas de melodia e conceito. "No faa versos sobre acontecimentos" - esse primeiro verso, tomado isoladamente, permite interpretaes equivocadas. Drummond no est propondo uma poesia alheia aos fatos; ele apenas reitera o trabalho com a palavra, matria-prima do poeta. No meio do turbilho, como avaliar os acontecimentos, o que efmero, o que permanente? A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua o trabalho com a linguagem.

5. O Amigo Mrio de Andrade desce aos infernos


Elegia- Canto fnebre com acompanhamento de flauta modernamente, poema que homenageia algum que morreu. IDaqui a vinte anos farei teu poema e te cantarei com tal suspiro que as flores pasmaro, e as abelhas, confundidas, esvairo seu mel. Daqui a vinte anos: poderei tanto esperar o preo da poesia? preciso tirar da boca urgente o canto rpido, ziguezagueante, rouco, feito da impureza do minuto e de vozes em febre, que golpeiam esta viola desatinada no cho, no cho.

Poucas vezes o sofrimento pela perda de algum encontrou uma expresso to forte como a que se segue: No cho me deito maneira dos desesperados. Estou escuro, estou rigorosamente noturno, estou vazio, [...] O poeta chega a pr em dvida a possibilidade de continuar a sua potica engajada, agora que est s: A rosa do povo despetala-se, ou ainda conserva o pudor da alva? Depois de registrar o inconformismo com o destino do amigo e a sensao de orfandade que o acomete, CDA passa a exaltar a figura mltipla de Mrio de Andrade, sua paixo pelo pas, sua coleo de pinturas e obras de arte popular, sua fraternidade, a sua clebre casa na Rua Lopes Chaves, onde ele, Drummond, jamais esteve: Sbito a barba deixou de crescer. Telegramas irrompem. Telefones retinem. Silncio em Lopes Chaves.

6. A Homenagem - Canto ao homem do povo Charlie Chaplin. (....) No saudao dos devotos nem dos partidrios que te ofereo, eles no existem, mas a de homens comuns, numa cidade comum, nem fao muita questo da matria de meu canto ora em torno de ti como um ramo de flores absurdas mandando por via postal ao inventor dos jardins. Falam por mim os que estavam sujos de tristeza e feroz desgosto de tudo, que entraram no cinema com a aflio de ratos fugindo da vida, so duras horas de anestesia, ouamos um pouco de msica, visitemos no escuro as imagens e te descobriram e salvaram-se.

Mais do que uma simples ode, o texto torna-se reflexo sobre o fazer artstico. A arte de Chaplin cumpre uma funo purificadora. A arte responde opresso da realidade, libertando os indivduos: E j no sentimos a noite, / e a morte nos evita, e diminumos / como se ao contato de tua bengala mgica voltssemos / ao pas secreto onde dormem meninos. Depois de inmeras referncias a episdios dos filmes de Chaplin que precisariam ser contextualizadas para quem no os assistiu o poeta invoca (em tom exaltado e sublime, ou seja, ao contrrio do estilo do cineasta) o poder de indignao e a onipresente esperana de sua arte: Poder da voz humana inventando novos vocbulos e dando sopro aos exaustos. Dignidade da boca, aberta em ira justa e amor profundo, Crispao do ser humano, rvore irritada, contra a misria e a fria dos ditadores, Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode caminham numa estrada de p e esperana.

Drummond, o gauche de Itabira, se sentia prximo de Carlitos, no pattico, no sentimento agudo de um desajeito existencial incontornvel e, mais do que isso, irmanados por uma esttica: a do lirismo gerado na potica e essencial atmosfera dos sonhos lcidos.

7. Pardia - Drummond traduziu o poema para uma linguagem mais seca,

mais objetiva e moderna. O poema foi despido de sua excessiva sentimentalidade.


Nova cano do exlio Um sabi na palmeira, longe. Estas aves cantam um outro canto. O cu cintila sobre flores midas. Vozes na mata, e o maior amor. S, na noite, seria feliz: um sabi, na palmeira, longe. Onde tudo belo e fantstico, s, na noite, seria feliz. (Um sabi, na palmeira, longe.) Ainda um grito de vida e voltar para onde tudo belo e fantstico: a palmeira, o sabi, o longe.

8. A famlia - referncia a fazenda e ao pai. No pas dos Andrades No pas dos Andrades, onde o cho forrado pelo cobertor vermelho de meu pai, indago um objeto desaparecido h trinta anos, que no sei se furtaram, mas s acho formigas.(...) Ser outro pas? O governo o pilhou? O tempo o corrompeu? No pas dos Andrades, secreto latifndio, a tudo pergunto e invoco; mas o escuro soprou; e ningum me secunda. Adeus, vermelho / (viajarei) cobertor de meu pai. (...) a poesia da famlia e a poesia social, muito importantes na sua obra, decorreriam de um mecanismo to individual quanto a poesia de confisso e auto-anlise, enrolando-se tanto quanto elas num eu absorvente. (...) o eu uma espcie de pecado potico inevitvel, em que precisa incorrer para criar, mas que o horroriza medida que o atrai. (Antnio Cndido)

9. O amor amar-amaro
Os poemas O Mito e Caso do vestido, composies longas configuram a lrica amorosa do livro. um lirismo crtico, realista, oposto tica da paixo e ao amor louco dos surrealistas. Desidealizador, dessacralizador, antipetrarquista, no a ltima palavra de Drummond sobre o amor e o sexo, que reconquistaro, mais tarde, um espao muito maior, mais ardente e mais desinibido.

Sequer conheo Fulana, Vejo Fulana to curto, Fulana jamais me v, Mas como eu amo Fulana. // Amarei mesmo Fulana? Ou iluso de sexo? Talvez a linha do busto, Da perna, talvez do ombro. // Amo Fulana to forte, Amo Fulana to dor, Que todo me despedao E choro, menino, choro. // Mas fulana vai se rindo... Vejam fulana danando. No esporte ela est sozinha. No bar, quo acompanhada(...)

Em O Mito, descreve-se uma paixo violenta, pattica, de um apaixonado no correspondido. Em termos prosaicos, vo-se compondo as figuras do amante e da amada. O sorriso estereotipado da musa moderna e vulgar no impede a cogitao de suicdio passional, at que o apaixonado recobra a lucidez, destri o mito do amor petrarquista, reconhece a cegueira que o impedia de ver na mulher fatal a boneca burguesa, e a sua deusa se humaniza completamente. Em O Caso do Vestido, a narradora conta s filhas o terrvel acontecimento passional que primeiro lhe levou o marido e depois lhe devolveu o marido, transtornado de paixo por uma dona de longe. O regime patriarcal compe o cenrio em que se esbatem o estoicismo, a submisso da mulher e a estabilidade do poder paterno, que retoma, intacto e inconteste, o lugar que abandonara na sociedade, na famlia e na rotina.

IV. O aspecto formal Maioria dos poemas so constitudos de versos livres e brancos Versos redondilhos menores em quadra: Carrego Comigo Versos redondilhos maiores: Passagem da noite Versos Heteromtricos: apresenta preocupao razovel com a mtrica, mas no com a rigidez e com a regularidade. Anoitecer versos de 5,7 e 9 slabas. Soneto: poro A ruptura com o tom dominante da obra, com a tica social-realista, se faz tambm por meio de abertura para o novo, para o inusitado, para a inveno como categoria essencial do fazer potico. Coexistem e se superpem vrias formas de composio que abrem a possibilidade de experimentao da vrios de vrios procedimentos temticos e formais. O fechamento do discurso potico comunicao, desviando-se do sistema dominante, impe procedimentos poticos diametralmente opostos a sntese, a elipse, a aluso, a ruptura com a linearidade discursiva, etc voltados para a direo potica da mensagem. a supremacia da funo potica da mensagem sobre as funes apelativas, expressiva e referencial.

Um inseto cava cava sem alarme perfurando a terra sem achar escape. que fazer, exausto em pas bloqueado enlace de noite, raiz e minrio? Eis que o labirinto (oh razo, mistrio) presto se desata: em verde, sozinha, antieuclidiana, uma orqudea forma-se.

O poema permite inmeras leituras: Grego (a+pors= sem+sada) Situao sem sada Inseto cavador Planta da famlia da orquidceas O impasse no simboliza apenas o beco sem sada existencial de vrios outros poemas do autor. seu sentido poltico, de abertura revolucionria do pas bloqueado Era Vargas A expresso sem alarme (habitual sem alarde) Inevitvel o nome do mestre seM ALARME, o mestre da escavao potica. Antieuclidiana: destruidora da geometria convencional, fenmeno que quebra a lgica.

Essas tenses, caractersticas da modernidade que descende de Poe, de Baudelaire, de Apollinaire, de Mallarm, de Valry, de Maiakovski, traam seu percurso por meio de impasses e novas experimentaes, de vida: entre o absoluto e o relativo, o puro e o impuro, a palavra e o mundo, a contemplao e a ao, a autonomia e a comunicao. Oscilaes essas polarizadas, todavia, pela marca decisiva da conscincia de uma atitude crtica diante da arte e do mundo.

Bibliografia: 1.A Rosa do Povo Anlise da Obra Prof. Francisco Achcar Sistema de Ensino Objetivo 2. www.portrasdasletras.com.br 3. www.terra.com.br 4. A Rosa do Povo. Carlos Drummond de Andrade. 5. O Fazer Potico em Drummond - Fbio Della Paschoa Rodrigues.

Observao: as referncias acima no seguem o padro da ABNT por opo do professor.

You might also like