You are on page 1of 27

ECONOMIA Prof.

Jane Noronha

Em Boston , Massachussetes, no dia 10 de maro de 1876, Alexander Graham Bell, nascido na Esccia, utiliza seu invento para transmitir uma mensagem ao seu auxiliar, Thomas Watson. Era o surgimento do Telefone. Em 15 de novembro de 1879 surgiu, no Rio de Janeiro, o primeiro telefone brasileiro. 1888 - 13 de outubro: Estava formada a Telephone Company of Brazil. Aps sofrer diversas variaes no nome e se tornar, em 1972, um sistema de explorao de servios de telecomunicaes, ocorre, no dia 29 de julho de 1998, a privatizao do Sistema Telebrs na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O Sistema Telebrs, avaliado em R$ 13,47 bilhes e vendido por R$ 22 bilhes, foi dividido em 12 empresas.

A telefonia fixa brasileira, considerada um servio misto:

Concessionrias: empresas com a tarifa controlada pela Anatel e uma srie de obrigaes a cumprir; Empresas espelho: prestam servios privados, cuja tarifa regulada pelo mercado.

Com a privatizao, foram criadas as empresas espelho, que atuariam nas mesmas reas das concessionrias, mas sem a regulao da tarifa e sem obrigaes. As concessionrias herdaram as redes da Telebrs, as espelhos teriam que comear do zero. Foi o caso da Vsper (comprada depois pela Embratel), da Intelig e da GVT.

Para atuar como empresa espelho, basta pedir uma autorizao para a Anatel. A TIM, por exemplo, tem uma licena para oferecer servios de telefonia fixa como uma empresa espelho.

At hoje, as concessionrias eram Telefnica, Brasil Telecom, Oi, Sercomtel, CTBC e Embratel. Com a fuso da Oi e Brasil Telecom, foi criada uma empresa de telefonia fixa de capital nacional.

O Brasil possui atualmente, cerca de 44 milhes telefones fixos instalados (aqueles que dispem de todas as facilidades necessrias para estar em servio), sendo que 34 milhes esto em servio (acessos instalados que esto colocados a disposio do usurios, inclusive os terminais de uso pblico (TUP).

Fonte: Anatel. Atualizado em 19/01/2010

Brasil Telecom BrT


A empresa era uma das companhias que surgiram da ciso da Telebrs. Inicialmente a companhia foi chamada de Tele Centro Sul, devido aos seus servios cobrirem os estados da regio sul e central do Brasil, como o Acre, Rondnia, Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como o Distrito Federal.

A Oi comprou a operadora Brasil Telecom em 2008. O negcio foi acertado entre as duas empresas e a Oi incorporou a Brasil Telecom em 17 de maio de 2009.

CTBC
Companhia de Telecomunicaes do Brasil Central

Atualmente, a operadora conhecida apenas pelo nome "CTBC", fundamentando-se, inicialmente, no interior do Pas, no conhecido "Brasil Central", abrangendo parte dos Estados de Gois, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e So Paulo.

A CTBC tem sua sede administrativa em Uberlndia, Minas Gerais. Foi a primeira operadora a oferecer telefonia celular no interior do Brasil.

EMBRATEL
A Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicaes S.A.) era o brao de longa distncia da Telebrs at ser privatizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao completar 33 anos de atividades. Foi privatizada em leilo na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1998, adquirida pela empresa norteamericana MCI World Com. Desde 2004, a Embratel passou a ser dirigida pela companhia mexicana Telmex.

Oi Fixo
Em 1998, com a diviso da Telebrs, a Tele Norte Leste S.A. se tornou a maior concessionria de telefonia fixa do Brasil. Em 1999 mudou seu nome para Telemar e absorveu as antigas operadoras de telefonia fixa dos estados em que atuava. Em 2002 passou a adotar o nome Oi e em 2009 comprou a Brasil Telecom.

Atravs da Telemar Norte Leste S.A. e da Brasil Telecom S.A., o grupo possui concesso de telefonia fixa todos os Estados, exceto So Paulo.

Em faturamento a maior empresa de telefonia fixa da Amrica do Sul com base no nmero total de linhas em servio. Possui 22 milhes de clientes em telefonia fixa.

Sercomtel
Sercomtel uma sociedade de economia mista da cidade de Londrina, Paran, que opera na rea de telecomunicaes. A Prefeitura do Municpio de Londrina e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) so os controladores da Sercomtel.

Telefnica
Foi Criada em 19 de abril de 1924, em Madrid, com o nome Compaa Telefnica Nacional de Espaa. Comeou a atuar no Brasil quando comprou a Companhia Rio-grandense de Telecomunicaes - CRT, do Rio Grande do Sul. Por causa do programa de privatizao da Telebrs, em 1999, a empresa passou a operar na regio sudeste do Brasil, tendo como principal aquisio a estatal paulista TELESP.

Segundo o PROCON do estado de So Paulo, a Telefnica liderou o ranking de empresas mais reclamadas de 1998 2001 e voltou a liderar em 2009, com 300% a mais de reclamaes que no ano anterior.

A telefonia fixa brasileira constituda por seis grandes empresas que controlam esse segmento da comunicao. Esse mercado se enquadra nas caractersticas de um OLIGOPLIO, j que seus servios, apesar de serem diferenciados, competem de forma alm-preo. So considerados pelos consumidores a imagem da empresa, sua qualidade e a dos servios prestados. Outra caracterstica importante, a dificuldade de ingresso de novas empresas, seja ela por causa dos elevados custos de entrada, as limitaes legais, entre outras.

No caso da telefonia celular, um servio considerado privado, a Anatel no define tarifas: o preo regulado pelo mercado. No h obrigaes previstas em contratos, a no ser, por exemplo, no caso do leilo para frequncias em que a Anatel condicionou a venda das faixas universalizao do servio.

Na telefonia mvel, h uma limitao fsica para a prestao do servio.

Cada operadora de celular tem que usar uma faixa de frequncia diferente para evitar as interferncias.

As faixas so leiloadas pela Anatel. No ano passado, por exemplo, foram vendidas bandas para servios de terceira gerao, que permitiro maior rapidez no envio de dados e o acesso internet pelo celular.

Dados divulgados pela Anatel indicam que o Brasil terminou o ms de agosto de 2010 com 189,4 milhes de celulares e uma densidade de 98,00 Celulares/100 habitantes.

Fonte: ANATEL

Existem no Brasil 7 grandes grupos de operadoras de celular

Fonte: ANATEL

A Unicel a operadora de celular da Banda E na regio metropolitana de So Paulo (011). Ela adquiriu esta licena, como nica proponente, em licitao da Anatel iniciada em 2005. Em Agosto de 2008 a Unicel iniciou um perodo de teste comercial de sua operao e adotou o nome de "aeiou". O lanamento comercial ocorreu em 08/09/2008. Na fase de testes a aeiou cadastrou 10.000 chips.

A Claro uma subsidiria da Amrica Mvil para o Brasil. No Brasil, possui cobertura celular nacional, completada em Abril de 2009 quando ela passou a atender o tringulo mineiro.

A Claro foi formada pela aquisio de operadoras de SMP da Banda B e licenas adquiridas nas Bandas D e E.

Fonte: ANATEL

A CTBC Celular S.A uma operadora de Celular (Servio Mvel Pessoal - SMP) na Banda A com a mesma rea de prestao de servio que a operadora de telefonia fixa. Ela iniciou a operao de sua rede GSM em 03/12/04. Possui controle tambm a ACS (Contact Center) e outras empresas de TV a Cabo, Internet, data Center e Engenharia de Redes.

Fonte: ANATEL

Oi Mvel Em outubro de 2008, a Oi Mvel entra em operao no estado de So Paulo e em 2009, com a compra da BrT, a Oi se tornou a quarta maior operadora de telefonia mvel do Brasil. A Oi adquiriu frequncias nas subfaixas de extenso de 1800 MHz. Blocos 1, 2 e 3 para o estado do Rio de Janeiro blocos 1 e 2 para os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Cear.

Fonte: ANATEL

A Sercomtel Celular uma operadora do SMP na Banda A que atende aos municpios do setor 20 (Londrina e Tamarana) no Paran com tecnologias TDMA e GSM. Possui autorizao de LDN e LDI para as Regies I, II e III, exceto rea de numerao 43. (no est em operao)

Fonte: ANATEL

A Tim controlada pela Telecom Itlia. A Telefnica adquiriu em 2007 uma participao na Telecom Itlia que foi aprovada com restries pela Anatel em 23/10/07. A TIM tm tambm autorizao para prestar servio de Longa Distncia Nacional e Internacional em todo o Brasil. (Cdigo de operadora: 41). Em Junho de 2007 a Tim obteve uma autorizao da Anatel para prestar telefonia fixa local em todo o Brasil.

Fonte: ANATEL

A Vivo uma Joint Venture controlada pela Telefnica (50%) e Portugal Telecom (50%) (PT) formada em dezembro de 2002 a partir de 7 prestadoras de celular nas Bandas A e B. Estas prestadoras correspondiam a 5 companhias listadas nas bolsas de valores de So Paulo e Nova Iorque: Telesp Celular, Tele Centro Oeste, Tele Leste Celular, Tele Sudeste Celular e Celular CRT Em 2007 a Vivo adquiriu a Telemig Celular assumindo o seu controle em Abr/08. Consulte para resultados anuais da Telemig.

Fonte: ANATEL

A Nextel parte da NII Holdings, companhia aberta que possui operaes na Argentina, Brasil, Mxico, Peru e Chile. Utiliza a tecnologia IDEN da Motorola.

Est presente em 356 cidades nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Gois, Bahia, Cear, Pernambuco, Esprito Santo e Braslia.
Em Mai/10 ela passou a atender Porto Seguro (BA) e Caucaia (CE).

Fonte: ANATEL

Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou o ms de agosto de 2010 com 189,4 milhes de celulares e uma densidade de 98,00 Celulares/100 habitantes. As adies lquidas de 2.407 mil celulares no ms foram inferiores s de agosto de 2009 (2,6 milhes). As adies lquidas acumuladas nos ltimos 12 meses somam 24,9 milhes de celulares. O crescimento do ps-pago foi maior do que o do pr-pago. A participao do prpago no total de celulares caiu para 82,20% em Agosto de 2010.

Assim como no mercado brasileiro de telefonia fixa, a telefonia mvel do Brasil est inserida em um OLIGOPLIO. So apenas sete grandes empresas comandando o mercado e oferecendo aos consumidores servios com pouca diferenciao. Mais uma vez a concorrncia de d extra-preo, mas diferente da telefonia fixa, aqui ele controlado pelo prprio mercado.

Isso fornece ao usurio desse tipo de servio, uma maior variao do preo dos servios disponibilizados.
Outras caractersticas consideradas pelos consumidores so: a qualidade do servio prestado e a capacidade da operadora de oferecer suporte de forma rpida e eficiente.

http://www.anatel.gov.br/Portal http://www.teleco.com.br http://www.oi.com.br

http://www.vivo.com.br
http://www.tim.com.br http://www.claroideias.com.br http://www.ctbc.com.br http://www.sercomtel.com.br http://www.telefonica.com.br http://www.embratel.com.br http://www.nextel.com.br

You might also like