You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

Joo Jos Hiluy Filho

2010

Resduos Slidos
- Resduos Slidos;
- Classificaes:
- Quanto ao Tipo: Classes (NBR 10.004) - Quanto Origem:
-

Urbanos Agrcolas Industriais

- Especiais (Poda, Construo Civil, etc.) - Resduos de Sade ou Hospitalares

- Resduos Slidos: Orgnicos x Reciclveis

(Lixo Seco e mido)

- Tratamentos; Aterros, Compostagem, Incinerao...

Resduos Slidos
DEFINIO: Qualquer substncia ou objeto gerado por uma atividade produtiva ou de consumo, e que seu proprietrio se livra por no ser um objeto direto dentro da atividade principal ou por no ter mais utilidade primria. CLASSIFICAES:

De acordo com a norma NBR 10.004 da ABNT 1987 os resduos slidos se classificam quanto ao tipo em 2 classes: Classe I: Perigosos Classe II - : No Perigosos
- Resduos Classe II A No Inertes - Resduos Classe II B Inertes

Resduos Slidos
Resduos de Classe I : Perigosos So classificados como perigosos todo e qualquer resduo ou mistura de resduos que, apresentam pelo menos uma das seguintes caractersticas: Inflamabilidade; Corrosividade; Reatividade; Toxicidade; Patogenicidade;
Podem apresentar riscos sade pblica, provocando ou contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidncia de doenas e/ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

Resduos Slidos
Resduos de Classe II - A: No Inertes So classificados como no inertes os resduos slidos ou mistura de resduos slidos que no se enquadram na Classe I (perigosos) ou na Classe III (inertes).

Estes resduos podem ter propriedades tais como: Combustibilidade; Biodegradabilidade; solubilidade em gua;

Resduos Slidos
Resduos de Classe II - B: Inertes So classificados como inertes os resduos slidos ou mistura de resduos slidos que, submetidos a testes de solubilizao, no tenham nenhum de seus constituintes solubilizados em concentraes superiores aos padres de potabilidade de guas, excetuando-se os padres: aspecto, cor, turbidez e sabor. Como exemplo destes materiais podemos citar rochas, tijolos, vidros e certos plsticos e borrachas que no so decompostos prontamente.

Resduos Slidos
Classificao quanto Origem:
- Urbano:

resduos gerados pela sociedade urbana, so subdivididos em residencial ou comercial. Onde a diferena entre si est na composio, sendo o residencial com maior concentrao de resduos orgnicos que o comercial. de armazenagem contaminados por defensores agrcolas, sacos de rao de animais, dentre outras formas de embalagens.

- Agrcola: resduos oriundos da zona rural. Normalmente tanques

- Industrial: resduos gerados dos processamentos da industria.

Possuem composio diversificada dependendo da matria prima e do tipo de processo utilizado.

Resduos Slidos
Classificao quanto Origem:
- Especiais: Resduos produzidos de forma espordica. Alguns

exemplos pertinentes so os animais mortos, folhagens (Poda), e entulhos (Resduos Construo Civil ).
- Resduos de Sade: so resduos oriundos de todas as possveis

reas de estabelecimentos hospitalares, desde a administrao e cozinha at rea de patognicos. Tambm esto includos nessa classificao, clnicas, laboratrios, postos de sade, etc.

- Um caso a parte para avaliao especial quanto origem so os


resduos provenientes de portos, aeroportos, terminais ferrovirios ou rodovirios. Estes podem possuir resduos contaminados de diversas reas dificultando a sua classificao.

You might also like