You are on page 1of 46

UNIVERSIDADE POTIGUAR

CAMPUS DE MOSSOR

AULA 01 DESENHO TCNICO


DESENHO TCNICO

Prof.: Esp.Ccero Luiz Cmara Jnior

Tpicos
1- Normas;
2- Construes fundamentais; 3- Desenhos utilizados na representao de slidos geomtricos; 4- Tipos de linhas empregadas; 5- Cotagem;

6- Hachuras especficas;
7- Escalas; 8- Folhas para representao dos desenhos;

Materiais ou instrumentos
Lpis ou lapiseira (Poly) com grafites de diferentes durezas:

H (DURO) trao fino, mais indicado pra fazer hachuras; HB (INTERMEDIRIO) trao mdio, maior uso no desenho; B (MOLE) trao grosso, indicado para linhas em destaque;

Regua e/ou Escalmetro: Para traados costuma-se utilizar regua

sem graduao. A regua com graduao ou escalmetro so usados apenas para conferir ou locar medidas; Papel: Para execuo dos nossos trabalhos utilizaremos papeis da sria A da ABNT. Recomenda-se um bloco para desenho tcnico A4 margeado e ou milimetrado.

Materiais ou instrumentos
ESQUADROS 90 90

Esquadros: So empregados

45
PARALELAS MVEL

45 60

30
PERPENDICULARES MVEL

para o traado de linhas paralelas e perpendiculares, podendo ser utilizado tambm para demarcar ngulos. Os esquadros devem ser preferencialmente sem graduao e de material de boa qualidade (acrlico).

FIXO

FIXO
QUADRICULADO

FIXO

MVEL

Materiais ou instrumentos
Alguns exemplos de demarcao de ngulos
45

135
75
10 5

30

150

0 12

15

60

Materiais ou instrumentos
Compasso: pode ser usado com

grafite e com adaptador para canetas nanquim. Alm do traado de arcos e circunferncias, empregado tambm para o transporte de medidas. Ao lado, exemplos de ornamentao com arcos e circunferncias.

Ponta seca fixa no centro

Grefite gira em torno do centro

Ra

io

Materiais ou instrumentos
Outros materiais:

Rgua paralela ou rgua T; Prancheta; Borracha macia; Lpis borracha; Lixa para lpis; Fita adesiva; Transferidor de ngulos Gabaritos; Curvas francesas; Canetas nanquim; Normgrafos; Flanela e lcool para limpeza.

Obs.: Os materiais em negrito so de uso obrigatrio.

O Desenho como...

Expresso Grfica; Linguagem Tcnica.

Apresentao
O curso de Desenho

tcnico bsico foi elaborado para proporcionar ao aluno maior facilidade no estudo do desenho e para orienta-lo melhor profissionalmente. Para isso teremos: tcnicas, exerccios prticos em sala e em casa.

Introduo
O estudo dos temas a seguir, d ao aluno a oportunidade de

desenvolver seus conhecimentos e tornar-se um profissional na rea; Obedeceremos uma seqncia lgica: iniciaremos pelos materiais, passamos pelas construes fundamentais e chegaremos as noes bsicas de desenho nosso objetivo central. Para finalizar daremos uma explanada rpida sobre a aplicao do desenho na rea de formao da turma. fundamental que o aluno tenha criatividade e no se limite apenas as atividades propostas, e tambem que procure se expressar com correo e limpeza. Qualidades essenciais para quem pretende se tornar um bom profissional.

Expresso Grfica
A evoluo do desenho

O homem no decorrer da histria, sempre deixou muitos registros de sua arte de representar o mundo que o cerca atravs dos desenhos. Inicialmente era a forma preferida de comunicao.

A evoluo do desenho
Os desenhos eram feitos de

forma bem primitiva, usando carvo, terra, vegetais, ossos, madeira, etc. Com o passar do tempo os materiais foram se aprimorando, surgiram: o lapis, papel, tinta..., alem disso foram realizados importantes estudos como a geometria, que permitiu maior domnio da arte do desenho. Com melhores recursos grficos o homem pode se exprimir com mais exatido

O desenho como linguagem tcnica


A necessidade de representar os

objetos com maior preciso, fez surgir tcnicas de desenho cada vez mais aprimoradas; O desenho tcnico por exemplo uma linguagem grfica universal, pois permite eu um objeto seja reconhecido por qualquer pessoa habilitada em diferentes partes do mundo

O desenho como linguagem tcnica


As tcnicas desenvolvidas pelo

homem esto sempre evoluindo e atualmente j existem estudos bem detalhados, feitos por computadores; No desenho tcnico fundamental conhecer as principais noes de geometria, pois qualquer objeto, pea ou mquina a ser confeccionada requer estudos detalhados da forma, tamanho, posio, etc.

Normas a consultar
NBR 8 Desenho Tcnico; NBR 8196/99 Emprego de escalas; NBR 8403/84 Aplicaes de linhas tipos e larguras; NBR 10068/87 Folha de desenho leiaute e dimenses; NBR 13142/99 Dobramento e cpia.

Desenhos representativos

Desenhos representativos

Tipos e espessura de linha


estreita, mdia, larga, tracejada, trao-doispontos, ...
Transmitem informaes sobre os elementos que esto

representando;

Linhas largas: elementos estruturais ou de alvenaria cortados pelo plano de corte;


Linhas mdias: elementos leves cortados pelo plano de corte; Linhas estreitas: arestas e contornos aparentes, no cortados pelo plano de corte;

Cotagem e referencias de nvel

Hachuras especficas

Folhas para representao de desenhos de arquitetura


Dimenses As normas em vigor, editadas pela ABNT adotam a seqncia A de folhas, partindo da folha A0 com rea de aproximadamente 1,0m2. Cada folha na seqncia possui dimenso igual a metade da folha anterior por exemplo, a folha A1 possui a metade do tamanho da folha A0, a folha A2 possui a metade do tamanho da folha A1 e assim por diante. Dimenses das folhas: Folha Largura (mm) Altura (mm) A0 841X1189 A1 594X841 A2 420X594 A3 297X420 A4 210X297

Folhas para representao de desenhos de arquitetura

Folhas para representao de desenhos de arquitetura

Margens

Configurao da folha
A seguir so apresentadas as diversas regies da folha de desenho e a posio de cada um dos elementos nas mesmas. Usualmente a regio acima da legenda reservada para marcas de reviso, para observaes, convenes e carimbos de aprovao de rgos pblicos.

Posio de leitura
Como regra geral na representao e leitura de desenhos deve se observar que os mesmos possam ser lidos da base da folha de desenho ou de sua direita.

As posies inversas a estas (leitura de cima para baixo ou da esquerda para a direita) so consideradas de cabea para baixo. Vide desenho a seguir.

Selo ou legenda
A legenda de um desenho tcnico deve conter, no mnimo, as seguintes informaes:
Designao e emblema da empresa que est elaborando o projeto ou a obra; Nome do responsvel tcnico pelo contedo do desenho, com sua identificao (inscrio no rgo de classe) e local para assinatura; Local e data; Nome ou contedo do projeto; Contedo da prancha (quais desenhos esto presentes na prancha); Escala(s) adotada(s) no desenho e unidade; Nmero da prancha;

Numerao das pranchas


Junto com o nmero da prancha usualmente se informa o total de pranchas do projeto ex.: 2/9 significa: prancha 2 de um total de 9 pranchas.

Usualmente inicia-se a numerao pela prancha que contm a planta de situao e a de localizao. Esta seria a prancha 1/x (onde x o nmero total de pranchas do projeto em questo).

A(s) prancha(s) seguinte(s) ser(ao) a(s) que contm a(s) planta(s) baixa(s). Se houver mais de uma planta baixa, a numerao mais baixa corresponder a prancha que contm as plantas dos pavimentos mais baixos. Aps as plantas baixas so numeradas as pranchas que contm o(s) corte(s) e, por ltimo, a(s) fachada(s).

Dobragem
A norma da ABNT (NBR 13142 DOBRAMENTO DE CPIA) recomenda procedimentos para que as cpias sejam dobradas de forma que estas fiquem com dimenses, aps dobradas, similares as dimenses de folhas tamanho A4. Esta padronizao se faz necessria para arquivamento e armazenamento destas cpias, pois os arquivos e as pastas possuem dimenses padronizadas.
A seguir so reproduzidos os desenhos constantes na referida Norma indicando a forma que as folhas de diferentes dimenses devem ser dobradas.

INTRODUO
Para estudar desenho tcnico fundamental

saber construir as principais figuras geomtricas. Essa tarefa requer muita dedicao, mas sem ela voc jamais poder se tornar um profissional na rea do desenho. A recompensa deste estudo voc logo receber.

Segmento
Transportar o segmento de medida a dado. os nmeros indicam a ordem de obteno dos pontos. As medidas so transportadas com o compasso.
a

arco com raio de medida a e centro em 0 a 0 reta qualquer 1 r

ngulo
Transportar ngulo de medida a dado.
2

0 marque os pontos 1 e 2 no ngulo dado e transporte as medidas para baixo.

2
a

Soma de segmentos
Traar o segmento de medida a + b, dados os

segmentos de medidas a e b.
a b

1 a+b

Diferena de segmentos
Traar o segmento de medida a b, dados os

segmentos de medidas a e b (com a maior que b).


a a b b

2 a-b

Produto de um nmero por um segmento


Traar o segmento de medida 3 a, dado o segmento

de medida a.

1
3a

Produto de segmentos
Traar a figura geomtrica que corresponde

medida ab, dados os segmentos de medidas a e b.

Ab corresponde rea do retngulo de lados a e b.


a b
raio a, centro em 2

raio b, centro em 0

3
raio b, centro em 1

ab a

raio a, centro em 0

90

Diviso de segmentos (1 caso)


Dividir o segmento AB em trs partes iguais.
A 3
Reta qualquer

medida u qualquer

u u 2

0 A

1 5 4 B

retas paralelas

Diviso de segmentos (2 caso)


Dividir o segmento AB em partes proporcionais

aos segmentos de medidas a e b.


a
raio b, centro em 1 raio a, centro em 0

b 1

2
Reta qualquer

a 0 A 3 B

retas paralelas

You might also like