You are on page 1of 6

AS FUNES MUDAM NO FATURAMENTO HOSPITALAR

AS FUNES MUDAM NO FATURAMENTO HOSPITALAR


O QUE MUDOU?

Como feita a montagem da fatura, quem faz essa montagem e os recursos utilizados. Por qu? Antes quem lanava o consumo (os itens que aparecem na fatura), alterava, inclua e/ou exclua, era o Faturista/Auditor porque detinha o conhecimento das regras e critrios de cobrana, ou seja, quem sabia do que pode ser ou no cobrado na fatura, na verdade era o Faturista/Auditor que realizava a montagem da conta. E os recursos utilizados eram as tabelas, os contratos, planilhas, formulrios, etc.
E HOJE QUEM FAZ A FATURA? Os Mdicos ao prescrever no Pronturio Eletrnico, ele j seleciona a medicao padronizada pela empresa e a disponvel naquele momento.Tudo de acordo com as regras acordadas comercialmente entre o Hospital e a empresa que contratou seus servios, ou seja, o contraste Empresa do Plano de Sade, a Empresa de Gesto de Sade e o Paciente quando Particular. A Farmcia que dispensa de acordo com a prescrio e esta ao confirmar a medicao x horrio realiza o controle de sada do seu estoque. A Enfermagem que ao receber da Farmcia e administrar no paciente registra sua checagem x horrio e realiza o controle de entrada do consumo na conta do cliente de sade. A Recepo que ao cadastrar os dados do cliente de sade informa o procedimento liberado pela empresa contratante, senha, entre outros.

COM QUE RECURSOS? Atravs do uso de softwares hospitalares e equipamentos interligados aos softwares, bancos de dados interligados entre empresas de Planos e Gesto de Sade, disponveis nas Unidades de Servios, com todas as regras e critrios acordados contratualmente.

POR QUE DA TRANSFORMAO? Porque hoje quem executa deve conhecer para poder fazer, deve no s saber fazer como informar o que fez e tudo no momento da realizao, ou seja, em tempo real. Toda essa transformao por causa da evoluo nas reas de capacitao e tecnologia.

E O QUE O FATURAMENTO FAZ? O real papel do Faturamento somar as Faturas, ou melhor, juntar as faturas obtendo o valor para envio eletrnico e, em curto tempo, ainda, a entrega nas empresas de Planos de Sade ou Gesto de Sade. Para melhor entendimento vamos esclarecer: Primeiramente precisamos saber o que Fatura. Fatura um documento comercial que representa a venda para clientes. Em segundo lugar precisamos saber o que Faturamento. Faturamento a soma dos valores das faturas emitidas em determinado perodo comercial. Bem, assim sendo, sabemos que quem faz a fatura quem realiza o servio, ou seja, o vendedor de servio, nos servios de sade o Mdico, a Enfermagem, o Auxiliar Tcnico, o Recepcionista e outros. Agora fica claro que o Faturamento no faz a fatura e sim a soma delas. Com esse modelo, no requer a grande quantidade de pessoas existentes hoje no Faturamento e a sim, essas pessoas saem ou passam a exercer outras funes. Funes mais importantes at que a de Faturista. At porque, devido a alta tecnologia hoje utilizada nos Hospitais a soma dos valores das faturas deixa de ser feitas apenas nas vsperas da entrega e passam a ser feitas diariamente, como qualquer outra empresa como, indstria, comrcio e servios que no de sade, igualmente aos cartes de dbito ou crdito.

MAS QUE FUNES SERIAM ESSAS? Com a informatizao de todos os servios necessrio que em tempo real todos os critrios, regras e valores estejam devidamente corretos nos softwares hospitalares. Para isso com a grande necessidade de pulverizar o conhecimento para todos os setores e conseqentemente pessoas, no mais apenas em um setor Faturamento, aquele Faturista/Auditor passa a assumir o papel de instrutor/facilitador e/ou auditor.

O QUE FAZ UM INSTRUTOR? Planejam e desenvolve situaes de ensino e aprendizagem voltada para a qualificao profissional, ou seja, o Instrutor treina e auxilia outros profissionais que necessitem de conhecimentos ou aprimoramentos. O QUE FAZ UM AUDITOR? Como Auditor Enfermeiro Prestam assistncia ao paciente e/ou cliente; coordenam, planejam aes para promoo da sade junto comunidade Como Auditor Interno ...avaliar controles internos, verificar o cumprimento de normas, analisar possveis conseqncias das falhas, elaborar relatrio com recomendao, participar na elaborao das normas internas, prestar assessoramento aos setores de controles internos, emitir parecer... Bem, agora, s botar pra fazer e boa sorte.
Jedida Lima Consultora B&R Jedida.lima@berconsultoria.com.br

Contato

Av. Visconde de Albuquerque, 603 Madalena - Recife - PE CEP: 50610-090 Fone: (81) 3227-1699 - Fone: (81) 3226-5194 www.berconsultoria.com.br contato@berconsultoria.com.br

You might also like