You are on page 1of 33

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Nesta aula falaremos sobre o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa que entrou em vigor em 2009. Este tema est relacionado parte da gramtica que se chama ortografia.

O que ortografia?
A palavra ortografia deriva das palavras gregas ortho, que significa "correto" e graphos, que quer dizer "escrita", ou seja, ortografia a forma correta de escrever as palavras. A ortografia define o conjunto de smbolos da escrita (letras e sinais diacrticos), a pontuao, o uso de maisculas e minsculas etc.
Mas, no confunda! A ortografia estuda o modo como se escreve as palavras, e no os sons da fala!

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Vamos ver um pouco da histria da lngua portuguesa?

Observe a gramtica a seguir.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Imagine que ao abrir essa gramtica, voc comece a ler sobre os sons da linguagem que as letras representam, e encontre as seguintes anotaes:
letra b: pronuncia-se entre os beios apertados, lanando para fora o bafo com mpeto e quase com baba; letra f: sua pronunciao fecha os dentes de cima sobre o beio de baixo; letra m: sua pronunciao muge entre os beios apertados, apanhando para dentro. letra u: aperta as queixadas e prega os beios, no deixando entre eles mais do que s um canudo por onde sai um som escuro.

Interessante, no?
Agora a sua vez!
Pronuncie as letras acima e fique atento aos movimentos que sua boca faz.

O que voc descobriu?

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

E essa gramtica existe?


Sim! A gramtica que voc acabou de observar a primeira gramtica da lngua portuguesa, confeccionada em 1536 por Ferno de Oliveira! As orientaes que voc seguiu sobre a pronncia que algumas letras representam so apenas uma amostra do que nela contm! Ferno de Oliveira foi o primeiro gramtico da lngua portuguesa a realizar uma tentativa de reforma e unificao da grafia (escrita) do nosso idioma. Nessa poca, o portugus estava sendo amplamente difundido, pois Portugal conquistava novos territrios por meio das grandes navegaes. Alm disso, o uso da escrita estava sendo ampliado, devido ao Renascimento literrio, inveno da imprensa...

Fonte: tribunadonorte.com.br/especial/br500/ca p1_f1.jpg

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Assim, era cada vez mais urgente o estabelecimento de uma ortografia para o Portugus...
Aps essa gramtica surgiram outras, mas antes do sculo XX a ortografia da lngua portuguesa no era padronizada, ou seja, uma mesma palavra era escrita de vrias maneiras...

A palavra homem, por exemplo, era escrita como

O til indica nasalidade.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Isso porque os primeiros textos escritos em portugus trazem uma grafia muito prxima da oralidade, pois havia uma preocupao muito grande em se representar graficamente os sons da fala.

Hoje em dia, com o uso da escrita to difundido, imagine encontrar um texto em que uma nica palavra escrita de vrias maneiras? Seria complicado...

Por isso a necessidade de se uniformizar a grafia das palavras com a ortografia!

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Como surgiram os acordos (ou reformas) ortogrficos?


Com a implantao da repblica em Portugal (5 de Outubro de 1910) foi nomeada uma comisso de filsofos lusitanos para estabelecer uma ortografia simplificada a usar nas publicaes oficiais e no ensino, que foi oficializada em setembro de 1911. Esta foi, ento, a primeira reforma ortogrfica de Portugal. No Brasil, entretanto, essa reforma gerou muitas discusses, e acabou no sendo adotada. Desse modo, o portugus ficou com duas variedades escritas (padres) reconhecidas internacionalmente: Portugus europeu e africano (portugus europeu) Portugus do Brasil (portugus brasileiro) Isso porque a unificao dos sistemas ortogrficos dos pases lusfonos no tarefa fcil, pois as divergncias de pronncia entre esses pases acabam determinando grafias diferentes para as mesmas palavras.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Os sete pases que tm o portugus como lngua oficial so chamados de lusfonos.

Em 1945 houve, em Lisboa, um outro acordo, que tambm no efetivou a unificao, pois foi adotado apenas em Portugal. O sistema ortogrfico adotado anteriormente (at 2008) no Brasil era, ento, o aprovado pela Academia Brasileira de Letras em 1943, e simplificado pela Lei n. 5.765, de 18 de dezembro de 1971.

Como chegamos at aqui?


1971: Decreto do governo altera algumas regras da ortografia de 1943: sadade, le, gsto, endero, bebzinho, szinho. 1975: As colnias portuguesas africanas (So Tom e Prncipe, Guin-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moambique) tornam-se independentes. 1986: 7 pases de LP se renem no RJ e criam as Bases Analticas da Ortografia Simplificada da Lngua Portuguesa de 1945, mas que nunca foram implementadas. 1990: Surge o Acordo de Ortografia Simplificada entre Brasil e Portugal para a Lusofonia, nova verso do documento de 1986.

Como chegamos at aqui?


1995: Brasil e Portugal aprovam oficialmente o documento de 1990, que fica conhecido como Acordo Ortogrfico de 1995. 1998: I Protocolo Modificativo ao Acordo de 1995 entre todos os pases da CPLP. Quase pronto para implementao. 2002: Timor Leste torna-se independente e integra a CPLP. 2004: II Protocolo Modificativo ao Acordo de 1995. Com 3 membros o Acordo seria implementado. Brasil ratifica o Acordo, Portugal e outros no. 2006: Cabo Verde e So Tom e Prncipe ratificam o Acordo possibilitando sua vigorao. 2008: Portugal aprova o Acordo Ortogrfico. 2009 a 2012: Perodo de adaptao ao novo Acordo. 2013: Uso obrigatrio do Novo Acordo Ortogrfico de Lngua Portuguesa.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa


Com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o portugus, a ser usada por todos os pases de lngua oficial portuguesa surgiu, ento, Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, que entrou em vigor no Brasil em 2009. Os pases que possuem o Portugus como lngua oficial e participam desse Acordo so: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal, So Tom e Prncipe e Timor Leste. oficial em/no (por ordem): Brasil, Moambique, Angola, Portugal, Guin-Bissau, Timor-Leste, Guin-Equatorial, Cabo Verde, So Tom e Prncipe. Macau (China) tambm fala portugus oficialmente. Goa, Sri Lanka, Damo e Mlaca (sia) tambm falam, mas no oficialmente. De acordo com a CPLP so 240 milhes de Veja-os no mapa a seguir. falantes em todo o mundo. A lngua portuguesa a 4 mais falada do planeta atrs do mandarim, do espanhol e do ingls!

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Esclarecimentos acerca do Novo Acordo Ortogrfico

O Acordo Ortogrfico
-muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas no altera a pronncia de nenhuma palavra. -no tem a ver com as variaes de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escreve. -no estabelece regras de sintaxe (modo como se combinam as palavras para a expresso do pensamento); tem a ver somente com a maneira de escrever as palavras. -no interfere na coexistncia ou com as regras de normas lingusticas regionais (cada regio tem a sua maneira prpria de falar). - no introduz uma completa uniformizao na grafia das palavras, mas naturalmente a reduo ao mnimo possvel das diferenas um dos objetivos. Com o acordo escreveremos as palavras nos pases de lngua portuguesa com uma nica norma.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Com o Acordo Ortogrfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos pases de lngua portuguesa por uma nica norma.

Dicionrio com indicao das palavras alteradas com a entrada em vigor do Acordo Ortogrfico. Fonte: Wikipdia.

*Estes esclarecimentos foram adaptados do texto O que e o que no o Acordo Ortogrfico, disponvel em http://orto.no.sapo.pt/c00.htm.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Por que uns so contra e outros so a favor do Novo Acordo Ortogrfico?

Voc j deve ter ouvido falar que o Novo Acordo Ortogrfico tem sido alvo de muitas crticas e enfrenta oposio de diversos grupos sociais. Estudiosos da lngua portuguesa, jornalistas, escritores, tradutores e personalidades dos setores artstico, poltico e empresarial manifestaram-se contra a Reforma Ortogrfica, por motivos lingusticos, polticos, econmicos e jurdicos.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Principais argumentos a favor da Reforma Ortogrfica


- H um enorme custo econmico e financeiro na produo de edies diferentes de dicionrios e livros ou mesmo em outros planos em que a forma escrita utilizada (cinema, teatro, textos de contratos etc) para o Brasil e para Portugal, custo que diminuir com a unificao da ortografia portuguesa. - Aproximao da oralidade escrita. - Simplicidade de ensino e aprendizagem. - Unificao dos pases que adotam o portugus como lngua oficial. - Pequena quantidade de vocbulos alterados (1,6% em Portugal e 0,45% no Brasil). - Aumento da fora da lngua portuguesa no panorama mundial.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Os presidentes Cavaco Silva (de Portugal) e Lula da Silva no Real Gabinete Portugus de Leitura, no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipdia.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Principais argumentos contra a Reforma Ortogrfica


- Muitos crticos acreditam que a proposta do Acordo inadequada para atingir seus objetivos, pois muitas palavras continuaro apresentando possveis variantes ortogrficas (mltiplas grafias). Exemplo: fenmeno / fenmeno, amgdalas/amdalas, amnistia/anistia. - Dicionrios, gramticas e livros tero que ser substitudos e isso acarretar num custo elevado para as editoras. - Editores tm afirmado que o acordo envolve um jogo de interesses de editoras brasileiras que querem entrar em pases africanos (que adotavam a ortografia de Portugal). - Linguistas portugueses afirmaram que a adoo deste tratado acarretar um abrasileiramento do portugus (a quantidade de vocbulos alterados ser de 1,6% em Portugal e apenas de 0,45% no Brasil). - Afeto pela grafia atual.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

O que mudou afinal?


Alfabeto

O alfabeto portugus passa a ter 26 letras, com a incorporao das letras K, Y e W.

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
Trema No se usa mais o trema (), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Ateno: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.

Indique as palavras em que no colocamos mais o trema.


agentar pingim cinqenta Mller

conseqncia

tranqilo

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Mudanas nas regras de acentuao


1. No se usa mais o acento dos ditongos abertos i e i das palavras paroxtonas (palavras que tm acento tnico na penltima slaba). Antes: colmia herico Depois: colmeia herico

Ateno: essa regra vlida somente para palavras paroxtonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxtonas terminadas em is, u, us, i, is. Exemplos: papis, heri, heris, trofu, trofus. 2. Nas palavras paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ditongo. Antes Baica Bocaiva caula Depois Baiuca bocaiuva cauila

Ateno: se a palavra for oxtona e o i ou o u estiverem em posio final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiui, Piau.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Mudanas nas regras de acentuao


Antes abeno crem perdo vem Antes argi apazige averige enxge obliqe Depois abenoo creem perdoo veem Depois argui apazigue averigue enxgue oblique

3. No se usa mais o acento das palavras terminadas em em e o(s).

4. No se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotnicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui).

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Vejamos as regras para o uso do acento diferencial...


4. No se usa mais o acento que diferenciava os pares pra/para, pla(s)/ pela(s), plo(s)/pelo(s), plo(s)/polo(s) e pra/pera.
Como era: Para entregar as pizzas encomendadas por Carlinhos, Geraldo pra sua moto em frente ao sacolo. Como ficou: Para entregar as pizzas encomendadas por Carlinhos, Geraldo para sua moto em frente ao sacolo.

Agora a sua vez! Siga o modelo e d exemplos de como ficou a ortografia nos pares pla(s)/ pela(s), plo(s)/pelo(s), plo(s)/polo(s) e pra/pera.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Ateno:
Permanece o acento diferencial em pde/pode. Pde a forma do passado do verbo poder (pretrito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele no pde sair mais cedo, mas hoje ele pode. Permanece o acento diferencial em pr/por. Pr verbo. Por preposio. Exemplo: Vou pr o livro na estante que foi feita por mim. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: Ele tem dois carros. / Eles tm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vm de Sorocaba. Ele mantm a palavra. / Eles mantm a palavra. facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara.

Veja este exemplo: Qual a forma da frma do bolo?

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Emprego do hfen com prefixos


Regra bsica Sempre se usa o hfen diante de h: anti-higinico, super-homem. 1. Prefixo terminado em vogal: Sem hfen diante de vogal diferente: Antes auto-afirmao contra-indicao extra-oficial Antes ante-sala contra-senha ultra-sonografia Depois Autoafirmao Contraindicao extraoficial Depois antessala contrassenha ultrassonografia

Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo. Sem hfen diante de r e s. Dobram-se essas letras:

Com hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.

Antes contra-ataque microondas

Depois contra-ataque micro-ondas

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

2. Prefixo terminado em consoante:

Com hfen diante de mesma consoante: Antes hiper-reativo super-resistente Depois hiper-reativo super-resistente

Sem hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico.

Sem hfen diante de vogal: interestadual, superinteressante.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Observaes (uso de alguns prefixos em particular)


1. Com o prefixo sub, usa-se o hfen tambm diante de Antes Depois palavra iniciada por r: sub-regio, sub-raa etc. sub-humano subumano Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hfen: 2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegao, pan-americano etc. 3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante etc. 4. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen: vice-rei, vice-almirante etc. 5. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio, como girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista, parachoque, rodaviva, cabracega, bateboca, tocafitas, ferrovelho etc. 6. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, prvestibular, pr-europeu.

Fonte das imagens: Msn notcias Reforma Ortogrfica.

Tabela prtica
1 ELEMENTO FALSO PREFIXO OU PREFIXO TERMINADO EM VOGAL PREFIXO TERMINADO EM CONSOANTE PREFIXOS TERMINADOS EM B (sub, por exemplo) CIRCUM, PAN AD MAL BEM CO VICE, EX, SEM, ALM, AQUM, RECM, PS, PR, PR HFEN NO 2? H, vogal = Com R e S dobra H, consoante = B, H, R M, N, VOGAL D, H, R L, H, VOGAL
Benfeito, benquerer e correlatas

H SEMPRE

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Letras maisculas e minsculas


1. Mantm-se a letra minscula nos nomes de meses, estaes do ano e dias de semana. 2. Adota-se a letra minscula nos nomes dos pontos cardeais. Ex: norte, sul, leste, oeste. 3. Emprego facultativo da letra minscula nos vocbulos que compem uma citao bibliogrfica, com exceo do primeiro vocbulo e daqueles obrigatoriamente grafados com maiscula. Ex: Em Busca do Tempo Perdido ou Em busca do tempo perdido. 4. Emprego facultativo de minscula nas formas de tratamento e reverncia (axinimos), bem como em nomes sagrados e que designam crenas religiosas (haginimos). Ex. Santa Isabel ou santa Isabel, Governador Mrio Covas ou governador Mrio Covas. 5. Emprego facultativo de minscula nos nomes que designam domnios do saber e formas afins. Ex. Portugus ou portugus, Arte Medieval ou arte medieval, Histria da Amrica ou histria da Amrica. 6. Emprego facultativo de maiscula inicial em logradouros pblicos, templos e edifcios. Ex. Rua do Ouvidor ou rua do Ouvidor, Edifcio Copan ou edifcio Copan, Tnel Rebouas ou tnel Rebouas, Bairro da Mooca ou bairro da Mooca etc.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Grafia de derivados
1. Uniformizao dos sufixos iano e iense (em vez de ano e ense) em vocbulos derivados de palavras terminadas por e(s). Ex. acriano, aoriano, quebequiense, zairiense etc. 2. Uniformizao das terminaes tonas io e ia (em vez de eo e ea) nos substantivos que constituem variaes de outros substantivos terminados em vogal. Ex. hstia, rstia, vstia, bstia etc. 3. Variao da conjugao de verbos terminados em iar, provenientes de substantivos terminados em ia ou io tonos. Ex. negocio ou negoceio, premio ou premeio, noticio ou noticeio,

* Regras do Novo Acordo Ortogrfico extradas e adaptadas das precries de: SILVA, Maurcio. O novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa. So Paulo: Contexto, 2008. TUFANO, Douglas. Guia prtico da nova ortografia. So Paulo: Melhoramentos, 2008.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Letras Mudas (muito utilizadas em Portugal)


1. Eliminao de consoantes mudas no pronunciadas. Ex. baptizar batizar, adoptar adotar.

2. Emprego facultativo de consoantes mudas pronunciadas.


Ex. Excepcional ou excecional, concepo ou conceo, aspecto ou aspeto, corrupto ou corruto.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Vamos resumir essas regras?


Complete as frases a seguir.
O alfabeto passou a ter _____ letras. S usamos o trema em palavras____________. As palavras alcatia e alcalide passaram a serem escritas como _________ e __________, porque so _______________ . Nas palavras paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ___________. Nas palavras terminadas em em e o(s) no se usa mais o _____________. No se usa mais o acento que diferenciava os pares pra/para, ______/_______, ______/_______, ______/_______ e pra/_______. Permanece o acento diferencial em ______/_______ e _______/________. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos _____ e vir. Sempre se usa o hfen diante de ___, exceto quando esta letra est aps o prefixo ____. Usa-se letra minscula nos nomes de meses, estaes do ano, dias de ____________ e _____________.

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Mas voc no precisa decorar todas as regras!


Veja as dicas a seguir.
- Recorra sempre ao dicionrio quando tiver dvidas. - Faa exerccios! - Leia textos que tragam a nova ortografia. E leia muito! - Crie o hbito de escrever. Quando lemos e escrevemos, exercitamos a nossa mente, desenvolvemos nossa criatividade e nossa capacidade de articulao! Com o tempo, vai ser mole escrever assim! Mudanas requerem esforo, mas nos ajudam a crescer!

O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa

Viajar pela leitura


Viajar pela leitura sem rumo, sem inteno. S para viver a aventura que ter um livro nas mos. uma pena que s saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, voc vai me entender. Mergulhe de cabea na imaginao!
(Clarice Pacheco)

You might also like