You are on page 1of 19

PLANEJAMENTO

Educao em sade

Juliana P. Villalba

Quanto maior a complexidade dos problemas, maior a necessidade de planejar as aes para garantir melhores resultados.

Planejar no improvisar
o processo de decidir o que fazer. a escolha organizada dos melhores meios e maneiras de se alcanar os objetivos propostos.

preparar e organizar bem uma ao, decidir o que fazer e acompanhar a sua execuo, reformular as decises tomadas, redirecionar a sua execuo, se necessrio, e avaliar os resultados ao seu trmino.

PLANEJAMENTO CENTRALIZADO

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

apenas as equipes de sade a populao junto com a equipe de sade, discute pensam e decidem o que seus problemas e encontra deve ser feito. as solues para as suas mais rpido e permite o reais necessidades. controle pelo gestor de sade,
e atende s necessidades de natureza epidemiolgica, mas, freqentemente no reflete as necessidades mais sentidas da populao, e nem sempre permite a participao social no controle e fiscalizao das aes.

Execuo Plano de ao

Etapas do Planejamento
1 Diagnstico

Diagnstico

coleta de dados, discusso, anlise e interpretao dos dados, e estabelecimento de prioridades.

2 - Plano de Ao
detalhar as atividades que devero ser desenvolvidas definir objetivos, populao-alvo, recursos humanos, materiais e financeiros necessrios, estratgias de execuo e critrios de avaliao.

3 Execuo
operacionalizao do plano de ao

4 Avaliao
verificao de que os objetivos propostos foram ou no alcanados

Consideraes sobre o diagnstico

Fases do Diagnstico
A - Coleta de Dados
propiciar a leitura da realidade concreta, a sua compreenso, a identificao dos problemas e necessidades de sade de determinados grupos e/ou populao obter dados para o conhecimento de suas caractersticas scioeconmicas, culturais e epidemiolgicas, entre outras fornece subsdios sobre as principais causas dos agravos de sade e sua inter-relao com os fatores relacionados organizao de servios de sade

Fontes de dados
DADOS SECUNDRIOS boletins epidemiolgicos, relatrios, planilhas, fichas, pronturios, artigos cientficos, livros de atas, e outros disposio. DADOS PRIMRIOS necessitam ser coletados, no momento do diagnstico, junto ao grupo ou populao. questionrio, formulrio, ficha de observao, entrevista, observao participante, dramatizao e outros

Existem formas diferentes de se colher dados para o diagnstico de uma situao. Vamos tentar identific-las, conhecendo "O caso dos barrancos no fundo do quintal". (pg 73)

Fases do Diagnstico
cont.

B - Discusso, Anlise e Interpretao dos Dados C - Estabelecimento de Prioridades


Equipe de sade, grupos e populao interessada definem, entre os problemas identificados, aqueles que so passveis de interveno, no nvel da organizao de servios, de socializao do conhecimento cientfico atual, da participao da populao, em nvel individual e/ou coletivo, que contribuiro para a melhoria da sade da comunidade.

DIAGNSTICO DE UMA SITUAO E A AO EDUCATIVA

O que os usurios dos servios de sade e a populao conhecem, pensam e fazem, em relao aos problemas de sade?

Dengue ?

Drogas ? Diabetes ?

AIDS ? Crie ? Sarampo ? ... ??? Hipertenso ?

O que diagnstico educativo?


identificar as prticas das pessoas, grupos ou comunidades, relacionadas sade e doena, enquanto parte de seu contexto de vida obter informaes sobre o conhecimento, as opinies, as atitudes, as habilidades e a prpria prtica/ao dos indivduos e grupos em relao aos problemas.

DIAGNSTICO EDUCATIVO

Identificao de como esses grupos interpretam e agem frente situao de promoo, preveno, tratamento, reivindicao, direito sade, participao, direito cidadania e outras questes.

MAS... SER QUE?


A informao e/ou divulgao do conhecimento cientfico atual, e Uma atitude e/ou opinio favorvel para o enfrentamento de um dado problema garantiro uma prtica/ao favorvel melhoria das condies de sade?

Variveis de diferentes naturezas interferem na deciso das pessoas:


ao prprio indivduo, como ter medo, prazer, repulsa, etc. instituio Sade: . distncia a percorrer de sua casa at a Unidade de Sade; . horrios de atendimento no-compatveis com as necessidades da populao; . interao conflituosa entre usurio/funcionrio; a fatores econmicos e sociais: . condies financeiras precrias, dificultando, por exemplo, a compra de medicamentos, transporte para a Unidade de Sade, etc.; . horrio de trabalho, impedindo o comparecimento Unidade de Sade.

a fatores ligados ao grupo familiar, por exemplo: o apoio da famlia em problemas como diabetes, senilidade, alcoolismo, obesidade e outros.

Um Exemplo
Uma gestante pode ter conhecimentos cientficos, atuais e sistematizados em relao ao pr-natal, apresentar uma atitude favorvel ao acompanhamento da gravidez, e entretanto, ter uma atitude desfavorvel situao que envolve o controle pr-natal, em conseqncia de fatores como: - Unidade Bsica de Sade distante de sua residncia; - tempo de espera de atendimento muito longo; - relao conflituosa com os profissionais de sade; - medo do exame ginecolgico; - horrio de atendimento incompatvel com seu horrio de trabalho; Neste contexto provvel que ela no faa o pr-natal, apesar de conhecer suas vantagens e consider-lo importante para o seu bem estar e do seu futuro filho.

VAMOS PRTICA ???

Secretaria de Sade do Estado de So Paulo: Manual: Educando em Sade: planejando as Aes Educativas Teoria e prtica manual de Operacionalizao das Aes Educativas no SUS So Paulo, 2001.

You might also like