You are on page 1of 20

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

Professora Fabiana Dantas


Disciplina: Metodologia Cientfica

O QUE METODOLOGIA CIENTFICA?

METODOLOGIA CIENTFICA

uma disciplina que ensina o caminho que deve ser seguido na pesquisa cientfica (Rampazzo, 2005).

PARA QU SERVE?

Serve para guiar o estudante redigir trabalhos cientficos, como por exemplo:monografia, relatrios, resenhas, artigos etc.

O QUE METODOLOGIA CIENTFICA?

DIFERENA ENTRE MTODO E METODOLOGIA

MTODO - METHODOS (palavra de origem grega) que significa caminho para se chegar a um fim.

Para Rampazzo (2005) mtodo um conjunto de etapas, dispostas ordenadamente que precisam ser cumpridas durante a investigao para se alcanar um determinado fim.
METODOLOGIA METHODOS+LOGIA significa o estudo do mtodo. que

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

Desde a antiguidade, at os dias atuais, um campons, mesmo iletrado ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo de semear, colher, providenciar adubos ou remdios contra pragas e o tipo de solo adequado para diferentes plantaes.

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO CONHECIMENTO


a incorporao de um conceito novo sobre um fato ou fenmeno qualquer. O conhecimento no nasce do vazio e sim das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana, atravs de experincias, das leituras de livros e artigos diversos.
1. De acordo com Lakatos e Marconi (2010) so quatro os tipos de conhecimento:

- CONHECIMENTO EMPRICO (ou VULGAR, ou POPULAR, ou SENSO COMUM): o saber que preenche nossa vida diria e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem aplicao de um mtodo e sem haver refletido sobre algo (BABINI, 1975, p.21). obtido ao acaso aps inmeras tentativas e passada de gerao para gerao.

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO O CONHECIMENTO VULGAR OU SENSO COMUM : intuitivo, subjetivo, imediato; sem aprofundamento e anlises; Se baseia em valores adquiridos, juzos de valor e tradies culturais. modo comum, corrente e espontneo de conhecer.
-Exemplo:

A chave est emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir um jeitinho de girar a chave sem emperrar; os ditos populares; o homem do campo prev se chover ou far sol etc.

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

Para ANDER-EGG (1978, p.13-4) o conhecimento popular :


Superficial (conforma-se com a aparncia) Sensitivo (referente as emoes, vivncias e nimos) Subjetivo (o sujeito organiza sua experincia) Assistemtico (no h sistematizao de idias) Acrtico (no se manifesta de forma crtica)

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

CONHECIMENTO FILOSFICO:
A filosofia no uma cincia propriamente dita, mas um tipo de saber que procura desenvolver no indivduo a capacidade de raciocnio lgico e de reflexo crtica, sem delimitar com exatido o objeto de estudo. Dessa forma, o conhecimento filosfico no pode ser verificvel, o que o torna sob certo ponto de vista, infalvel e exato.

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

CONHECIMENTO TEOLGICO:

o conhecimento relacionado ao misticismo, f, ao divino, ou seja, existncia de um Deus, seja ele o Sol, a Lua, Jesus, Maom, Buda, ou qualquer outro que represente uma autoridade suprema. O Conhecimento teolgico, de forma geral, encontra seu pice respondendo aquilo que a cincia no consegue responder, visto que ele incontestvel ou dogmtico, j que se baseia na certeza da existncia de um ser supremo (F). Exemplo: a bblia, o alcoro etc.

CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

CONHECIMENTO CIENTFICO: um saber racional que busca compreender o porqu e como os fenmenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos (GONALVES, 2005). o conhecimento sistemtico, exato e verificvel da realidade. Diferentemente do filosfico, o conhecimento cientfico procura delimitar o objeto alvo, buscando o rigor da exatido, que pode ser temporria, porm comprovada. -Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doena; descobrir como se d a respirao dos batrquios.

IMPORTANTE: a) A cincia no o nico caminho de acesso ao conhecimento e verdade. b) Um mesmo objeto ou fenmeno tanto pode ser matria da observao do cientista quanto do homem comum.

BUNGE (1976, p.20) afirma que quando limitamos o Conhecimento Vulgar ao Bom Senso existe certa correlao entre os 2 tipos de conhecimento, pois ambos so crticos e aspiram coerncia (racionalidade) e procuram adaptar-se aos fatos em vez de permitir-se especulaes sem controle (objetividade).

OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO ENCONTRE ONDE H UM ERRO:

A CINCIA

DO MEDO CINCIA Podemos definir trs nveis de desenvolvimento da inteligncia dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros homindeos: o medo, o misticismo e a cincia.

a) O MEDO:
Os seres humanos pr-histricos no conseguiam entender os fenmenos da natureza. Por este motivo, suas reaes eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como no conseguiam compreender o que se passava diante deles, no lhes restava outra alternativa seno o medo e o espanto daquilo que presenciavam. A CINCIA TEVE A SUA ORIGEM NA PR-HISTRIA E ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS PARTES DO PLANETA E EM TODAS AS CULTURAS E SOCIEDADES.

A CINCIA

B) O MISTICISMO: Num segundo momento, a inteligncia humana evoluiu do medo para a tentativa de explicao dos fenmenos atravs do pensamento mgico, das crenas e das supersties. Era, sem dvida, uma evoluo j que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolncia dos mitos, as desgraas ou as fortunas do casamento do humano com o mgico.
Os magos, adivinhos e msticos inventavam todo tipo de magia, oferenda e feitios para controlar a natureza.

A CINCIA

C) A CINCIA ANTIGA SURGIU DURANTE O PROCESSO DE ABANDONO DOS MITOS Como as explicaes mgicas no bastavam para compreender os fenmenos os seres humanos finalmente evoluram para a busca de respostas atravs de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a cincia metdica (intuio, observao e a deduo), que procura sempre uma aproximao com a lgica.

A CINCIA UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO QUE SE PROPS A PENSAR SOBRE SI PRPRIO, SOBRE A NATUREZA.

CONCEITO DE CINCIA

Segundo Lakatos e Marconi (1997, p.31) cincia um conjunto de conhecimentos racionais, obtidos metodicamente, sistematizados e verificveis, que fazem referncia a objetos de uma mesma natureza. Os princpios da cincia podem ser classificados como: nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substitudo; a exatido nunca obtida integralmente; um conhecimento vlido at que novas observaes e experimentaes o substituam.

O QUE CINCIA?

Estudo de problemas solveis, mediante mtodo cientfico. Acumulao de conhecimentos sistemticos. QUAL A DIFERENA ENTRE CINCIA E TECNOLOGIA? A cincia busca, atravs de mtodos, a compreenso da verdade enquanto a tecnologia, utilizando-se de todos os resultados da cincia, desenvolve aparelhos os quais, modificam o mundo (cincia aplicada).

CONCEITO DE CINCIA

Hoje, a cincia no considerada algo pronto, acabado, definitivo ou eterno. No a posse de verdades imutveis. Atualmente, a cincia entendida como uma busca constante de explicaes e solues, de reviso e reavaliao de seus resultados, apesar de seus limites e de sua falibidade. A cincia pretende aproximar-se cada vez mais da verdade por meio de mtodos que proporcionem maior controle, sistematizao, reviso e segurana do que outras formas de saber no cientficas. A CINCIA DINMICA; UM PROCESSO EM CONSTRUO!

A POSTURA CIENTFICA

A postura cientfica a atitude do pesquisador que busca solues srias, utilizando mtodos adequados para o problema que enfrenta. Essa postura no inata, mas construda ao longo da vida, custa de muito esforo e de uma srie de exerccios. A postura cientfica a expresso de uma conscincia crtica, objetiva e racional. A objetividade a condio bsica da cincia. O que vale no o que o cientista imagina ou pensa, mas aquilo que realmente . Eu acho, eu penso, eu creio no satisfazem a objetividade do saber porque as solues no podem se basear apenas nas experincias pessoais ou reflexes pessoais.

REFERNCIAS

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia cientfica. 7 ed. So Paulo: atlas, 2010. CERVO, Amado Luiz. Metodologia Cientfica. 6 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

You might also like