You are on page 1of 37

Psicopatologia

Definio de Transtorno Mental


Os Transtornos Mentais so sndromes ou padres comportamentais ou psicolgicos clinicamente importantes, que ocorrem num indivduo e esto associados com sofrimento ou incapacitao ou com um risco significativamente aumentado de sofrimento, morte, dor, deficincia ou perda importante da liberdade. A expresso transtorno mental infelizmente sugere uma distino entre transtornos mentais e transtornos fsicos, uma viso reducionista do dualismo mente/corpo. Um equvoco comum consiste em pensar que uma classificao de transtornos mentais classifica pessoas, quando na verdade o que se classifica so os transtornos que as pessoas apresentam.

Permite o estabelecimento de condutas, prognstico, investigao cientfica e hipteses explicativas.


Os critrios diagnsticos visam a servir como diretrizes a serem moduladas pelo julgamento clnico, no devendo ser usados como um livro de receitas. Mau uso do diagnstico psiquitrico

Uso poltico e punitivo


Instrumento de estigmatizao Rtulo

Diagnosticar descobrir um fenmeno patolgico

Diagnstico um construto, no um dado concreto da natureza formulado para ajudar a entender melhor nossos doentes e poder ajud-los de uma maneira mais eficaz

Diagnstico

Funo cientfica e de comunicao Funo pragmtica e tica de entendimento, ordenao e subsdio para a prtica clnica

Diagnstico

Baseado em dados clnicos, na histria dos sintomas e no exame psquico atual orientado pela observao, descrio e aspectos fenomenolgicos, alm da evoluo temporal.

Diagnstico

No h sintomas patognomnicos especficos de um transtorno mental


o conjunto de dados clnicos que possibilita o diagnstico psicopatolgico O diagnstico se torna consistente com a observao do curso, da evoluo do transtorno necessrio aguardar a evoluo para se confirmar a hiptese inicial

Princpios gerais do Diagnstico

Baseado em dados clnicos Difcil base em mecanismos etiolgicos Inexistncia de sintomas especficos Esto em constante evoluo Confiabilidade (reproduo) Validade (verdade)

Aspectos particulares do diagnstico psiquitrico

Padres de comportamento ou traos de personalidade tpicos ou que estejam em conformidade com certos padres adequados e aceitveis de se comportar e agir.

Normalidade

Transtorno mental caracterizado como um comportamento, uma sndrome psicolgica ou um padro que est associado a uma perturbao (p. ex., sintoma doloroso) ou deficincia (i.e., uma limitao em uma ou mais reas importantes do funcionamento).

A sndrome ou o padro no deve ser uma resposta esperada e culturalmente aceita a determinado evento, como a morte de um familiar.
Comportamentos que diferem dos padres (p. ex., polticos, religiosos ou sexuais) ou conflitos entre o indivduo e a sociedade no so transtornos mentais.

DSM-IV-TR

Normalidade como sade: ausncia de sinais e sintomas. Normalidade como utopia: uma fico ideal. Normalidade como mdia: faixa intermediria normal e extremos anormais. Normalidade como processo: mudanas ou processos ao invs de definio transversal.

Perspectivas da normalidade

Autonormal: pessoa considerada normal por sua prpria sociedade


Autopatolgica: pessoa considerada anormal por sua prpria sociedade Heteronormal: pessoa considerada normal por membros de outra sociedade que a observam Heteropatolgia: pessoa considerada incomum ou patolgica por membros de outra sociedade que a observam

Normalidade contextualizada

Aparncia e comportamento Estado de conscincia Orientao Confiana Relacionamento com o entrevistador Afeto e humor Fala Pensamento Senso-percepo Insight Juzo crtico

Exame do Estado Mental

Mulheres: anorexia, bulimia nervosa, somatizao e transtornos do humor. Homens: personalidade anti-social e abuso de lcool.

Sexo

Pacientes jovens: anorexia nervosa e esquizofrenia.

Pacientes idosos: demncia degenerativa.


Um paciente que parece mais velho do que sua idade pode ter uma histria de abuso de drogas, transtornos cognitivos, depresso ou doena fsica.

Idade

Pode ser fonte de estresse ou reao de adaptao Pode ter formao cultural diferente (p. ex. psicose interpretada como possesso de espritos)

Raa e origem tnica

Precrio: anorexia nervosa em mulheres jovens; anorexia devido ao abuso de lcool e de outras drogas; esquizofrenia; depresso ou doenas fsicas como cncer e diabete. Obesidade: transtorno da alimentao; transtorno da somatizao; transtorno do humor com hiperfagia; ou uso de drogas psicotrpicas como a mirtazapina, valproato de sdio, ltio, clorpromazina, clozapina e olanzapina.

Estado nutricional

A vestimenta pode demonstrar status social e profissional, engajamento em atividades de lazer e de trabalho, atitude em relao sociedade ou um estado de humor extremo como a mania ou depresso. Estes indcios servem como alerta, mas no deve predispor o mdico a favor ou contra um diagnstico.

Higiene e modo de vestir

A maioria dos pacientes mantm contato visual e segue com os olhos os movimentos e gestos do entrevistador.
Movimentos oculares aberrantes so indcios diagnsticos: olhos errantes revelam distratibilidade, alucinaes visuais, mania ou deteriorao cognitiva. A evitao do contato visual pode expressar hostilidade, timidez ou ansiedade. O rastreamento constante do olhar pode revelar desconfiana.

Contato visual

Alto tnus muscular: paciente tenso e agitado, aumento no nvel de energia. Baixo tnus muscular: calmo ou sonolento, decrscimo no nvel de energia.

Postura

Gestos (expressivos, ilustrativos, simblicos) Catatonia Flexibilidade crea Agitao psicomotora

Coria
Tremores

Movimentos psicomotores

Coma: no desperta. Estupor: despertado temporariamente. Torpor: percepo reduzida. Estado crepuscular ou de sonho: desorientado. Ingesto de lcool Drogas Desmaios Narcolepsia Convulses Pseudoconvulses

A letargia pode indicar doena fsica, demncia ou delirium.

Estado de conscincia

A concentrao se limita a assuntos interessantes? Ele pode se concentrar somente quando fala, ou tambm quando ouve?

Se distrai facilmente?

Ateno e concentrao

Envolve a capacidade de: registrar fixar Conservar reproduzir a experincia anterior

Memria

Remota Recente Imediata

Confabulao

Memria

Disartria: articulao indistinta (p. ex. no abuso de lcool) Disprosdia: perturbao do ritmo (pausas longas entre slabas, p. ex.) Salada de palavras (fluncia contnua e sem sentido) Taquilalia (fala rpida)

A fala

Pensamento concreto (no simboliza) Circunstancialidade (detalhes irrelevantes) Tangencialidade (no atinge o alvo, mas se aproxima) Perseverao (repetir a mesma coisa) Verbigerao ou palilalia (repetir automaticamente palavras ou expresses, especialmente ao final da frase) Associao por ressonncia (associa por sons) Taquipsiquismo Descarrilhamento Fuga de idias Divagao Salada de palavras

Pensamento

Idia prevalentes: idias carregadas de afeto que dominam


a preocupao da pessoa:
Ansiosos Depressivos Fbico Obsessivos

Alteraes do Pensamento

Delrios de grandeza
Delrios de runa

Delrios persecutrios
Delrios de passividade (insero ou roubo de sentimentos ou pensamentos) Delrios bizarros

Contedo do pensamento

Despersonalizao Desrealizao Iluso

Alucinaes (visuais, auditivas, olfativas, gustativas, tteis, somticas)

Senso-Percepo

Quanto pessoa Quanto ao tempo Quanto ao espao

Orientao

Hipomodulado: varia pouco (p. ex.: embotamento afetivo). Modulado: varia de acordo com a situao.

Hipermodulado: varia muito.

Afeto

Deprimido

Tranquilo
Eufrico Irritvel

Humor

O afeto momentneo e o humor duradouro. O afeto est ligado a um estmulo externo ou interno e muda com eles; o humor altera-se espontaneamente.

O afeto primeiro plano; o humor plano de fundo.


O afeto observado pelo mdico (sinal); o humor referido pelo paciente (sintoma). O afeto pode ser congruente (coerente) ou incongruente com o humor.

Humor e afeto

Afeto
Qualidade e tnus emocional que acompanham uma idia ou representao mental. Componente emocional de uma idia. Dimenso psquica que d cor, brilho e calor a todas as vivncias humanas.

Humor
Tonalidade de sentimento mantido pelo paciente durante a entrevista.

Emoes
Reaes afetivas agudas, momentneas, desencadeadas por estmulos importantes. So intensas e de curta durao. Alegria, tristeza, raiva, medo.

Afetividade e Humor

Pleno Parcial Inexistente

Insight

Juzo crtico a capacidade de escolher objetivos adequados e selecionar meios socialmente aceitveis e adequados de os atingir. Reflete o teste de realidade, a inteligncia e a experincia. Os planos para o futuro so realistas? O paciente responsvel? H risco de auto ou hetero-agresso?

Juzo crtico

You might also like