You are on page 1of 90

EGITO ANTIGO

Grcia

Helipolis

Iraque

A histria do Antigo Egito foi dividida nos seguintes perodos:

- poca pr-dinstica e proto-dinstico (4500 - 3000 a.C.);


- poca Tinita ou poca Arcaica (3000 - 2660 a.C.): I e II dinastias - Imprio Antigo (2660 - 2180 a.C): III a VI dinastias - Primeiro Perodo Intermedirio (2180 - 2040 a.C.): VII a XI dinastias - Imprio Mdio (2040 - 1780 a.C.): XI e XII dinastias - Segundo Perodo Intermedirio (1780 - 1560 a.C.): XIII a XVII dinastias - Imprio Novo (1560 - 1070 a.C.): XVIII a XX dinastias - Terceiro Perodo Intermedirio (1070-664 a.C.): XXI a XXV dinastias - poca Baixa (664 - 332 a.C.): XXVI a XXX dinastias - poca greco-romana Perodo ptolemaico (332 - 30 a.C.) - Clepatra Domnio romano (30 a.C.- 359 d.C.)

MITOLOGIA

EGPCIA

NUM

Origem
Nada existia ainda no mundo a no ser Num, o grande oceano primitivo que um dia ser chamado pelos sbios de Sagrado Nilo. Ao seu redor reinam o silncio, as trevas e o caos infinito, sem formas, sem volume e sem cores. Num permanece imerso desde sempre em seu sono primitivo, como o Universo, que ele, a expresso das guas imparciais, escuras e silentes, a refletirem o nada inexpressivo que habita o mundo.

Ento se d o mistrio
Num comea a mover-se despertando-se do longo sono primordial. Tempestades de guas negras comeam a se agitarem, e a fora vital de Num comea a operar e das profundezas do mar revolto surge lentamente uma pequena ilha, envolta pela impenetrvel manto da escurido. Brotada no centro dessa Ilha ergue-se, aos poucos, uma pequena flor de Ltus, alva e delicada e que se destaca no meio da treva circundante.

A Beleza se faz presente aos olhos do Universo

Do centro da flor comea emanar lentamente finssimos raios de uma fulva claridade. As ptalas do ltus vo se abrindo e da luz que dele emana forma-se, finalmente, a figura soberana de uma nova e luzente divindade. Chamado de R ou Amon, ou ainda AmonR, o divino deus sol. Riscando os cus com seus reluzentes raios, ele d a luz s trevas.

Com olhos nublados pela claridade, surge de Amon-R uma lgrima, que cai sobre a terra ressecada, pelo calor que desprendeu de seu corpo. Dessa gota divina um dia surgir a humanidade.

Deuses Egpcios

Chu

Tefnut

Hator

Geb

Nut

Osiris

Isis

Nftis

Set

Hrus Anubis Bastet Thot

Deus Sol

A representao habitual de R era na forma de um homem com cabea de falco encimada pelo disco solar e pelo uraeus (serpente sagrada que cuspia fogo, destruindo desta forma os inimigos do deus), segurando nas mos o ankh e o ceptro uase. Quando o deus realizava a sua viagem noturna ao mundo subterrneo era representado como um homem mumificado com cabea de carneiro (Efu R, "o sagrado carneiro do Oeste"). R tinha como emblema o obelisco que era considerado como um raio do sol petrificado. Na sua forma animal poderia encarnar como falco, a lendria ave Fnix; ave flamejante com o dom de renascer das cinzas (uma de suas formas animais mais famosas, mas mesmo assim a consideram uma criatura da mitologia grega), leo, gato, como touro Mnvis (o ba de R) ou no pssaro Benu.

Ankh

Ankh

Ankh

Conhecida tambm como cruz ansata, era na escrita hieroglfica egpcia o smbolo da vida. Conhecido tambm como smbolo da vida eterna. Os egpcios a usavam para indicar a vida aps a morte. Hoje, usada como smbolo pelos neopagos. A forma do ankh assemelha-se a uma cruz com a haste superior vertical substituda por uma ala ovalada. Em algumas representaes primitivas, possui as suas extremidades superiores e inferiores bipartidas.

Amon R

Os olhos de R se fecham e seu pensamento se dedica a criar outras divindades. Uma a uma vo surgindo: Primeiro Tefnut a deusa da gua e da umidade. Depois, Chu ou Shu, deus do ar seco, do estado masculino, calor, luz e perfeio, ambos habitam o firmamento, glorificando o deus supremo.

Ou em outra verso diz que:


R engoliu o prprio semem e vomitou, gerando assim CHU (deus ar) e TEFNUT (deusa umidade, deusa da gua), deuses andrginos que deram luz a GEB (deus terra) e a bela NUT (deusa cu) e do firmamento. Criando assim o primeiro casal de deuses.

Chu

Chu ou Shu
Deus dos cus e do ar, trazia o sol ao mundo a cada manh, alm de sacrificar os espritos maus no outro mundo. Chu o responsvel por separar o cu da terra. (sendo representado como um homem tendo Geb, a terra, em seus ps, e levantando Nut, o cu, com os braos, numa representao que se assemelha ao Atlas grego). ele tambm quem traz a vida com a luz do dia. representado como um homem usando uma grande pluma de avestruz na cabea. Criou tambm as estrelas pelas quais os seres humanos podem elevar-se e atingir os cus.

Chu e Tefnut

Tefnut

Tefnut ou Tefnet Deusa que personificava a umidade e as nuvens na mitologia egpcia. Tefnut simbolizava generosidade e tambm as ddivas e enquanto seu irmo Shu afasta a fome dos mortos, ela afasta a sede.

Tefnut
Deusa do orvalho, e da umidade, casada com Chu, de quem era gmea. Sua presena era garantia de bom tempo, pois afastava as secas. Era uma Deusa primitiva e quase esquecida, sendo sua venerao mais comum, quando ocorria, era junto de seu pai e de seu Marido. Me de Nut e Geb. Irm e esposa de Chu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enade de Helipolis.

Enade o nome do conjunto de nove deuses que formavam a cosmogonia de Helipolis, criada pelos sacerdotes desta cidade. Faziam parte da Enade as seguintes divindades: R, Chu, Tefnut, Nut, Geb, Isis, Osiris, Neftis e Seth.

Helipolis

O nome que os gregos davam cidade egpcia de Iunu ou Iunet Mehet ("O Pilar" ou "Pilar do Norte"). Na Bblia esta cidade chamada de On. Capital do XIII nomo do Baixo Egito, foi uma das cidades mais importantes do ponto do vista religioso e poltico durante a poca do Imprio Antigo. Situa-se a cerca de dez quilmetros a noroeste da atual cidade do Cairo.

A cidade existia j na poca tinita, a poca Tinita ou Perodo Arcaico refere-se a um perodo da histria do Antigo Egito que inclui a primeira e a segunda dinastia (ditas tinitas), datando de cerca de 3100 a.C., tendo recebido grandes projetos de construo no Imprio Antigo e no Imprio Mdio. Hoje em dia esta cidade est praticamente destruda. A divindade principal da cidade era o deus solar R, que era adorado no templo principal da cidade.

Nut

Geb

NUT Deusa da abobada celeste, NUT era retratada nua com o corpo alongado, inclinada sobre Geb, coberto por estrelas, o arco celeste que se estende sobre a terra. Separada de seu esposo por Chu, que a sustentava nos cus. A deusa que representava o cu, era significativamente invocada como a me dos deuses.

No tmulo de Tutankhamon foi encontrado junto a sua mmia um peitoral no qual era invocado a proteo desta deusa: Nut minha divina me, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos cus as imorredouras estrelas.

Nut

Chu

Geb

Geb
Personificao masculina da terra, vivia estirado sobre o leito do mundo, e Nut a deusa celeste, permanecia encurvado sobre ele, apoiada somente pelas pontas dos dedos dos ps e das mos. Deus Geb representado por vezes com uma coroa de plumas e chifres ou ainda com um ganso sobre a cabea. Ele o responsvel pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas.

Geb o deus egpcio da terra, e tambm considerado deus da morte, pois acreditavase que ele aprisionava espritos maus, para que no pudessem ir para o cu. Ele tambm estimula o mundo material dos indivduos e lhes assegura enterro no solo aps a morte. Geb ento umedece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade no tmulo. Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama frtil do Nilo).

Nut

Chu

Geb

R estabeleceu que jamais Geb e Nut poderiam se unir para procriar outros deuses, pois o deus soberano temia ser destronado. Mas permitia que ambos ficassem bem prximos. R percebendo o flerte, colocou em vigia, o deus Chu, por um ano.

Nut, curiosa em saber o que representava o ano, perguntou a Thot, o sbio, que havia inventado entre outras coisas o calendrio. Thot falou que um ano possua 360 dias. Convidando-o a um jogo de dados, que espertamente venceu, pediu o direito a um desejo, de que Thot inclusse mais 5 dias no ano e este concedeu o pedido.

Assim nos 5 dias que lhe sobrou do ano, sem a sentinela de Chu, Geb e Nut, o cu e a terra conceberam os filhos: OSRIS, SETH, SIS e NFTIS

Osris

OSRIS
OSRIS representa a paternidade, foi o rei dos deuses. Deus do Mundo dos Mortos. Trouxe as plantas e as estaes do ano para a terra. Era juiz dos mortos, e guardio do Amanti. Foi um deus vivo, primeiro Fara, que trouxe a civilizao para o Egito, que se encontrava em um estado de lamentvel selvageria, com acontecimentos que envolviam, inclusive, canibalismo. Entre outras coisas, foi ele quem persuadiu Thot a passar aos egpcios a escrita, e a arte da feitura do papel.

Como Deus da vegetao, deu a humanidade o conhecimento da agricultura e do cultivo de diversos gros, na lama do Nilo. Sua representao como divindade da vegetao era como um homem de pele verde. Foi morto por seu irmo Seth, e foi ressuscitado por sua esposa e irm sis.

Osris era o deus dos gros no Egito. Esprito da Fertilidade que promove a germinao e crescimento das plantas e a reproduo dos animais. Ele era a fora vital contida na inundao anual do Nilo. Criou a agricultura.

Governou ao lado de sua esposa e irm sis que j se amam dentro do ventre da me. Primeiro casal soberano sobre a Terra. Osris era o rei e sis era o trono. Era muito comum tanto na Mitologia como entre os Faras o casamento entre irmos porque isto se tratava de legitimar o direito ao trono, atravs do casamento com uma Princesa.

isis

SIS Esposa-irm fiel de Osris, deusa da magia. De suas lgrimas o Nilo foi aumentado. Me de Hrus, foi ela que juntou os pedaos de Osris espalhados pelo Egito e o ressuscitou, assim como cuidou do filho nos pntanos do delta, protegendo-o da perseguio de Seth. Como rainha consorte de Osris ensinou ao povo do Egito como assar o po, fazer a cerveja, tecer o linho, costurar e vrias outras artes prprias do mundo civilizado.

I - O Governo de Osris II - O assassinato de Osris

III - A fuga de sis IV - Em busca da Urna


V - O fim da busca VI - O nascimento de Horus

Horus

HRUS Deus falco, filho de Osris e sis. representado como um falco, cujos olhos representam o Sol (olho direito) e a Lua (olho esquerdo). Hrus foi criado em segredo, para que Seth no descobri-se. Hrus sofreu muitos infortnios e doenas em sua infncia e foi atravs da magia de sis que ele sobreviveu.

Isis e
Horus

Hrus Representa um deus celeste, regente dos cus e dos astros neles semeados, cuja identidade produto de uma longa evoluo, no decorrer da qual Hrus assimila as personalidades de mltiplas divindades.

Hrus quando adulto, vingou a morte do pai, lutou com Seth. Mas Seth se transformou em um monstro e venceu Hrus arrancando seu olho esquerdo e a Lua deixou de brilhar, causando o eclipse lunar.

Olho de Hrus ou 'Udyat' um smbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteo e poder, relacionado divindade Hrus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as pocas.

A batalha recomeou sem vencedores ou vencidos. Durou 80 anos, por fim os deuses decidiram que Hrus ficaria como rei do Baixo Egito e Seth como rei do Alto Egito. Hrus aps herdar o reino, desceu ao lugar onde estava o pai e o reavivou, abrindo sua boca, iniciando os rituais de funeral da Abertura da Boca. Desta forma a alma de Osris foi reanimada e a energia vital recuperada novamente. Assim Osris passou a governar o Mundo dos Mortos e o sol da noite, ou o sol morto, enquanto Hrus governou a vida e a fora do sol do meio dia. Hrus representado com uma coroa.

Seth

Seth
Deus egpcio da violncia e da desordem, da traio, do cime, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnao do esprito do mal, era tambm o deus da tempestade no Alto Egito. Marido e irmo de Nftis. descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua me Nut com as prprias garras para nascer. Ele originalmente auxiliava R em sua eterna luta contra Appis, gigantesca serpente de 450 cvados, na barca lunar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.

Quando as primeiras manchas do crepsculo tingem o horizonte egpcio, R, suprema divindade solar, depois de haver atravessado o universo em sua faiscante barca, prepara-se para ingressar no Amanti, o noturno reino subterrneo. Lentamente, a embarcao ruma para a boca de Nut, a deusa dos cus, sob o impulso que lhe imprimem os remadores de braos lustrosos de essncias balsmicas e revigorantes. Postado na proa da barca est Seth. Apesar de seu carter duvidoso, Seth recebeu essa incumbncia como prmio de consolao de seu eterno rival.

Seth o deus do caos, tambm do deserto e das terras estrangeiras. No Livro dos Mortos, Seth chamado "O Senhor dos Cus do Norte" e considerado responsvel pelas tempestades e a mudana de tempo. A histria do longo conflito entre Seth e Hrus vista por alguns como uma representao de uma grande batalha entre cultos no Egito cujo vencedor pode ter transformado o deus do culto inimigo em deus do mal. Seth , na verdade, a representao do supremo sacrifcio em prol da justia.

Nftis

Nftis
uma divindade que representava as terras ridas e secas do deserto e a morte. O seu nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo", entende-se como casa o lugar onde Hrus vive. Ela ajudou sis a recolher os pedaos de Osris quando Seth o destruiu. E tambm ajudou sis a reanimar o corpo de Osris por tempo o bastante para que ela concebesse um filho. Por isso muito freqente ver juntas ambas as deusas, uma na cabea e outra nos ps do sarcfago. A Nftis representada junto sua irm, chorando e velando Osris.

A Reveladora Nftis era a deusa do pr-do-sol, dos tmulos e da morte. Nftis uma deusa guardi. Como divindade relacionada com o mundo funerrio e pelo seu papel na mumificao, as faixas que envolviam o defunto eram consideradas como madeixas do seu cabelo. Aps uma briga com o marido Seth, fantasiou-se de sua irm sis. Osris, pensando que era a sua mulher, teve relaes com ela. Dessa unio, nasceu Anbis deus dos embalsamadores.

Anbis

Anbis
Tambm conhecido como Anupu, ou Anupo e cujo nome hieroglfico traduzido mais propriamente como Anpu, o antigo deus egpcio da morte e dos moribundos, por vezes tambm considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, embalsamara Osris. Presidia s mumificaes e era tambm o guardio das necrpoles, das tumbas, e o juiz dos mortos.

Anbis Pode ter sido a primeira mmia do Egito. Anbis representado como um humano com a cabea de um chacal pois os chacais era encontrados nas necrpoles.

Cnum

Cnum
Esta divindade figurada sob a forma de homem com cabea de carneiro provido de cornos duplos, devido capacidade de procriao deste animal. Deus criador da vida, gerador das espcies viventes, recebeu, segundo os lugares do Egito onde seu culto se arraigou, as funes suplementares de guardio das fontes do Nilo ou oleiro modelando no seu torno o ovo do qual toda a vida dever provir. Deus muito antigo, conhecido, sobretudo, pelos textos do templo de Esna que, paradoxalmente, pertencem aos primeiros sculos da nossa era. Seu culto era muito espalhado e difundido em dezenas de cidades sob forma e atributos variados.

Thot

Thot
um sbio que, s vezes, representado como um grande babuno branco e outras vezes por um bis sagrado. Hermpolis, a sua cidade. Na simbologia, o bis representa o pssaro sagrado para os antigos egpcios, que o consideravam o inventor da escrita e o deus da sabedoria. Est relacionado morte, ao julgamento das almas e espiritualidade, est tambm associado lua crescente.

Senhor da voz, mestre das palavras, ele famoso em toda parte por seus profundos conhecimentos. Seu esprito criativo produz invenes o tempo todo, criou os diferentes idiomas humanos, os algarismos, o clculo, a geometria, a astronomia, os jogos de xadrez e de dados. Foi ele quem criou tambm o primeiro calendrio e a escrita (os hierglifos, que a escrita sagrada dos egpcios).

Bastet

BASTET - deusa gata.


Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade, da cura. Era guardi das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal. Tem grande ligao com a Lua. Representada com uma ninhada de gatinhos a seus ps, simbolizando a Fertilidade.

Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gatos"). Esposa de Ptah, com quem foi me de Nefertum e Mihos. Bastet, representada como uma gata preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabea de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.

Bastet

Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bastet, as ruas enchiamse de msica, de dana, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho. O gato domstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.C., considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morriam de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto. Os gatos eram to sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado pena de morte.

Hathor

HATHOR Deusa-me, do amor, da sexualidade, da msica, da dana, da alegria e da embriaguez. A msica era usada para acalmar as mulheres durante o parto e em festivais religiosos, para exorcizar maus espritos e, certamente, para trazer alegrias. O nome Hathor significa "Casa de Hrus" representada com a cabea de vaca, com chifres ou simplesmente como uma vaca, segura na mo um Sistro que usa para espantar os maus espritos.

Hathor considerada tambm a deusa das batalhas e sendo identificada com a Estrela Srius. Os egpcios acreditavam que a Estrela Srius detinha o destino do nosso Planeta. E para l iam s almas dos Faras e Sacerdotes. Alguns historiadores dizem que foi desta Estrela que chegaram os deuses que ensinaram toda sabedoria para este povo.

Sistro

Hthor a grande sacerdotisa do Panteo Egpcio, protetora dos prazeres e do amor, deusa da msica e da dana. Ela tambm a deusa da vaidade; possui a arte de pentear-se, maquiar-se e vestir-se. Em geral, sendo Hthor a deusa da alegria, ela representada com um chocalho, chamado sistro, na mo.

Sekhmet

Sekhmet
a deusa da guerra e das doenas. O centro de seu culto era na cidade de Mnfis. Sekhmet um possvel aspecto mau de Hathor. Possui fora e coragem, e tem como misso proteger o deus R e o fara. Certa vez, R ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobedincia. A deusa, que representada com cabea de leoa, executou a tarefa com tamanha fria que o deus R precisou embebed-la com cerveja para que ela no acabasse exterminando toda a raa humana.

Bibliografia
Seganfredo,C.e Franchini,A.S. As Melhores Histrias da Mitologia Egpcia. L&PM Editores, 2006.
Spalding,T.O. Dicionrio de Mitologia.Cultrix, Franz,M.L.V. O Gato.Paulus, 3 ed., 2003

You might also like