You are on page 1of 31

FILOSOFIA PATRSTICA E ESCOLSTICA

O helenismo fornece o pano de fundo poltico e cultural que permite a aproximao entre a cultura judaica e a filosofia grega, o que tornar mais tarde o surgimento de uma filosofia crist. O perodo helenstico o ltimo perodo da filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro poltico, deixando de ser a referncia principal dos filsofos, uma vez que a Grcia encontrava-se sob o poderio do Imprio Romano. O termo helenismo derivado da obra do historiador alemo J.G. Droysen, Helenismus, e designa a influncia da cultura grega em toda a regio do Mediterrneo oriental e do Oriente Prximo desde as conquistas de Alexandre (332 a.C.) do estabelecimento de seu imprio e dos reinos criados aps a sua morte (323 a.C.) por seus sucessores at a conquista romana do Egito em 30 a.C., que passa a marcar a influncia de Roma nessa mesma regio.

A religio crist, embora originria do judasmo, surge e se desenvolve mo contexto do helenismo, e precisamente da sntese entre o judasmo, o cristianismo e a cultura grega que se origina a tradio cultural ocidental de que somos herdeiros at hoje.

Como se justifica a relao entre o cristianismo, que por sua origem revelada uma religio, e a filosofia grega que em seu prprio surgimento j pretendia romper com o pensamento mticoreligioso?
Alexandria uma cidade cosmopolita, onde convivem vrias culturas; a egpcia caracterstica da regio, a grega dos fundadores da cidade, a romana dos que haviam recentemente conquistado o Egito; e a cultura judaica da grande comunidade dos judeus que l viviam. Essas culturas convivem e se integram, h grande tolerncia religiosa, inclusive um esprito de sincretismo tpico da cultura greco-romana. E se falam vrias lnguas. A comunidade judaica, prspera e educada, fala fluentemente o grego.

Flon de Alexandria, p.ex., um judeu helenizado que viveu em Alexandria nesse perodo e produziu uma srie de comentrios ao Pentateuco (os cinco livros iniciais do Antigo Testamento), aproximando-o da filosofia grega. Encontramos em Flon uma aproximao entre a cosmologia platnica no Timeu e a narrativa da criao do mundo no Gnesis. No Timeu Plato apresenta uma explicao da origem do cosmo, segundo a qual o demiurgo (um deus intermedirio) olhando para as formas ou idias que lhe servem de modelos, organiza a matria e d origem a todas as coisas. Na interpretao de Flon, Deus (e no o demiurgo) cria o cosmo, porm a partir das idias em sua mente e no contemplando-as fora dele.

Esta seria precisamente uma das origens da concepo que se desenvolver progressivamente ao longo dessa tradio, segundo a qual as idias deixam de ser independentes existindo em um mundo prprio como em Plato e passam a ser entendidas como entidades mentais, inicialmente na mente de Deus, posteriormente na mente humana. Este processo ter seu ponto culminante na teoria das idias de Descartes. Flon, embora sem ser cristo, abre o caminho para a sntese entre cristianismo e filosofia grega, que ocorre ao longo dos trs primeiros sculos da religio crist que inicialmente no se distinguia do judasmo, sendo vista como uma seita ou um movimento renovador ou reformista dentro da religio e da cultura judaica.

Flon retoma o conceito grego de logos, interpretando-o como um princpio divino a partir do qual Deus opera no mundo. Essa viso influenciar fortemente o desenvolvimento da filosofia crist e se encontra na abertura do quarto evangelho (de so Joo), escrito ao final do sc.I em feso, em que se l: No princpio era o Verbo (logos).

O primeiro marco na constituio do cristianismo como religio independente e dotada de identidade prpria a pregao de so Paulo, outro judeu helenizado, funcionrio do Imprio Romano, que se converte e passa a pregar e difundir a religio crist em suas viagens por alguns centros do I.Romano. em so Paulo que encontramos a concepo de uma religio universal, no s a religio de um povo, mas de todo o Imprio, de todo o mundo ento conhecido.

Destaque-se que os fariseus pretendiam que o cristianismo fosse pregado apenas aos judeus, ao passo que Paulo defendia a necessidade de pregar a todos, tendo ficado por isso conhecido como o apstolo dos gentios. Conforme lemos na Epstola aos glatas (3,28), No h judeu, nem grego, nem escravo, nem homem livre, nem homem, nem mulher: todos sois um no Cristo Jesus.

Considera-se so Justino como o primeiro filsofo cristo por se converter ao cristianismo, passando a admiti-lo como a verdadeira filosofiae a defender a idia e a necessidade de uma filosofia crist. Os pensadores desse perodo, filsofos e telogos, que seguem essa via sero conhecidos como apologetas porque faziam a apologia, ou defesa do cristianismo, e seu pensamento ser conhecido como patrstica, ou seja, doutrina dos padres (pais) da igreja. Destacam-se, alm de Justino e de tantos outros, sto.Ambrsio, Bocio e o maior de todos, sto.Agostinho. Sua influncia na elaborao e consolidao da filosofia crist na Idade Mdia, at a redescoberta do pensamento de Aristteles no sc.XIII, foi imensa e sem rival. A aproximao que elaborou entre a filosofia de Plato e o cristianismo constitui a primeira grande sntese entre o pensamento cristo e a filosofia grega, o assim chamado platonismo cristo.

Aurlio Agostinho nasceu em 354 em Tagaste na Numdia, provncia romana no norte da frica, hoje localizada na Arglia, e faleceu em uma cidade prxima de Hipona, da qual era bispo, em 430. Segundo ele prprio nos narra em suas Confisses foi a leitura do dilogo de Ccero, Hortensius, que primeiro despertou seu interesse pela filosofia. Aderiu ao maniquesmo, religio de origem persa fundada por Mani no sc.XIII como um desdobramento do cristianismo, e que apresentava uma viso dualista do mundo perpetuamente em luta entre dois princpios equivalentes, o Bem e o Mal. Em 386 converteu-se ao cristianismo sob a influncia de santo Ambrsio e do platonismo cristo de Mrio Vitorino.

Obras principais: o dilogo De magistro, dirigido a seu filho Adeodato; Confisses e A cidade de Deus. Principais contribuies ao desenvolvimento da Filosofia: sua formulao das relaes entre teologia e filosofia, entre razo e f; sua teoria do conhecimento com nfase na questo da subjetividade e da interioridade; e sua teoria da histria elaborada na monumental Cidade de Deus.

Em suma, a filosofia patrstica vai do sc.I ao sc.VII, com as Epstolas de so Paulo e o Evangelho de so Joo e pelos primeiros padres da igreja para conciliar a nova religio o cristianismo com o pensamento filosfico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliao seria possvel convencer os pagos da nova verdade e convert-los a ela. A filosofia patrstica liga-se, portanto, tarefa religiosa da evangelizao e defesa da religio crist contra os ataques tericos e morais que recebia dos antigos.

A patrstica foi obrigada a introduzir idias desconhecidas para os filsofos greco-romanos: a idia de criao do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade uma, de encarnao e morte de Deus, de juzo final ou de fim dos tempos e ressurreio, etc. Precisou tambm explicar como o mal pode existir no mundo, j que tudo foi criado por Deus que pura perfeio e bondade. Introduziu, sobretudo com sto Agostinho e Bocio, a idia de homem interior, isto , da conscincia moral e do livre-arbtrio da vontade, pelo qual o homem, por ser dotado de liberdade para escolher entre o bem e o mal, o responsvel pela existncia do mal no mundo.

Para impor as idias crists, os padres da igreja as transformaram em verdades reveladas por Deus (por meio da Bblia e dos santos) que, por serem decretos divinos, seriam dogmas, isto , verdades irrefutveis e inquestionveis. Com isso, surge uma distino desconhecida pelos antigos, entre verdades reveladas ou da f e verdades da razo ou humanas, isto , entre verdades sobrenaturais e verdades naturais, sendo que as primeiras introduzem a noo de conhecimento recebido por uma graa divina, superior ao simples conhecimento racional. Dessa forma, o grande tema de toda a filosofia patrstica o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar razo e f, e, a esse respeito, havia trs posies principais:

1. Os que julgavam a f e razo irreconciliveis e a f superior razo (diziam eles: Creio porque absurdo.). 2. Os que julgavam f e razo conciliveis, mas subordinavam a razo f (diziam eles: Creio para compreender.). 3. os que julgavam razo e f inconciliveis, mas afirmavam que cada uma delas tem seu campo prprio de conhecimento e no devem misturar-se (a razo se refere a tudo o que concerne vida temporal dos homens no mundo; a f, a tudo o que se refere salvao da alma e vida eterna e futura).

A filosofia medieval (do sc.VIII ao sc.XIV) abrange pensadores europeus, rabes e judeus. o perodo em que a igreja romana domina a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas Terra Santa e criava, volta das catedrais, as primeiras universidades ou escolas. E, a partir do sc.XII, por ter sido ensinada nas escolas, a Filosofia medieval tambm passa a ser conhecida com o nome de escolstica. A filosofia medieval teve como influncias principais as idias de sto Agostinho, o neoplatonismo e o Aristteles, conservado e traduzido pelos rabes, particularmente Avicena e Averres.

Alm dos problemas da patrstica e do Problema dos Universais, um dos seus temas mais constantes so as provas da existncia de Deus e da imortalidade da alma, isto , demonstraes racionais da existncia do infinito criador e do esprito humano imortal. A diferena e a separao entre infinito (Deus) e finito (homem, mundo), a diferena entre razo e f (a primeira deve subordinar-se segunda), a diferena e a separao entre corpo (matria) e alma (esprito), o Universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam e governam os inferiores (Deus, serafins, querubins, arcanjos, anjos, alma corpo, animais, vegetais, minerais), a subordinao do poder temporal dos reis e bares ao poder espiritual de papas e bispos: eis os grandes temas da filosofia medieval.

ESSE FOI UM TEMPO DIVINO, TEOCNTRICO. O RENASCIMENTO A CRTICA AO DOMNIO DO SOBRENATURAL RAZO. A MODERNIDADE A CONSTATAO DO PODER DA RAZO SOBRE A NATUREZA E A CAPACIDADE DESSA RAZO EXPLICAR O REAL INDEPENDENTEMENTE DE QUAISQUER DEUSES. A CRISE DA MODERNIDADE (PSMODERNIDADE) A EVIDNCIA DA IRRACIONALIDADE DA RAZO. UMA POSSVEL IMPOSSIBILIDADE DE UMA RAZO TICA.

Francis Bacon y la formacin del pensamiento moderno


FILOSOFIA MODERNA difcil determinar com clareza as diversas contribuies para a formao do pensamento moderno. Mas, se reduzirmos nosso interesse aos aspectos filosfico e cientfico intimamente ligados nessa poca- despertam de imediato em nossa mente trs nomes: Descartes, Galileu e Francis Bacon. Muito se tem discutido sobre a maior ou menor influncia que esses trs pensadores tiveram na formao da conscincia filosfica e cientfica modernas. A contribuio de cada um deles de natureza muito distinta.

Por que havia tanta preocupao e debate em torno da Razo na poca de Descartes? Por que a racionalidade humana se tornou um problema para o sc.XVII? Na cultura do ocidente a racionalidade humana parecia uma coisa evidente desde o sc. IV a.C., quando Aristteles elaborou essa definio de ser humano. No entanto essa racionalidade deixa de ser considerada a marca humana entre os sculos V e XV, Idade Mdia, em que predomina o feudalismo, perodo em que tudo estava envolto numa aura de religiosidade e misticismo.

Na Idade Mdia, as sociedades europias giraram em torno da Igreja Catlica e do cristianismo: a f crist passou a ser o principal guia da existncia humana, a Razo perdeu sua posio de condutora privilegiada do homem. O ponto de partida da Igreja era que Deus j se manifestara aos homens e apontado os caminhos para se alcanar a felicidade e a salvao

Na concepo medieval, era muito restrito o campo de ao live e autnoma da Razo, voltada apenas para aes consideradas secundrias. Quem se arriscasse a usar a Razo como ferramenta de conhecimento no poderia jamais deixar de lado a Revelao bblica, e muito menos entrar em conflito com ela. Ensinava-se fora ou no, que confrontar Razo e Revelao era chocarse diretamente contra Deus (e a Inquisio).

Os bispos tinham ordem de assalariar informantes cujo dever era denunciar todos os cristos suspeitos, isto , todos aqueles cuja maneira de viver divergia da dos catlicos. Os bispos, ento, examinavam estes cristos e os puniam como achavam conveniente.

Os bispos que deixassem de contribuir com suas quotas de hereges queimados eram, por ordem do papa, depostos de seus cargos. Em alguns casos, quando mostravam muita clemncia com suas vtimas, eram ameaados de priso, sob a acusao de heresia. (Henry Thomas, A histria da raa humana,2.ed.,Porto Alegre, globo,1959.)

A idia de modernidade est estreitamente relacionada ruptura com a tradio, ao novo, oposio autoridade da f pela razo humana e valorizao do indivduo, livre e autnomo, em oposio s insittuies. Essas idias tero uma importncia central no desenvolvimento do pensamento de Descartes. A crena no poder crtico da razo humana individual, a metfora da luz e da clareza que se opem escurido e ao obscurantismo, e a idia de busca do progresso que orienta a prpria tarefa da filosofia so alguns dos traos fundamentais da modernidade de Descartes.

Descartes antes de tudo um filsofo. Com ele se inicia um novo modo de filosofar que caracterizar o pensamento moderno e que se pode denominar idealismo, num sentido amplo. Viu na matemtica o paradigma do conhecimento e definiu a estrutura racional e mecnica da natureza, princpio que serviu de sustentao para todo o desenvolvimento posterior da cincia moderna. Sua preocupao metodolgica fundamental e est baseada na crena do poder e da razo.

Galileu, pelo contrrio, um homem de cincia. Seus descobrimentos so fundamentais; a concepo de Newton torna-se incompreensvel sem a mecnica de Galileu. Sua produo cientfica se constitui numa srie de descobrimentos cientficos concretos e no princpio central que inspirou suas investigaes pessoais e que se converteu num postulado fundamental da cincia moderna: o mundo fsico uma interao de foras calculveis e de corpos medveis.

Descartes foi um filsofo; Galileu, um homem de cincia. Bacon no , a rigor, nem uma coisa nem outra. Em suma, Bacon um metodlogo. o primeiro que expe de forma sistemtica o mtodo indutivo que tanto tem contribuido no desenvolvimento das cincias da natureza. Num mundo em que se quer avanar, criar novos caminhos para nada serve o silogismo (aristotlico), torna-se infecundo por ser incapaz de descobrir novas verdades. O problema do mtodo , por conseguinte, a questo inicial e bsica da filosofia moderna. Descartes e Bacon so seus mximos expositores. O aumento do conhecimento o objetivo imediato dos esforos de Bacon. Ele no busca o saber pelo saber. Ele v no conhecimento um instrumento para ao.

O homem pode na medida que sabe. O aumento do conhecimento implica a ampliao de seu domnio, de seu poderio. O fundamento pragmtico de sua concepo se encerra no seu conhecido aforismo: saber poder. A subordinao do conhecimento ao. A verdadeira e legtima meta das cincias a de dotar a vida humana de novo inventos e recursos que ampliem o domnio do homem sobre a natureza. Porm, bom saber que se domina a natureza, conhecendo-a. Ao refutar a deduo aristotlica considera a experincia como fonte originria do nosso conhecimento. Todo o saber est encerrado no livro da natureza.

A etapa seguinte que precede a exposio de seu mtodo indutivo consiste no exame dos obstculos que impedem ou perturbam a busca da verdade. Referimo-nos a sua doutrina dos idolas. O entendimento humano uma espcie de espelho que altera e deforma as imagens dos objetos que pretendemos que conhecer, pois mistura, mescla seu prprio modo de ser com a imagem dos objetos.

Os homens no se preocupam em examinar a natureza das deformaes inatas ou adquiridas do intelecto, ao contrrio, tm preferido exaltar suas qualidades. A primeira tarefa consistir, portanto, no exame das falsas noes que se apoderam do esprito do homem. De tal modo, o pesquisador, o investigador, o intelectual, tomar conscincia de tais deficincias, seja para elimin-las ou para t-las em contas no seu trabalho de investigao.

You might also like