You are on page 1of 39

GERENCIAMENTO DOS RESDUOS DOS SERVIOS DE SADE

Tiago Jorge Anderson

Curso Tcnico de Enfermagem do Trabalho

O descarte inadequado de resduos tem produzido danos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras geraes; Os resduos dos servios de sade se inserem nessa problemtica; Resoluo CONAMA n. 005/93 (obrigatoriedade dos SS elaborarem o PGR, e a RDC ANVISA n. 306/04 (gerenciamento dos resduos).

Geradores de resduos de servios de sade (RSS)


Todos os servios relacionados sade humana ou animal, inclusive os servios de assistncia domiciliar e de trabalhos de campo; laboratrios analticos de produtos de sade; necrotrios, funerrias e servios onde se realizam atividades de embalsamento; servios de medicina legal; drogarias e farmcias inclusive de manipulao; estabelecimentos de ensino e pesquisa em sade; centros de controle de zoonoses; unidades mveis de atendimento sade.

O que o Gerenciamento dos RSS


Conjunto de procedimentos de gesto, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produo de resduos e proporcionar aos resduos gerados, um encaminhamento seguro, visando proteo dos trabalhadores, preservao da sade pblica e do meio ambiente.

Plano de gerenciamento de resduos dos servios de sade (PGRSS)


A elaborao do PGRSS de responsabilidade dos servios geradores de RSS. O PGRSS o documento que aponta e descreve as aes relativas ao manejo dos resduos , observadas suas caractersticas e riscos, contemplando os aspectos referentes gerao, segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final, bem como aes de proteo sade pblica e ao meio ambiente.

Classificao dos RSS


Grupo A Resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas, podem apresentar risco de infeco. Smbolo

Classificao dos RSS


Os RSS do grupo A subdividem-se em A1, A2, A3, A4, A5. A1 descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados, bolsas transfusionais contendo sangue e hemoderivados rejeitadas por contaminao ou por m conservao; sobras de amostras de laboratrios contendo sangue ou lquidos corpreos.

Classificao dos RSS


A2 carcaas, peas anatmicas e outros resduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentao com inoculao de microrganismos; cadveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevncia epidemiolgica e com risco de disseminao; A3 peas anatmicas do ser humano, produto de fecundao sem sinais vitais com peso menor que 500g ou estatura menor que 25cm ou idade gestacional menor que 20semanas e que no tenham sido requeridos pelos pacientes ou familiares.

Classificao dos RSS


A4 kites de linhas arteriais, endovenosas quando descartados; sobras de amostras de laboratrios contendo fezes, urina e secrees; resduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspirao; recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade, que no contenha sangue ou lquidos corpreos; carcaas, peas anatmicas, vsceras e outros resduos provenientes de animais no submetidos a processos de experimentao com inoculao de microrganismos; bolsas transfusionais vazias ou com volume residual.

Classificao dos RSS


A5 rgos, tecidos, fluidos orgnicos, materiais perfurocortantes e demais materias de ateno a sade de indivduos e animais, com suspeita ou certeza de contaminao por prons.

Classificao dos RSS


Grupo B: resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente. Smbolo

Classificao dos RSS


Grupo B: Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; antineoplsicos; imunossupressores; anti-retrovirais, quando descartados por servios de sade, farmcias; Resduos saneantes, desinfetantes, resduos contendo metais pesados; reagentes para laboratrio; Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores); Demais produtos considerados perigosos (txicos, corrosivos, inflamveis e reativos).

Classificao dos RSS


Grupo C Materiais que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas CNEN; Compreendem os rejeitos radioativos ou contaminados com radionucldeos, provenientes de laboratrios de anlises clnicas, servios de medicina nuclear e radioterapia.

Classificao dos RSS


Grupo C: Smbolo

Classificao dos RSS


Grupo D: resduos que no apresentam risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares Ex: resto alimentar de paciente, material usado em antisepsia; Sobras de alimentos e do preparo de alimentos; Resduos provenientes das reas administrativas; Resduos de varrio, flores, podas e jardins; Resduos de gesso.

Classificao dos RSS


Grupo D Smbolo

Classificao dos RSS


Quando segregao para reciclagem utilizar sistema de cores para os resduos do grupo D

Classificao dos RSS


Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, lminas de bisturi, lancetas, micropipetas, todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio e outros similares.

Classificao dos RSS


Grupo E

RESDUO PERFUROCORTANTE

Levantamento dos tipos de resduos e quantidades geradas


Consiste na verificao dos tipos de resduos e das quantidades em que eles so gerados; Utilizar classificao da RDC ANVISA 306/2004 para verificao; Verificar quantidade em peso e volume.

Segregao
Consiste na separao dos resduos no momento e local da sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicos, o seu estado fsico e os riscos envolvidos.

Acondicionamento
Consiste no ato de embalar os resduos segregados, em sacos ou recipientes. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatvel com a gerao diria de cada tipo de resduo.

Acondicionamento
Os resduos slidos devem ser acondicionados em saco constitudo de material resistente a ruptura e vazamento, impermevel, respeitando-se os limites de peso de cada saco, sendo proibido o esvaziamento e reaproveitamento; Os sacos devem estar contidos em recipientes de material lavvel, resistente a punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e ser resistente ao tombamento; Recipientes de acondicionamento nas salas cirrgicas e de partos no precisam de tampa para vedao; Os resduos lquidos devem ser acondicionados em recipientes de material compatvel com o lquido armazenado, resistentes, rgidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante.

Identificao
Consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resduos contidos nos sacos e recipientes A identificao deve estar aposta nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo, e nos locais de armazenamento. Atentar: na identificao dos resduos do grupo B alm do smbolo, deve haver discriminao da substncia qumica e frases de risco.

Transporte interno
Consiste no translado dos resduos dos pontos de gerao at local destinado ao armazenamento temporrio ou armazenamento externo com a finalidade de disposio para coleta;

Transporte interno Recomendaes gerais


O transporte deve respeitar roteiro previamente definido e devem ser feitos em horrios no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos e medicamentos, perodos de visita ou de maior fluxo de pessoas; Deve ser feito separadamente de acordo com o grupo de resduos; Aps o transporte o funcionrio deve lavar as mos ainda enluvadas. Aps retir-las o funcionrio deve novamente lavar as mos. Os equipamentos para transporte interno devem ser feitos de material rgido, lavvel, impermevel e providos de tampa articulada ao prprio corpo. Devem ser identificados com o smbolo correspondente ao risco do resduo nele contido. Recipientes com mais de 400l devem possuir vlvula de dreno no fundo.

Armazenamento temporrio
Consiste na guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados, em local prximo aos pontos de gerao, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto de destino disponibilizao para a coleta externa.

Armazenamento temporrio Recomendaes gerais


No pode ser feito AT com disposio direta dos sacos sobre o piso, eles devem estar em recipientes de acondicionamento. A sala de AT deve ter pisos e paredes lisas e lavveis, possuir iluminao artificial, e rea suficiente para comportar no mnimo 2 recipientes coletores; A sala deve possuir ponto de gua e ralo sinfonado para facilitar higienizao; O local para armazenamento dos resduos qumicos deve ser de alvenaria, fechado, dotado de aberturas para ventilao, no pode entrar luz solar direta, pisos e paredes com sistema de reteno de lquido.

ARMAZENAMENTO EXTERNO
Consiste no acondicionamento dos resduos em abrigo, em recipientes coletores adequados, em ambiente exclusivo e com facilidade para os veculos coletores, no aguardo da realizao da etapa externa da coleta.

Armazenamento externo Recomendaes gerais


Dimensionar o abrigo de acordo com o volume de resduos gerados, com capacidade de armazenamento compatvel com a periodicidade de coleta do sistema de limpeza urbano local; Deve ser construdo em ambiente exclusivo, possuindo no mnimo, ambiente separado para atender os resduos do grupo A e E e um para os do grupo D; Deve haver local para higienizao dos carrinhos e contenedores; Paredes e pisos revestidos com materiais resistentes aos processos de higienizao.

Armazenamento externo Recomendaes especficas


Abrigo para resduos do grupo A deve ser construdo em alvenaria, fechado, com sistema de ventilao, teladas; Ser revestido internamente com material liso, lavvel, impermevel; Ter porta provida de tela de proteo contra roedores e vetores.

Armazenamento externo Recomendaes especficas


O abrigo para resduos do grupo B deve ser em alvenaria, fechado, dotado apenas de aberturas teladas que possibilitem ventilao adequada; Estar identificado com as palavras RESDUOS QUMICOS mais respectivo smbolo; Blindar os pontos internos de energia eltrica, quando abrigar produtos inflamveis; Ter dispositivo para evitar incidncia direta de luz solar; Ter sistema de combate a incndio com extintores de CO2 e p qumico seco; No receber nem armazenar resduos sem identificao; Manter registro dos resduos recebidos.

Coleta e transporte externos


Consiste na remoo dos RSS do abrigo do armazenamento externo at a unidade de tratamento ou disposio final, pela utilizao de tcnicas que garantam a preservao das condies de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da populao e do meio ambiente.

Tratamento
Consiste na aplicao de mtodo, tcnica ou processo que modifique as caractersticas dos riscos inerentes aos resduos, reduzindo ou eliminando o risco de contaminao, de acidentes ocupacionais ou e dano ao meio ambiente. Pode ser aplicado no prprio ambiente gerador ou em outro estabelecimento.

Tipos de tratamento
Descontaminao com utilizao de vapor em altas temperaturas (autoclavagem); Tratamento com utilizao de ondas de baixa ou alta frequncia; Tratamento trmico por incinerao.

Disposio final
Consiste na disposio definitiva de resduos no solo ou em locais previamente separados para receb-los. As formas de disposio final dos RSS atualmente utilizadas so: aterro sanitrio, aterro de resduos perigosos classe I, aterro controlado, lixo ou vazadouro e valas.

Reciclagem
Consiste no processo de transformao dos resduos que utiliza tcnicas de beneficiamento para reprocessamento ou obteno de matria-prima para fabricao de novos produtos; Reciclagem de matria orgnica ou compostagem, reciclagem de papel, de plsticos, de vidro e de metais; Benefcios da reciclagem: diminuio da quantidade de resduos a ser dispostos no solo; economia de energia; preservao de recursos naturais.

Sade do trabalhador
Realizar exame mdico admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional em todo pessoal envolvido nos processos de higienizao, coleta, transporte, tratamento, e armazenamento de resduos. Realizar imunizao dos trabalhadores conforme PNI; Realizar controle sorolgico para avaliao da resposta imunolgica; Educao continuada.

Programa de educao continuada


Noes gerais sobre o ciclo da vida dos materiais; Definies, tipo e classificao dos resduos e potencial risco do resduo; Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento; Formas de reduzir a gerao de resduos e reutilizao de materiais; Identificao das classes de resduos; Orientaes quanto ao uso de EPI; Orientaes sobre biossegurana; Orientaes quando a higiene pessoal e do ambiente; Orientaes especiais e treinamento em proteo radiolgica quando houver rejeitos radioativos. Deve ser aplicado a todo pessoal envolvido diretamente com o GR na admisso e de forma continuada

You might also like