You are on page 1of 50

Fisiologia e Alongamento Muscular

Tlita Verginia Lchiw

Estrutura do Msculo Esqueltico


Banda I, A e H Linha Z e M Filamentos grossos: miosina Filamentos finos: actina, tropomiosina e troponinas Sarcmero: rea entre duas linhas linhas Z adjacentes

Filamentos
Filamentos finos: actina, tropomiosina e tropo

Filamentos grossos: miosinaninas

Sistema Sarcotubular
Sistema T: contnuo com o sarcolema Retculo sarcoplasmtico: rede em volta de cada miofibrila cisternas terminais (em contacto com os tbulos T na juno A-I) Trades

Bases Moleculares da Contrao Muscular


1. Despolarizao do motoneurnio 2. Libertao do neurotransmissor (acetilcolina) na placa motora 3. Ligao da acetilcolina aos receptores nicotnicos 4. Aumento da conductncia ao Na+ e K+ 5. Potncial de placa 6. Potencial de ao nas fibras musculares

7. Transmisso do potencial de ao atravs do sistema T: A despolarizao da membrana do sistema T ativa o RS atravs de receptores diidropiridnicos (canais de Ca++ dependentes da voltagem).Estes receptores so como sensores de voltagem que permitem a libertao de Ca++ a partir do RS possivelmente atravs de um fenmeno mecnico

Bases Moleculares da Contrao Muscular

Bases Moleculares da Contrao Muscular


8. Libertao do Ca++ a partir das cisternas terminais e difuso para os filamentos finos e grossos. O Ca++ inicia a contraco ao ligar-se Troponina C. A ligao da Tropina I Actina enfraquece, permitindo o deslocamento lateral da Tropomiosina. Permite a ligao da cabea de miosina aos locais activos da actina.

Bases Moleculares da Contrao Muscular

Bases Moleculares da Contrao Muscular


O deslizamento entre os filamentos de actina e miosina a base do encurtamento muscular: Onde a largura da banda A permanece constante, enquanto as linhas Z se aproximam (diminuia banda I e a H). O relaxamento muscular o processo pelo qual o sarcmero adquire o seu tamanho inicial. Onde o Ca++ bombeado novamente para o RS, levando a dissociao do complexo Ca++/troponina promovendo o fim da interaco entre Actina e Miosina.

Tipos de Contrao Muscular


Abalo Muscular Contrao Tetnica (ttano completo ou incompleto)

Abalo Muscular

Contrao Tetnica

Tenso X Comprimento

Unidades Motoras

OTGs

Tendo

Processo da Sensao
I. Estimulao do receptor sensorial; II. Transduo do estmulo; III. Gerao de impulsos pelos neurnios de primeira ordem; IV. Integrao dos inputs sensoriais.

Tipos de Receptores Sensoriais


MECANORRECEPTORES: Presso mecnica ou estiramento; TERMORECEPTORES: Temperatura; NOCICEPTORES: Resposta a leso fsica ou qumica; FOTORRECEPTORES: Luz sobre a retina dos olhos; QUIMIORRECEPTORES: Substncias qumicas na boca, nariz e lquidos corporais.

Sensaes Proprioceptivas
Grau de contrao e relaxamento; Grau de tenso nos tendes; Posio das articulaes; Velocidade do movimento do corpo; Orientao da cabea em relao ao solo e ao movimento; Estimao do peso dos objetos; Determinao do esforo muscular necessrio para determinadas tarefas.

Proprioceptores Receptores de Adaptao Lenta


Fusos Musculares Orgos Tendinosos Receptores cinestsicos das articulaes

Receptores Cinestsicos Articulares


Corpsculos lamelares

Corpsculos de Ruffini
rgos tendinoos Terminaes nervosas livres

Reflexo de Estiramento Inervao Recproca

Relaxamento
Abordagem somtica: Respirao, movimentos tcnicas especiais, massagens e manipulaes Teraputicos: Frio, calor, acupuntura, eletroterapia Cogntivos, mentais e de controle Tecnolgicos (biofeedback) Farmacolgicos e

Alongamento
"Forma de trabalho que visa a manuteno dos nveis de flexibilidade obtidos e a realizao dos movimentos de amplitude normal com o mnimo de, restrio fsica possvel. (ESTELIO DANTAS,1995)

"Exerccios fsicos com objetivos de manter e/ou desenvolver a flexibilidade" (ABDALAH, JR, 1999)
Tcnica utilizada para aumentar a extensibilidade msculotendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular. (HALL; BRODY, 2001)

Efeitos do Alongamento
AGUDOS Flexibilizao do componente elstico da unidade musculotendinosa, Mudana no comprimento do tendo; Mudana dos componentes elsticos seriais ou paralelos; Mudana no comprimento e distribuio dos sarcmeros ao longo das fibras musculares

CRNICOS Acrscimo no nmero de sarcmeros que implica o aumento do comprimento muscular. Aumento na produo de RNAm Mudana na composio do tendo que pode ocasionar mudanas nas propriedades viscoelsticas na unidade musculotendinosa.

Influncia do Alongamento sobre a Fora Muscular


Muitos autores afirmam que exerccios resistidos para grande hipertrofia promovem aumento da flexibilidade quando realizados em grandes amplitudes articulares e que uma flexibilidade bem desenvolvida auxilia no ganho de fora. (DANTAS, 1995; SANTARM, 2001; ALTER, 1999; FLECK; KRAEMER, 1999; BOMPA; CORNACCHIA, 2000).

Benefcios do Alongamento
Reduz encurtamento musculares Desenvolve a Flexibilidade Propicia um bom relaxamento Melhora a circulao sangunea Melhora a coordenao motora Elimina ou reduz ndulos musculares Otimiza as posturas estticas e dinmicas

Aquecimento
Um processo atravs do qual se busca aumentar a temperatura corporal, a freqncia cardaca e o fluxo de sangue no msculo, melhorando o transporte de oxignio e remoo do dixido de carbono e lactato. Aumenta a ativao neuromuscular do SNC, melhorando a coordenao, tempo de reao e qualidade de execuo do movimento, aumentando a capacidade de contrao muscular e melhorando a eficincia contrtil, atravs de melhora nas propriedades viscoelsticas do msculo, resultando numa menor incidncia de contuses musculotendinosas

Flexibilidade
"Qualidade fsica, responsvel pela execuo voluntria de um movimento de amplitude angular mxima, por uma articulao ou conjunto de articulaes, dentro dos limites morfolgicos, sem risco de provocar leso." (ESTELIO DANTAS,l995). "Mxima amplitude de movimento voluntrio em uma ou mais articulaes, sem lesion-Ias". (ABDALAH, IR, 1999) Segundo HOLLMANN & HETTINGER (1989), flexibilidade ou mobilidade o movimento mximo de extenso voluntria em uma ou mais articulaes.

Flexionamento
Forma de trabalho que visa obter uma melhorada flexibilidade atravs da viabilizao de amplitudes de arcos de movimento articular superiores s originais." (ESTLIO DANTAS, 1995)

Tipos de Flexibilidade
Ativa: Se refere as possibilidades de movimento de uma articulao a qual se encontra limitada pelos msculos antagonistas que limitam o movimento. Passiva: Consiste em a no participao da pessoa que se movimenta a qual fica bem relaxada para evitar a participao no maior grau possvel dos msculos antes mencionados. Anatmica: Refere-se as possibilidade de movimentao real da articulao, onde no existe nenhum ligamento, cpsula ou msculos que limite o movimento. Naturalmente esta s possvel aos cadveres.

Tipos de Alongamento
Alongamento Dinmico Alongamento Ativo Alongamento Passiva Alongamento Esttico Alongamento com Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)

Alongamento Dinmico
Utiliza-se o balano de um segmento Tambm conhecido como Balstico Possui grande risco de leses Utilizado somente em atletas, aps aquecimento, aumentando mobilidade e temperatura. 1. Alongamento Esttico 2. Alongamento de Amplitude Curta, Lenta 3. Alongamento de Amplitude Completa, Lenta 4. Alongamento de Amplitude Curta, Rpida 5. Alongamento de Amplitude Completa, Rpida (Zachazewski, 1990)

Alongamento Ativo
Uso voluntrio dos msculos, sem ajuda.

Ativo Livre: msculos produzem movimentos sem aplicao de resistncia externa.


Ativo Resistido: Contraes musculares voluntrias para mover-se contra uma resitncia aplicada.

Alongamento Passivo
Passivo Manual: Deve ser observado a compreenso do tempo (tempo X trao) Passivo Mecnico Prolongado: Baixa intensidade (peso do paciente ou por sistema mecnico) Passivo Mecnico Cclico: Repetitivo por meio de dispositivos mecnicos

Alongamento Esttico
Segundo Hall de 15 a 60 segundos. Segundo Brandy de forma lenta e gradual. Consiste no afastamento da origem da insero, de modo que os tecidos, muscular e conectivo, so estendidos e mantidos em posio estacionria por determinado tempo.

Vantagens do Alongamento Esttico


Contribui para o alivio das dores musculares e para melhora da flexibilidade. (ALLSEN,1999) Reduzem o gasto de energia global, diminuem a possibilidade de ultrapassar a extensibilidade tecidual e diminui a possibilidade de causar dores musculares. (HALL & BRODY, 2001) Reduz a atividade dos fusos musculares e aumenta consideravelmente a atividade dos rgos tendinosos de golgi (OTG). (BRANDY, 2003)

Alongamento com FNP


Segunda Allsen as tcnicas de FPN so mtodos para promover ou acelerar a resposta de um mecanismo neuromuscular pela estimulao de proprioceptores.

Foi desenvolvida no final dos anos 40 por Herman Kabat;


Possui combinaes isomtrica e isotnicas junto a movimentos passivos; Usadas para reabilitao e treinamento atltico.

Tcnicas de FNP
Manter-Relaxar: Move-se passivamente o membro a ser alongado at o final da ADM. Aplica-se uma fora isomtrica contra o profissional por 10 s. Inibio autgena. Aps a contrao o pcte instrudo a relaxar, e alonga-se a partir da mantendo de 10 a 15 s. Contrao-Relaxamento: Aps o msculo retrado ter sido alongado passivamente, o paciente faz uma contrao concntrica contra resistncia do msculo retrado antes dele ser alongado. Contrao do antagonista: O paciente contrai o msculo oposto ao msculo retrado contra resistncia. Isso provoca uma inibio recproca do msculo retrado e esse alonga-se facilmente medida que o msculo se move.Efetivo quando o msculo retrado tem dor ou estgio iniciais de recuperao. Sustentar-Relaxar com contrao do agonista: a contrao isomtrica de pr alongamento do msculo retrado e relaxamento deste seguido por uma contrao concntrica do msculo oposto ao msculo retrado

Benefcios da FNP
Produzem maiores ganhos de flexibilidade;

Maior fora e equilbrio de fora, bem como estabilidade articular;


Tcnica que pode ser til na preveno de leses atlticas; Melhora a resistncia e a circulao vascular;

Aumento da coordenao geral;


Relaxamento muscular.

Desvantagens da FNP
Alguns so mais desconfortveis e dolorosos do que o alongamento esttico;

Alto risco de leso em tecidos moles; Possibilidade de Manobra de Valsalva (alterando a PAS).

Consideraes Gerais
Recomenda-se para o mtodo esttico e o FNP a manuteno da postura por um perodo de 10 a 30 segundos de durao num ponto de desconforto mdio, o mtodo FNP utiliza ainda a contrao isomtrica por um perodo aproximado de 6 segundos para o aumento da flexibilidade, com uma freqncia de 2 a 3 sesses por semana (POLLOCK 1998) Dinmicos com velocidade aumentada gradualmente melhorando assim as adaptaes aos movimentos do corpo, produzindo melhor aquecimento e especificidade para o desporto (MANN & JONES 1999) Tem o seu pico mximo de performance na infncia e adolescncia (WEINECK, 1991)

Tempo de Alongamento
BORNS = 10 s MADDING = 15 s BANDY = 30 s

Idosos: 15, 30, 60 segundos Adulto jovem saudvel: 15, 30, 45, 60 segundos e at 2 minutos. FREQUNCIA: No mnimo 2 vezes por semana em indivduos hipomveis. Ganhos de ADM persistem por at 1 semana aps cessar sesso de alongamento.

Cuidados Especiais
IDOSO: segurana e eficincia, elasticidade reduzida, osteoporose e artrite, fora reduzida, medicao, equilbrio e mudana de propriocepo. REDUO DE RISCOS: pr-avaliao clnica, ambientes e facilidades, comunicao e instruo, centro de gravidade baixo, aquecidos e respirao natural GRAVIDEZ: avaliao obsttrica e clnica, observar sintomatologia diversas, estabilidade biomecnica, alteraes hormonais. DEFICINCIAS FSICAS

Recomendaes Prticas
Realizar exerccio somente quando houver bem-estar fsico.

Usar roupas e calados adequados.


Evitar o fumo e o uso de sedativos. No se exercitar em jejum.

Respeitar os limites pessoais, interrompendo se houver dor ou desconforto.


Evitar extremos de temperatura e umidade. Iniciar a atividade lenta e gradativamente para permitir adaptao. Hidratao adequada antes, durante e aps a atividade fsica.

Indicaes
Limitaes na amplitude de movimento que interferem nas atividades funcionais dirias Deformidades estruturais Fraqueza muscular Retrao nos tecidos opostos

Contra-Indicaes
Bloqueio sseo que possa limitar a mobilidade articular; Aps uma fratura recente; Evidncias de processos inflamatrios ou infeccioso agudo intra ou extra-articular; Sensao de dor extrema; Trauma nos tecidos; Contraturas; Tecidos moles encurtados estiverem promovendo aumento na estabilidade articular em substituio a estabilidade estrutural normal; Quando forem a base de habilidade funcionais, principalmente em pacientes com paralisia ou fraqueza.muscular.

Dicas
Materiais Msica Mobilizaes Articulares Quebra de Padres Percepo Corporal Relaxamento Induzido Massagens E Auto-Massagens

You might also like