You are on page 1of 15

ALUNA: Nilma Cavalcanti

Ao identificar o grupo definido, o investigador tem que considerar; O foco da pesquisa causal-comparativa; As fontes de dados so escores e as mensuraes varivel; A anlise e a apresentao dos dados so feitas estatisticamente; A pesquisa causal-comparativa noexperimental e quantitativa.

Ela pode ser ilustrada como se segue:


GRUPO A
ATIVIDADE EXTRA MEDIDA DE DESEMPENHO

GRUPO B
NENHUMA ATIVIDADE MEDIDA DE DESEMPENHO

DIFERENA SIGNIFICATIVA?

O objetivo dos primeiros pesquisadores que realizaram pesquisa etnogrfica; A etnografia tem as seguintes caractersticas: sem igual; Confia em dados qualitativos; A sua perspectiva holstica ; Pode iniciar com hipteses; O procedimento e a analise dos dados envolvem a contextualizao.

O proposito da pesquisa etnogrfica na educao; O pesquisador elabora questes ou declaraes amplas; As fontes de dados so as ... A coleta de dados feita pelo ... A anlise dos dados feita a partir das descries verbais, anlise lgicas das informaes.

Formular uma questo; Identificar um grupo para estudar a questo; O pesquisador introduz a proposta de pesquisa ao grupo; O pesquisador pode atuar como um observador privilegiado do grupo; O pesquisador v e ouve atentamente; A pesquisa etnogrfica pode durar uma semana ou duas como tambm pode durar vrios anos;

As observaes e os registros produzem uma vasta quantidade de anotaes escritas; A anlise dos dados, que em alguns casos exige muito mais tempo do que a coleta; O maior apelo da pesquisa etnogrfica poder construir, melhor que qualquer outro tipo de pesquisa; A etnografia tem sido alvo de crticas, principalmente sobre a confiabilidade dos dados.

A pesquisa-ao uma metodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2), com a orientao metodolgica da pesquisa-ao, os pesquisadores em educao estariam em condio de produzir informaes e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nvel pedaggico, o que promoveria condies para aes e transformaes de situaes dentro da prpria escola.
A pesquisa-ao uma metodologia participativa que vem sendo cada vez mais utilizada por professores-pesquisadores do mundo inteiro

Outros dois autores, Kemmis e Mc Taggart (1988, apud ELIA e SAMPAIO, 2001, p.248), ampliam esta forma de entendimento do conceito de pesquisa-ao com as seguintes palavras:
"Pesquisa-ao uma forma de investigao baseada em uma autorreflexo coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justia de suas prprias prticas sociais e educacionais, como tambm o seu entendimento dessas prticas e de situaes onde essas prticas acontecem. A abordagem de uma pesquisa-ao apenas quando ela colaborativa... (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248).

A forma inicial de pesquisa-ao caracterizada pela colaborao e negociao entre especialistas e prticos, integrantes da pesquisa. De incio, havia uma tenso acentuada entre os componentes sobre o controle e autonomia do trabalho. Os especialistas, ansiosos para preservar sua autonomia profissional no mbito curricular; e os prticos, para validar suas ideias e teorias perante a academia. O aspecto inovador da pesquisa-ao se deve principalmente a trs pontos: carter participativo, impulso democrtico e contribuio mudana social. Hoje, a pesquisa-ao beneficia seus participantes por meio de processos de autoconhecimento e quando enfoca a educao, informa e ajuda nas transformaes.

Segundo Elliott (1997, p.15), a pesquisa-ao permite superar as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prtica docente, ou seja, entre a teoria e a prtica, e os resultados ampliam as capacidades de compreenso dos professores e suas prticas, por isso favorecem amplamente as mudanas. A pesquisa-ao no deve ser confundida com um processo solitrio de autoavaliao; mas, sim, como uma prtica reflexiva de nfase social que se investiga e do processo de se investigar sobre ela. Segundo Elliot (1997, p.17), a pesquisaao um processo que se modifica continuamente em espirais de reflexo e ao, onde cada espiral inclui:

Aclarar e diagnosticar uma situao prtica ou um problema prtico que se quer melhorar ou resolver; Formular estratgias de ao; Desenvolver essas estratgias e avaliar sua eficincia; Ampliar a compreenso da nova situao; Proceder aos mesmos passos para a nova situao prtica.

AGRADECEMOS AO PROFESSOR PALHANO POR ESSA RICA OPORTUNIDADE DE CRESIMENTO NO MBITO ACADMICO E TAMBM AOS COLEGAS DE SALA QUE SEMPRE COLABORAM COM TROCAS DE INFORMAES. OBRIGADO!

You might also like