You are on page 1of 108

Sade, Higiene e Segurana no Trabalho

Objectivos Gerais
No Final da sesso os formandos devero ser capazes de: Identificar a importncia, objectivos e fundamentos da SHST, no ordenamento jurdico e sua aplicao nas empresas.

Introduo
A funo higiene e segurana essencialmente consultiva; O seu objectivo principal reside na informao, no aconselhamento, na motivao e na coordenao; A funo HST centra as suas atenes em solues para problemas ocorridos, como para prevenir situaes potenciais de acontecer no trabalho.

Objectivos da SHST A implementao do Sistema de

Preveno de Riscos Profissionais (PRP), em Portugal, assume especial relevo econmico-social, conduzindo a uma melhoria progressiva das condies de vida nos locais de trabalho;

A existncia de servios de segurana, higiene e sade nos locais de trabalho, dever ser encarada como um factor de produtividade e de competitividade para o tecido empresarial portugus.
4
4

Objectivos da SHST Segurana, Higiene e Sade no


Trabalho no tanto uma questo da percepo que se tem sobre a A responsabilidade melhoria da produtividade. Antes, social das empresas incide: e acima de tudo, trata-se de uma questo de tica e Responsabilidade Social das organizaes!
5

Objectivos da SHST Direitos ou objectivos Humanos deve

existir respeito pela dignidade de todos. Todas as pessoas tm os mesmos direitos universais: - Liberdade - Igualdade - No-discriminao

Objectivos da SHST Trabalho decente: uma face humana para a


economia global.

Polticas transversais para promover o desenvolvimento com igualdade de gnero. Sem igualdade de oportunidade e de tratamento no Trabalho no pode existir a justia social; A SHST defende direitos humanos, sociais e econmicos a balana entre os diferentes interesses.

Objectivos da SHST Humanitrios: Existem condies de

trabalho que implicam para um grande nmero de pessoas a injustia, a misria e privaes Polticos: A injustia . gera um tal descontentamento que a paz e a harmonia universais so colocadas em perigo Econmica: A no adoo por uma nao de um regime de trabalho realmente humano um obstculo para os esforos das outras naes que desejam 8 melhorar a sorte dos trabalhadores nos

Objectivos da SHST Dimenso Econmica


Crescimento financeiro, que Governo; deve Gesto de Riscos; ser feito com Cdigos de Conduta; respeito pela Diminuio de baixas; sociedade e Diminuio de absentismo; ambiente Aumento de produo.
9

Objectivos da SHST Dimenso Ambiental


Maior eficincia energtica e de Impacte Ambiental (Eco-Eficincia); gesto Relato Ambiental; de resduos Poltica Ambiental /Sistema deReciclagem, Gesto; eliminao de fugas de Estratgia Climatrica; substancias Diminuio de fugas. contaminantes do ambiente

10

10

Objectivos da SHST Dimenso Social


Melhoria Polticas de Recursos Humanos; das Condies Atrao e Reteno de Talentos; de trabalho Motivao; Segurana Cidadania; no trabalho Igualdade de oportunidades; Adaptao d o trabalho Modelo para Fornecedores; Motivao

Servios de apoio; Igualdade de gneros.

11

11

Objectivos da SHST O objetivo fulcral da SHST :

diminuio dos acidentes de trabalho; das doenas profissionais; e dos consequentes custos econmicos e sobretudo humanos.

12

12

A Sade
A Organizao Mundial da Sade define sade como o estado de bem estar fsico, mental e social completo e no somente a ausncia de dano ou doena.

13

13

A Sade

14

14

A Sade no Trabalho A sade no trabalho o conjunto de


mtodos mdicos que tm por objectivo a vigilncia mdica e o controlo dos elementos fsicos, sociais e mentais que possam afectar a sade dos trabalhadores.

15

15

O Trabalho e a Sade O trabalho e a sade esto relacionados;

Atravs do trabalho procuramos satisfazer uma srie de necessidades (bsicas, profissionais, pessoais e sociais); Contudo, nesse processo podemos ver a nossa sade ser agredida, por exemplo se o trabalho no se realizar em condies adequadas.
16
16

O Posto de Trabalho O posto de trabalho a unidade elementar


de um processo produtivo, da sequncia de trabalho ou da prpria organizao, pois, regra geral, corresponde a cada individuo e respetiva tarefa. constitudo pelo Homem e pelos instrumentos e meios auxiliares indispensveis realizao da tarefa.

17

17

O Posto de Trabalho O posto de trabalho a unidade elementar


de um processo produtivo, da sequncia de trabalho ou da prpria organizao, pois, regra geral, corresponde a cada individuo e respectiva tarefa. constitudo pelo Homem e pelos instrumentos e meios auxiliares indispensveis realizao da tarefa.

18

18

Tarefa
Uma tarefa parte de um projecto que tem de ser cumprida dentro de um determinado perodo de tempo. As tarefas podem estar associadas em conjunto, de modo a criar Dependncias.

19

19

Perigo
Fonte ou situao com um potencial para o dano em termos de leses ou ferimentos para o corpo humano, para a sade, ou para o ambiente do local de trabalho, ou uma combinao destes; Condio associada a um determinado elemento que incorpora uma caracterstica passvel de causar dano.

20

20

Perigo
a propriedade ou capacidade intrnseca de um componente do trabalho que seja potencialmente causador de danos, podendo, deste modo, relacionar-se quer com os componentes fsicos, quer com os componentes humanos do trabalho; Em suma, o perigo pode ser definido como uma causa capaz de provocar uma leso ou um dano para a sade (ferimento, leso, doena profissional); Estes s podem eventualmente ocorrer se 21 surgir um acontecimento despoletador

21

Perigo

22

22

Risco
Probabilidade/Possibilidade de ocorrer algo Inesperado; Combinao da Probabilidade e das consequncias da ocorrncia de um determinado acontecimento perigoso; O risco profissional ento a combinao da probabilidade e da gravidade de um trabalhador sofrer um dano devido ao trabalho.

23

23

Dano
Considera-se dano a leso corporal, perturbao funcional ou doena que determine reduo na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte do trabalhador resultante directa ou indirectamente de acidente de trabalho.

24

24

Risco/Perigo
Perigos Piso danificado, escorregadio Andaime desprovido de guardacorpos Exposio ao rudo Queda de objectos em altura Exposio a agentes qumicos Riscos Queda ao mesmo nvel Queda em altura Surdez profissional Fractura Intoxicao e dermatose

25

25

Aces Preventivas ELIMINAR RISCOS quando os combatem


na origem, anulando totalmente os seus efeitos.

LIMITAR RISCOS quando os combatem na origem mas apenas limitam mais ou menos os seus efeitos. LIMITAR AS CONSEQUNCIAS quando no incidem sobre os riscos, mas sobre os seus efeitos, reduzindo a sua gravidade 26

26

Acidente
Acidente o acontecimento no planeado e no controlado no qual a aco de um agente resulta num dano pessoal; Acidente grave o acontecimento no planeado e no controlado no qual a aco de um agente resulta um dano pessoal grave ou muito grave.

27

27

Acidente de Trabalho O acidente um acontecimento no


planeado que se verifica no local e tempo de trabalho e produz directa ou indirectamente uma leso corporal, perturbao funcional ou doena de que resulte reduo na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte. OS ACIDENTES NUNCA SO FRUTO DO ACASO

EXPOSIO AO RISCO + ACONTECIMENTO DETONADOR

28

28

Acidente de Trabalho acidente de trabalho o sinistro,


entendido como acontecimento sbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho, do qual resulta uma leso corporal ou perturbao funcional e provoca uma reduo da capacidade de trabalho, reduo da capacidade de ganho ou mesmo a morte;

aplicvel ao trajecto habitual de casa para o local de trabalho e vice-versa.

29

29

Acidente de Trabalho Os AT so os indicadores imediatos e


mais evidentes das ms condies de trabalho, e dada a sua frequncia e gravidade, a luta contra os acidentes sempre o primeiro passo de toda a actividade preventiva;

Os acidentes tm causas naturais e so explicveis, e voltaro a acontecer se no descobrirmos ou controlarmos as suas causas.
30
30

Segurana no Trabalho A ST a cincia que estuda os fatores de

risco operativos, ou seja, os acidentes de trabalho; Integra um conjunto de metodologias adequadas preveno de acidentes de trabalho, tendo como principal campo de ao o reconhecimento e controlo dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo; A Segurana no Trabalho , assim, o conjunto de tcnicas e procedimentos que 31 tm por objetivo eliminar ou diminuir o

31

Incidente
Acontecimento perigoso que pode dar origem a um acidente ou ter potencial para conduzir a um acidente, mas do qual no resultam danos.

32

32

Doena Profissional Doena causada pela exposio em


consequncia da prestao de trabalho por conta de outrem e causadas por agentes identificados na lista de doenas profissionais.

33

33

Doena Profissional Do ponto de vista tcnico-preventivo, falase de doena derivada do trabalho, no de doena profissional;

Entende-se por doena derivada do trabalho a decadncia lenta e paulatina da sade do trabalhador, produzido por uma exposio crnica a situaes adversas, sejam elas produzidas pelo ambiente em que decorre o trabalho ou pela forma como este est organizado.
34
34

Preveno
Preveno o conjunto de atividades ou medidas adotadas ou previstas em todas as fases da atividade da empresa, a fim de evitar ou reduzir os riscos derivados do trabalho.

35

35

Preveno
Conjunto de mtodos e tcnicas que em conjunto pretendem, como objetivo central, evitar ou reduzir (quando no possvel eliminar), atravs de um conjunto de medidas implementadas em todas as fases (conceo/projeto, produo, comercializao, ), o nmero de acidentes e doenas profissionais da organizao.

36

36

Preveno
Em suma, preveno, a ao de evitar ou diminuir os riscos profissionais atravs de um conjunto de disposies ou medidas que devem ser tomadas no licenciamento e em todas as fases de atividade da empresa, do estabelecimento ou do servio.

37

37

Preveno Integrada Nos sistemas de preveno tem de estar


implcita a preveno integrada, cuja integrao na estrutura da organizao inclui a gesto da Segurana, Higiene e Sade no Trabalho (SHST).

A preveno integrada inclui: o planeamento as medidas organizativas as medidas de engenharia

38

38

Preveno Integrada Por exemplo, a preveno integrada


relacionada com o fator mquina diz respeito s tcnicas de segurana aplicadas pelo fabricante nas fases de desenho e construo da mquina.

Estas tcnicas podem ser: Preveno intrnseca Tcnicas de Proteo Tcnicas de formao e informao

39

39

Preveno Integrada Preveno Intrnseca - Atua simplesmente


sobre a forma, disposio, modo de montagem, princpio dos elementos construtivos funcionais da mquina, sem adicionar elementos especificamente concebidos para garantir a segurana

Exemplos: - dimensionamento de partes mecnicas; - desenhos dos circuitos nos quais as falhas no 40 sejam possveis;

40

Preveno Integrada Tcnicas de Proteo - Incorporao de


resguardos e dispositivos de proteo naquelas situaes em que no vivel a preveno intrnseca.

Exemplos: -controlo de parmetros limite de elementos de mquinas - utilizao de resguardos fixos ou de 41 elementos da mquina

41

Preveno Integrada Tcnicas de Formao e Informao indicam as condies nas quais possvel a utilizao de uma mquina sem perigo;

Evidentemente que estas tcnicas so abrangidas a qualquer fator de risco, mudando apenas o objetivo de incidncia das mesmas; Normalmente, a sua aplicao feita em paralelo. 42

42

Preveno Integrada HIGIENE, SEGURANA E MEDICINA NO


TRABALHO A Higiene Industrial, assim como a Segurana no Trabalho e a Medicina no Trabalho, constituem as chamadas tcnicas preventivas. No entanto, enquanto a Medi cina tem uma atuao fundamentalmente ao nvel individual, a Higiene e a Segurana atuam fundamentalmente sobre o ambiente de 43 trabalho, visando prevenir a ocorrncia de

43

Preveno Integrada HIGIENE, SEGURANA E MEDICINA NO


TRABALHO Do ponto de vista empresarial, a Higiene e a Segurana fazem parte da preveno de danos na empresa, conjuntamente com a segurana do produto, a proteo dos bens, a proteo do ambiente, a segurana da Informao; Paralelamente, a Higiene e Segurana so hoje considerados fatores importantes das condies de trabalho, conjuntamente 44 com ritmos e horrios, satisfao do

44

Preveno
O Regime de organizao e funcionamento das atividades de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho exige uma nova implementao da Preveno na empresa; necessrio passar de uma forma reativa de atuao (aps o dano) para uma forma ativa (antes do dano).

45

45

Preveno
A forma ativa baseia-se, em linhas gerais, no seguinte: Avaliar os riscos inerentes ao trabalho; Tomar as medidas necessrias para eliminar ou reduzir os riscos, planeando a atividade de Preveno; Controlar as condies de trabalho e o estado de sade dos trabalhadores.

46

46

Preveno
MODELO ACTIVO EXIGE: 1 - Planear a Preveno logo no incio, na conceo do modelo empresarial; 2 - Avaliar os riscos atualizando a avaliao periodicamente sempre que houver alteraes nas circunstncias; 3 - Adotar um conjunto de aes de Preveno para eliminar e/ou controlar os riscos que tenham sido detetados;
47
47

Preveno
4 - Controlar a eficcia das medidas de Preveno adotadas; 5 - Integrar a ao de Preveno na gesto da empresa. Trabalharem todos no mesmo sentido uma condio de sucesso; 6 - Informar os trabalhadores acerca dos riscos envolvido no trabalho; 7 - Formar os trabalhadores em matria de Preveno. 8 - Estabelecer uma vigilncia adequada da sade dos trabalhadores; 9 - Desenvolver atuaes perante situaes de48

48

Preveno
REQUISITOS BSICOS PARA O MODELO ACTIVO: A) A Direo tem de estar consciente das suas responsabilidades e obrigaes. B) Tem de se criar um sistema de gesto da Preveno, que deve ser mantido atualizado. C) Tm de ser atribudos os recursos humanos e materiais necessrios. necessrio que exista um
49

49

Preveno Recursos Os recursos devem ser determinados pelo

empregador, de acordo com uma das seguintes modalidades: 1. Assumindo pessoalmente a atividade de SHT 2. Designando trabalhadores para realizar as atividades de SHT 3. Criando um servio interno de SHST 4. Contratando um servio externo ou um servio inter-empresas de SHST 50 Outro dos recursos que fazem parte da

50

Preveno Recursos Cada empresa deve organizar as


atividades de Preveno de acordo com uma das quatro modalidades estabelecidas no Regime de organizao e funcionamento das atividades de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho.

Existe a possibilidade de constituir Servios combinados de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho. Os Servios Externos de Segurana,

51

51

Preveno
Princpios de proteo A aplicao dos corretos meios junto com a superviso, coordenao, treino e permanente ateno do operrio, so condicionantes para garantia uma segurana face aos riscos profissionais existentes.

52

52

Preveno
Os princpios fundamentais de proteo so os seguintes: o ponto ou zona de perigo deve ser seguro devido sua prpria posio ou disposio face ao local de trabalho; o acesso ao ponto ou zona de perigo deve estar munida de proteo, de modo a dificultar o seu acesso; devem existir meios de proteo suficientes que eliminem ou reduzam o 53

53

Preveno
A proteo pode assim ser garantida de diferentes formas, que podem ter dois focos diferentes: a proteo coletiva a proteo individual

54

54

Preveno
PROTECO COLECTIVA - Sistema de preveno assente na tomada de medidas de carcter infra-estrutural que combatem os riscos profissionais na origem, anulando ou limitando substancialmente os seus efeitos. PROTECO INDIVIDUAL - Sistema de preveno assente na tomada de medidas de carcter individual que passam por limitar as consequncias dos riscos profissionais sobre a sade dos 55 trabalhadores, individualmente

55

Avaliao de Riscos A avaliao de riscos um exame


sistemtico de todos os aspetos do trabalho, com o objetivo de identificar causas provveis de leses ou danos e determinar de que forma tais causas podem ser controladas a fim de eliminar ou reduzir os riscos.

56

56

Avaliao de Riscos A avaliao de riscos profissionais tem


assim como objetivo calcular as dimenses de:

Probabilidade de ocorrncia do acidente (Probabilidade) Consequncias possveis caso ocorra o acidente (Gravidade)
57
57

Avaliao de Riscos PARA QUE SERVE A AVALIAO DE


RISCOS: Para que o empregador possa tomar eficazmente as medidas necessrias para proteger a segurana e a sade dos trabalhadores. Tais medidas incluem: preveno dos riscos profissionais; informao aos trabalhadores; formao dos trabalhadores; 58 organizao e criao dos meios para

58

Avaliao de Riscos A avaliao de riscos compreende, pelo


menos, trs fases: 1) identificao dos perigos associados s condies de segurana, aos contaminantes (qumicos, fsicos, biolgicos) e organizao do trabalho; 2) estimar os riscos a partir de metodologias e tcnicas adequadas aos perigos detetados (gravidade; probabilidade); 3) avaliao dos riscos, tanto em termos qualitativos como quantitativos, ou seja, valorizar os riscos a partir da comparao dos resultados 59

59

Controlo de Riscos Controlar os riscos significa intervir sobre


eles, obtendo a minimizao dos seus efeitos at a um nvel aceitvel;

A eficcia do controlo depende, assim, em larga medida de tal ao incidir na fonte da sua gnese e se direcionar no sentido da adaptao do trabalho ao homem.

60

60

Controlo de Riscos O controlo consiste, no fundo, na


eliminao ou reduo da contaminao para nveis considerados seguros.

O controlo pode ser feito por: Atuao na fonte; Atuao no meio de propagao; Atuao sobre o recetor.
61
61

Controlo de Riscos Atuao na fonte: impedir ou reduzir a


formao do contaminante (ex. limitao a libertao de um agente qumico para o ambiente; substituir o agente perigoso; encerramento do processo; etc)

Atuar no meio de propagao: evitar a disperso do contaminante em concentraes perigosas para os trabalhadores; usar ventilao; rotinas de limpeza (aspirar em vez de soprar; 62 aumentar a distncia entre a fonte e o

62

Controlo de Riscos Atuao no recetor: formao e


informao; tempo de exposio; isolamento do trabalhador; sinalizao de segurana; vigilncia mdica; higiene pessoal; Equipamento de Proteo Individual.

63

63

Controlo de Riscos Evitar acidentes de trabalho e doenas


profissionais , assim, imprescindvel, mas algumas vezes no o suficiente, porque podem produzir-se outros danos para a sade, como por exemplo, a fadiga derivada da carga de trabalho, tanto fsica como mental;

Para atuar sobre estes efeitos contamos com a Ergonomia e com a Psicossociologia aplicadas Preveno de Riscos Profissionais, para alm da contribuio 64

64

Ergonomia
Em geral, podemos definir a Ergonomia como o conjunto de tcnicas, cujo objetivo a adequao do trabalho ao indivduo.

65

65

Psicossociologia
A Psicossociologia aplicada Preveno de Riscos Profissionais estuda os fatores de natureza psicossocial e organizacional existentes no trabalho, que podem ter repercusses na sade do trabalhador.

66

66

No Conformidade Qualquer desvio que possa, diretamente


ou indiretamente, conduzir a leses ou doenas, a danos para a propriedade, a danos para o ambiente do local de trabalho ou a uma combinao destes.

Das normas de trabalho; Das prticas; Dos procedimentos; Dos regulamentos; Do desempenho do sistema de gesto.

67

67

Aes de Controlo Ao preventiva - Ao para eliminar a


causa de uma potencial conformidade ou de uma potencial situao indesejvel.

Ao corretiva - Ao para eliminar a causa de uma no conformidade detetada ou de outra situao indesejvel.

68

68

Ao Preventiva
Os princpios gerais da ao preventiva so definidos pelo prprio cdigo de trabalho, assim como pelos regulamentos de segurana e higiene do trabalho. 1) Evitar os riscos; 2) Avaliar os riscos que no se possam evitar; 3) Combater os riscos na sua origem;
69

69

Ao Preventiva
4) Adaptar o trabalho ao indivduo, particularmente no que respeita conceo dos postos de trabalho, assim como escolha dos equipamentos e dos mtodos de trabalho e de produo, por forma a atenuar a monotonia e a repetio; 5) Ter em conta a evoluo da tcnica; 6) Substituir o que for perigoso pelo que apresente pouco ou nenhum perigo.
70
70

Ao Preventiva
7) Planificar a preveno, procurando um conjunto coerente que integre a tcnica, a organizao do trabalho, as condies de trabalho, as relaes sociais e a influncia dos fatores ambientais no trabalho. 8) Dar prioridade s medidas de proteo coletiva relativamente proteo individual. 9) Dar as devidas instrues aos trabalhadores.
71
71

Ao Preventiva
No trabalho, perante qualquer perigo para sade, para se ser eficiente, deve-se tentar primeiro EVITAR OS RISCOS e, se no se poder fazer o suficiente para isso, de seguida devem-se AVALIAR OS QUE NO SE POSSAM EVITAR e depois COMBATER OS RISCOS NA SUA ORIGEM; Aplicar os princpios pela ordem mencionada.
72
72

Ao Preventiva
No trabalho que realizamos existem aspetos negativos que devemos evitar ou minimizar, como o caso dos riscos profissionais; Contudo, tambm existem outros aspetos positivos que convm promover e potencializar, como por exemplo as possibilidades de evoluo do trabalhador, tanto profissionalmente, como pessoal e socialmente.
73
73

Ao Preventiva
O mundo do trabalho est a evoluir rapidamente para conseguir atingir nveis de competitividade satisfatrios, e h que analisar os efeitos benficos ou prejudiciais para a sade dos trabalhadores, a fim de se poderem adotar as medidas de Preveno adequadas.

74

74

Ao Preventiva
Entre os danos provocados sade, preciso analisar, em primeiro lugar, os acidentes de trabalho, e procurar as suas causas, evitando justific-los com a pouca sorte ou o acaso; Ser tambm necessrio descobrir os riscos que levam a contrair uma doena profissional, tendo em considerao os contaminantes existentes, a sua concentrao ou intensidade e a exposio aos mesmos.

75

75

Ao Preventiva
Para alm destes danos, verificamos que a sade dos trabalhadores tambm pode sofrer agresses em consequncia da carga de trabalho fsico e mental, e em geral, pelos fatores psicossociais e organizacionais capazes de gerar fadiga, stress, insatisfao laboral, etc. A importncia dos danos provocados sade e o sofrimento que geram deve bastar para JUSTIFICAR AS MEDIDAS QUE CONDUZEM PREVENO. Contudo, necessrio conhecer tambm76 a

76

Quadro Normativo Bsico importante conhecer e valorizar os


fundamentos jurdicos em matria de Preveno e Riscos Profissionais, para que as empresas, assim como outros organismos, cumpram os requisitos no mbito da segurana, higiene e sade no trabalho.

77

77

Cumprir as prescries de SHST e as instrues do empregador sobre esta matria; Zelar pela sua segurana e sade e de outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas aes ou omisses no trabalho.

Obrigaes dos Trabalhadores

78

78

Utilizar corretamente e segundo as instrues transmitidas pelo empregador: mquinas; Aparelhos; Instrumentos; substncias perigosas; equipamentos de proteo coletiva e individual.
79
79

Obrigaes dos Trabalhadores

Comunicar imediatamente avarias e deficincias por si detetadas que se lhe afiguram suscetveis de originarem perigo grave e iminente, assim como qualquer defeito verificado nos sistemas de proteo; Em caso de perigo grave e iminente adotar as medidas e instrues estabelecidas para tal situao, no sendo prejudicados devido aos procedimentos 80 adotados.

Obrigaes dos Trabalhadores

80

Prestar informaes, no momento da admisso, que permitam avaliar a sua aptido fsica e psquica; Tomar conhecimento da informao e participar na formao sobre segurana e sade do trabalho; Comparecer aos exames de sade; Realizar os testes que visem garantir a segurana e a sade no trabalho; Os trabalhadores s sero prejudicados se agirem com dolo ou negligncia grave. 81

Obrigaes dos Trabalhadores

81

Direitos dos Trabalhadores a) retribuio do trabalho;


b) A organizao do trabalho em condies socialmente dignificantes; c) A prestao do trabalho em condies de higiene, segurana e sade; d) Ao repouso e aos lazeres (descanso semanal e frias peridicas); e) assistncia material (em situao de desemprego); f) A assistncia e justa reparao, quando vtimas de acidente de trabalho ou de 82

82

Direitos dos Trabalhadores Ser informados e formados em matria

preventiva; Ser consultados e participar nas questes relacionadas com a Preveno de riscos; Poder interromper a atividade em caso de risco grave e iminente: Ter direito vigilncia do seu estado de sade.

83

83

Direitos dos Trabalhadores O empregador tambm dever garantir a


segurana e a sade dos trabalhadores ao seu servio em todos os aspetos relacionados com o trabalho, conforme os princpios gerais da Preveno, que foram mencionados anteriormente.

84

84

Direitos dos Trabalhadores Informao dos trabalhadores


A informao e formao ter de ser sempre atualizada e respeitante descrio dos riscos inerentes ao tipo de trabalho, empresa ou servio.

85

85

Direitos dos Trabalhadores Informao dos trabalhadores


Esta informao deve ser proporcionada nos casos de: admisso na empresa; mudana de posto de trabalho ou de funes; introduo de novos equipamentos, ou alterao das existentes; 86 atividades que envolvam trabalhadores de

86

Legislao
A diretiva Quadro abre portas a diretivas especficas, no mbito da segurana, higiene e sade no trabalho, que podem ser classificadas nos seguintes grupos, com assuntos distintos: 1) 2) 3) 4) Grupos especficos de trabalhadores Locais de trabalho Agentes contaminantes Outras diretivas
87
87

Legislao
1) Grupos especficos de trabalhadores Estas diretivas so dedicadas a grupos de pessoas especiais, s quais se pretende uma maior necessidade de proteo. Exemplos: - Trabalhadores grvidas - Trabalhadores atpicos (trabalhos temporrios)

88

88

Legislao
2) Locais de trabalho Existe uma diretiva com este ttulo, que estabelece os requisitos para o planeamento e utilizao dos locais de trabalho edificados, em geral. Alm disso, existem (ou esto em fase de estudo) vrias diretivas sobre locais de trabalho especiais (estaleiros temporrios ou mveis, indstrias extrativas por perfurao, a cu aberto ou subterrneas, 89 meios de transporte, trabalhos agrcolas).

89

Legislao
3) Agentes contaminantes Este o grupo mais numeroso e refere-se proteo dos trabalhadores face aos riscos relacionados com a exposio a agentes fsicos, qumicos e biolgicos (agentes cancergenos, amianto, chumbo, rudo, radiaes ionizantes, agentes biolgicos)

90

90

Legislao
4) Outras diretivas Entre as diretivas que no esto includas nos grupos anteriores podemos destacar, por ordem de importncia, as de utilizao de equipamentos de trabalho, equipamentos dotados de visor (ecrs de visualizao), movimentao manual de cargas, acidentes industriais graves ou a de equipamentos de proteo individual (EPIs).
91
91

Legislao
Diretivas sobre Segurana do Produto Para alm das diretivas sobre Segurana, Higiene e Sade no Trabalho, a Unio Europeia trabalha noutra frente: a da segurana do produto, ou seja, que todos os produtos que se comercializam nos pases da Unio sejam seguros, a partir do momento em que so postos no mercado.
92
92

Legislao
O smbolo CE, neste caso, uma espcie de etiqueta de produto seguro. Se se tratar de produtos cuja utilizao possa trazer um risco grave, ser exigido um exame prvio em laboratrios de ensaio devidamente certificados. Caso contrrio, permitir-se- ao prprio fabricante, sob a sua responsabilidade, que declare que os seus produtos cumprem todos os requisitos e que neles 93 estampe o smbolo CE.

93

Legislao
Em termos concretos, podemos classificar as diretivas sobre os produtos utilizados no local de trabalho em cinco grupos: 1) Mquinas; 2) Recipientes e aparelhos sob presso ou a gs; 3) Materiais eltricos e utilizveis em atmosferas explosivas; 4) Substncias e preparaes perigosas; 94 5) Outras diretivas.

94

Legislao
Mquinas Em termos concretos, existe uma diretiva sobre mquinas em termos genricos e vrias sobre tipos concretos de mquinas (carrinhos automotores, mquinas-ferramentas ) e elementos (cabos, correntes e ganchos). Recipientes e aparelhos sob presso ou a gs Diretivas sobre recipientes sob presso simples, aparelhos sob presso, garrafas 95 de gs, geradores de aerossis

95

Legislao
3) Materiais eltricos e utilizveis em atmosferas explosivas Materiais eltricos em geral e materiais (eltricos ou no) utilizveis em atmosferas explosivas

96

96

Legislao
4) Substncias e preparaes perigosas Existem vrias diretivas sobre substncias e preparaes perigosas em geral, s quais h que adicionar as de solventes, tintas, vernizes e afins, pesticidas e explosivos de uso civil. So de especial interesse as disposies que obrigam a classificar e etiquetar, e a elaborar fichas de segurana para os utilizadores das substncias e preparaes em funo da sua perigosidade.
97
97

Legislao
5) Outras diretivas Neste ltimo grupo podemos destacar a diretiva sobre equipamentos de proteo individual (comercializao de EPI) e a de produtos de construo.

98

98

A SHST e a Defesa do Trabalhador


O pilar fundamental da Segurana, Higiene e Sade no Trabalho a defesa do trabalhador; A mudana das condies laborais encontra-se muito relacionado com as preocupaes de SHST.

99

99

A SHST e a Defesa da Comunidade


A melhoria das condies de trabalho e consequente defesa dos trabalhadores, leva defesa da comunidade; A SHST visa a definio de regras que defendam os trabalhadores, ou seja, de uma comunidade com interesses comuns.

100

100

A SHST e a Defesa do Ambiente


As normas de SHST encontram-se compatveis com a proteo do ambiente, mas a preocupao das mesmas dizem respeito ao ambiente de trabalho, e no proteo ambiental; Contudo a proteo do ambiente laboral tem repercusses diretas na proteo ambiental.

101

101

A SHST e as suas Aes MEDIO DO RISCO INDICADORES


RISCOS PARA A SEGURANA (fatalidades, feridos/ incapacitados, dias de trabalho perdidos, perdas patrimoniais); RISCOS PARA A SADE (aumento de n. de casos de cancro, efeitos respiratrios ou neurolgicos); RISCOS PARA O AMBIENTE (danos nos recursos naturais, alteraes nos habitats e no ecossistema); RISCOS PARA O BEM-ESTAR (odores e cheiros desagradveis, obstrues 102

102

A SHST e as suas Aes Podemos dizer que as responsabilidades


da SHST passam por definir propostas de melhoria, proceder monitorizao de todos os parmetros que possam colocar em riscos os trabalhadores;

Pode aplicar inquritos, assim como efetuar auditorias para auxiliar nas suas tarefas.

103

103

A SHST e as suas Aes A primeira misso do servio de SHST e


ltima da Higiene, Segurana e Sade do trabalho EVITAR OS ACIDENTES e AS DOENAS PROFISSIONAIS, assim deve:

Diagnosticar os riscos a que as pessoas esto sujeitas; Calcular o valor e a extenso desses riscos; Eliminar riscos ou caso seja tecnicamente; impossvel, diminu-los para nveis 104

104

A SHST e as suas Aes As condies de higiene e Segurana


de uma empresa s so alcanadas atravs da participao de todos.

Administrao/Direo Geral Diretores Supervisores Atores Internos da HST Chefes de linha/equipa Trabalhadores
105
105

A SHST e as suas Aes A garantia da integridade fsica dos


trabalhadores depende em muito da interligao e dos respetivos meios de ligao com o exterior da organizao

Servios de HST Servios de interveno rpida externos de HST Servios de formao Servios de consultoria

Atores

106

106

A SHST e as suas Aes Devem existir tantos atores externos


quantos os necessrios de modo a que sejam garantidas as condies de higiene e segurana, que garantam a integridade dos trabalhadores, da comunidade e do ambiente.

de extrema importncia garantir UMA COMUNICAO ACTIVA ENTRE TODOS OS INTERVENIENTES.


107
107

Concluso

108

108

You might also like