You are on page 1of 30

SENSORIALIDADE: os sentidos e a produo de ambincias

Katia de Paula

[AMbinciA]

apresentao
Conceituando Ambincias Sensorialidade

Os sentidos
Espao Visual Teste de Stroop

Hegemonia da Viso?
A forma do Tato Espao Visual X Espao Ttil Espao Sonoro Espaos Aromticos Identificao Corporal Cinestesia Analisando Ambincias Aparatos metodologia aplicada

[AMbinciA]

conceituando ambincias
AMBINCIA um termo carregado de significados e confere entidade fsica espao o status de entidade potica, sensorial e multidirecional.
Segundo Augoyard (2004), a pesquisa sobre a Ambincia urbana deve abordar o aspecto fsico no apenas como uma matria que deve ser percebida, mas tambm como um instrumento social no espao ( Ibidem, 2004, p.25). Tudo o que nos cerca precede e remonta uma ambincia. Tudo o que nos rodeia produzido por prticas sociais que, por suas atividades, definem o ambiente urbano. A ambincia, desta forma, funciona como um agente de ligao entre as diversas sensaes experimentadas pelos usurios das cidades em uma dada situao. Por isso ela no pode ser reduzida a uma somatria de objetos isolados, de impresses consecutivas ou moldes de comportamentos individuais (De Paula, 2008)

[AMbinciA]

a ambincia que unifica um suporte espacial e o preenche de significados, num processo de retro-alimentao que nos permite compreender que NO percebemos a ambincia e, sim, percebemos DE ACORDO com ela. A ambincia no objeto da percepo, ela estabelece os termos da percepo, afetando todos os tipos de ao.

conceituando ambincias

GESTO

ORDINRIO

Imediata
AMBINCIA

Em toda parte

Indivisvel

Transmitida

LUGAR

PERCEPO

[AMbinciA]

Sntese esquemtica dos conceitos de Ambincia. Thibaud (2004b)

conceituando ambincias
Na realidade a ambincia que unifica uma situao e que lhe d vida (THIBAUD, 2004). Uma vez que convoca a atividade dos usurios, ela resulta numa percepo a partir da relao estabelecida pelos homens no ambiente. A ambincia no algo subjetivo "no" homem, nem algo objetivo "fora" dele, mas sim, refere-se a uma unidade indivisvel entre o homem e seu ambiente. Da dizermos que:

[AMbinciA]

1. A ambincia pode ser caracterizada conforme seu grau de pregnncia; ela indivisvel, estabelece lugar; 2. A ambincia mobiliza o corpo e sentida imediatamente atravs dos sentidos. Ela corporificada, convoca o movimento; 3. A ambincia est em toda parte, compe o cotidiano das cidades; 4. A ambincia transmitida ao homem pela percepo, uma percepo ativa, que no pode ser considerada fora do local apreendido, uma percepo situada. 5. A ambincia engloba; 6. A ambincia qualifica; 7. A ambincia se instala; 8. A ambincia religa; 9. A ambincia estimula; 10. A ambincia se vivencia.

conceituando ambincias

Por relacionar-se ao ritmo da vida cotidiana que as ambincias inspiram conceitos, demandam interpretao e oferecem temas reflexo e imaginao. Como afirma Alain Badiou (1994), no se pensa da mesma forma em todos os lugares [em todas as ambincias]. Os praticantes da cidade sabem disso. Eles percebem a pluralidade de suas ambincias, seus sintomas, indcios e mudanas. Dessa forma a ambincia toma novas significaes e modifica e modificada pelo indivduo. A ambincia opera abaixo do nvel da conscincia: ela sentida antes de ser conceituada e intelectualizada, ela corporificada. Contemplamos, tocamos, escutamos e medimos o mundo com toda a nossa existncia corporal, e o mundo experiencial passa a organizar-se e articular-se ao redor do centro do corpo. (PALLASMAA, 2006, p.66)

[AMbinciA]

conceituando ambincias

Atributos das Ambincias:


Capacidade de evocar a memria Participao nos processos de construo identitria Motivao de experincias de ordem espacial e cintica Estruturao da ideia de Lugar Reorganizao das noes estticas de uma coletividade As Ambincias podem ser:

[AMbinciA]

Fsicas Cinestsicas Sonoras/Olfativas/Tateis Miditicas Comunicacionais Cnicas Funcionais

[AMbinciA]

ambincias

sensorialidade

Se, como parece, a funo desenvolve o rgo, a no-funo o atrofia. Ser que no futuro veremos homens sem orelhas? Ou sem nariz? Ou com a coluna e o assento deformados pela transpirao deficiente? Ser esse o homem do futuro? Esperemos que no.

[AMbinciA]

O homem do futuro no ter orelhas, porque j no perceber os rudos; no ter nariz, porque j no perceber os cheiros. (MUNARI, 1998, p. 375)

os sentidos

Exterorreceptores Viso

Propriorreceptores Sentido do movimento Vestibular Cinestsico Dor

Interorreceptores Sentido da nutrio Hidratao Hormnio Oxigenao Orgnico

[AMbinciA]

Tato Audio Olfato Paladar

espao visual

vises de mundo
evidente estar de olho
No vs que o olho abraa a beleza do mundo inteiro? [...] janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo, aceitando a priso do corpo que, sem esse poder seria um tormento [...] admirvel necessidade! Quem diria que um espao to reduzido seria capaz de absorver as imagens do universo? Leonardo da Vinci

mau olhado

[AMbinciA]

cego de amor
amor primeira vista

teste de stroop

[AMbinciA]

hegemonia da viso?

[AMbinciA]

O Instituto do Mundo rabe, em Paris, [...] inteiramente concebido em funo do estmulo visual. Apesar da curiosa beleza das pupilas se dilatando e contraindo na parede diafragma, convenhamos que se trata de uma grande homenagem ao olho, em intensidade e escala.

espao visual

[AMbinciA]

a forma do tato

[AMbinciA]

Todos os sentidos, Ver uma forma incluindo a viso, so de tocar tato; os extenses do distncia, sentidos so mas especializaes do a tocar fornece tecido cutneo, e todas verificao as experincias e a confirmao da sensoriais so variantes do tato e, realidade . se Uma obra de arquitetura nao e experimentada como uma rie portanto, relacionadas (Montagu, 1988, p. 127) de imagens isoladas na retina, e sim em sua esse ncia material, tatilidade. corprea e espiritual totalmente integrada. Ela oferece formas e (PALLASMAA) superfcies agradveis e configuradas para o toque dos olhos e dos demais sentidos, mas tambm incorpora e integra as estruturas fsicas e mentais, dando maior coerncia e significado nossa experincia existencial. (PALLASMAA, p.10)

espao visual X tatil

A cidade contempornea e a cidade dos olhos, do distanciamento e da exterioridade. (PALLASMAA, p. 29)

[AMbinciA]

A cidade ttil e a cidade da intimidade e proximidade. (PALLASMAA, p. 29)

espao sonoro Eu observo um objeto, mas o som me aborda; o olho alcana, mas o ouvido recebe. As edificaes no reagem ao nosso olhar, mas efetivamente retornam os sons de volta aos nossos ouvidos. (PALLASMAA, p. 44-45)

[AMbinciA]

espao sonoro museu judaico de Berlim

[AMbinciA]

espao sonoro

Eu observo um objeto, mas o som me aborda; o olho alcana, mas o ouvido recebe. As edificaes no reagem ao nosso olhar, mas efetivamente retornam os sons de volta aos nossos ouvidos. (PALLASMAA, p. 44-45)

[AMbinciA]

espao sonoro canto gregoriano

[AMbinciA]

espao sonoro o caso Australiano


Residentes de uma vila australiana, assustados com o aumento do crime nas ruas, juntaram-se e decidiram que a melhor maneira de confrontar o problema era retirando os delinquentes da rua principal aps o anoitecer. Em vez de adotar uma postura policial [...] escolheram tocar musica clssica. Cada quarteiro comeou a tocar sons de Mozart, Bach, Beethoven e Brahms. Em menos de uma semana, a cidade percebeu uma queda drstica nos ndices de criminalidade. (LINDSTROM, p. 75)

[AMbinciA]

O som na propaganda marketing sensorial

Voc sabia que a crocncia dos cereais Kellog foi desenvolvida em laboratrio e patenteada?

[AMbinciA]

espaos aromticos

O som faz os olhos se lembrarem. Bachelard "Cada cidade tem seu espectro de sabores e odores. "
(PALLASMAA, p. 50)

[AMbinciA]

"Por que as casas abandonadas sempre tm o mesmo cheiro oco? Seria porque aquele cheiro particular e estimulado pelo vazio observado pelos olhos? Helen Keller conseguia reconhecer uma velha casa de campo por- que ela tem diversos nveis de odores deixados por uma sucesso de famlias, plantas, perfumes e cortinados (PALLASMAA, p. 50)

identificao corporal - cinestesia


A mente v, a linguagem v, o corpo visita. Ele sempre excede seu stio e sai de seu papel ou de sua palavra, ou seja: nenhum corpo jamais cheirou o odor nico de uma rosa. O entendimento, talvez a lngua, certamente, realizam essa performance de isolamento ou seleo. O corpo cheira uma rosa e mil odores em torno e ao mesmo tempo toca a l, v uma paisagem mltipla e estremece com as ondas de som, ao mesmo tempo recusa todo esse borro sensvel para imaginar a seu bel-prazer, recolher-se abstratamente ou cair em xtase, trabalhar ativamente ou interpretar seu estado de dez maneiras sem deixar de experiment-los.

[AMbinciA]

analisando ambincias

COMO EXPLORAR AMBINCIAS? COMO ANALISAR AMBINCIAS?

[AMbinciA]

Para Thibaud (2004, p.146), o lugar resulta de um investimento corporal indissocivel de seu poder de expresso, o que tambm nos faz abandonar as antigas teorias do ambiente sem qualidades por uma abordagem do espao encarnado.

aparatos metodologia aplicada


A etnoTOPOgrafia dinmica fundamenta-se em QUATRO PROCEDIMENTOS BSICOS:

ERRNCIAS URBANAS

Correspondem ao MTODO que ir conduzir o corpo do pesquisador em campo, fazendo-o ANDAR COM E COMO O PESQUISADO

parte do processo de INVESTIGAO e INTERPRETAO do fato urbano, corresponde ao local de onde emerge a escrita sobre as ambincias. As imagens capturadas NO CMERA NA MO so utilizadas apenas como instrumento de interpretao da pesquisa, mas, passam a COMPOR o OLHAR e definir o mudana de atitude do pesquisador arquiteto a partir RITMO da observao CORPORAL do pesquisador.

[AMbinciA]

ver e OBSERVAO DIFERIDA DO MATERIAL PRODUZIDO, o roteiro, ambincia ROTEIRO no a cmera na mo que resolver todos os pesquisador e sim oPENSAR mtodo INCORPORA OSPROBLEMAS LUGARES E OS do TEMPOS ELEITOS PARA SE A que conduzir o seu olhar e a sua escuta em campo, do contrrio sua percepo se limitar as
CIDADE VIVIDA e orienta o processo de investigao das ambincias.

diferida, possa ensaiar novas formas de Preparado ANTES DE CADA IDA tambm de ouvir a a campo e RE-ESCRITO APS A

mesmas condies de uma pesquisa baseada em mtodos tradicionais


OBSERVAO DIFERIDA

operao de FRAGMENTAO do todo observado auxilia na SISTEMATIZAO e MAPEAMENTO dos dados coletados em campo.

aparatos metodologia aplicada

Cmera na Mo: registrando o Deslocamento

[AMbinciA]

Figura 04-01: Material bruto produzido pelas filmagens

aparatos metodologia aplicada


Roteiro: preparando as idas a campo

[AMbinciA]

Figura 04-02: Roteiro do dia 21 de agosto de 2007. Os desenhos em preto indicam pontos que deveriam ser investigados e em vermelho marcam o local, onde na data da pesquisa, ocorreram os encontros entre pesquisador e pesquisado.

aparatos metodologia aplicada


Observao Diferida

[AMbinciA]

Figuras 03-04: Material decupado e separado por conceitos

agora com vocs!!!

[AMbinciA]

Cada cidade tem o seu eco o qual depende do padro e da escala de suas ruas bem como de suas matrias e estilos arquitetnicos predominantes. (PALLASMAA,
2006, p. 50-52)

You might also like