You are on page 1of 39

Engenharia de Segurana do Trabalho

Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva

Prof. Andrea Fregolente

Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva Cronograma


11/08 Apresentao - Legislao sobre EPIs/EPCs - Atividades de Risco 14/08 Proteo dos membros inferiores e superiores - Proteo nos trabalhos com produtos qumicos - Proteo da cabea 18/08 Proteo visual e facial - Proteo auditiva - Proteo respiratria

Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva Cronograma

11/08 Apresentao
- Legislao sobre EPIs

- Intervalo
- Atividades de Risco

Definies

O que Segurana do Trabalho ?


Segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Qual a estrutura da equipe?


*Tcnico de Segurana do Trabalho, *Engenheiro de Segurana do Trabalho, *Mdico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes.

Definies ...
Porque se preocupar com a Segurana do Trabalho?
Porque exigido por lei. Por outro lado, a Segurana do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relaes humanas no trabalho.

O que acidente de trabalho?


Acidente de trabalho aquele que acontece no exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional podendo causar morte, perda ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

Definies ...
O que acidente de trabalho? Cont...
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

o acidente que acontece quando voc est prestando servios por ordem da empresa fora do local de trabalho o acidente que acontece quando voc estiver em viagem a servio da empresa o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. doena profissional (as doenas provocadas pelo tipo de trabalho. doena do trabalho (as doenas causadas pelas condies do trabalho.

Definies ...
O que acidente de trabalho? Cont...

O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:


1. Ato Inseguro: o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que est fazendo, que est contra as normas de segurana. So exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurana contra quedas, ligar tomadas de aparelhos eltricos com as mos molhadas e dirigir a altas velocidades. 2. Condio Insegura: a condio do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. So exemplos de condies inseguras: instalao eltrica com fios desencapados, mquinas em estado precrio de manuteno, andaime de obras de construo civil feitos com materiais inadequados.

Legislao sobre EPIs/EPCs Equipamentos de Proteo individual / Coletiva


Consolidao das Leis do Trabalho (CLT)
Lei 6514 de dezembro de 1977 = Captulo V da CLT = regulamentao de segurana e medicina no trabalho. Seo IV do captulo V, composta pelos artigos 166 e 167, estabelece a obrigatoriedade de a empresa fornecer o EPI gratuitamente ao trabalhador, e a obrigatoriedade de o EPI ser utilizado apenas com o Certificado de Aprovao (CA) emitido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE).

Artigo 166 - A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. Artigo 167 - O equipamento de proteo s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho.

A regulamentao sobre o uso do EPI estabelecida pelas Normas Regulamentadoras 6 e 9 do MTE. NR 9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais - no item relativo s medidas de controle, prev a utilizao do EPI como uma dessas medidas.
***O EPI s deve ser utilizado aps a comprovao da impossibilidade de adoo de medidas de proteo coletiva***

Definio: ...considera-se EPI, todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

6.3. A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situaes de emergncia.

6.4. Atendidas as peculiaridades de cada atividade profissional, e observado o disposto no item 6.3, o empregador deve fornecer aos trabalhadores os EPI adequados, de acordo com o disposto no ANEXO I desta NR.

NR 6- MEDIDAS DE CONTROLE Medidas de controle Quando comprovado pelo empregador ou instituio a inviabilidade tcnica da adoo de medidas de proteo coletiva, ou quando estas no forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantao, ou ainda em carter complementar ou emergencial, devero ser adotadas outras medidas, obedecendo-se seguinte hierarquia: 1.medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho; 2. utilizao de Equipamento de Proteo Individual - EPI.

UTILIZAO DE EPI 1. seleo do EPI adequado tecnicamente ao risco que o trabalhador est exposto e atividade exercida, considerando-se a eficincia necessria para o controle da exposio ao risco e o conforto oferecido segundo avaliao do trabalhador usurio; 2. programa de treinamento dos trabalhadores quanto a sua correta utilizao e orientao sobre as limitaes de proteo que o EPI oferece; 3. estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI, visando garantir as condies de proteo originalmente estabelecidas; 4. caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificao dos EPIs utilizados para os riscos ambientais.

Processo de certificao de equipamentos de proteo individual O processo de certificao de EPIs est estabelecido nos itens 6.2, 6.9, 6.11 e 6.12 da NR 6 e no Anexo II dessa norma A adoo da certificao: Sistema Nacional de Metrologia (SINMETRO) coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO).

Os EPIs sero certificados a partir da realizao de ensaios em amostras coletadas por Organismos de Certificao de Produtos (OCP) e da avaliao contnua dos sistemas de controle da produo desses equipamentos.

Observaes... Nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador. CIPA: Comisso Interna de Preveno de Acidentes NR 5 (Objetivo: a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho,
de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador)

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/ nr_05.asp

DIREITOS E DEVERES EMPREGADORES 6.6 - Cabe ao empregador 6.6.1 - Cabe ao empregador quanto ao EPI :
1.adquirir o adequado ao risco de cada atividade; 2. exigir seu uso; 3. fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; 4. orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; 5. substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; 6. responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, 7. comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.

DIREITOS E DEVERES EMPREGADOS 6.7 - Cabe ao empregado 6.7.1 - Cabe ao empregado quanto ao EPI:
1.usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; 2. responsabilizar-se pela guarda e conservao; 3. comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, 4. cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado

IMPORTANTE!!!
6.9.3. Todo EPI dever apresentar em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA.
6.10. Restaurao, lavagem e higienizao de EPI

6.10.1. Os EPI passveis de restaurao, lavagem e higienizao, sero definidos pela comisso tripartite constituda, na forma do disposto no item 6.4.1, desta NR, devendo manter as caractersticas de proteo original.

COMPETNCIAS DO TEM
Item 6.11.1 da NR 6 a)cadastrar o fabricante ou importador de EPI; b) receber e examinar a documentao para emitir ou renovar o CA de EPI; c) estabelecer, quando necessrio, os regulamentos tcnicos para ensaios de EPI; d) emitir ou renovar o CA e o cadastro de fabricante ou importador; e) fiscalizar a qualidade do EPI; f) suspender o cadastramento da empresa fabricante ou importadora; e, g) cancelar o CA.

COMPETNCIAS DO TEM
6.11.2. Cabe ao rgo regional do MTE: fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EPI; e, c) aplicar, na sua esfera de competncia, as penalidades cabveis pelo descumprimento desta NR. **Amostras do EPI podem ser requeridas para testes em laboratrios autorizados, podendo o EPI ser recolhido, descredenciado e perder o CA (certificado de aprovao)**

SOBRE A NR 9
Estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

ONDE PESQUISAR MAIS ???? A legislao referente s questes de segurana e sade do trabalhador (Lei 6514, NR 6 e NR 9): Ministrio do Trabalho e Emprego www.mte.gov.br ***http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamenta doras/ Os procedimentos para avaliao de conformidade de produtos e a legislao correspondente: INMETRO www.inmetro.gov.br

Atividades de Risco
O que so Atividades de Risco?
"Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem".

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 8 Edificaes circulao e proteo contra intempries Norma Regulamentadora N 9 - Programas de Preveno de Riscos Ambientais j citado anteriormente , e como se desenvolve as atividades de implantao Norma Regulamentadora N 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade medidas de controle, medidas de proteo coletiva, medidas de proteo individual, segurana em projetos, redes desenergizadas e energizadas, AT, qualificao, habilitao, e autorizao dos trabalhadores, proteo contra incndio e exploso,... Norma Regulamentadora N 11 Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais ajudantes, piso, iluminao, cobertura, sadas de emergncia desobstrudas... Norma Regulamentadora N 12 Mquinas e Equipamentos pisos sempre limpos, rea de circulao, faixa livre entre as mquinas, liga/desliga, isolamento eltrico, rudos e vibraes...

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 13 Caldeiras e Vasos de Presso presso de acordo com o projeto dimensionado, placa do dados de fabricao e informaes, reviso de 25 anos, registros de inspees e ocorrncias ... Norma Regulamentadora N 14 Fornos material refratrio, no radiante, sem acmulo de gases, no ocorrer retrocesso de chama, ter chamin para sada dos gases queimados Norma Regulamentadora N 15 Atividades e Operaes Insalubres: Rudo contnuo ou intermitente/ Rudos de impacto/ Exposio ao calor / Radiao ionizantes / Condies hiperbricas / Agentes qumicos (As, Carvo, Pb, Cr, P, Hg, Si, C6H6) / Poeiras minerais / Agentes biolgicos.

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 16 Atividades e Operaes Perigosas trabalhos com explosivos e inflamveis Norma Regulamentadora N 17 Ergonomia levantamento, transporte e descarga de materiais; Mobilirio dos postos de trabalho; Equipamentos; Ambiente; Organizao Norma Regulamentadora N 17 Anexo I - Trabalho dos Operadores de Checkouts Norma Regulamentadora N 17 Anexo II - Trabalho em Teleatendimento / Telemarketing Norma Regulamentadora N 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo 38 itens sobre!!!

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 19 Explosivos manuseio, armazenagem, local da cosntruo dos depsitos... Norma Regulamentadora N 19 Anexo I - Segurana e Sade na Indstria de Fogos de Artifcio e outros Artefatos Pirotcnicos Norma Regulamentadora N 20 Lquidos Combustveis e Inflamveis ponto de fulgor igual ou superior a 70, distncia entre tanques, GLP, Norma Regulamentadora N 21 Trabalho a Cu Aberto abrigo contra intempries abrigos de obras, servios de caseiro...

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 22 Segurana e Sade Ocupacional na Minerao 37 itens !! Norma Regulamentadora N 23 Proteo Contra Incndios alarmes, sadas, equipamentos de combate, exerccios peridicos, classes de fogo e extintores, rea isoladas, identificaes, escadas, elevadores, portas corta-fogo... Norma Regulamentadora N 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho aparelho sanitrio, gabinete sanitrio, banheiro, vestirios, refeitrio, cozinhas, alojamento...

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 25 Resduos Industriais gasosos, lquidos e slidos, descarte indevido leis sobre. Norma Regulamentadora N 26 Sinalizao de Segurana cores e rtulos e placas Norma Regulamentadora N 29 Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Porturio Norma Regulamentadora N 30 Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio Norma Regulamentadora N 30 - Anexo I - Pesca Comercial e Industrial

Atividades de Risco
NRs e as atividades
Norma Regulamentadora N 31 Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura Norma Regulamentadora N 32 Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade Norma Regulamentadora N 33 Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados vigia, placas de sinalizao, capacitao de funcionrios, salvamento e resgate

Atividades de Risco

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Trabalho em Altura; Iamento de Cargas; Escavao e Trabalho em Cavas; Servio a Quente prximo rea Classificada; Servios Eltricos em Equipamento Energizado / Proximidade Rede Eltrica; Remoo de Tanque Subterrneo ...

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Trabalho em Altura

Principais cenrios de Risco:


Queda de pessoas; Queda de materiais (durante montagem do andaime ou transporte materiais de/para a plataforma); Tombamento do andaime; Contato com Rede Eltrica; Interferncia com reas Classificadas;

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Trabalho em Altura
A falta de um padro rgido de qualidade demonstra falta de prioridade. Falta de prioridade leva imprudncia...

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Escavao

Trs pedreiros cavavam para construir um muro de conteno, quando houve um deslizamento e dois deles ficaram soterrados. Um parcialmente (pernas) sem ferimentos e outro completamente soterrado, sendo resgatado pelo corpo de bombeiros com vida, mas com fratura em um dos braos.

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Servios a Quente

Principais cenrios de Risco:


Ignio de resduo de produtos em bombas / piso; Ignio de produto ou vapores (interfaces com abastecimento / descarga / outras operaes); Ignio de vapores - respiro; Ignio de produto ou vapores por uso de equipamento eltrico / eletrnico inadequado; Ignio de produto ou vapores por falha no isolamento eltrico

So Servios a Quente:

Servios de Solda ou Corte; Servios com Esmerilhadeira / Lixadeira;

Requerem os mesmos cuidados dos Servios a Quente:


Quebra de Concreto; Uso de equipamento eltrico / eletrnico porttil

Atividades de Risco
Principais Procedimentos: Principais cenrios de Risco: Equipamento com proteo adequada.

Ignio deoutros resduo de produtos No utilizar pulseira, colar ou objetos que em bombas / piso; Ignio produto vapores (interfaces com possam prender no disco e de agravar umou incidente. Jaqueta para dentro da cala. abastecimento / descarga / outras operaes); Servios de Proteo facial indispensvel. Ignio de vapores - respiro; Esmerilhamento Disco de esmerilhar apropriado. Ignio de produto ou vapores por uso de No utilizar esmerilhadeira para corte de materiais. equipamento eltrico / eletrnico inadequado; Servios de corte somente com serra manual Ignio de produto ou vapores por falha no ou, em ltimo caso, maarico. Servios de isolamento eltrico Lixamento
Servios de Solda

Somente com solda eltrica; Equipamento em perfeitas condies; Equipamento de solda fora da rea de risco

Sempre que possvel, utilizar lixa manual; Em ltimo caso, utilizar equipamento eltrico com proteo adequada.

Atividades de Risco
Exemplos de Atividades
Servios Eltricos / Proximidade de rea Eltrica

Principais cenrios de Risco:


Eletrocusso: - Mo-de-obra no qualificada; - Procedimento e/ou Controle Inadequado; - Falha de Isolamento / Sinalizao; - Falha na avaliao / inspeo do ambiente; - Falta de aterramento - Outros motivos; Fogo / incndio - Circuito NIS - rea Classificada; Fogo / incndio - Mal uso; Danos a equipamentos - Mal uso;

Atividades de Risco

You might also like