You are on page 1of 49

UsinasUsinas Hidreltricas

Prof. Gnova

Topologia do Rio So Francisco

Dados sobre o Rio So Francisco: Nascente: Serra da Canastra, municpio de So Roque de Minas (MG); Penedo (AL) Foz (Delta): Brejo Grande (SE) e Piaabuu (AL); Extenso: 3.200 km;

Grande Canion do Rio So FCO

Planta de uma Usina Hidreltrica Vista superior

Planta de uma Usina Hidreltrica Vista em corte

Usinas Hidreltricas
Usinas a Fio dgua ou acumulao: Usinas a Fio dgua so usinas que no dispem de uma bacia de acumulao significativa, e cuja produo inconstante, pois dependem das oscilaes da vazo do rio. Ex. UHE de PA I, II e III.

Usinas Hidreltricas
Usinas de acumulao so usinas que possuem grandes reservatrios, onde a gua armazenada, podendo fornecer potncia constante por longos perodos, inclusive nos perodos secos onde a gua acumulada garante uma produo plurianual. Ex. UHE de Trs Marias, Sobradinho

Componentes de uma UHE: 1. Barragem

Vista geral da barragem da UHE de Xing

Usinas Hidreltricas
Barragem Parede formada de terra, enrocamento, concreto ou mista, destinada a represar as guas de uma rio, ou desvia o curso do rio, para a formao do lago artificial, de forma a produzir a elevao do potencial aproveitvel.

2. Tomada dgua

Usinas Hidreltricas Tomada dgua Faz a ligao do lago artificial ao canal adutor ou conduto forado. A tomada dgua a porta de entrada do circuito de guas para a turbina. A tomada dgua dotada de grelhas com a finalidade de que os detritos ou sujeiras que estejam em suspenso na gua no cheguem at as turbinas.

Usinas Hidreltricas 3. Canal Adutor Estabelece a ligao entre a tomada dgua e o conduto forado. Em algumas Usinas faz a ligao entre a tomada d gua e a cmara de carga. O canal adutor pode ser ao ar livre, ou por meio de tneis e galerias ou mesmo atravs de tubulao, como o caso de Xing. Neste caso o canal adutor se confunde com o conduto forado.

Usinas Hidreltricas 4. Cmara de Carga (Castelo dgua) Fica localizado entre o canal de aduo e os condutor forados. Nesse local as presses so desenvolvidas e estabelecidas adequadamente para o funcionamento das turbinas .

Usinas Hidreltricas 5. Torre Piezomtrica (Chamin de Equilbrio) Constitui-se num tubo aberto ao ar livre intercalado no sistema adutor. Substitui a cmara de carga quando o canal adutor for constitudo por um tnel sob presso. Sua principal finalidade reduzir as sobrepresses ocasionadas pelo golpe de ariete nas paredes dos condutos (Atenuar o impacto do golpe de arete). Normalmente a chamin de equilbrio usada quando a tubulao de aduo da turbina envolve grandes distncias.

Golpe de Ariete = Choque causado pela sbita parada da corrente lquida em um conduto forado. Quando o distribuidor da turbina fechado a velocidade da massa dgua se transforma num aumento de presso nos rgos adutores, que se propagam em ondas com grande velocidade no sentido montante at a tomada dgua, numa bacia com nvel dgua livre. Logo em seguida a onda refletida em sentido contrrio e percorre o sistema de aduo no sentido jusante, diminuindo a presso. Este fenmeno denominado de golpe de arete.

6. Conduto Forado

Usinas Hidreltricas Conduto Forado Conduz a gua sob presso necessria turbina. Os condutos forados tambm so dotados de grelhas para evitar que detritos e sujeiras cheguem as turbinas.

7. Casa de Fora (Usina e Turbina)

Usinas Hidreltricas Casa de Fora (Usina e Turbina) a edificao na rocha ou em concreto, onde esto instaladas as bombas hidrulicas, necessrias para a transformao da energia potencial da queda dgua, em energia mecnica, e posteriormente a sua transformao em energia eltrica atravs dos geradores.

Usinas Hidreltricas 8. Canal de restituio ou de Fuga (Tubo de suco)

Usinas Hidreltricas Canal de restituio ou de Fuga (Tubo de suco) o caminho que leva a gua que passou nas turbinas ao curso normal do rio. Detalhes das guas sendo restitudas ao curso normal do rio aps passar pelas turbinas de PA I, II e III (Veja o fluxo de gua saindo de 3 tneis com a gua de aspecto branco espumante em contraste com a gua barrenta.)

Usinas Hidreltricas 9. Vertedouro

Usinas Hidreltricas Vertedouro o sistema extravasor de guas do lago artificial, sendo constitudo pelas comportas e calha de descarga, para despejar a gua que no passa nas turbinas de volta ao leito do rio. O vertedouro utilizado na poca de enchentes para regular o nvel do lago, ou para manter o abastecimento regular do nvel do reservatrio da prxima usina a jusante.

Comporta de vertedouro

Esquema de uma UHE

Hidreltrica de Itaipu

Usina Hidreltrica 10. Condies que devem reunir as turbinas para um bom funcionamento: Permitir o aproveitamento de qualquer salto Fazer o aproveitamento com elevado rendimento Permitir uma elevada velocidade angular Permitir uma regulagem adequada Permitir fcil acesso aos rgos importantes da turbina Permitir um eixo vertical, horizontal ou transversal.

Usina Hidreltrica
11. As turbinas so constitudas basicamente dos seguintes elementos: Rotor - rgo mvel Distribuidor rgo direcional Caixa rgo de sustentao

Usina Hidreltrica
12. Principais tipos de turbinas usadas: Existem mais de 12 tipos de turbinas projetadas, no entanto as mais difundidas e aplicadas so as do tipo, FRANCIS, KAPLAN, PELTON e BULBO.

Usina Hidreltrica
Tipos de turbinas: Turbina Fourneyron (1827); Turbina Jonval-Henschel (1837); Turbina Zuppinger (1840); Turbina Pelton (1846); No Brasil utilizada na UHE Henry Borden(Cubato), h=720m Turbina Howd (1848); Turbina Francis (1849); Turbina Schwankrug (1850); Turbina Girard (1863); Turbina Michell (1903); Turbina Kaplan (1912); Turbina Banki (1917); Turbina Bulbo ou Tubular (1930-1950); Turbina Driaz (1956).

Usina Hidreltrica
12.1. Turbina FRANCIS (tipo com caixa espiral) (1849): A trajetria do lquido do tipo radial, atravs do caracol, do tipo reao (no existe toda a transformao da energia potencial em cintica) e tem sua melhor aplicao para mdias vazes e mdias alturas: q e h (h entre 50m e 200m)

Usina Hidreltrica - Turbina Francis

Usina Hidreltrica

A potncia da turbina dada pela seguinte expresso:


. . Q . H 75
= Rendimento da turbina; = Peso especfico da gua = 1000 km/m2; Q = Vazo, em m3/s H = Queda disponvel, em metros. As variaes da potncia da turbina se fazem pela mudana da vazo Q, uma vez que impraticvel se variar H.

P=

Montagem da turbina Francis de Itaip

Turbina Francis da UHE de 3 Gargantas na China

Usina Hidreltrica

Detalhe do iamento do distribuidor com as ps diretrizes fixas, para acoplamento da turbina tipo Francis, durante os trabalhos de construo da UHE de XING.

Usina Hidreltrica

12.2. Turbina KAPLAN (tipo hlice) (1912): A trajetria do lquido axial, e a turbina do tipo reao (no existe toda a transformao da energia potencial em cintica) e tem sua melhor aplicao para grandes vazes e pequenas alturas: Q e h. (h entre 10 e 50m)

Usina Hidreltrica - Turbina Kaplan

Usina Hidreltrica - Turbina Peltron 12.3. Turbina PELTON (tipo injetora) (1846): A Trajetria do lquido de forma tangencial, do tipo ao (praticamente toda energia potencial transformada em cintica) e tem sua melhor aplicao para pequenas vazes e grandes alturas: q e H. (H entre 200 e 1500m).

Turbina Pelton

Corte transversal de uma turbina PELTON com dois injetores, eixo horizontal, ps e coroa em uma nica pea.

UHE Henry Borden na Serra do Mar com queda de 720m, com mquinas Pelton

Usina Hidreltrica - Turbina Bulbo


12.4. Turbina Bulbo ou Tubular (1950) A trajetria do lquido axial e adequada para baixas quedas e altas vazes. A unidade geradora Bulbo constituda por uma turbina Kaplan de eixo horizontal acoplada a um gerador sncrono que se encontra dentro de uma cpsula metlica estanque totalmente imersa no fluxo hidrulico.

Usinas hidreltricas Condutos forado da UHE de Itaip

Usinas hidreltricas Conjunto girante na maquete da UHE de Xing

You might also like