You are on page 1of 180

Reviso Vestibular 2012/13

Como Estudar Histria...


Voc deve analisar os eventos histricos, mas sem aquela preocupao de memoriz-los. A "decoreba" tornou-se raridade no vestibular, pois agora predominam questes interpretativas, mais subjetivas, opinativas... O examinador fornece-lhe um texto, escrito por algum historiador prestigiado tipo Eric Hobsbawn, Eduardo Galeano ou Leo Huberman, e voc acaba induzido (canalizado) a assinalar a alternativa correta. Espera-se!

Conhecer o fato histrico no basta; agora necessrio saber interpret-lo de acordo com o matiz ideolgico dos examinadores. Certas questes abordam crticas veladas (ou at declaradas) globalizao, ao neoliberalismo, etc. At a tudo bem, em Histria realmente importante assumir um pensamento mais crtico, duvidar de certos posicionamentos tradicionais ou clssicos, mas, com isso, as provas ficaram bem subjetivas. No h mais aquela objetividade dos antigos exames tipo "decoreba".

Faa resumos inteligentes: quando estudar um determinado tema (Revoluo Francesa, Feudalismo, Renascimento entre outros), focalize sua ateno nas causas e conseqncias de cada evento histrico. Quem lucrou? Quem perdeu? Como foi o processo, quais foram as ocorrncias historicamente relevantes e que podem ser exploradas no vestibular?

Para entender os processos histricos, uma dica seguir o dinheiro. Analise quem eram os detentores do poder econmico, pois os fenmenos polticos, militares e sociais geralmente escondem fortes interesses monetrios. Uma classe com poder econmico raramente admitia ficar de fora das altas esferas polticas e sociais. Mais cedo ou mais tarde, os detentores do dinheiro acabavam por tomar o poder ou por influenci-lo fortemente.

Temas que Sempre Esto em Alta


1 - Guerra Fria: a colonizao e descolonizao da frica podem vir relacionadas a temas como neocolonialismo, resistncia e independncia. "Cabem questes sobre desigualdade social e a crise econmica para discutir a situao dos emergentes".

Temas que Sempre Esto em Alta


2 - Movimentos revolucionrios populares: a chamada "primavera dos povos" foi o conjunto de revolues na Europa central e oriental que comeou em 1848. O nacionalismo fazia com que os povos de mesma origem e cultura procurassem se unir. O liberalismo opunha-se aos princpios das monarquias, o socialismo evocava reformas sociais e econmicas para sanar as desigualdades. A partir da se tem uma reorganizao dos Estados europeus, levando em conta os movimentos capitalistas. "O cenrio histrico em que isso aconteceu importante e envolve o socialismo e o liberalismo.

Temas que Sempre Esto em Alta


3 - Movimentos sociais no Brasil: um desdobramento que poderia sugerir a partir desse tema so as reformas urbanas no Rio de Janeiro no incio do sculo 20. "As elites brasileiras na primeira Repblica incorporaram o discurso moderno europeu. Havia um esforo dessa elite em fazer do Brasil um pas europeu, mas significava afastar da cidade as camadas populares, que vo agir fazendo as revoltas".

Temas que Sempre Esto em Alta


4 - Ditadura militar: neste item cabe abordar a poca de represso, desigualdades sociais durante o regime e a promulgao do AI-5 (Ato Institucional n 5), em dezembro de 1968. O "milagre econmico" tambm deve ser lembrado, a partir do crescimento econmico na poca.

Temas que Sempre Esto em Alta


5 - Reforma agrria no Brasil: o tema parece fazer mais sentido em geografia, mas aqui pode-se falar da lei de terras e das sesmarias, da Guerra de Canudos, da Guerra do Contestado e do MST (Movimento dos Sem-Terra). O tema traa um panorama do Brasil atravs da questo agrria.

6 - Transio da Idade Moderna para a Idade Contempornea: os temas clssicos entram neste item. "Aqui envolve Revoluo Francesa, Revoluo Industrial, Iluminismo e Independncia dos Estados Unidos. bom ficar atento a este perodo". 7 - Grande Depresso: a atual crise financeira nos Estados Unidos remete a um outro perodo da histria - a crise de 1929. Esse tema tem um valor extraordinrio. "Tem valor pela referncia na mdia. As comparaes entre os dois perodos aumenta a chance do examinador pensar na Grande Depresso".

DICA...
Uma prova de histria bem feita pode se apoiar no seguinte trip: Capacidade de relacionar temas histricos entre si; Capacidade de entender o vnculo da histria com a atualidade; Conhecer as datas comemorativas.

Iluminismo e Revolues Burguesas


- Iluminismo;

- Revoluo Inglesa;
- Revoluo Francesa; - Primavera dos Povos
(Revolues de 1820, 30 e 48).

Questo UNIVALI
O governo de Lus XIII na Frana foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo conflito entre a autoridade real e os protestantes franceses. Na essncia esse conflito representou:
a) o resultado da poltica de Richelieu, voltada para a consolidao do poder do rei, retirando dos protestantes a autonomia poltico militar de que dispunham. b) um dos ltimos episdios das Guerras de Religio deflagradas pela Reforma da Europa, j que a Frana seguia as determinaes de Roma. c) a resposta do rei, pelo combate dos protestantes, s perseguies sofridas pelos catlicos na Alemanha. d) o ponto de partida para a formao do chamado Estado Nacional Francs, posto que os protestantes, dominando Estados independentes na Frana, dificultavam a unificao do pas. e) a conseqncia mais visvel do choque entre os interesses econmicos da burguesia mercantil francesa, catlica, e os dos grandes latifundirios do pas, protestantes.
RESPOSTA: D

Questo UDESC
Assinale a alternativa correta, em relao chamada Primavera dos Povos: a) A Primavera dos Povos no influenciou a formao dos movimentos sociais do Sculo XIX. b) Foi uma revoluo brasileira, mas que atingiu tambm outros pases do Cone Sul. c) Houve influncia da Primavera dos Povos no Brasil atravs do movimento dos Seringueiros . d) Atribuio colocada ao movimento revolucionrio francs em 1848, que derrubou a monarquia de Luis Felipe e trouxe discusso a explorao burguesa e a dominao poltica. e) A influncia da Primavera dos Povos se restringiu s preocupaes francesas do perodo.
RESPOSTA D

DICA...
Fases da Revoluo Francesa:
Lembrar da banda de hard rock: ACDCI Assemblia Conveno Diretrio Consulado Imprio

Revoluo Industrial
Maquino fatura;

Vapor;
NECESSIDADES: 1 - mo de obra; 2 - matria prima; 3 - mercados consumidores.

Questo CESGRANRIO
A Revoluo Industrial transformou profundamente a ordem econmica mundial. Suas origens na Inglaterra relacionam-se com o(a):

a) declnio da monarquia; b) liberao de mo-de-obra da cidade para o campo; c) triunfo da ideologia liberal; d) fortalecimento do sistema familiar de produo; e) fim da hegemonia martima.

RESPOSTA: C

Guerras Mundiais
- Imperialismo; 1914/1918: Primeira Guerra Mundial

- Crise 1929;
- Nazi-Fascismo; 1939/1945: Segunda Guerra Mundial - Guerra Fria;

Questo PUC
O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras conseqncias:

a) a unificao poltica do Oriente Mdio, sob a liderana do Egito; b) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegrao dos Imprios Otomano, Austro - Hngaro e Russo; c) a ampliao do territrio alemo, em detrimento com a Polnia; d) a simplificao do mapa poltico da Eursia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados; e) a dominao da Alemanha pelas foras de ocupao aliadas.

RESPOSTA: B

Questo FUVEST
O perodo entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939), foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarizao ideolgica entre fascismo e comunismo; b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistncia fraterna entre o fascismo e o comunismo; c) estagnao das economias socialista e capitalista e aliana entre os EUA e a URSS para deter o avano fascista na Europa; d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os EUA e a URSS; e) a coexistncia pacfica entre os blocos americano e sovitico e surgimento do capitalismo monopolista.
RESPOSTA: A

Questo UNITAU
O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

a) a sada dos invasores alemes do territrio dos Sudetos, na Checoslovquia; b) a tomada do "Corredor Polons" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanski), pelos italianos; c) a invaso da Polnia por tropas nazistas e a ao da Inglaterra e da Frana em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich; d) a efetivao do "Anschluss", que desmembrou a ustria da Alemanha; e) a invaso da Polnia por tropas alems, quebrando o Pacto Germano-Sovitico.
RESPOSTA: C

Globalizao
Fenmeno capitalista comeou na poca dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revoluo Industrial. Mas o seu contedo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalizao como resultado do ps Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revoluo Tecnolgica ps Guerra Fria.

Que bom que Voc veio ao nosso mundo!?

Gerao Coca-Cola Legio Urbana Composio: Renato Russo / F Lemos Quando nascemos fomos programados A receber o que vocs Nos empurraram com os enlatados Dos U.S.A., de nove as seis. Desde pequenos ns comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocs Somos os filhos da revoluo Somos burgueses sem religio Somos o futuro da nao Gerao Coca-Cola Depois de 20 anos na escola No difcil aprender Todas as manhas do seu jogo sujo No assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa E a ento vocs vo ver Suas crianas derrubando reis Fazer comdia no cinema com as suas leis Somos os filhos da revoluo/Somos burgueses sem religio/Somos o futuro da nao/Gerao Coca-Cola/Gerao CocaCola

Depois de 20 anos na escola No difcil aprender Todas as manhas do seu jogo sujo No assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa E a ento vocs vo ver Suas crianas derrubando reis Fazer comdia no cinema com as suas leis Somos os filhos da revoluo/Somos burgueses sem religio/Somos o futuro da nao/Gerao Coca-cola

Questo UERJ

GERAO COCA-COLA: O ttulo e a letra da cano expressam a insatisfao e a viso crtica de parte da juventude brasileira da dcada de 1980, em relao a padres de comportamento dominantes na sociedade. Dois problemas caractersticos da juventude dessa dcada, que esto identificados na letra e que melhor justificam o rtulo "gerao coca-cola", so:

a) decadncia moral - rgido controle social b) pobreza econmica - limitaes culturais c) alienao cultural - insatisfao poltica d) nacionalismo musical - falta de acesso escola e) exaltao cultural - apologia ao capitalismo norte americano
resposta:[C]

Questo UEP 2010


Essa msica foi um dos grandes sucessos do primeiro lbum da banda Legio urbana, lanado em 1985. Com base no trecho citado e no conhecimento sobre esse estilo musical da dcada de 1980, correto afirmar que A) o compositor evidenciava sua admirao pela cultura norte-americana, ao apontar a Coca-Cola como emblema da juventude. B) a msica apresenta forte crtica ao mundo poltico e aos valores culturais difundidos pelo capitalismo. C) a msica expressa forte crtica ao capitalismo, principalmente pelo fato de milhares de brasileiros sobreviverem da reciclagem de lixo nas grandes cidades. D) a gerao Coca-Cola objetivava mostrar aos mais velhos a necessidade de um mundo sem religio, dominado pela juventude. E) Gerao Coca-Cola um bom exemplo das msicas ingnuas que marcaram o incio do rock nacional brasileiro, com averso s questes polticas da poca. resposta:[B]

Questo FUVEST
Qual das seguintes afirmaes explica, sucintamente, o fim da URSS?

a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denncias de Kruschev no XX Congresso do Partido. b) O regime deixou de ser sustentado pelo Exrcito, adversrio tradicional do Partido Comunista. c) A vitria militar dos EUA na Guerra Fria tornou invivel a manuteno do regime. d) O colapso do regime deveu-se crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev. e) Os lderes soviticos abandonaram a crena no socialismo e decidiram transformar a URSS em um pas capitalista.

RESPOSTA: D

O Brasil no Vestibular

A Explorao do pau-brasil

- a mo-de-obra indgena - trabalho por quinquilharias = escambo - venda da tinta na Europa = lucros para Portugal

A colonizao necessria

- ameaa de invases estrangeiras (piratas holandeses, franceses e ingleses ameaavam o litoral)

O sistema de Capitanias Hereditrias fracassou, em funo: da distncia da Metrpole; da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco foram as nicas que apresentaram resultados satisfatrios.

Aps a tentativa fracassada de estabelecer as

TOM DE SOUSA

Capitanias Hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o Governo-Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colnia. Tambm existiam as Cmaras Municipais que eram rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. A capital do Brasil neste perodo foi Salvador.

DUARTE DA COSTA MEM DE S

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de

engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo.
As

plantaes ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mo-de-obra escrava e visando o comrcio exterior.

O Pacto Colonial imposto por

Portugal estabelecia que o Brasil s podia fazer comrcio com a metrpole.

A Vida do escravo

- Muito trabalho sem remunerao (coisificao) - Castigos fsicos e tratamento desumano - Preconceito - Fugas, revoltas e formao dos quilombos - Quilombo dos Palmares lder Zumbi

DICA...
Sistema de Plantation ou Sistema Colonial: O sistema de plantation, utilizado na produo aucareira colonial, caracterizado pelo trip: Monocultura, Escravismo e Latifndio

Macete: MEL

Questo FGV
Quais as caractersticas dominantes da economia colonial brasileira?

a) propriedade latifundiria, trabalho indgena e produo monocultura; b) propriedades diversificadas, exportao de matrias-primas e trabalho servil; c) monoplio comercial, latifndio e trabalho escravo de ndios e negros; d) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportao e trabalho servil; e) propriedade minifundiria, colnias agrcolas e trabalho escravo.

RESPOSTA: C

Questo FUVEST
No Brasil colonial, a escravido caracterizou-se essencialmente:

a) por sua vinculao exclusiva ao sistema agrrio exportador; b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa escravido de ndios e negros; c) por estar amplamente distribuda entre a populao livre, constituindo a base econmica da sociedade; d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos ndios e) por impedir a emigrao em massa de trabalhadores livres para o Brasil.

RESPOSTA: C

As misses jesuticas na Amrica, tambm chamadas de redues, foram os aldeamentos indgenas organizados e administrados pelos padres jesutas. O objetivo principal das misses jesuticas foi o de evangelizar e catequizar os nativos.

As bandeiras eram expedies particulares que partiam de So Paulo durante os sculos XVI, XVII e XVIII. Geralmente ultrapassavam a linha do Meridiano de Tordesilhas o que contribuiu para aumentar consideravelmente o territrio brasileiro. Utilizavam os rios Tiet, Paran, So Francisco e os afluentes meridionais do Amazonas. De apresamento: captura de ndios

De prospeco: busca de metais preciosos


Sertanismo de contrato: captura de escravos fugitivos Mones: bandeirismo de comrcio por vias fluviais Ex: Borba Gato, Raposo Tavares, Ferno Dias, Domingos Jorge Velho.

A descoberta de ouro nos sculos XVII e XVIII vai provocar uma profunda mudana na estrutura do Brasil colonial.

Para administrar a regio mineradora foi criada, em 1702, a Intendncia das Minas, rgo responsvel pela fiscalizao e explorao das minas. Realizava a distribuio de datas-lotes a serem explorados, e pela cobrana do quinto (20% do ouro encontrado).

Apenas o Tiradentes, foi enforcado a 21 de abril de 1792, esquartejado e partes de seu corpo espalhadas entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, sua casa foi queimada e salgada, seus descendentes deserdados e durante todo o Imprio Tiradentes foi tido como conspirador e traidor, sua imagem s foi resgatada quando da proclamao da Repblica, (1889) transformando-o em heri nacional.

Foi um dos movimentos mais populares ocorridos no Brasil e dele participaram; soldados Lucas Dantas de Amorim, Luiz Gonzaga das Virgens, e Romo Pinheiro, o padre Francisco Gomes, o farmacutico Joo Ladislau Figueiredo, o professor Francisco Barreto, o mdico Cipriano Barata e os alfaiates Joo de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.

A revolta tinha um carter nitidamente popular, o que contrastava com os elementos da elite que dela participavam, tanto que os mesmos se afastavam quando reivindicavam o fim dos privilgios senhoriais como o fim da escravido e a proclamao de uma repblica democrtica.

A 12 de agosto de 1798, os rebeldes espalharam cartazes pelas igreja com Manifesto do Povo Bahiense contra a metrpole que dizia: Animai-vos, povo bahiense, que est para chegar o tempo em que seremos irmos, o tempo em que todos seremos iguais. Os rebeldes foram presos julgados, condenados e principalmente os pobres foram enforcados e esquartejados, mantendo a explorao do sistema colonial.

O PROCESSO DE INDEPENDNCIA E A VINDA DA FAMLIA REAL PARA O BRASIL

FATORES:

1-A Vinda da Famlia Real para o Brasil em 1808, esta ligado as guerras Napolenicas e ao Bloqueio Continental decretado em 1806.

Os Tratados de 1808.
1- Abertura dos Portos as Naes Amigas.
2- Revogao do alvar de 1785 que proibia a implantao de indstrias manufatureiras.

Os Tratados de 1810.
1- Tratado de Comrcio e Navegao
a) Favorecimento de taxas alfandegrias aos ingleses. Pagando apenas 15%, os portugueses 16% e as outras naes 24%. - Ficando o mercado Brasileiro carregado de produtos ingleses.

Os Tratados de 1810.
2- Tratado de Paz e Amizade. a) A Inglaterra estaria pronta para combater ao lado do Brasil. Caso este fosse atacado.

Os Tratados de 1815
1- O Brasil foi elevado a categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. a) O Brasil deixava de ser colnia e se encaminhava independncia.

Um Novo Brasil
As transformaes provocadas com a presena da Famlia Real no Brasil e legitimadas por D. Joo:

1- Fundao do Banco do Brasil. 2- Criao da imprensa rgia.

3- Abertura de duas escolas de medicina: na Bahia e no Rio de Janeiro. 4- A vinda da misso artstica Francesa coordenada por Jean Debret e Johann Rugendas. 5- Criao da Biblioteca Real, Jardim Botnico e Museu Real no Rio de Janeiro.

(FGV) A transferncia da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, proporcionou: a) A ampliao do controle metropolitano sobre as atividades coloniais e o maior enquadramento do Brasil s estruturas do Antigo Sistema Colonial. b) O estabelecimento de interesses convergentes entre membros da burocracia imperial, proprietrios rurais e comerciantes, base sociopoltica decisiva para o processo de emancipao poltica. c) A mudana da capital do Vice-reino do Brasil para o Rio de Janeiro e a compensao da perda do poderio poltico baiano, por meio de uma ampla autonomia econmica autorizada a toda a regio nordestina. d) A emergncia de uma burguesia mercantil interessada em modernizar o Brasil pelo rompimento dos laos coloniais com Portugal e a abolio imediata da escravido. e) Maior disperso dos domnios portugueses na Amrica, em funo das rivalidades regionais acentuadas e ampliadas com a elevao da cidade do Rio de Janeiro condio de capital do imprio colonial.
Resposta: B

A REVOLUO PERNAMBUCANA DE 1817

Idias: liberais e revolucionrias francesas, independncia; A priso e execuo do Major Jos de Barros Lima, pelo governador Caetano de Miranda Montenegro.

Poltica Externa
1- Invaso da Guiana Francesa 1809. 2- Anexao da banda ocidental do Uruguai Provncia Cisplatina em 1816.

Revoluo Liberal do Porto 1820.


1- Exigia o retorno da Famlia Real para Portugal. 2- Uma nova Constituio para Portugal. 3- Recolonizao do Brasil.

Prof. MsC. Augusto Trindade

Primeiro Reinado 1822-1831

A Regncia de D.Pedro
1- Em 09/01/1822 D. Pedro reagiu a presso das cortes e decidiu permanecer no Brasil, era o dia do Fico. 2- Em 04/05/1822 Nenhuma ordem portuguesa entrava no Brasil se no fosse com a autorizao de D. Pedro era o: CUMPRA-SE.

A Regncia de D. Pedro
3- Em junho de 1822 D. Pedro convocou as eleies para a Assemblia Nacional Constituinte

A Regncia de D. Pedro

4-Em 07/09/1822Proclamou o Brasil independente de Portugal

O Brasil no Vestibular
Repblica Velha;
Era Vargas;

Repblica Populista;
Ditadura Militar;

Redemocratizao;
(de Sarney a Itamar)

Brasil Contemporneo;
(de F.H.C. a Lula)

HINO DA INDEPENDNCIA DO BRASIL (1822)


Letra: Evaristo da Veiga Msica: D. Pedro I

J podeis da Ptria filhos / Ver contente a me gentil; / J raiou a liberdade / no horizonte do Brasil Brava gente brasileira / longe v temor servil;/ ou ficar a ptria livre / ou morrer pelo Brasil. Os grilhes que nos forjavam / da perfdia astuta ardil, / houve mo mais poderosa, / zombou deles o Brasil. O real herdeiro Augusto / conhecendo o engano vil, / em despeito dos tiranos / quis ficar no seu Brasil.

O Reconhecimento Externo da Independncia


1- 1824 USA foi o 1 pais a reconhecer a independncia do Brasil com a poltica Monroe: A Amrica para os americanos. 2- 1825 A Inglaterra reconheceu a independncia mediante a renovao dos tratados de 1810. 3- 1826 Portugal reconhece a independncia mediante o pagamento de 2 milhes de libras esterlinas.

Reconhecimento Interno da Independncia Os Principais conflitos at a concretizao completa da Independncia se deram na Bahia, no Maranho, no Piau, no Par e na Cisplatina e onde se destacaram oficiais europeus: Lord Cochrane, John Grenffel, John Taylor, James Norton, Thomas Crosbie e Pedro Labatut.

A Constituio Imperial - 1824


O Ante-projeto de constituio conhecido como Constituio da Mandioca foi vetado pelo Imperador com a dissoluo da Assemblia Constituinte, 12/11/23 noite da agonia.

A ABDICAO A madrugada do 07-04-1831 o imperador abdicou o trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcntara de 5 anos

SEGUNDO REINADO
Perodo Regencial 1831-1840

Juramento da Regncia Trina

Reproduo da obra de Manuel de Arajo de Porto Alegre-Museu Imperial.RJ

Ato Adicional de 1834 1. Criao das Assemblias Provinciais. 2. Criao do Municpio Neutro do R.J. 3. A Regncia passou a ser una. Com o primeiro regente Padre Diogo Antnio Feij.

REGNCIA UNA DE FEIJ 1835-1837

PRINCIPAIS FATOS 1.Revoltas: Cabanagem e Farroupilha. 2.Desaparecimento Restaurador. do Partido

3.Criao dos Partidos Progressista e do Partido Regressista. (oposio). 4. Em 1837 Feij renunciou.

REGNCIA UNA DE ARAJO LIMA


1837 - 1840
PRINCIPAIS FATOS

1. Revoltas: Sabinada e Balaiada.


2. Aprovao da Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1834, em 1840 que limitava o poder das Assemblias legislativas provinciais. 3.Fundao do Clube da Maioridade. 4.Golpe da Maioridade 20/07/1840.

AS REVOLTAS REGENCIAS
CONTESTAES AO GOVERNO REGENCIAL DO IMPRIO

No perodo das regncias, ocorreram inmeras revoltas nas provinciais brasileiras, motivadas pela crise: econmica, social e poltica, o que teria levado Feij a dizer: O vulco da anarquia ameaa devorar o imprio.

AS REVOLTAS REGENCIAIS
CABANAGEM: Par 1835-1840.

Lderes:

Flix Clemente Malcher Francisco Pedro Vinagre, Antonio Vinagre e Eduardo Nogueira (Angelim)

Consideraes: Revolta de carter popular onde envolvidos pelas reivindicaes de melhorias para a populao que vivia na misria em cabanas as margens dos rios. Foi a nica revolta em que a populao alcanou o poder e um saldo de 40 mil mortos.

CABANAGEM

Com a emancipao poltica, em 1822, a Provncia do Gro-Par, vivia um clima agitado. Isolada do resto do pas, era a parte mais ligada a Portugal.

CABANAGEM
Declarada a Independncia, a Provncia s a reconheu em 15 agosto de 1823. A adeso ao governo de D. Pedro I foi penosa e violentamente imposta.

Tragdia do Brigue Palhao mais de 300 paraenses foram mortos


O episdio ocorrido a bordo do brigue Palhao, quando cerca de 300 prisioneiros foram sufocados com cal, no conseguiu implantar a normalidade. Ao contrrio os nimos ficaram ainda mais exaltados.

Cabanagem - Causas da revolta

Cabanagem : Causas da revolta


Durante a colonizao, o estado teve relaes comerciais mais constantes com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Com a independncia do pas e a separao da antiga metrpole, fica difcil a situao econmica da provncia.

Cabanagem : Causas da revolta A populao pobre, no entanto, ndios (Maw e Mur) e negros so os mais duramente atingidos pelas dificuldades econmicas. So suas necessidades e aspiraes que sustentam a luta, enquanto as elites retiram seu apoio, nesse momento as lideranas populares assumem o controle do movimento.

Cabanagem
Cabanos- os pobres do Par, famintos e miserveis, esses moradores de cabanas beira dos rios deram nome a essa revolta, que foi a mais sangrenta insurreio da histria do Par, a qual em cinco anos provocou a morte de cerca de 30 mil pessoas em toda a provncia.

Vila da Barca Belm PA 2008

No muito diferente dos dias de hoje!

Cabanagem

Em 7/01/1835 os cabanos invadiram e tomaram a cidade de Belm pelo porto e assumiram o governo provincial. O primeiro presidente que os cabanos colocaram no poder foi Flix Clemente Malcher que acabou por trair o movimento, fazendo acordos com as tropas do governo central.

Cabanagem

Eduardo Nogueira Angelim 11/1835 04/1836

Em violenta reao, os cabanos retomam a capital em agosto formando o novo governo, de carter ainda mais radical e popular, liderado por Eduardo Angelim. Proclamam a independncia do Par e a Repblica expropriando armazns e depsitos de alimentos e distribuindo entre a populao pobre.

CABANAGEM
A REPRESSO DA REGNCIA O regente Feij decidiu restabelecer a ordem na Provncia. Em abril de 1836 mandou ao Gro-Par uma poderosa esquadra comandada pelo brigadeiro Francisco Jos Soares de Andria (1781/1858), que conseguiu retomar a capital. Havia na cidade quase unicamente mulheres. No dizer de Rayol: "a cidade despovoada apresentava por toda parte um aspecto sombrio e contristador".

CABANAGEM
Chegava ao fim a Cabanagem que, segundo o historiador Caio Prado Jnior, "foi o mais notvel movimento popular do Brasil... o nico em que as camadas mais inferiores da populao conseguem ocupar o poder de toda uma provncia com certa estabilidade.

CABANAGEM

Apesar de sua desorientao, da falta de continuidade que o caracteriza, fica-lhe contudo a glria de ter sido a primeira insurreio popular que passou da simples agitao para uma tomada efetiva de poder. (PRADO. C.)

Negros de ganho: pertenciam a um escravocrata que podiam andar livremente e vender seu ofcio e a noite retornar s suas senzalas

Livro sagrado muulmano: Al Coro A Revolta 25/01/1835

(FGV) A revolta dos mals: A) Foi comandada por escravos e libertos muulmanos que controlaram Salvador por alguns dias. B) Foi iniciada por setores da elite maranhense contra as medidas centralizadoras adotadas pelo governo sediado no Rio de Janeiro. C) Foi liderada por comerciantes paulistas contrrios presena dos portugueses na regio das minas. D) Foi articulada pelo setor aucareiro da elite baiana descontente com a falta de investimentos do governo imperial. E) Estabeleceu uma ampla rede de quilombos em Pernambuco, desafiando a dominao holandesa.

RESPOSTA: A

PARTIDOS POLTICOS DO IMPRIO

Os Partidos Polticos do Perodo Regencial.


Em 1840 o Imprio brasileiro passa novamente ser governado por um imperador. As crises polticas entre progressistas e regressistas foram sendo resolvidas pela crescente centralizao do poder nas mos de D. Pedro II e o Estado brasileiro se consolidou. Nos 49 anos de reinado de D. Pedro II, operaram-se grandes transformaes socioeconmicas no pas, que culminaram na proclamao da Repblica, em 1889.

II REINADO GOVERNO PESSOAL DE D. PEDRO II 1840-1889

DIVISO
1)CONSOLIDAO 1840-1850

2)APOGEU 1850-1870
3)DECLINIO 1870-1889

1- CONSOLIDAO

1840-1850

Durante esta fase o pas ainda estava mergulhado em uma crise de revoltas e que precisavam ser sufocadas, o que foi feito energicamente pela Guarda Nacional. Foi durante esta fase que ocorreu a ascenso no poder do Partido Liberal que esteve a frente do movimento pela maioridade do imperador. Foi este partido que tambm concedeu anistia (perdo poltico) aos implicados nas rebelies regenciais.

2- APOGEU

1850-1870

Marcado pelo desenvolvimentismo e estabilizao da economia cafeeira e por uma srie de realizaes materiais feitas pelos grandes proprietrios rurais e capitalistas em aliana com o capitalismo ingls, no setor industrial.

Fase em que ocorreram algumas tenses e crises oriundas, das intervenes no Prata, e principalmente da Guerra do Paraguai 18651870.

3- DECLNIO 1870-1889
Foi o perodo da histria brasileira, que somados as influncias externas, como liberalismo e nacionalismo povoaram os coraes e mentes dos polticos brasileiros, bem como disputas poltico-partidrias assim como adaptando-se aos novos modelos econmicos do capitalismo, exigindo o fim do escravismo e a propaganda republicana que exigia uma nova forma de Governo: Repblica.

ORGANIZAO POLTICA
PARLAMENTARISMO S AVESSAS

Em 1847, a criao do cargo de Presidente do Conselho de Ministros assinala o comeo do Parlamentarismo no Segundo Reinado. Esse presidente do Conselho seria o Primeiro-Ministro, isto , chefe do ministrio e encarregado de organizar o gabinete do governo.

PARLAMENTARISMO S AVESSAS

OS PARTIDOS POLTICOS
No existem partidos centenrios no pas, como comum, por exemplo, nos Estados Unidos, onde democratas (desde 1790) e republicanos (desde 1837) alternam-se no poder. Devido a precariedade partidria, da falta de enraizamento histrico dos programas nas camadas sociais a inconstncia da vida poltica brasileira.
Jos Murilo de Carvalho foi enftico em dizer que at 1837 no se pode falar em partidos polticos no Brasil (A Construo da Ordem: a Elite Poltica Imperial, RJ. Campus). Formaram-se as duas agremiaes que caracterizaram o Segundo Reinado, a dos Conservadores (saquaremas) e a dos Liberais (luzias). Antes de 1822, a luta poltica restringia-se a Brasileiros (os que aspiravam a independncia) e a estrangeiros (os que a bloqueavam). Embora estas foras pudessem algumas vezes identificar grupos sociais especficos estavam, ainda longe de constituir organizaes polticas.

LIBERAIS E CONSERVADORES: Farinha do mesmo saco?


Participao no Ministrio
Fui liberal, ento a liberdade era nova no pas, estava nas aspiraes de todos, mas no nas leis, no nas idias prticas; o poder era tudo: fui liberal. Hoje, porm, diverso o aspecto da sociedade: os princpios democrticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade, que ento corria pelo poder, corre agora risco pela desorganizao e pela anarquia. Como ento quis, quero hoje serv-la, quero salv-la, e por isso sou regressista. Bernardo Pereira Vasconcelos-Poltico.
Nada mais conservador do que um liberal no poder. Nada

mais Liberal do que um conservador na oposio.Oliveira

Viana-1883-1954,

Historiador.

Revoluo Praieira 1848 Pernambuco


Com Pedro Ivo, comandante e Borges da Fonseca, jornalista escreveram o Manifesto ao Mundo, exigindo: 1) Voto livre e universal com o fim do Censitrio 2) Liberdade de Imprensa 3) Comrcio varejista somente para os brasileiros, os portugueses seriam proibidos desta atividade 4) Extino do Poder Moderador.

A Economia do II Imprio
No decorrer do sculo XIX a economia no II reinado prospera em dois setores basicamente, o caf e a indstria, o que ir facilitar a diminuio da insatisfao e revoltas que ou foram sufocadas pelas foras imperiais ou os latifundirios se tornaram aliados do governo.

A produo do caf se desenvolveu em dois setores:


1) TRADICIONAL: composto por famlias tradicionais da baixada Fluminense e do Vale do Paraba com a utilizao do trabalho escravo, logo entraram em decadncia.

2) MODERNO: expandiu-se para o oeste paulista onde se encontrava solo do tipo terra roxa.

A INDUSTRIALIZAO
O setor industrial se desenvolveu em virtude dos deslocamentos dos capitais da decadente lavoura do acar do nordeste, do fim do trfico negreiro, e aos investimentos de Irineu Evangelista de Souza, Baro e Visconde de Mau, o qual desenvolveu vrios setores da economia:

A Companhia de Iluminao a Gs, o Banco Mau, a Cia. Fluminense de Transportes, estradas de ferro (inclusive a primeira Ferrovia Mau), ligando o Rio de Janeiro a Petrpolis, a cia. de bondes, o jardim Botnico e a abertura do canal do mangue tambm foram iniciativas de Mau, O Banco Mau McGregor & Cia. (com filiais na Inglaterra, Frana, Estados Unidos da Amrica, Argentina e Uruguai) Tornou-se respeitvel na Argentina e demais pases.

Em 1875, o Banco Mau vai falncia. Vende a maioria das empresas e, at morrer, em Petrpolis, tentando pagar suas dvidas.

O ABOLICIONISMO E A MO DE OBRA LIVRE DO IMIGRANTE


A TRANSIO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O LIVRE

As relaes trabalhistas, no Brasil passaram a ser lentamente substitudas; primeiro pela falta de escravos oriundos do Trfico Negreiro Internacional, segundo pela negatividade do Trfico Interprovincial e terceiro pela entrada de Imigrantes no Brasil, deixando assim de existir um trabalhador escravo por assalariados.

O ABOLICIONISMO E A MO DE OBRA LIVRE DO IMIGRANTE


A TRANSIO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O LIVRE

O ABOLICIONISMO
As alteraes econmicas passam a ocorrer no Brasil com a intensificao da economia no centro-sul, a decadncia da economia do nordeste aucareiro e a proibio do trfico negreiro pela Inglaterra atravs do Bill Aberdeen (1845), forando o Brasil a assinar a Lei Euzbio de Queirz (1850), provocando o fim da receptao de escravos em nosso territrio. A Lei do Ventre Livre (1871), que tornava livres todos os filhos nascidos de escravos a partir daquela data. A Lei dos Sexagenrios (1885), que libertava os cativos com mais de 65 anos, obviamente rarssimos escravos chegavam a essa idade o que nos permite dizer que era uma incoerncia.

O ABOLICIONISMO
No ano de 1888, a Princesa Isabel, assinou a Lei urea, decretando a libertao de todos os escravos no Brasil. Assim a Lei urea pode ser considerada mais uma conseqncia do lento processo de decadncia da escravido do que propriamente uma causa um fecho do gradual e lento processo abolicionista.

A Poltica Externa Brasileira


As questes platinas
Guerra contra Oribe (Uruguai) e Rosas (Argentina): 1850-1852, o Brasil estava a favor de Rivera do Uruguai e a Argentina a favor de Oribe. O resultado foi que o Brasil obteve o apoio de Urquiza (governador das Provncias argentinas de Corrientes e Entre-Rios e derrotou Oribe e Rosas. Guerra contra Aguirre (Uruguai): 1864-1865, O Brasil contra o Uruguai que era apoiado pelo Paraguai, sofreram grande derrota, servindo para afirmar o poderio brasileiro no Prata.

Guerra contra Solano Lopez (Paraguai):1865-1870, unindo-se na trplice aliana Brasil, Argentina e Uruguai e o apoio da Inglaterra, teve a finalidade de arruinar economicamente o desenvolvimento industrial do Paraguai deixando um rastro de destruio. (Genocdio Americano).

A Poltica Externa Brasileira A Guerra do Paraguai

A PROCLAMAO DA REPBLICA
Vrios jovens oficiais sentiam-se encarregados de uma misso salvadora e pretendiam corrigir os vcios da organizao poltica e social do pas. Mesmo entre os oficiais mais graduados a perspectiva republicana encontrava eco. Generalizava-se entre os militares a idia de que os homens de farda eram puros e patriotas. O republicanismo militar olhava com desconfiana os civis. Os casacas, como diziam, eram corruptos, venais e sem nenhum sentimento patritico. (MENDES JR. A. & Maranho org. Brasil S.P. Hucitec, 1991 v. 3 p.136.)

A PROCLAMAO DA REPBLICA
A Proclamao da Repblica no Brasil foi, em grande parte, resultado da aliana do caf com a espada, isto , dos cafeicultores paulistas com os militares do exrcito. Aliana ocorrida por motivos, antes de tudo, tticos, pois ambos os grupos, ainda que por razes diferentes, tinham um inimigo comum: o Imprio. Decretado o seu fim, as divergncias entre cafeicultores e militares acabaram vindo tona, uma vez que as duas foras eram portadoras de projetos polticos republicanos distintos. D. Teresa Cristina, Princesa Izabel, D. Pedro II, Pedro Augusto,
Conde DEu Gaston, Pedro Alcntara e sentado D. Antnio

REPBLICA VELHA 1889-1930

PROF: AUGUSTO TRINDADE

A REPBLICA VELHA 1889-1930

A Repblica da Espada 1889-1894


Governo Provisrio 1889-1891 Separao Igreja-Estado, registros e casamentos civis, secularizao dos cemitrios e voto universal, dissoluo das assemblias provinciais e cmaras municipais e nomeao de governadores para os estados e de intendentes para os municpios, reforma do Cdigo Penal e a grande naturalizao. Crise econmica do Encilhamento.

A REPBLICA VELHA 1889-1930


Governo Constitucional 1891-1893 Deodoro da Fonseca
A Constituio, 24/02/1891 1 Revolta da Armada Floriano Peixoto Revoluo Federalista, em 1893, do RS, Partido Federalista liderado por Silveira Martins (maragatos), os adeptos da centralizao e a oposio chefiada pelo presidente de Estado Jlio de Castilhos (picapaus), republicanos positivistas que eram apoiados pelo presidente. 2 Revolta da Armada

A REPBLICA VELHA 1889-1930

A Repblica Oligrquica 1894-1930


A partir de 1894, grandes fazendeiros passaram a ocupar a presidncia da repblica defendendo sempre os interesses da camada dominante ou dos grupos que os sustentavam e no os interesses do povo.

A REPBLICA VELHA: SUAS LINHAS MESTRAS


I N C E N T I V O S
F I S C A I S POLTICA DO CAF COM LEITE

PODER FEDERAL
V O T O S

POLTICA DOS GOVERNADORES

PODER ESTADUAL
V O T O S

CORONELISMO E VOTO DE CABRESTO

PODER MUNICIPAL

A REPBLICA VELHA: As Revoltas Sociais

AS REVOLTAS URBANAS Contra a Vacina Obrigatria (1904) Contra A Chibata (1910) Tenentismo (1922-1927) Semana de Arte Moderna (11- 18/11/1922)

A REPBLICA VELHA: As Revoltas Sociais

AS REVOLTAS RURAIS Guerra de Canudos (1896-1897) Guerra do Contestado (1912-1914)

Banditismo Social: O Cangao (1887-1938)


O Coronel Milagreiro: Pe. Ccero (1911-1914)

O Caf e a Indstria
A expanso cafeeira tambm passou a exigir um eficiente sistema de escoamento da produo com isso se estimulou a implantao de ferrovias alm do sistema de crdito que passa a ser aberto aos investidores para financiar a produo e a comercializao do produto, o que atendeu tambm o setor industrial, como a superproduo dificultou-se a exportao e os capitais passaram a ser deslocados para o setor industrial.

O Caf e a Indstria
A expanso cafeeira intensificou o trabalho assalariado, aumentou a renda nacional, o fluxo monetrio interno e a capacidade de importar. Com isso se desenvolveram empresas importadoras, que com o tempo, se tornaram tambm produtoras, muitas criadas pelos imigrantes ou descendentes.

A Poltica de Valorizao do Caf


O caf foi o principal responsvel por uma certa acumulao de capital, e que parte desse capital foi empregado na indstria, principalmente a partir da dcada de 1870, havendo, portanto, uma ntima relao entre a burguesia cafeeira e a burguesia industrial. Produo Brasileira 3.785.000 sacas Produo Mundial --3.925.000 sacas
Primeira Valorizao: Convnio de Taubat, 1906, SP, MG E RJ. Segunda Valorizao: 1917

Terceira Valorizao: 1921


Instituto do Caf do Estado de So Paulo: 1924 OBJETIVOS: 1-Limitar a quantidade de caf para exportar; 2-Conquistar novos mercados atravs de propaganda; 3-Financiar fazendeiros.

Modernizao, Urbanizao e Industrializao


O prestgio da Cidade de Belm ao final do sculo XIX e incio do sculo XX foi a Belle poque tanto quanto Manaus, Rio de Janeiro ou So Paulo.
A industrializao do Brasil, est relacionada diretamente com a poltica de Valorizao do caf, pois, temendo que a crise se alastrasse demasiadamente na economia, muitos cafeicultores passaram a investir os seus lucros no setor industrial, acompanhando o desenvolvimento mundial. No Par, mais precisamente em Belm e Manaus no foi diferente.

A Revoluo de 1930
As Eleies de 1930 Quando definitivamente ocorre o rompimento da poltica do Caf com Leite, mobilizaram-se os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraba formando a Aliana Liberal apresentando Getlio Vargas contra Jlio Prestes de Washington Lus.

Vitoriosa

a Revoluo, abre-se uma espcie de vazio de poder de fora de colapso poltico da burguesia do caf e da incapacidade das demais fraes de classe para assum-lo, em carter exclusivo. O Estado de compromisso a resposta para esta situao.(FAUSTO,
Boris. A revoluo de 30; historiografia e histria. 7 edio, SP Brasiliense 1981).

A Revoluo de 1930 acabou com as velhas instituies polticaoligrquica e a Era de Vargas que nasce com a Revoluo, perodo em que se criam as bases de um Brasil moderno, vigoroso e mais capacitado para se compor nos quadros da poltica internacional.

Era Vargas (1930- 1945)


Destituio dos governadores estaduais, substitudos por Interventores, Tenentes, nomeados pelo governo; Dissoluo do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais; - Criao dos Ministrios: Educao e Sade Pblica; e do Trabalho, Indstria e Comrcio;

Era Vargas (1930- 1945)


1932 Movimento constitucionalista (SP). 1933 Eleio de Assemblia Constituinte. 1934 Promulgada constituio, de cunho liberal e modernizante (voto universal e secreto, separao entre os poderes, reformas no judicirio).

GOVERNO CONSTITUCIONAL 1934 - 1937


AIB AO INTEGRALISTA BRASILEIRA 1932 DICOTOMIA POLTICA

ANL ALIANA NACIONAL LIBERTADORA 1935

PLNIO SALGADO

OLGA E LUS CARLOS PRESTES

GOVERNO CONSTITUCIONAL 1934 - 1937


A INTENTONA COMUNISTA OU REVOLTA VERMELHA 5/07/1935

Movimento que deveria eclodir em diversos quartis do Brasil, fracassou por ter sido mal coordenada entre os ncleos comunistas

PLANO COEHN
Falso plano, anunciado dia 30/09/1937 por Ges Monteiro onde os comunista assumiriam o poder no Brasil, o PLANO COHEN. Havia sido redigido pelo capito Olympio Mouro Filho, integralista

Era Vargas (1930- 1945)


Criao do IBGE (Unio do Cons. Nac. de Geografia 1933 e do Inst. Nac. de Estatstica 1934); 1937 Fechamento do Congresso; nova constituio incio do Estado Novo (justificativa perigo comunista; apoio militar ao golpe. Extino de partidos; O BRASIL NA 2 GUERRA: participou com a Fora Expedicionria Brasileira (FEB), num total de 25 mil homens, foram enviados, a partir de julho de 1944, para combater na Itlia.

NOVO PERFIL DA INDSTRIA BRASILEIRA

Criao da CSN (Volta Redonda) 1942. Cia. Vale do Rio Doce (extrao de minrio de ferro) 1942. Proteo indstria de bens de produo. Implantao de infra-estrutura industrial com capital estatal.

MUDANAS NA ECONOMIA E NO TERRITRIO

Investimentos em transporte e energia. Autoritarismo e nacionalismo. Modernizao das Foras Armadas. Legislao trabalhista. Bloqueio investimentos em bens de consumo. Controle de excedentes (caf).

O governo de Vargas, apresentou pontos positivos e negativos para o pas. Na rea econmica: modernizao industrial e investimentos de infraestrutura; Leis e direitos trabalhistas; No aspecto poltico: Falta de democracia, Censura e aplicao de um regime de carter populista.

REPBLICA CONTEMPORNEA

REPBLICA POPULISTA (1946 1964)


REPBLICA DITATORIAL (1964 1984)

GOVERNO EURICO GASPAR DUTRA


PLANO SALTE

PLANO SALTE - Sade, Alimentao, Transportes e Energia - Criao da Companhia Hidreltrica do So Francisco - CHESF; - Construo da Rodovia So Paulo - Rio de Janeiro (Via Dutra); - Criao de escolas primrias e cursos de alfabetizao de adultos; - Proibio do jogo em todo o territrio nacional, da fechamento de cassinos e casas de jogos.

SOBRADINHO-BA 15/01/1955

PAULO AFONSO-BA15/03/1948

Questo FUVEST
O Brasil recuperou-se de forma relativamente rpida dos efeitos da Crise de 1929 porque:
a) O governo de Getlio Vargas promoveu medidas de incentivo econmico, com emprstimos obtidos no Exterior; b) O Pas, no tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise; c) Houve reduo do consumo de bens e, com isso foi possvel equilibrar as finanas pblicas; d) Acordos internacionais, fixando um preo mnimo para o caf, facilitaram a retomada da economia; e) Um efeito combinado positivo resultou da diversificao das exportaes e do crescimento industrial.
RESPOSTA: E

Questo UFSC
Aps a queda de Getlio Vargas (29/10/1945) eleito Eurico Gaspar Dutra e no primeiro ano de seu governo concluda a: a) Reforma Partidria; b) Pacificao interna dos Estados; c) Emenda Constitucional que consolida a Constituio de 1934; d) Democratizao do Pas; e) Constituio, a quinta do Brasil e a quarta da Repblica, em setembro de 1946.

RESPOSTA: E

GOVERNO JUSCELINO KUBITSHECK DE OLIVEIRA


1956 - 1961 Programa de Metas (energia, transporte, alimentao, indstria de base e educao) 50 anos em 5; Usinas de Furnas e Trs Marias, Estradas BelmBraslia e Belo HorizonteBraslia, A SUDENE, O GIA Grupo de Estudos da Indstria Automobilstica), Instruo 113 da SUMOC Superintendncia da Moeda e do Crdito, (liberdade ao capital estrangeiro) Construo da nova Capital Federal Braslia no Planalto Central.

"Presidente Bossa-nova", samba de Juca Chaves: Bossa-nova mesmo ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Para tanto, basta ser, to simplesmente, simptico... risonho... original... Depois, desfrutar da maravilha de ser o presidente do Brasil, voar da Velhacap pra Braslia, ver Alvorada e voar de volta ao Rio. Voar... voar... voar... voar... voar pra bem distante, at Versalhes, onde duas mineirinhas valsinhas danam como debutante...

Interessante! Mandar parente a jato pro dentista, almoar com tenista campeo. Tambm poder ser um bom artista exclusivista, tomando com Dilermando umas aulinhas de violo... Isto viver como se aprova, ser um presidente bossanova. Bossa-nova, muito nova, nova mesmo, ultranova...

Questo MACKENZIE
O governo Juscelino Kubitschek foi responsvel:

a) pela eliminao das disparidades regionais; b) pela queda da inflao e da dvida externa; c) por uma poltica nacionalista e de rejeio ao capital estrangeiro; d) pela entrada macia de capitais estrangeiros e a internacionalizao de nossa economia; e) por prticas antidemocrticas como a violenta represso s rebelies de Jacareacanga e Aragaras;

RESPOSTA: D

GOVERNO JNIO DA SILVA QUADROS


31/01/1961 25/08/1961 Eleito com 5,6 milhes de 48% votos, assumiu o governo prometendo mudana geral, com o smbolo de campanha a clebre vassourinha. Restabelecimento das relaes com os pases socialistas (URSS ); Criao da reserva indgena Parque Nacional do Xingu no Mato Grosso; Criao do Ministrios: da Indstria, do Comrcio e o das Minas e Energia; Condecorao com a Ordem do Cruzeiro do Sul ao lder da Revoluo Cubana junto com Fidel Castro, Ernesto "Che" Guevara.

GOVERNO JNIO DA SILVA QUADROS


31/01/1961 25/08/1961

Na carta renncia (25 de agosto de 1961), Jnio acusou as Foras ocultas "Fui vencido pela reao, por tentar conduzir a nao pelo caminho de sua verdadeira libertao poltica e econmica" escreveu ainda. "foras terrveis se levantaram contra mim, difamando-me e caluniando-me p.14

GOVERNO JOO BELCHIOR MARQUES GOULART


(JANGO) 07/09/1961 31/03/1964

Deveria assumir o cargo, nos moldes da Constituio 1946, pelo sistema Presidencialista, o Vice Joo Goulart, devido o impasse ante suas intenes de reaproximao com pases comunistas. Assumiu aps a aprovao do SISTEMA PARLAMENTARISTA (2/09/1961).

GOVERNO JOO BELCHIOR MARQUES GOULART


(JANGO) 07/09/1961 31/03/1964

Oficiais das Foras Armadas e polticos de direita identificava-o como sucessor do falecido presidente nacionalista Getlio Vargas. Jango era o mais expressivo representante do populismo.

GOVERNO JOO BELCHIOR MARQUES GOULART


(JANGO) 07/09/1961 31/03/1964 A ARQUITETURA DO GOLPE DE ESTADO
A direita que no queria reformas: UDN, empresrios, IBAD (Instituto Brasileiro de Ao Democrtica) e IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais), MAC (Movimento Anticomunista), CAMDE (Campanha da Mulher pela Democracia) e ESG (Escola Superior de Guerra), organizaram em 19/3/1964 da Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade;

GOVERNO JOO BELCHIOR MARQUES GOULART


(JANGO) 07/09/1961 31/03/1964 A ARQUITETURA DO GOLPE DE ESTADO
Dia 31/3/1964, tropas de Minas Gerais e So Paulo saem s ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o pas refugiando-se no Uruguai.

Questo ACAFE
Quais os partidos polticos que dominaram a vida parlamentar brasileira durante o perodo democrtico de 1946 e 1964? a) PTB, UDN e PCB b) PL, UDN e PSD c) PDS, MDB e PCB d) PSB, UDN e PTB e) PSD, UDN e PTB

RESPOSTA: E

DICA...
Presidentes do Brasil Repblica Dutra, Vargas, Juscelino, Jnio , Joo Goulart

Macete: Eu ri Du Vargas, JuK, Jan Jango.

Ditadura Militar no Brasil


Governo Joo Goulart (1961-64) - Implantou Reformas de Base; - Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas; - Oposio das elites conservadoras, Igreja e classe mdia; Golpe Militar (31/3/64) - apoio da classe mdia, igreja, EUA, elite: tinham medo do comunismo; - assume a presidncia o marechal Castelo Branco.

O Governo Militar (1964-85) Implantao da Ditadura Militar - uso da represso / investigao (SNI), censura; - bipartidarismo: ARENA X MDB; - prises / tortura / exlio (artistas e polticos); - oposio armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural; Governo Militar - Milagre econmico : crescimento sem distribuio de renda e aumento da dvida externa; - influncia dos EUA; - protestos e passeatas; - Ufanismo Nacionalista; - Obras faranicas Ponte RJ-Niteri Transamaznica, Usinas.

DICA...
Presidentes Militares do Brasil:
Castelo Branco, Costa e Silva, Mdici, Geisel, Figueiredo

Desenhei um CASTELO nas COSTAS do SILVA, que era MDICO de GASES de FIGUEIREDO

NOSSO TEMPO

O retorno da democracia
O povo vai s ruas!
No final da dcada de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente.
A populao no aguentava mais a situao econmica, social e poltica . Os brasileiros queriam a democracia de volta. Movimentos sociais se mobilizaram para exigir medidas contra a crise econmica e a ditadura. O movimento dos metalrgicos de So Paulo fez vrias greves e atos pblicos para reivindicar melhores salrios e a volta das liberdades individuais.

Diretas-j!
Em 1984, comeou um intenso movimento popular que pedia: A presso popular forou os militares a se retirar do governo, mas o povo ainda no pde votar para presidente. Os militares voltaram para os quartis.

Eleies diretas para presidente!

Diretas-j!

1985 Eleies indiretas para Presidente


Em 1985, a Cmara dos Deputados elegeu Tancredo Neves para presidente da Repblica.
Os deputados escolheram Tancredo Neves para presidente, mas ele no chegou a assumir o cargo.

Aps a eleio indireta no plenrio da Cmara dos Deputados, Tancredo fez um discurso emocionante.

Tancredo Neves no assumiu a presidncia


Antes de tomar posse, Tancredo Neves adoeceu e faleceu. O Brasil inteiro chorou a sua morte.

Cano Da Amrica Milton Nascimento Comp.: Fernando Brant e Milton Nascimento Amigo coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do corao Assim falava a cano que na Amrica ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir

E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrana que o outro cantou Amigo coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distncia digam "no Mesmo esquecendo a cano O que importa ouvir A voz que vem do corao Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Mas quem ficou, no pensamento voou Qualquer dia, amigo, a gente vai se Com seu canto que o outro lembrou encontrar.

A reconstruo do Brasil
Jos Sarney, o vice de Tancredo, assumiu a presidncia. Depois de 21 anos de ditadura militar, Sarney foi o primeiro presidente civil. O novo governo tinha um grande desafio pela frente:
Restabelecer a democracia e pr fim a uma grave crise econmica.

Para restabelecer a democracia, uma nova Constituio foi aprovada em 1988. O governo de Sarney fez vrios planos econmicos, mas NO conseguiu resolver a crise.

Redemocratizao; (de Sarney a Collor e Itamar)


No final de 1985, o ministro da Fazenda, Dilson Funaro, elaborou o Plano Cruzado, lanado em fevereiro de 1986. Em meio a inmeras medidas, houve o congelamento de preos e a substituio do Cruzeiro pelo Cruzado (Cz$ 1,00 = Cr$ 1000). Mantido at as eleies, o que garantiu maioria governista no Congresso Nacional, nos governos estaduais e na Constituinte.

Cruzado II, Cruzadinho (do emprstimo compulsrio embutido nos preos dos combustveis), Bresser (do ento ministro da Fazenda Bresser Pereira) e Vero (ministro Malson da Nbrega). Superinflao: 54% em dezembro de 1989 e 84% em fevereiro de 1990.
Promulgada a Constituio em 5 de outubro de 1988, declarada "cidad" pelo presidente da Cmara e da Constituinte, deputado Ulysses Guimares.

Dcada Perdida

Redemocratizao; (de Sarney a Collor e Itamar)


Eleies Diretas para a Presidncia da Repblica Fernando Collor de Melo (PRN) Luis Incio Lula da Silva (PT)

Redemocratizao; (de Sarney a Collor e Itamar)


Fernando Collor (1990 1992):
Plano Collor ou Brasil Novo: Ministra Zlia Cardoso de Mello: Instituio do Cruzeiro, Congelamento de preos e salrios, Confisco das contas correntes, poupanas e aplicaes do que excedesse 50 mil cruzeiros que seriam devolvidos em 18 meses. Incio efetivo no Brasil do neoliberalismo:

Livre negociao salarial.


Abertura do mercado nacional aos produtos importados. Incio da privatizao de estatais, comeando pela Usiminas. Corrupo Caso PC Farias: Passeatas contra o governo: caras-pintadas. CPI e pedido de impeachment. Renncia de Fernando Collor.

Redemocratizao; (de Sarney a Collor e Itamar)

Questo UECE
A morte do advogado Paulo Csar Farias trouxe tona uma intensa discusso a respeito dos esquemas de corrupo instalados no governo brasileiro e denunciados aps a eleio presidencial de 1989. A respeito disso, marque a alternativa correta: a) o esquema de corrupo comandado por P.C. Farias foi denunciado pelo prprio Presidente Collor logo aps a sua posse b) as eleies de 1989 ficaram marcadas pelas denncias de corrupo por parte dos dois candidatos que chegaram ao 2. turno, Collor e Brizola c) as denncias de corrupo levaram renncia do Presidente Fernando Collor, que mesmo assim acabou sendo absolvido pelo Supremo Tribunal Federal d) tanto o "esquema P.C." quanto a "mfia do oramento" j foram esclarecidas pela Justia e seus responsveis julgados e presos

resposta:[C]

Redemocratizao; (de Sarney a Collor e Itamar)


Itamar Franco (1992 1994):
Assumiu como vice-presidente;
Recesso e aumento da inflao; Corrupo no Oramento da Unio (Os Anes do Oramento Joo Alves): Uma CPI cassou o mandato de 18 parlamentares, sendo que nenhum foi preso. Plano Real do Ministro Fernando Henrique Cardoso: Instituio do Cruzeiro Real. Adoo da URV (Unidade Real de Valor).

Criao do Real.
Estabilidade Econmica. Realizao do plebiscito (1993) sobre a Forma e o Sistema de Governo, sendo mantido respectivamente a Repblica e o Presidencialismo;

Eleies Presidenciais: sendo eleito Fernando Henrique Cardoso do PSDB em primeiro turno.

300 PICARETAS

Universidade Federal de Passo Fundo-RS Lus Incio falou, Lus Incio avisou So 300 picaretas com anel de doutor Eles ficaram ofendidos com a afirmao Que reflete na verdade o sentimento da nao lobby, conchavo, propina e jetom Variaes do mesmo tema sem sair do tom.

18. Em junho de 1995, esta msica teve sua execuo proibida, a pedido da Procuradoria da Cmara dos Deputados. A proibio causou indignao a muitos setores da sociedade brasileira. Por qu?
a) Estava-se adotando uma atitude discriminatria em relao ao polticooperrio que j havia disputado duas eleies presidenciais. b) Era um retorno censura, num claro desrespeito Constituio em vigor, que garante a plena liberdade de expresso. c) Era uma forma de impedir que as denncias contra vrios deputados viessem a pblico. d) Estava-se impedindo que a oposio pudesse atuar livremente. e) Era uma forma adotada pelos grupos conservadores para impedir que Lula viesse a se candidatar novamente Presidncia do Brasil.

Redemocratizao; (de FHC a LULA)


FHC (1995 2002):
Utilizando o Plano Real como poltica de campanha Fernando Henrique foi eleito e reeleito (pela primeira vez na Histria do Brasil), em primeiro turno presidente do pas; Aumento dos juros, queda do consumo e baixa inflao; Aumento da violncia no campo (MST) e nas cidades (crime organizado); Emprstimos externos e internos aumentando consideravelmente a dvida pblica; Aceleramento das privatizaes (auge do neoliberalismo), sob o argumento de estimular a modernizao e saldar a dvida pblica;

Emenda da reeleio: presidente, governadores e prefeitos poderiam ser reeleitos;


A dvida externa quadruplicou; Adoo do Cmbio Flutuante; Instituio da CPMF e da Lei de Responsabilidade Fiscal;

Racionamento energtico (apago);


Destaque Internacional ao Programa Brasileiro de combate a AIDS Min. Jos Serra Queda na popularidade do Presidente FHC.

Redemocratizao; (de FHC a LULA)


Jos Serra (PSDB) Lus Incio Lula da Silva (PT)
Aps 22 anos de existncia do PT, trs derrotas e oito anos de oposio quase sistemtica a Fernando Henrique Cardoso (com crticas ao modelo econmico e ao legado na rea social), o ex-torneiro mecnico Luiz Incio Lula da Silva, 57, chega Presidncia da Repblica, levando a esquerda ao poder pela primeira vez no Brasil.

Lus Incio Lula da Silva (2003 2010) Manuteno de juros altos e poltica monetria ortodoxa, atravs do Presidente do BC Henrique Meireles (ex-PSDB); Meireles acusado de efetuar remessas de dlares para o exterior sem declarar a RF, pela CPI do Banestado, e recebe por Medida Provisria o status de Ministro; O Governo Lula, atravs de favores e barganhas polticas recebe o apoio do PMDB; Reforma Tributria e Previdenciria, recebendo crticas da extrema esquerda e do PFL e PSDB;

Caso Valdomiro dos Santos, assessor do Ministro da Casa Civil Jos Dirceu, que acusado de receber propinas e favorecer empresrios da jogatina;
Fome Zero (combate a subnutrio), sem nenhum, at agora, efeito prtico.

QUE PAS ESSE!?

Sites Sugeridos
Mundo Vestibular
www.mundovestibular.com.br

Biblioteca Pblica Virtual

www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Acervo Gratuito da Revista Veja

veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Acervo Gratuito da Revista Superinteressante


super.abril.com.br/superarquivo/index_superarquivo.shtml

Formatao Adaptao: Prof. MsC. Augusto Trindade Referencia bibliogrfica: alexandrehistoria.blogspot.com e videos youtube.com

You might also like