You are on page 1of 39

Movimento sindical passado, presente e futuro

Antnio Augusto de Queiroz Jornalista, Analista Poltico e Diretor de Documentao do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar DIAP

Sumrio Executivo
1. Definio de Organizao Sindical 2. Trip da Organizao Sindical 3. Origem do Sindicalismo 4. Sindicalismo como conquista da humanidade

5. Misso da Entidade Sindical


6. As entidades sindicais exercem suas funes nas dimenses 7. Trip da democracia 8. Resistncia patronal luta sindical 9. As fontes do Direito dos Trabalhadores

10. Fases do Sindicalismo Brasileiro


11. Modelos de Organizao Sindical 12. Propostas de mudana na Organizao Sindical 13. As Centrais na Organizao Sindical 14. Custeio da Organizao Sindical

15. Contribuio Assistencial


16. Contribuio Negocial 17. Tendncias do movimento sindical 18. Conquistas da Era Lula 19. Avanos do Governo Dilma

20. Desafios do movimento sindical


21. Tendncias Agenda regulatria

Definio de Organizao Sindical

Conceito

de sindicato: Unio estvel de trabalhadores e trabalhadoras para a defesa de seus interesses e implementao da melhoria de condies de vida.

Trip da Organizao Sindical

Direito de Sindicalizao Direito de Negociao Direito de Greve

Origem do Sindicalismo
O sindicalismo, como organizao de luta e representao dos trabalhadores, surge no incio do sculo XIX na Inglaterra, o Pas capitalista mais desenvolvido do mundo poca, com dupla motivao: 1) revolta com o modo capitalista de produo, e 2) necessidade de solidariedade, unio e associativismo para enfrentar a explorao patronal, reivindicar salrio decente e melhores condies de trabalho.

Sindicalismo como conquista da humanidade


O direito de organizao sindical faz parte das conquistas do processo civilizatrio, que j est na quinta gerao de direitos.
Direitos

Civis Direitos Polticos Direitos Sociais Direitos Difusos e Coletivos Direitos Bioticos

Misso da Entidade Sindical


Organizar

e mobilizar Representar a classe trabalhadora Reivindicar Negociar Lutar por justia social

As entidades sindicais exercem suas funes nas dimenses:

Sociais

Econmicas
Polticas

Jurdicas

Trip da democracia

(Legitimidade da Contribuio Sindical)

Partidos Imprensa Sindicato

Resistncia sindical

patronal

luta

Veja a posio da FIESP contra as frias de 15 dias, em 1926:


que far um trabalhador braal durante 15 dias de cio? Ele no tem o culto do lar, como ocorre nos pases de padro de vida elevado. Para nosso proletariado, para o geral de nosso povo, o lar um acampamento sem conforto e sem doura. O lar no pode prend-lo e ele procurar matar as suas longas horas de inao nas ruas. A rua provoca com freqncia o desabrochar de vcios latentes e no vamos insistir nos perigos que ela representa para o trabalhador inativo, inculto, presa fcil dos instintos subalternos que sempre dormem na alma humana, mas que o trabalho jamais desperta! (in Liberalismo e Sindicato no Brasil, Luiz Werneck Vianna, 2 Edio, Paz e Terra, pg. 80).

As fontes do Trabalhadores
A

Direito

dos

lei em sentido amplo (Constituio, lei complementar, lei ordinria e tratados internacionais, como as convenes da OIT) (acordo e conveno coletiva)

A negociao A

sentena normativa (poder normativo da Justia do Trabalho, que passou a depender do de comum acordo)

Fases do Sindicalismo Brasileiro


Imprio (1822 Brasil a 1889) no existia sindicato no

A Constituio de 1824 (art. 179, inciso 25) em nome da inviolabilidade dos direitos civis e polticos dos cidados brasileiros, vedava expressamente a possibilidade de criao de sindicato, nos seguintes termos Ficam abolidas as corporaes de ofcio, seus juzes, escrives e mestres

Fases do Sindicalismo Brasileiro


Primeira Repblica (1889 a 1930) logo aps a abolio da escravido, com o ingresso macio de mo de obra imigrante, especialmente da Europa (itlica em particular), surge de fato e de direito o movimento sindical no Brasil. A Constituio de 1891 (art. 72, pargrafo 8), reconhecia o movimentos sindical, nos seguintes termos:

A todos licito associarem-se e reunirem-se livremente e sem armas; no podendo intervir a polcia seno para manter a ordem pblica O Brasil era um pas eminentemente rural, agrcola, e a mo de obra, que tocava as lavoura, principalmente de caf, era formada basicamente por estrangeiro, negros e brancos livres. As condies de trabalho eram sub-humanas: no existiam direitos bsicos, como jornada de oito horas, repouso remunerado ou frias.

Fases do Sindicalismo Brasileiro


Perodo Vargas (1930 a 1945) - marcado pelo controle Estatal sobre os sindicatos, pode ser dividido em trs fases:
Discricionria (30 a 34 ) cria Min. Trabalho e condiciona existncia do sindicato ao registro no ministrio, excluindo os anarquistas 2 repblica (34 a 37) a Constituio de 1934 declara ser a livre a organizao sindical, mas decreto do governo condiciona a constituio de sindicato a um quorum de 1/3 da categoria, alm de excluir dos sindicatos no oficiais, liderados pelos anarquistas, o direito ou prerrogativa de exigir das empresas o cumprimento de leis.

Estado novo (1937 a 1945) A constituio de 1937 golpeia o movimento sindical, proibindo o direito de greve e intervendo nas entidades sindicais, com a substituio de lideres autnticos por pelegos.

Fases do Sindicalismo Brasileiro


Legislao no perodo Vargas
O texto Constitucional, em seu art. 138, explicitou o princpio do sindicato reconhecido pelo Estado, com funes delegadas pelo poder pblico, sendo o nico com direito de representao legal e em condies de estipular contratos coletivos de trabalho obrigatrio para todos os seus associados.
Os Decretos-lei ns 1.402, de julho de 1939, e 2.377 e 2.381, estes ltimos de 1940, em consonncia com a Carta Poltica, intensificaram a dependncia do sindicato em relao ao Estado, ao institurem: i. ii. iii. v. o poder de interveno do Ministrio do Trabalho nas entidades sindicais; o controle do oramento do sindicato pelo Ministrio do Trabalho; as penalidades de suspenso e destituio dos direitos dos sindicalistas; a proibio de criao de central sindical,

iv. o enquadramento sindical, por categoria e base territorial,


vi. a cassao da carta sindical; vii. o imposto sindica; viii. o sistema de unicidade sindical;

ix. a exigncia de constituio de associao pr-sindical como condio para a criao de sindicato; bem como
x. o nmero de membros nas diretorias sindicais

Fases do Sindicalismo Brasileiro


3 Repblica (1946 a 1964) Os sindicatos retomam a atuao poltica e, por fora do crescimento econmico da dcada de 50, especialmente no governos Vargas e JK, garantem algumas conquistas, como 13 salrio, salrio-famlia, lei orgnica da previdncia etc. Ditadura militar (1964 a 1985) perodo autoritrio, com grande perseguio ao movimento sindical atravs do atos institucionais e a Lei de Segurana Nacional. A partir do governo Geisel tem incio a abertura poltica e o movimento sindical, apoiado pela igreja, recupera sua capacidade de luta e resistncia, com greves histricas no ABC em 1978 e 79 Com o retorno da eleio direta para governador em 1982, a oposio elege os governadores de So Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

Fases do Sindicalismo Brasileiro


Nova Repblica ou 4 Repblica (1985 a 1989) Com a eleio de Tancredo /Sarney no Colgio Eleitoral, cessaram as intervenes nos sindicatos e antes mesmo da Constituio de 1988 foi permitido o surgimento de centrais sindicais.

Fases do Sindicalismo Brasileiro

O movimento sindical de trabalhadores passou por trs fases na histria recente, notadamente no perodo ps - 64
1 2 3

fase, de resistncia (1964 a 1985) fase, de reivindicao (1985 a 1989) fase, de transio (a partir de 1989)

Modelos de Organizao Sindical


A disputa de modelos de organizao sindical na Constituinte

a) Pluralidade versus unicidade b) Contribuio compulsria versus contribuio voluntria c) Liberdade de organizao versus interveno estatal d) Representao da categoria versus representao dos associados

Propostas de mudana Organizao Sindical


As tentativas de reformas no perodo ps-constituinte

na

a) Parecer n 50 da reviso constitucional, de Nelson

Jobim

b) A PEC 623/1998, de FHC c) A PEC 369/2003, de Lula d) A Lei n. 11.648/2008 (PL 1.990/2007) de reconhecimento das centrais, de Lula

Propostas de mudana Organizao Sindical

na

A primeira tentativa de mudana da estrutura sindical no perodo ps-constituinte foi na reviso constitucional, com os seguintes princpios:

a) Instituir a pluralidade sindical; b) Extinguir a contribuio compulsria; c) Proibir a prtica anti-sindical; d) Instituir o registro do sindicato no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas; e) Criar, por Lei, critrio para reconhecimento dos sindicatos para fins de negociao.

Propostas de mudana Organizao Sindical

na

A PEC 623/98, de FHC, seguiu a mesma linha da reviso constitucional, propondo as seguintes alteraes na estrutura sindical:

a) Fim da unicidade; b) Adoo do sistema de liberdade plena de organizao sindical, nos termos da Conveno 87 da OIT; c) Extino da contribuio sindical; d) Critrio de razoabilidade na definio da contribuio sindical voluntria; e) Sindicato representando apenas os associados; f) Conciliao prvia no mbito da empresa, como condio para acesso Justia do Trabalho; g) Fim do poder normativo da Justia do Trabalho; h) Fim da substituio processual.

Propostas de mudana Organizao Sindical

na

A PEC 369/2003, de Lula, mudava radicalmente a estrutura sindical:

a) Invertia a pirmide sindical, com todo poder s centrais; b) Criao da organizao sindical por ramo de atividade; c) As entidades representariam apenas os associados; d) Fim da contribuio compulsria; e) Criao de critrio de representatividade para efeito de funcionamento de entidade sindical; f) Organizao sindical no local de trabalho.

Propostas de mudana Organizao Sindical

na

Projeto de reconhecimento das centrais sindicais O projeto de reconhecimento das centrais sindicais parte das diretrizes aprovadas pelo Frum Nacional do Trabalho, que inclui outras iniciativas, tais como:

a) Criao do Conselho Nacional de Relaes do Trabalho; b) Novas formas de financiamento das entidades sindicais; c) Desonerao da Folha de Salrio; d) Mudana Constitucional na Estrutura Sindical.

As Centrais na Organizao Sindical


Lei n. 11.648/2008 (PL n. 1990/2007) Reconhecimento das centrais sindicais
As centrais sindicais so entidades associativas, de direito privado, composta por organizaes sindicais de trabalhadores, com as funes: a) De coordenar a representao geral dos trabalhadores por intermdios de suas filiadas. b) De participar de negociaes em fruns, colegiados de rgos pblicos e demais instncias tripartites, nas quais estejam em discusso assuntos de interesse geral dos trabalhadores. c) As representaes de empregadores tambm participaro dos fruns, colegiados e demais instncias, respeitando-se o princpio da paridade.

As Centrais na Organizao Sindical


Lei 11.648/2008 (PL n 1990/2007) - Rateio da Contribuio Sindical (art. 589 da CLT)
I Para os empregadores:
a) 5% (cinco por cento) para a confederao correspondente; b) 15% (quinze por cento) para a federao; c) 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; e d) 20% (vinte por cento) para a Conta Especial Emprego e Salrio.

II Para os trabalhadores:
a) 5% (cinco por cento) para a confederao correspondente; b) 10% (dez por cento) para a central sindical; c) 15% (quinze por cento) para a federao; d) 60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo; e d) 10% (dez por cento) para a Conta Especial Emprego e Salrio
Art. 5, inciso I, da Lei 11.648/2008

As Centrais na Organizao Sindical


Lei n. 11.648/2008 (PL n. 1990/2007) - Sindicato indica para quem vai a contribuio Como era:
O Sindicato indicar ao Ministrio do Trabalho e Emprego, no caso dos trabalhadores:

Como ficou:

O sindicato de trabalhadores indicar ao Ministrio do Trabalho e Emprego a central sindical I A federao e confederao a que a que estiver filiado como estiver vinculado; respectiva beneficiria da II A central sindical a que estiver filiado; contribuio sindical. III No havendo indicao pelo sindicato das entidades sindicais de grau Art.5, 1, da Lei 11.648/2008 superior (federao, confederao ou central), os percentuais que lhes caberiam sero destinados Conta Especial Emprego e Salrio. (art. 590 da CLT).

Custeio da Organizao Sindical


Fontes de Financiamento das entidades sindicais
Constituem-se receitas e patrimnio das entidades sindicais
a) A contribuio negocial; b) Mensalidade e demais contribuies cobradas de seus associados, definidas e recolhidas na forma de seus estatutos; c) Os frutos dos rendimentos de seu patrimnio; d) As doaes e legados, quando aceitos na forma de seus estatutos; e) As multas e outras rendas; f) Os bens e valores adquiridos e as rendas por eles produzidas.

Anteprojeto do GT do MTE

Contribuio Assistencial
Contribuio Assistencial PLS 248/2006 (na Cmara, PL 6708/2009) Senador Paulo Paim (PT/RS)
Institui a contribuio assistencial, que: ser definida em assembleia; ser descontada de toda a categoria; ter percentual mxima de l% remunerao anual do trabalhador.

da

Acordo prev emenda ao projeto para estender a contribuio para as entidades patronais

Contribuio Negocial
Projeto do Poder Executivo sobre Contribuio Negocial
Contribuio Negocial; Periodicidade anual; Vinculada participao em negociao coletiva ou a seu resultado; Celebrao de instrumento coletivo; Sentena proferida em dissdio coletivo; Comprovao da frustrao da negociao coletiva; Deve ser aprovada em assembleia; Os percentuais para sindicatos, federaes, confederaes e centrais sero definidos em estatutos ou conselhos de representantes das respectivas entidades; Reduo de um tero por ano at a extino da contribuio sindical.

Tendncias do movimento sindical


Tendncias do movimento sindical no Brasil

a)

Maior

institucionalizao

das

centrais

sindicais; b) Lideranas sindicais vinculadas a partidos polticos; c) Parceria entre o Governo Federal e as

organizaes

sindicais,

especialmente

na

formao e qualificao.

Conquistas da Era Lula


Conquistas sindicais no Governo Lula
1) Retirada do Congresso do projeto de flexibilizao da CLT, PL n 5.483/2001; 2) Aumento real do salrio mnimo; 3) Aumento das folgas dos comercirios aos domingos; 4) Atualizao e ampliao de faixas da tabela do imposto de renda; 5) Veto Emenda n 3 ao projeto que resultou na Lei da Receita Federal do Brasil, emenda que impedia o auditor fiscal de desconsiderar a personalidade jurdica de empresa criada para fugir dos encargos trabalhistas; 6) Ampliao de quatro para seis meses da licena maternidade; 7) Legalizao das centrais sindicais; 8) Promulgao da Conveno 151 da OIT, que trata da negociao coletiva no Servio Pblico; 9) Estabelecimento de piso salarial dos professores;

Conquistas da Era Lula


Conquistas sindicais no Governo Lula
10) Reajuste de servidores, reconstruo do Aparelho de Estado e valorizao dos servios pblicos; 11) Adoo do vale-cultura para o trabalhador de baixa renda; 12) Gratuidade para formao e qualificao pelo sistema S dos trabalhadores de baixa renda; 13) Ampliao da governana corporativa, com a participao de representantes dos trabalhadores e empregadores nos rgos colegiados; 14) Sano da lei que assegura a participao dos empregados nos conselhos de administrao das empresas estatais; 15) Garantia de juros baixos para os emprstimos consignados para trabalhadores, servidores e aposentados; 16) Reenvio ao Congresso da Conveno 158 da OIT, que trata da proibio da despedida imotivada. 17) Intensificao da fiscalizao do trabalho para combate ao trabalho degradante; 18) Incluso do direito alimentao entre os direitos sociais, de que trata o art. 6 da Constituio;

Conquistas da Era Lula


Conquistas sindicais no Governo Lula
19) Regulamentao do combate ao assdio moral; 20) Participao, no Ministrio do Trabalho e Emprego, da elaborao do anteprojeto de lei que regulamenta a prestao de servios terceirizados; 21) Redirecionamento dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para a gerao de emprego e renda, com clusulas de respeito aos direitos trabalhistas das empresas beneficiadas; 22) Ampliao do pagamento das parcelas do seguro-desemprego no perodo da crise econmica mundial; 23) Luta pela reviso do fator previdencirio, regra que reduz os benefcios previdencirios; 24) Atuao conjunta das centrais sindicais pela criao do Fator Acidentrio de Preveno (FAP); 25) Atuao para reviso da alquota de importao de ao, taxando a importao dessa matria-prima para a gerao de empregos no Brasil; 26) Aumento real dos benefcios previdencirios pagos pelo Regime Geral de Previdncia Social (RGPS). 27) Participao ativa no Frum Nacional da Previdncia Social e discusso de alternativas para a preservao da previdncia social pblica.

Avanos do Governo Dilma


Conquistas sindicais no Governo Dilma
1) a Lei n 12.382, que institui a poltica de aumento real para o salrio mnimo at 2014;
2) a Lei n 12.469, que determina a correo anual da tabela do imposto de renda at 2014;

3) a Lei n 12.440, que cria a certido negativa de dbito trabalhista;


4) a Lei n 12.506, que amplia o aviso prvio de 30 para at 90 dias;

5) a Lei 12.551, que reconhece o teletrabalho; e


6) a Lei n 12.513, que amplia a formao profissional do trabalhador por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e ao Emprego (Pronatec).

Desafios do movimento sindical


Oportunidades
PEC 231/1999 reduo da jornada de trabalho; PEC 438/2001 combate o trabalho escravo; MSG 59/2008 ratificao da conveno 158 da OIT; PL 142/2003 cooperativa de trabalho; PL 6706/2009 estabilidade do dirigente sindical; PL 6708/2009 contribuio assistencial ou negocial; PL 3299/2008 fim do fato previdencirio.

Desafios do movimento sindical


Ameaas
PL

4330/2004 Dep. Sandro Mabel terceirizao; 948/2011 Dep. Larcio Oliveira prescrio no direito trabalhista; 951/2011 Dep. Jlio Delgado simples trabalhista;

PL

PL

PL

1463/2011 Dep. Silvio Costa cdigo de trabalho.

Tendncias Agenda regulatria


Tendncias quanto regulao das relaes de trabalho sindical e previdenciria

Regulamentao do artigo 8 da Constituio; Definio de novas fontes de financiamento; Regulamentao da Terceirizao; Desonerao da folha de salrios, especialmente previdncia; Flexibilizao do fator previdencirio; Estabilidade do dirigente sindical; Reduo da jornada de trabalho.

Muito Obrigado!
Antonio Augusto de Queiroz toninho@diap.org.br Contato: (61) 3225-9704

You might also like