You are on page 1of 35

Universidade Jos do Rosrio Vellano CURSO DE ENFERMAGEM

Captao de rgos

Introduo
O processo de doao e a captao de rgos/tecidos define-se como o ato de retirar rgos vivos e com boa funcionalidade de um corpo humano em morte enceflica comprovada pela equipe de sade, para substituir os rgos que no funcionem mais corretamente em outro ser humano. O tema morte torna-se um terreno ainda mais delicado quando abordado em associao com o tema doao de rgos.

Morte
Critrio de Determinao: 1. Tradicional
rigor cadverico, pele fria e plida parada cardio respiratria

2. Enceflica

Diagnstico de Morte:
Crido-pulmonar

Enceflica

f Tronco Enceflica

O doador percebido pela famlia como vivo. A condio do corpo (quente e com o corao batendo) mantido funcionando artificialmente na UTI, contrasta-se com a imagem de uma pessoa que faleceu. Os avanos tecnolgicos, como equipamentos mantenedores da atividade respiratria, ressuscitadores cardacos e a alimentao parenteral, criaram uma nova situao: um

encfalo morto e um corao vivo.

Morte Enceflica
Estudos cientficos comprovam que no h possibilidade do organismo manter as funes fisiolgicas por tempo prolongado sem que o crebro esteja apto para isso como ocorre na ME.

a falncia total de todas as funes de todo encfalo, inclusive do tronco enceflico; importante diferenciar morte enceflica de morte cerebral

Aspectos ticos e legais de transplantes de rgos e tecidos

A Lei n 10.211 de 23 de maro de 2001 define que a retirada de tecidos, rgos ou partes de pessoas falecidas depende da autorizao do cnjuge ou de parente maior de idade, obedecendo a critrios como uma linha sucessria ou colateral, firmada com um documento subscrito por duas testemunhas que presencie a deteco da morte.

Segundo a Resoluo n 1.480 de 8 de Agosto de 1997, o intervalo de tempo entre uma avaliao clnica e outra:
Pacientes acima de dois anos de idade: 6 horas
Pacientes de 1 a 2 dois anos incompletos : o intervalo passar a ser de 12 horas Pacientes de 2 meses a 1 ano incompleto : 24 horas Pacientes de 7 dias a 2 meses incompletos: 48 horas

Critrios para Diagnstico:


Logo aps a realizao dos testes que avaliam os reflexos do tronco cerebral e estes apresentarem como resultado a ausncia de resposta aos estmulos, o prximo passo a ser seguido o teste de apnia, sendo este, o ltimo do exame clnico. Este teste demonstra se existe ou no ventilao espontnea, ou seja, ir avaliar a regio ponte-bulbar.

Exame Fsico
Coma no reagente a estmulos externos Ausncia de reflexos de tronco cerebral: Pupilar Corneano Oculoceflico Vestibulovestibular Tosse Teste da apnia

Reflexo Pupilar
Os dois olhos devem ser ocludos inicialmente, para se excluir a possibilidade de uma resposta consensual, minimizando a resposta constritora. Abre-se um dos olhos e aproxima-se o foco luminoso pela lateral, evitando-se uma resposta de acomodao. A pupila deve ser observada por um minuto, para verificar se ocorre uma resposta mais lenta. Depois repete-se o procedimento no outro olho.

Reflexo Corneano
Estimula-se a crnea com um algodo. A resposta normal caracterizada por uma contrao palpebral.

Reflexo dos Olhos de Boneca


Avaliado atravs da movimentao passiva da cabea no plano horizontal. No paciente em morte enceflica no ocorre movimentao dos olhos relacionados rotao do segmento ceflico.

Prova Calrica
Inicialmente deve-se observar a integridade das membranas timpnicas. O paciente deve estar na posio supina com a cabea na linha mdia e elevada a 30. Isto assegura que o canal semicircular horizontal esteja na posio vertical, que a de mxima resposta; Injeta-se 50 ml de lquido (soro fisiolgico ou gua), prximo a zero grau C, atravs do conduto auditivo externo.

Os olhos devem ser mantidos abertos e observados por um minuto aps o trmino da infuso, antes de se testar o lado oposto.

Reflexo de Tosse
Introduz-se um cateter na traquia para estimular a carina. Observa-se a presena de tosse ou movimento do trax ou do diafragma.

Teste da Apnia:
Colher gasometria inicial; Desconectar do respirador; Instalar cateter traqueal com O2 6 l / min; Observar cuidadosamente por movimentos respiratrios (abdominais ou torcicos) por 8 -10 min; Colher gasometria final; Reconectar o respirador.

Exames complementares
a) ausncia de atividade eltrica cerebral ou, b) ausncia de atividade metablica cerebral ou, c) ausncia de perfuso sangnea cerebral.

Exames complementares
Devendo ter como resultado a ausncia de atividade. Aps a confirmao obrigatrio o registro atravs do Termo de Declarao de Morte Enceflica, o qual dever ser anexado ao pronturio do paciente juntamente com o laudo do exame complementar.

Identificao do potencial doador morte enceflica notificao realizao de exames clnicos e de imagem (arteriografia) abordagem a famlia captao entrega do corpo.

O Fluxo:

Potencial Doador de rgos e Tecidos:


Coma arreativo; (escore de coma de Glasgow de trs pontos). Arreflexia de tronco cerebral; Apnia; Causa do coma: conhecida, estrutural, irreparvel; Estabilidade: hemodinmica, hidroeltrica, metablica, acidobsica, sem hipotermia nem hipoxemia; Ausncia de substncias depressoras do sistema nervoso central (SNC) e/ou paralisantes neuromusculares.

Em que situao do coma contra-indicada a doao de rgos?

instabilidade hemodinmica instabilidade trmica instabilidade metablica Na presena de frmacos depressores Causa de coma desconhecida Insuficincia renal, heptica, cardaca, pancretica e medular; Doenas degenerativas crnicas e com possibilidade de transmisso;

Em que situao do coma contra-indicada a doao de rgos? Doenas infecciosas transmissveis atravs do transplante, como HIV, doena de Chagas, hepatites B e C, alm de todas as contraindicaes para a doao de sangue; Sepse ou insuficincia de mltiplos rgos; Neoplasia maligna, exceto tumor restrito ao SNC, carcinoma basocelular e carcinoma de colo uterino in situ; Doena de Creutzfeldt-Jacob (doena da vaca louca).

Transplante de rgos
Crnea Pulmo Corao Fgado Pncreas Rins Ossos Pele Medula ssea

Quais rgos?

Tempo de Captao e Transplante:

Assistncia de Enfermagem:
A equipe de enfermagem e em especial o enfermeiro deve estar atento e ter conhecimento de todas as alteraes fisiopatolgicas e hemodinmicas de um potencial doador de rgos.

Assistncia de Enfermagem:
O exame diagnstico de ME rotina para todo paciente em coma e deve ser realizado em carter de urgncia. Notificar Central Nacional de Notificao, Captao e Distribuio de rgos compulsria. Entrevistar o responsvel legal do doador, solicitando o consentimento livre e esclarecido por meio de autorizao da doao de rgos e tecidos, por escrito;

Garantir ao responsvel legal o direito de discutir com a famlia sobre a doao, prevalecendo o consenso familiar; Durante a entrevista com a famlia e representante legal, fornecer as informaes sobre o processo de captao que envolve: - Esclarecimento sobre o diagnstico da ME; - Anonimato da identidade do doador para a famlia do receptor e deste para a famlia do doador;

- Os exames a serem realizados; - Manuteno do corpo do doador; - Transferncia e procedimento cirrgico para a retirada; - Auxilio funeral; - Interrupo em qualquer fase deste processo por motivo de PCR, exames sorolgicos positivos ou desistncia familiar da doao.

avaliar e realizar a manuteno dos potenciais doadores de rgos; Ministrar aulas ou palestras sobre doao de rgos solicitadas por escolas, associaes

"TO INCERTO O DISCERNIMENTO HUMANO QUE ELE MAL CONSEGUE DETERMINAR O MOMENTO DE SUA PRPRIA MORTE"

Concluso:

Assim conclui-se o quanto relevante o vasto conhecimento da enfermagem quanto aos aspectos ticos e legais referente aos cuidados para uma doao e captao bem sucedida. Sabe-se que, mesmo dentro dos preceitos da tica e da moralidade e com todas as leis vigentes, uma grande maioria ainda no confia no sistema de distribuio de rgos e no diagnstico de morte enceflica muitas vezes pela falta de confiana na equipe que o far.

Referncias Bibliogrficas:
SILVA,Alexandro M; SILVA, Maria J.P. A PREPARAO DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM PARA ABORDAR O TEMA MORTE E DOAO DE RGOS. Rio de JaneiroRJ,2007. DALCIN, et al. A ENFERMAGEM E O PROCESSO DE DOAO E CAPTAO DE ORGOS FRENTE BIOTICA E A MORALIDADE. Rio Grande do Sul - RS 2012. BRITES, Dorelayne A; MEROTTO, Fabaine M; FRASSON; Antonio C. DOAO DE RGOS: MITOS E VERDADES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Ponta Grosa . COREN. Captao de rgos. So Paulo- SP, 2011.

PROGRAMA DE ATUALIZAO EM MEDICINA INTENSIVA ORGANIZADO PELA ASSOCIAO DE MEDICINA INTENSIVA BRASILEIRA

O enfermeiro na central de captao de rgos

You might also like