You are on page 1of 24

FENMENO Harry Potter: FUNDAMENTOS PARA CNONES DO FUTURO.

Roberto Rodrigues Campos

Campina Grande PB 2013

Objetivo
Propor fazer uma anlise da recepo da srie Harry Potter, cuja configurao peculiar tem quebrado certos paradigmas da literatura tradicional, na tentativa levantar possveis confirmaes de que a obra de Rowling um clssico do futuro, com base na compilao de conceitos oriundos de diversos tericos, adeptos de diferentes correntes terico-literrias, com textos produzidos por pesquisadores do Fenmeno Harry Potter.

Critrios de valorao: onde entra o leitor?


A avaliao dos textos literrios (sua comparao, sua classificao, sua hierarquizao) deve ser diferenciada do valor da literatura em si mesmo. Mas claro que os dois problemas no so independentes: um mesmo critrio de valor (por exemplo, o estranhamento, ou a complexidade, ou a obscuridade, ou a pureza) preside, em geral, a distino entre textos literrios e no literrios, e a classificao dos textos literrios entre si. (COMPAGNON, 2003, p.227)

Se um poema foi escrito por um grande poeta ou no, isso s importa aos historiadores da literatura. Suponhamos, s para argumentar, que eu tenha escrito um belo verso; tomemos como uma hiptese de trabalho. Uma vez escrito, esse verso no me serve mais, porque, como j disse, esse verso veio do Esprito Santo, do subconsciente, ou talvez de algum outro escritor. Muitas vezes descubro que estou apenas citando algo que li tempos atrs, e isso se torna uma redescoberta. Melhor seria, talvez, que os poetas fossem annimos. (BORGES, 2000, p.24)

Fenmeno Harry Potter: fundamentos para cnones do futuro.


Como exemplo de J. K. Rowling: No mundo: Stephenie Meyer, da saga Crepsculo; Rick Riordan, da srie Percy Jackson e os Olimpianos; Stephen King e suas obras de terror, entre outros. No Brasil, Paulo Coelho, Felipe Pena, Andr Vianco, Pedro Drummond, Luis Eduardo Matta, Thomaz Adour, entre outros.

Indstria Cultural de Theodor Adorno e Max Horkheimer: fbrica de dinheiro. Baseado no nmero de livros impressos e vendidos nos ltimos 50 anos (Maio/2006).

Andr Miranda, jornalista, entrevista Ana Maria Machado: Harry Potter uma prova de que a juventude da era internet realmente no se interessa por literatura; Nunca existiu um fenmeno to forte como o de Harry Potter. Ele surfou na mesma onda literria do Tolkien, mas depois o ultrapassou afirma a escritora Ana Maria Machado [...]. Havia uma sede de ler por parte dos adolescentes que a indstria editorial no tinha percebido. Harry Potter provou que eles leem bastante. Mas importante diferenciar: estamos falando de um fenmeno de massa, e no de um fenmeno literrio. (MIRANDA, 2011).

Vo escrever livros sobre ele. Todas as crianas no nosso mundo vo conhecer o nome dele(ROWLING, 2000, p.17) Isabelle Cani : De fato, escrevem-se livros sobre ele, e agora todas as crianas conhecem seu nome, no somente dentro do mundo dos bruxos do qual fala Minerva McGonagall, mas tambm no mundo ocidental como um todo. E, no entanto, quando J.K. Rowling escreveu essas frases, ela ainda no havia publicado nada, ningum ouvira falar dela nem de seu jovem heri; como todos os autores iniciantes, ela no tinha nem mesmo certeza de que iria encontrar um editor para seu primeiro romance. (CANI, 2008, p.12)

Vo escrever livros sobre ele. Todas as crianas no nosso mundo vo conhecer o nome dele(ROWLING, 2000, p.17) Pedro Bandeira: [...] o segredo desse gol de placa o profundo conhecimento que a autora possui da psicologia das crianas a quem pretende agradar: a faixa entre os 9 e os 12 anos. [...] O livro merece o sucesso mundial que obteve. No ser diferente no Brasil. Ns, autores brasileiros de literatura para jovens, devemos dar a mo palmatria: a senhora Rowling conhece o caminho das pedras. (BANDEIRA, 2000)

O leque de sucessos de Joanne Rowling se abre. Beatriz Veloso (Jornalista) Alvoroo no mundo dos trouxas. A agitao planetria indica que algo extraordinrio est prestes a acontecer. Quatro anos e 100 milhes de exemplares depois do lanamento do primeiro livro da srie estrelada pelo garoto rfo que descobre ser bruxo, o jovem heri chega s telas do cinema. [...] A Warner Bros. do Brasil no revela valores, mas confirma que esse o maior investimento no pas desde 1929. [...] As ofertas de canais de TV pelos direitos de exibio alcanaram os US$ 160 milhes. A Coca-Cola desembolsou US$ 150 milhes num contrato que permite associar o garoto ao refrigerante. (VELLOSO, 2011)

Isabelle Smadja e Pierre Bruno: No lem mais! Pior: No sabem mais ler! Crise da cultura escrita diante da hegemonia dos meios de comunicao audiovisuais, retorno forte do analfabetismo... os discursos iam rpido, deplorando a falta de gosto pela leitura por parte das jovens geraes. Eis que um livro veio desafiar as previses pessimistas. Harry Potter, antes de ser fenmeno editorial, foi primeiro o romance que criou a surpresa suscitando o questionamento. [...] Uma obra marginal em sua origem, exige que nos interroguemos sobre as razes dos sucessos literrios. (SMADJA; BRUNO, 2009, p.9-10)

Ana Cludia Pelisoli discute a possibilidade de a Academia e a Escola reverem a questo da insero exclusiva de obras cannicas na vida dos estudantes.

[...] para alguns estudiosos, o clssico aquela obra que ultrapassa fronteiras: [...] a fronteira da idade; [...] a fronteira do espao; [...] a fronteira do tempo. Esses seriam os clssicos. Ou ainda aquelas obras que so frequentemente citadas por outros autores [...] (PELISOLI, 2006, p.17)

a) IDADE:
Ana Cludia Pelisoli: [...] suas narrativas conquistaram leitores de vrias idades [...] (PELISOLI, 2006, p.18);

Isabelle Cani: Deve-se [...] pens-lo em termos de geraes: a maioria dos leitores de Rowling tem aproximadamente entre 7 e 40 anos, como se a partir dessa obra de literatura juvenil se pudesse estender at o limite extremo o sentido da palavra juvenil, para nela se segurar at a idade madura. Para alm dos 40 anos, os leitores de Rowling so mais raros: especialmente eclticos ou especialmente atentos ao mundo das crianas ou dos adolescentes. (CANI, 2008, p.13)

b) ESPAO:
Ana Cludia Pelisoli: [...] foram traduzidas em 62 idiomas, publicadas e reeditadas em vrios pases e j venderam mais do que qualquer clssico da literatura. So campes de referncia nos websites de busca na internet e citadas nas mais diversas mdias: desenhos animados, histrias em quadrinhos, filmes, msicas, livros. Nesse sentido, j entrou para a Histria da Literatura Infanto-Juvenil. (PELISOLI, 2006, p.18); Bill Adler: O mundo dos livros infantis jamais conheceu um terremoto como Harry Potter. [...] Crianas do mundo inteiro escreveram as cartas. H jovens fs de Harry Potter dos Estados Unidos, da Inglaterra, das Filipinas, da frica do Sul, da Estnia, da Holanda de todos os continentes. (ADLER, 2007, p.-IX-);

c) TEMPO: Ana Cludia Pelisoli: Harry Potter, a srie de Rowling, j ultrapassou algumas fronteiras:,. Restanos aguardar a passagem do tempo e a inconstncia da memria humana. (PELISOLI, 2006, p.18)

E mais algumas ideias...

talo Calvino:

J.K. Rowling nunca negou que bebeu em vrias fontes para criar a srie do menino bruxo Harry Potter. Assdua leitora e de gosto ecltico, ela tem alguns escritores britnicos favoritos, como C. S. Lewis, de As Crnicas de Narnia [...]; Elizabeth Goudge [...] e Louise May Alcott (1832-1888), autora de Mulherzinhas, um clssico da lngua inglesa. H muita especulao tambm sobre a influncia do sul-africano John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), que escreveu a trilogia O Senhor dos Anis, na obra de J.K. Rowling. [...] Mas, [...] os contos de fadas esto em primeiro lugar. (MONTELEONE; SEREZA, 2004)

Jorge Lus Borges [...] a ansiedade com que os leitores aguardam o lanamento e a avidez com que realizam a leitura, [...] os leitores trocam interpretaes entre eles, procurando saber se algum detalhe da histria lhes passou despercebido, ou se realmente conseguiram fazer todas as conexes. Alm disso, no satisfeitos com a leitura da ltima pgina, seus leitores releem os textos anteriores, buscam informaes na Internet e em outras mdias, ou at mesmo em outros livros que falam da srie, como os publicados pela autora, que imitam os manuais escolares utilizados pela personagem principal, Harry. (PELISOLI, 2006, p.26-27)

Hans Robert Jauss

Ao compilar as cartas [...], descobri que no apenas havia um enorme interesse nas histrias de J. K. Rowling, mas que Harry Potter levara as crianas a ler mais do que nunca. Tive a oportunidade maravilhosa de conversar com muitas crianas e de entrevist-las para o livro e, de forma quase unnime, esses pequenos leitores me disseram que ler Harry Potter havia aguado seu apetite pela leitura. O que essa obra fez foi ajudar a criar uma nova gerao de leitores que iro valorizar a leitura pelo resto da vida. (ADLER, 2007, p.-IX-)

Por enquanto...
Fenmeno, febre, mania; No foi proposta uma ruptura; Os clssicos literrios no devem ser deixados de lado; Recomenda-se uma reviso do que literrio pelos crticos literrios psmoderno; Se Harry um sucesso, isso Rowling deve sua recepo, ou seja, ao seu pblico-leitor.

Como muitas outras monografias e dissertaes cujo tema Harry Potter, este trabalho tem seus objetivos concretos, os quais variam de acordo com o foco da pesquisa. Todos eles [trabalhos] tm um objetivo subliminar em comum; Resta, somente, esperar que Harry Potter, as sagas Crepsculo e Percy Jackson, enfim, os best-sellers de entretenimento, componham os clssicos do futuro.

Referncias
ADLER, Bill. Cartas ao Harry Potter: crianas do mundo todo escreveram ao bruxo. So Paulo: Editora Novo Conceito, 2007. BANDEIRA, Pedro. Um gol de placa da fico infantil. In: GRAIEB, Carlos. A mgica de atrair leitores. Veja online, Londres, 1 644 ed., 12 abr. 2000 Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/120400/p_150.html>. Acesso em 30 ago. 2011. BORGES, J. L. Sobre os clssicos. In: ______. Jorge Lus Borges Obras Completas: 1923-1972. Buenos Aires: Emec Editores, 1974. CALVINO, talo. Por que ler os clssicos. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. COMPAGNON, Antoine. O demnio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: UFMG, 2003. JAUSS, Hans Robert. A Histria da Literatura como Provocao Teoria Literria. So Paulo: tica, 1994. MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clssicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MIRANDA, Andr. Como nasceu e o que vem por a depois de Harry Potter, o maior fenmeno pop da ltima dcada. O GLOBO online, Rio de Janeiro, 16 jul. 2011 Disponvel em: < http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/07/16/como-nasceu-o-que-vem-por-aidepois-de-harry-potter-maior-fenomeno-pop-da-ultima-decada-924921149.asp>. Acesso em 30 ago. 2011. PELISOLI, Ana Cludia Munari Domingos. Harry Potter: um chamado ao leitor. Porto Alegre, 2006, p.17. Disponvel em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/Letras/61859%20%20ANA%20CLAUDIA%20MUNARI%20DOMINGOS%20PELISOLI.pdf>. Acesso em 18 mar. 2011. ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SMADJA, Isabelle; BRUNO, Pierre. Harry Potter, anjo ou demnio? Rio de Janeiro: Cia. De Freud, 2009. VELLOSO, Beatriz. A magia de Harry Potter. Revista poca online, Londres, 181 ed., 05 nov. 2001 Disponvel em: <http://epoca.globo.com/edic/20011105/cult1a.htm>. Acesso em 30 ago. 2011

Obrigad o.

You might also like