You are on page 1of 33

Prof.

Ms Vnia Lucatti Sato

1 Introduo
A cincia da Microbiologia [do grego: mikros (pequeno), bios (vida) e logos (cincia)] o estudo dos organismos microscpicos e de suas atividades. Inclui o estudo da sua distribuio natural, suas relaes recprocas e com outros seres vivos, seus efeitos benficos e prejudiciais sobre os homens. A microbiologia trata com organismos microscpicos unicelulares, procariontes.

As clulas microbianas podem ser divididas em duas categorias com base em como a substncia nuclear se apresenta dentro da clula: Clulas Eucariticas- apresenta um ncleo separado do citoplasma por uma membrana nuclear; Clulas Procariticas- que apresentam material nuclear sem membrana.

Caractersticas dos micro-organismos:


habilidade de reproduo; capacidade de ingesto ou assimilao de substncias alimentares, metabolizando-as para suas necessidades de energia e de crescimento; habilidade de excreo de produtos de escria; capacidade de reagir a alteraes do meio ambiente, e suscetibilidade mutao.

Os principais grupos de micro-organismos so os protozorios, fungos, algas e bactrias. Os vrus, apesar de no serem considerados vivos, tm algumas caractersticas de clulas vivas e por isso so estudados como micro-organismos.

Posio dos micro-organismos no mundo vivo


1866 zologo alemo Haeckel sugeriu que um terceiro reino inclusse os microorganismos o reino Protista, constitudo unicamente por seres unicelulares. Assim, ao se falar de modo geral em protistas, compreendem-se bactrias, algas, fungos e protozorios.

Com o progressos do conhecimento da ultraestrutura celular, os micro-organismos puderam ser divididos em duas categorias: procariotos e eucariotos. As algas azuis (cianofceas) e as bactrias so organismos procariotos. Entre os microrganismos eucariotos esto os protozorios, os fungos e as demais algas (as clulas animais e vegetais so, tambm eucariticas).

A origem da vida

Em 1969 o sistema de reinos foi proposto

1977 as pesquisas de Carl Woese e seus colaboradores comprovaram que os procariotos e eucariotos evoluram por vias completamente diferentes a partir de uma forma ancestral comum.

Arqueobactria

Eubactria

Eucariotos

Distribuio dos micro-organismos na natureza


Os micro-organismos se encontram em todos os lugares da natureza. So transportados por correntes areas desde a superfcie da Terra at as camadas superiores da atmosfera. Os micro-organismos ocorrem mais abundantemente onde encontram alimentos, umidade e temperatura adequadas para seu crescimento e multiplicao Eles esto no ar que respiramos e no alimento que ingerimos. Esto na superfcie de nosso corpo, em nosso trato digestivo, na boca, no nariz e em outros orifcios naturais. A maioria dos micro-organismos incua para o homem, e este tem meios de resistir invaso daqueles que so potencialmente patognicos.

reas de aplicao da Microbiologia


A microbiologia bsica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos micro-organismos nos seguintes temas: caractersticas morfolgicas (forma e tamanho das clulas, composio qumica, etc.); caractersticas fisiolgicas (necessidades nutricionais especficas e condies necessrias ao crescimento e reproduo); atividades bioqumicas (modo de obteno de energia); caractersticas genticas (hereditariedade e variabilidade); caractersticas ecolgicas (ocorrncia natural dos microorganismos no ambiente e sua relao com outros organismos); potencial de patogenicidade dos micro-organismos.

Na microbiologia aplicada estuda como os micro-organismos podem ser usados ou controlados para vrias finalidades prticas. Os principais campos de aplicao incluem: medicina; alimentos e laticnios; agricultura; indstria; ambiente.

Evoluo da microbiologia
Sculo XIII Roger Bacon doenas eram causadas por seres vivos invisveis Robert Hook (1635-1703) viu e descreveu clulas em pedaos de cortia

Antony van Leeuwenhoek (1632-1723) - Holanda

O microscpio de Leeuwenhoek

Leeuwenhoek

Observaes relatadas, com descries precisas.

Gerao Espontnea versus Biognese


Aristteles (384-322 a.C.) pensava que os animais podiam se originar, espontaneamente, do solo, de plantas e de outros animais diferentes. Francesco Redi (1626-1697) teoria de Biognese - afirmando que todos os seres vivos, vem sempre de outros seres vivos. Spallanzani (1729-1799) frascos com caldo estril, se permanecerem fechados no apresentam microrganismos. Louis Pasteur (1822-1895) fim da abiognese.

Teoria microbiana das doenas


Fracastoro (1546): seres invisveis causadores de doenas, transmitidos de uma pessoa para outra. Plenciz (sc. 17): diferentes doenas eram causadas por diferentes micro-organismos. Holmes (sc. 18): febre puerperal era contagiosa. Na mesma poca o uso de antisspticos na prtica obsttrica.

Pasteur (sc. 19): observou que a fermentao das frutas e dos gros, resultando em lcool, era efetuada por micrbios. Examinando muitas amostras de "fermentos", isolou micrbios de espcies diferentes. Selecionando adequadamente o micro-organismo, o fabricante podia estar seguro de conseguir produtos bons e uniformes. Pasteur sugeriu que os tipos indesejveis de microorganismos deveriam ser eliminados pelo calor, no to intenso que prejudicasse o gosto do suco de fruta, mas suficiente para tornar incuo os germes. Observou que, mantendo os sucos a uma temperatura de 62-63C, durante uma hora e meia, obtinha o resultado desejado. Este processo tornou-se conhecido como pasteurizao.

Robert Koch (1843-1910): rival de Pasteur na descoberta do agente do carbnculo (antraz):


descobriu a bactria Bacillus anthracis em 1876 Primeiro pesquisador a provar que um germe era causador da doena, fazendo o mesmo mais tarde com a tuberculose

Postulados de Koch
1) Um micro-organismo especfico pode sempre ser encontrado em associao com uma dada doena. 2) O organismo pode ser isolado e cultivado, em cultura pura, no laboratrio. 3) A cultura pura produzir a doena quando inoculada em animal sensvel. 4) possvel recuperar o micro-organismo, em cultura pura, dos animais experimentalmente infectados.

O Microscpio
O olho humano incapaz de perceber um objeto com um dimetro menor que 0.1 mm, a uma distncia de 25 cm. Os microrganismos tem dimenses de m (1m = 10-3mm) Os microscpicos so classificados dependendo do princpio no qual a ampliao baseada: pticos (empregam dois sistemas de lentes, ocular e objetiva, atravs das quais a imagem ampliada obtida); eletrnicos (empregam um feixe de eltrons para produzir a imagem ampliada)

Poder de Resoluo (P.R) - medida do menor objeto que pode ser visto ao microscpico P.R = comprimento de onda ; A.N. (Abertura Numrica) = n.sen n = ndice de refrao; (teta) = semi ngulo do cone de luz que entra na objetiva. Pode-se usar um meio (p.ex. leo de cedro) com o mesmo ndice de refrao do vidro da lmina, para que os raios de luz deixem a lmina sem refrao, seguindo uma direo reta para dentro da objetiva, aumentando assim o poder de resoluo (P.R.)

Principais caractersticas das objetivas do microscpio ptico

A objetiva produz uma imagem real ampliada do objeto, a qual ainda aumentada em escala muito maior pela ocular, sendo a mesma captada pelo olho humano

O Microscpico eletrnico possui grande vantagem diante do ptico, apresenta um poder de resoluo 100 vezes maior, em virtude do comprimento de onda muito curto dos raios eletrnicos utilizados. possvel resoluo de objetos to pequenos quanto 10 Ao (1Ao =10 -4m). Produz aumentos teis de 200.000 a 400.000

Caracterizao e classificao dos micro-organismos


A partir do momento em que um organismo completamente conhecido, torna-se possvel fazer comparaes com outros, determinando semelhanas e diferenas, agrupando em espcies semelhantes e recebe um nome especfico. Os microbiologistas trabalham com culturas puras ou mistas. Antes de identificar e classificar um microrganismo, suas caractersticas devem ser determinadas com detalhes adequados.

1. Caractersticas culturais: os nutrientes exigidos para o crescimento e as condies fsicas do ambiente que favorecem o desenvolvimento. 2. Caractersticas morfolgicas: as dimenses das clulas, seus arranjos, a diferenciao e a identificao de suas estruturas.

3. Caractersticas metablicas: a maneira pela qual os micro-organismos desenvolvem os processos qumicos vitais.

4. Caractersticas da composio qumica: a identificao dos principais e tpicos constituintes qumicos da clula. 5. Caractersticas antignicas: a deteco de componentes especiais da clula (qumicos) que fornecem evidncias de semelhana entre as espcies. 6. Caractersticas genticas: a anlise da composio do cido desoxirribonucleico (DNA), assim como a determinao das relaes entre o DNA isolado de diferentes micro-organismos.

You might also like