You are on page 1of 77

Curso de Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras

30. Curso Presencial - 2012

Prof. Paulo Amrico Vieira

ANVISA = NORMAS TCNICAS


CONSELHOS = MBITO PROFISSIONAL

Qualquer normativa da ANVISA que interfira no mbito profissional, contrariando lei ou decreto, poder e dever ser questionada, pois ser ilegal

LEGISLAES

Artigo 5. Da Constituio Federal do Brasil 1998 A Constituio Federal do Brasil de 1998, em vigor, no seu art. 5. , no seu pargrafo 8, e em seus respectivos incisos: 8.1 Inciso II que consta: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer de alguma coisas, seno em virtude da Lei;

E 8.2 Inciso XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso, atendidas as qualificaes que a lei estabelecer;

RDC No. 87/2008: Altera o Regulamento


Tcnico sobre BPM em farmcias.

5.17. Prescrio de preparaes magistrais. 5.17.1. Os profissionais legalmente habilitados, respeitando os cdigos de seus respectivos conselhos profissionais, so os responsveis pela prescrio das preparaes magistrais. 5.17.2. A prescrio, ou indicao, quando realizada pelo farmacutico responsvel, tambm deve obedecer aos critrios ticos e legais previstos.

LEGISLAES
Classificao Brasileira de Ocupaes - CBO Portaria n. 397 - do Ministrio do Trabalho e Emprego de 09/10/2. 002, que aprovou a CLASSIFICAO BRASILEIRA DE OCUPAES, a CBO com os seguintes cdigos: Cdigo N. 5161-35 - Massoterapeuta, Tcnico em Massoterapia, Massoterapeuta, Tcnico em Massagem, Massagista, Reabilitao com Habilitao Afim em Massagista, Auxiliar Massagista, Massagista de casas de banho, Massagista de saunas, Massagista de termas, Massagista Duchista, Massagista Esteticista, Massoprevencionista; Cdigo N. 5161-15 - Tcnico em Esttica, Esteticista: Corporal, Facial e Auxiliar de Esttica;

Cdigo N. 3221-05 - Terapeuta Naturista e Naturalista, Tcnico em Acupuntura, Acupunturista, Acupuntor, Fitoterapeuta, Tcnico corporal em Terapia Tradicional Chinesa, Terapeuta Oriental, e Holstico; Cdigo N. 3221-10 - Podlogo, Tcnico em Podolgia; Cdigo N. 3221-15 - Quiropata, Quiropraxista, Quiroprctico, Rolfista, Terapeuta Crneo-sacral, Tcnico em Alexandre, Terapeutas: Holstico, Manual e Mio-facial; Cdigo No. 3221-25 Terapeuta Holistico Homeopata (no mdico), Naturopata, Terapeuta Alternativo, Terapeuta naturista.

Descrio Sumaria
Aplicam procedimentos teraputicos manipulativos, energticos e vibracionais para tratamentos de molstias psico-neuro-funcionais, musculoesquelticas e energticas. Tratam patologias e deformidades podais atravs do uso de instrumentos perfuro cortantes, medicamentos de uso tpico e orteses. Para tanto, avaliam disfunes fisiolgicas, sistmicas, energticas e vibracionais atravs de mtodos das medicinas orientais e convencional. Recomendam a seus pacientes/clientes a pratica de exerccios, o uso de essncias florais e fitoterpicos com o objetivo de reconduzir ao equilbrio energtico, fisiolgico e psico-orgnico.

Farmacutico
Decreto 85.878 de 07/04/1981 MBITO PROFISSIONAL DO FARMACUTICO Estabelece normas para execuo de Lei n 3.820, de 11 de novembro de 1960, sobre o exerccio da profisso de farmacutico, e d outras providncias. Art. 1 - So atribuies privativas dos profissionais farmacuticos: I - desempenho de funes de dispensao ou manipulao de frmulas magistrais e farmacopicas, quando a servio do pblico em geral ou mesmo de natureza privada; Resoluo n 467/07 do CFF - Estabelecer as atribuies e competncias do farmacutico na farmcia com manipulao: IV- Manipular, dispensar e comercializar medicamentos isentos de prescrio, bem como cosmticos e outros produtos farmacuticos magistrais, independente da apresentao da prescrio.

V- Decidir pela manipulao, dispensao e comercializao de medicamentos de uso continuo e magistrais, anteriormente aviados, independente da apresentao de nova prescrio

ENFERMEIROS -RESOLUES COFEN-197 52/79

Consta do PADCOFEN-247/91 resolve:


Art.1 - Estabelecer e reconhecer as Terapias Alternativas como especialidade e/ou qualificao do profissional de enfermagem. (acupuntura, Iridologia, Fitoterapia, Reflexologia, Quiropraxia, Massoterapia, dentre outras)

Art.2 - Para receber a titulao prevista no artigo anterior, o profissional de enfermagem devera ter concludo e sido aprovado em curso reconhecido, com carga horria de 360 horas.

Na cidade de Campinas, a Portaria 07 de 19/11/2004, que dispe sobre a atuao do enfermeiro na assistncia no Programa Municipal de Fitoterapia da Secretaria Municipal de Sade, mas especificamente o Art. 2. , diz que prescrio de fitoterpicos por enfermeiros capacitados ser realizada conforme definio em memento teraputico da Secretaria de Sade, para aqueles descritos como tpicos, bem como para infuses de Camomila e Malva.

FISIOTERAPUTAS - COFITO
RES 380/2010 PORTARIA 971

Regulamenta o uso pelo Fisioteraputa das Praticas Integrativas e Complementares de Sade. Art.1 - Autoriza a pratica pelo Fisioterapeuta dos atos complementares ao seu exerccio profissional regulamentado, nos termos desta resoluo e portaria MS 971/2006:

A) Fitoterapia B) Praticas corporais, manuais e meditativas C) Terapia Floral D) Magnetoterapia E) Fisioterapia Antroposofica F) Termalismo/Crenoterapia/ Balneoterapia G) Hipnose

CIRURGIO DENTISTA
O Conselho Federal de Odontologia, emitiu a Resoluo CFO-82/2008, em que reconhece a regulamenta o uso pelo cirurgio-dentista das seguintes prticas integrativas e complementares sade bucal: acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

NUTRICIONISTA
A Resoluo 402 do CFN, de 30 de Julho de 2007, regulamenta a prescrio fitoterpica pelo nutricionista de plantas in natura frescas, ou como droga vegetal nas suas diferentes formas farmacuticas e da outras providencias. So de uso: infuso, decocto, tintura, alcolatura, extrato. No poder utilizar fitoterpicos para aplicao tpica.

RDC 138/2003 MEDICAMENTOS ISENTOS DE PM

Art.1 - Todos os medicamentos descritos no GITE, so de venda sem prescrio mdica, a exceo daqueles administrados por vias parenteral que so de venda sob prescrio mdica.

Formulaes Oficinais, desde que contenham insumos que sejam sujeitos PM. Cosmticos todos, desde que no contenham insumos que sejam sujeitos a PM. Fitoterpicos todos os isentos de PM

Fitoterpicos de Prescrio Mdica

Ou seja aqueles que contem a tarja vermelha com a frase Venda sob prescrio mdica.

-Arctosphylos uva-ursi (uva ursi) -Cimicifuga racemosa L. (cimicifuga) -Echincea purprea (equincea) -Ginkgo biloba L. (ginkgo) -Hypericum perforatum L. (hiperico) -Piper methysticum G. Forst (kava kava) -Serenoa repens (Bartram) J.K. Small (saw palmeto) -Tanacetum parthenium Sch. Bip. (tanaceto) -Valeriana off L. (valeriana)

importante deixarmos claro que no se registram como medicamento fitoterpico de tarja vermelha drogas vegetais, ou seja, plantas medicinais ou suas partes, que contenham as substancias, ou classes de substancias, responsveis pela ao teraputica, aps processo de coleta, estabilizao e secagem, podendo ser integra, rasurada, triturada ou pulverizada ANVISA RDC no. 10 de 09/03/2010, apenas os derivados das mesmas como tintura, extrato seco, extrato fluido e leos. Sendo assim, esta lista de medicamentos exclusivos de PM

no contempla as drogas secas, utilizadas em

infuso e decocto. Os fitoterpicos manipulados tambm no so contemplados nesta lista, pois no so registrados como medicamentos.

homem sem persistncia nunca ser um bom xam ou um bom mdico. (Confcio).

Um

BREVE HISTRIA DA MEDICINA


500 D.C. Venha at aqui, e coma esta raiz. 1000 D.C. Esta raiz coisa de ateu, faa esta orao ao Deus que est no cu. 1792 D.C. O Deus no est no cu, quem reina a razo. Venha at aqui, e beba esta poo. 1917 D.C. Esta poo para enganar o oprimido, sugiro que voc tome este comprimido. 1960 D.C. Este comprimido antigo e extico. Chegou o momento de tomar antibitico. 1998 D.C. Antibitico te deixa fraco e infeliz. Eis um novo tratamento: coma esta raiz.

DEFINIO DE FITOTERAPIA

A OMS tem definido a Fitoterapia como a cincia que estuda e utiliza os produtos de origem vegetal com finalidades teraputicas. Esta organizao manifestou em 1996 que 80% da populao mundial depende para sua ateno primaria de sade das plantas medicinais

DEFINIO DE MEDICAMENTOS FITOTERPICOS.

So todos aqueles produtos que em sua composio contenham drogas vegetais ou preparados de drogas vegetais tradicionalmente usados com fins medicinais...................

Fitoterapia Chinesa

Uma teraputica da medicina tradicional chinesa, dentre outras como: Acupuntura, TUI-NA, TAI-CHI, Qi Qong, Moxa.

Tcnicas - Porcentagens 30%


Fit ot erapia Out ras Tcnicas

70%

Matrias mdicas chinesas institudas Ben Cao Jing, ou seja, Tratado de rvores e Ervas; Utiliza os 3 reinos: Vegetal, Animal e Mineral.

Deveria chamar: Naturoterapia pois Fitoterapia significa Fito = planta e Terapia = tratamento.

Por que Fitoterapia Energtica Chinesa e quais suas vantagens? Baseia-se nas propriedades energticas de cada substncia; Possui sculos de experimentos; Atua na causa do desequilbrio (processo etiopatognico).

CHINA

As fontes histricas dignas de confiana encontram-se nas escritas. Porm a escritura apareceu muito cedo na China, no incio da civilizao e muito antes da nossa era. A Fitoterapia Chinesa, assim como a MTC como um todo, constitui-se num dos sistemas mdicos com a tradio mais antiga que se tem conhecimento. Nesta evoluo milenar, o sistema da Fitoterapia Chinesa foi se organizando e se estruturando e, no fim do sculo passado, era o sistema teraputico mais avanado do mundo.

A maior parte das informaes sobre o passado da MTC, atualmente datam de 227 aC em diante. Isto porque, de 403 a 227 aC os livros foram destrudos ou perdidos nas guerras feudais. Dois livros subsistiram a estas guerras: o Tratado do Outono e da Primavera e Clssico da Montanha e dos Mares.

Medicina Tradicional Avanada


-

581 a 682 dC O Dr. Sun Si Miao, clebre por Ter descoberto os pontos A-Shi e pela grande contribuio no domnio da diettica e do fito. Foi o primeiro no mundo a administrar extrato de tireide (pinto e cordeiro), assim como algas nos problemas de tireide Problemas relacionados a falta de vitaminas.

Medicina Tradicional Avanada

Mil anos antes dos europeus, j se curava beribri, indicando fgado de vitela, grmen de trigo fermentado. Qian Jin Yao Rang Mil Prescries Valendo o seu Peso em Ouro uma obra importantssima. Conhecido tambm como Bei Ji Qian Ji Yao Fang, Preciosas Prescries em Urgncia Mdica.

Shen Nong Ben Cao Jing, o clssico da matria mdica do Divino Fazendeiro (Sheng Nong) 364 prescries 252 propriedades medicinais. Veneno cura Veneno. Shang Han Lun Zhang Zhong Jing Discusso das ordens do frio induzido o Arqutipo da matria mdica em ervas. 113 prescries medicinais baseadas em 100 remdios, 10 de origem animal, 7 de origem mineral e os demais de plantas. 206 a 23 aC Conceito dos 5 Paladares Culinria e fitoterapia de mos dadas Sopas medicinais Ben Cao Xue Comea um certo ensinamento da medicina.

645 dC Xin Xiu Ben Cao (nova reviso) 844 substncias 1 matria mdica ilustrada. 1 a ser publicada oficialmente na China e no mundo. 1062 dC Tu Jing Ben Cao 21 volumes ilustrados. 1198 dC Zheng Lei Ben Cao de Tang Shen Luei 1558 substncias classificada de acordo com as desarmonias 31 volumes Grande impacto no desenvolvimento.

1593 dC Ben Cao Yian Shi de Li Zhong Li Origem da matria mdica, muito prtico para farmacuticos, ilustrados a mo, e contendo descries detalhadas da estao das colheitas, e demanda de preparao de remdios. Considerando uma das primeiras obras de Farmacognosia. 1596 dC Ben Cao Ganj Mu de Li She Zhen A grande matria mdica com 1892 substncias Compndio Uma verdadeira bblia dos herboristas 52 volumes 30 anos para acabar sua obra 1000 ilustraes 8 rubricas Teve grande impacto no sc. XVIII e XIX nos meios mdicos europeus com o ttulo Tesouros da Medicina Chinesa. Traduzido em 7 lnguas, uma das melhores foi a de Beread (1920) em ingls. O seu sistema de classificao da flora e da fauna natural era das mais completas e avanadas nesta poca.

O compndio do Dr. Li cativa a ateno de Darwin antes de desenvolver a famosa teoria sobre a evoluo e pensa-se que a obra de Li influenciou Darwin no seu sistema de Classificao da Histria Natural. A obra de Li ainda o livro de cabeceira dos herboristas tradicionais e estudantes de MTC. 1949 dC O partido incentiva o uso de plantas medicinais Vantagens so inmeras. 1977 dC Enciclopdia de substncias da MTC de Zhong Yao Da Ci Dian 5764 substncias.

Importncia da Fitoterapia Chinesa


Acupuntura
A Acupuntura sozinha mostra-se insuficiente para tratar a maior parte dos casos que apresentam INSUFICINCIAS, por exemplo, insuficincias do YIN, SANGUE de YANG, QI e JING. Muitas doenas crnicas dependem desses sintomas.

Fitoterapia Chinesa
Extremamente eficiente em casos crnicos, com deficincia de Yin , Yang , Xue, Jing. Da substrato para o tratamento com acupuntura. Ela permite o espaamento das sesses de acupuntura sem comprometer a sua eficcia, antes pelo contrrio, o doente ganha tempo e dinheiro, e o mdico aumentar a qualidade e a eficcia dos seus tratamentos.

Em casos de Excesso funciona maravilhosamente. (dores, estagnaes, etc)

Exemplo:
Fogo do Figado Cefalia Fitoterapia Excesso
Tonificar o Yin Do F e R
Insuficincia de Yin do F e R

Acupuntura

Melhora Sintomatica e Passageira ( Yang)

Formula Ming Mu di Huang

Reincidncia
No melhora do Pulso

Melhora do Pulso

Apresentaes Farmacotcnicas
Chs (Tang) Extratos Aquosos

Infuso Decoco Wan Dan


Gelatinosas

Comprimidos
Capsulas

Vinhos (Jiu) Ps (San)

Xaropes (Gao) Melitos

Macerao Tinturas Extratos Fluidos 10% 20% 1:1

Extratos Secos

2 a 5:1
Padronizado

Loes

Gel Cremosa

Supositorios Ovulos Emplastros

leos essenciais

Inalao

Banhos

Tipos de Apresentaes Fitoterapicas

Formas de Apresentaes Nacionalizadas

Formulas Chinesas devem ser manipuladas e no podem ser industrializadas.

Capsulas e Cremes

Importados

Emplastros Adesivos

Forma Dan (importado)

Formulas Chinesas Importadas


Infelizmente atualmente as formulas chinesas importadas esto proibidas sua venda, uso e indicao no Brasil, estando o comerciante e profissional sujeitos as penalidades legais.

Viabilidade Legal
Atualmente devido a legislao Brasileira, as formulas magistrais chinesas s podem serem manipuladas, ou seja, um profissional habilitado deve indicar ou recomendar seu uso atravs de receita por escrito. Somente a Naturalmed esta habilitada legalmente e tecnicamente para estas manipulaes.

Estrutura das Formulas Magistrais Chinesas


Raramente os Fitoterpicos Chineses so usados isoladamente. A estrutura das formulas obedece rigoroso conhecimento de interaes, incompatibilidades, toxidades. O medicamento magistral se destina a um usurio definido e atendido diretamente no local onde foi produzido: a farmcia. O medicamento industrializado preparado para atingir um usurio distancia e no identificado, atravs de terceiros.

Tradicionalmente estes princpios so expressos em termos de hierarquia feudal.


SENHOR (Jun) Fornece a principal impulso teraputica da prescrio MINISTRO (chen) Intensificam ou ajudam os efeitos teraputicos dos Senhores ASSISTENTES (Zuo) Fazem acompanhamento dos sintomas Moderam toxidades Assistem os senhores e ministros no cumprimento de seu objetivo Do assistncia em outra direo teraputica MENSAGEIROS (Shi) Harmonizar ou direcionar os efeitos de outras ervas aos rgos

Note-se que no h regra para que todos os princpios sejam empregados na composio de cada prescrio.

Exemplo da Formula: Si Jun Zi Tang

Ginseng Poria cocos Atractiloides Glycyrrhiza

Senhor Ministro Assistente Mensageiro

Tinturas Medicinais Naturalmed

Prof. Paulo Amrico Vieira

52

Ps Medicinais Naturalmed

Prof. Paulo Amrico Vieira

53

rea de Manipulao de Capsulas Naturalmed

Prof. Paulo Amrico Vieira

54

Experincias Clinicas com Fitoterpicos Chineses

Ganoderma Cogumelo do Imperador - Reishi

OS BENEFCIOS DO GANODERMA
v

Sistema Imunolgico

Cncer: o Ganoderma um medicamento eficaz contra tumor Resfriado Comum Gripe Tosse Inflamao Artrite Reumatide Alergias Lpus Estomatite (cancro) O Ganoderma age como um anti-oxidante contra radicais livres O Ganoderma protege contra os efeitos de radiao O Ganoderma possui efeitos anti-inflamatrios

v Sistema Respiratrio Asma Bronquite Crnica v Sistema Endcrino Problemas associados Menopausa Menstruao irregular

com

v Sistema Nervoso

Insnia

Neurastenia Tenso muscular induzida por estresse Sono em demasia Dor de cabea Dor de dente Catarata Distrofia muscular Paralisia muscular progressiva

v Sistema Circulatrio Hipertenso (Presso Alta) Hipotenso (Presso Baixa) Doenas do corao Arteriosclerose Arritmia Infarto Reduo de Colesterol Anemia Extremidades frias Hemorridas Doena da montanha

v Sistema Digestivo

Gastroenterite lcera Hepatite Necrose do Fgado O Ganoderma regenera o fgado Obesidade: o Ganoderma remove a gordura no sangue Baixo Peso: o Ganoderma aumenta o apetite Diabetes Priso de Ventre Diarria Clculo Biliar

v Pele

Envelhecimento da pele Cloasma Acne Queda de cabelo Dermatite

v Sistema Excretor

Nefrite
v

Sistema Reprodutor

Disfuno Ertil
Falta de desejo sexual Dismenorria (clica menstrual)

Outros

Sndrome da Fadiga Crnica ( SFC )

Posologia
Capsulas:
Para a manuteno e preveno geral da sade, tome 2 cpsulas duas vezes ao dia com o estmago vazio. Quando ocorrer desconforto devido a pequenas indisposies, aumente a dosagem de 2 para 3 cpsulas 3 vezes ao dia. Para insnia, tome de 3 a 5 cpsulas antes de dormir. Quando uma doena grave acontecer, aumente a dosagem para 3 a 4 cpsulas 4 vezes ao dia. Crianas: Reduzir para metade da dose Liquido: Tratamento: 30 a 50 gotas 3 vezes ao dia. Preveno: 20 a 30 gotas 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais
Algumas pessoas podem experimentar uma vertigem quando tomam o Ganoderma pela primeira vez. Durante a primeira semana, elas podem vivenciar um leve desconforto na cabea ou tontura. O paciente com artrite pode vivenciar um aumento temporrio no nvel de dor. Trata-se de uma reao de purificao, geralmente chamada de crise de cura. Continue a tomar o Ganoderma e os sintomas sero aliviados dentro de uma semana.

Reportagem da Revista Epoca em 2005 (Telma Alvarenga)


Efeito cogumelo A Embrapa pesquisa efeitos medicinais de fungos que j so usados nos tratamentos de cncer Telma Alvarenga Em setembro passado, durante o tratamento de um linfoma (tumor nos gnglios linfticos), o senador Saturnino Braga, de 73 anos, comeou a usar um complemento alimentar para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia: cpsulas de cogumelo rei (Ganoderma lucidum) e de cogumelo do sol (Agaricus blazei), ou da vida. Essas espcies so alvos de pesquisas cientficas no mundo inteiro e, embora os resultados ainda sejam inconclusivos, vm sendo usadas experimentalmente como terapia auxiliar de doenas como cncer, lpus, osteoporose e arteriosclerose. Saturnino decidiu testar os tais fungos depois de uma visita Embrapa, que desenvolve estudos com cogumelos comestveis e medicinais desde 1995. ''Passei bem pela quimioterapia, que terrvel'', diz o senador, que sofreu um profundo cansao. Mas no deixou de fazer suas caminhadas dirias. ''No sei se psicolgico, mas acho que as cpsulas ajudaram. No tive muito enjo e me senti mais forte.'' A quimio terminou em dezembro, mas Saturnino ainda usa os cogumelos. ''Dizem que ajuda a prevenir a volta do cncer. Pelo sim, pelo no, vou tomando'', diz.

Uma das maiores entusiastas do uso medicinal dos fungos a biloga Arailde Fontes Urben, pesquisadora da Embrapa, que trouxe da China uma tcnica para baratear o cultivo dos fungos. ''Alguns deles fazem parte da medicina tradicional chinesa h 2 mil anos'', diz. A Embrapa pesquisa a presena dos cidos graxos poliinsaturados nos cogumelos, cuja ao diminuir o colesterol no organismo. Estudos em coelhos mostram alguns efeitos preventivos de doenas cardiovasculares. Outros sugerem ao fortalecedora sobre o sistema imunolgico. ''O corpo fica muito debilitado com a quimioterapia'', explica a mdica Ilma da Cunha Barros, que tambm participa de pesquisas na Embrapa. Os cogumelos so vendidos em cpsulas, xarope ou extrato lquido, em farmcias de manipulao. ''Mas s com prescrio mdica'', avisa Paulo Amrico Vieira, fitoterapeuta e dono do laboratrio Naturalmed. O cogumelo rei importado da China, enquanto o do sol j produzido no Brasil. ''A procura vem crescendo'', diz Vieira.
67

Paulo Amrico Vieira NATURALMED - Campinas

68

Huang Lian Su Gao


Ungento de Coptis simples

Ao:. Alivia o prurido e a dor, cicatriza, regenera os tecidos, elimina fungos, bactrias e vrus (antissptico) Indiaes: Sndromes cutneos devidos
ao calor ou a umidade- calor- Psorase acne- dermatite supurante- Infeces cutneas- Queimadura solar- Furnculos Abcessos, pele seca- Eczema- Ferida que no cicatriza- varizes inflamadas- micosesP de atleta- Queimaduras 1o e 2o grauerisipela- dermatite- vaginite- infeco vaginal (trichomonas vaginalis, Cndidas, Herpes etc) fissura anal- hemorridasvitiligo.
Modo de Usar: Creme- aplicao externa sobre a zona infectada (cobrir eventualmente com gaze) 1 a 2 X ao dia.

LIU WEI DI HUANG WAN


Six Flavor Tea - Seis sabores com Rehmannia

Origem: Xiao Er Yao Zheng Zhi Jue- Sec. XII Ao: Tonifica o Yin dos Rins Indiaes: Vazio de Yin dos Rins-Ofuscaes da vistaacfenos-diminuio da acuidade visual-amnsia -insniafraqueza e lassido dos lombos e dos joelhos emagrecimento- problemas digestivos -garganta e boca seca sobretudo a noite suor nos ps ou calor na sola dos ps, na palma das mos e na regio precordial, ou ento febres vespertinas, transpiraes noturnas, faces vermelhas. Espermatorria oligomenorria- amenorreia ou metrorragias. Lngua vermelha, ver. Raro e seco Pulso Fino e rpido

Muito importante para desenvolvimento de crianas (sseo, pescoo, dentrio) A def. de Yin quase sempre dos rins. Doenas da Medicina Ocidental: Tuberculose-Diabetes sacarino e inspidoneuroses- febres funcionais- desordens neurovegetativas- sndrome climatrica

Composio

Rehmannia glutinosa Poria cocos Paeonia sufruticosa Alisma plantago aqutica Cornus off Dioscorea opposita

32% 12% 12% 12% 16% 16%

Posologia:
Tinturas: Adultos: 30 a 50 gotas 3 vezes ao dia Crianas: Metade da dose. Vinho medicinal, usar 1 colher sobremessa 30 minutos antes das refeies. Capsulas: Adultos: 1 a 2 capsulas 3 vezes ao dia Crianas: Metade da dose

VERSES FLORAIS
Produto Isento de Registro conforme oficio Ms/SVS/Gabin 479/98, datado de 23/10/1998

Rehmannia Compound Verso do Liu Wei na forma fito floral.

Reishi Verso do Reishi na forma fito floral e associaes.

Posologia: Crianas: 5 a 10 gotas at 3 ou mais vezes ao dia, diretamente na lingua ou com pouco dgua. Adultos: 10 a 30 gotas at 3 ou mais vezes ao dia, diretamente na lingua ou em um pouco dgua.

Livros Publicados

Bibliografia

Bensky, Dan., and Gamble, Andrew., Chinese Herbal Medicine, MATERIA MEDICA, Eastland Press SEATTLE Panizzza, Sergio Tinoco, Conbrafito, 2010, 1a. Edio Hong-Yen Hsu e Cols., Matria Mdica Oriental: um guia conciso; [traduo Andra Favano, Adriana Favano; reviso cientfica Paulo Amrico Vieira]. So Paulo. Ed. Roca, 1999. Referencias Bibliogrficas:
Todas as informaes sobre o Ganoderma, bem como sua Bibliografia podem ser obtidas no seguintes endereos:

http://www.brasiloriente.com.br/docs/Ganoderma.pdf

www.pauloamerico.bio.br www.naturalmed.com.br www.brasiloriente.com.br

Agradecimento
Agradeo

aos amigos Anderson e Karen na organizao deste evento.

You might also like