You are on page 1of 29

ARTIGO CIENTFICO

Como elaborar um Artigo


O que um Artigo Diferena entre Artigo e Monografia

Conceito formal: Norma da ABNT - NBR 6022 , 2003. Artigo cientfico parte de uma publicao comautoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento.

Estrutura de um Artigo
O artigo cientfico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos cientficos: Elementos Pr-textuais Elementos Textuais Elementos Ps-textuais

Estrutura de um Artigo
Elementos pr-textuais: 1 - O ttulo e subttulo 2 - A autoria 3 - O currculo 4 - Resumo na lngua do texto 5 - Palavras-chave na lngua do texto

A INFLUENCIA DA ECONOMIA GLOBALIZADA SOBRE AS MUDANAS CLIMTICAS

Ronaldo Alencar dos Santos* Resumo O Objetivo deste trabalho propor um estudo cientfico sobre o fenmeno da mudana climtica, sob uma perspectiva poltico-juridico-economica. Inicialmente, iremos abordar os principais motivos, associados aos saberes citados, do crescente quadro de mudana climtica e seus efeitos nocivos sobre a vida humana na terra. Ao final tentaremos elaborar uma orientao cientfica para o tratamento do assunto, de modo que isso nos sirva de embasamento para a consecuo de prticas que gerem modificaes nesse quadro-problema. Para tal empreendimento, utilizamos o mtodo hipotticodedutivo de Francis Bacon, que consiste basicamente na nfase a experincia sensvel em detrimento das formulaes lgico-filosficas, a partir de um mtodo rigoroso de validao do conhecimento, empregado pela empiria. _____________________________________________ Palavras-chaves: Globalizao,, mudanas climticas, mbientalismo, * Ronaldo Alencar dos Santos Bacharel em Direito Pela FARN, Especialista ema Direto Civil e Processual Civil pela UFRN, aluno Mestrando em Direito Constitucional, professor universitrio. geopoltica.
ronaldo_alencar@hotmail.com

Estrutura de um Artigo
4 - Resumo na lngua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras. No deve conter citaes Deve ser constitudo de uma seqncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. (ABNT. NBR6028, 2003, p. 2)

Estrutura de um Artigo
Elementos textuais: 1 - Introduo 2 - Desenvolvimento 3 - Concluses

Introduo De modo geral, a introduo deve apresentar: a)o assunto, objeto de estudo; b) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; c) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; d) as justificativas que levaram a escolha do tema

Elementos ps-textuais: 1 - Notas explicativas: 2 - Referncias: 3 - (opcionais): apndices, glossrio e anexos.

O Estado foi feito para durar no tempo, enquanto a economia supera-se a partir da adoo de uma nova viso sobre a realidade das escolhas humanas. Dessa forma, existe a necessidade de um Estado mais dinmico e capaz de lidar com o fenmeno da Globalizao, em seu carter positivo e negativo, de forma a normatizar a inferncia predatria da indstria sobre o bem ambiental.

Notas
1. Conforme salientado inicialmente, sustentamos a tese de que os problemas relativos ao meio ambiente, so provenientes de uma viso Estatal ideologicamente ultrapassada. 2. Qual convencionou-se chamar de Avaliao de Impacto Ambiental 3. Sabe-se que a Poltica Nacional do Meio Ambiente sofre forte influncia do ps-guerra e a disseminao da idia da sustentabilidade

Referencias
ARRENIUS, Svante. Worlds in the Making. Oxford: Oxford Press, 1908. FARIA, Jos Eduardo. O Direito na Economia Globalizada. So Paulo: Malheiros, 2004 FILHO, Maral Justen. Curso de direito Administrativo. 4. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009 GRAU, Eros Roberto. Direito Posto e Direito Pressuposto.7. ed. So Paulo:

Referncias e Citaes
Prof. Ronaldo Alencar dos Santos

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Referncias Bibliogrficas

Conceito (ABNT-NBR 6023/2002)

o [ . . . ] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual

Somente se coloca ao final do texto, se tiver sido objeto de citao no corpo do texto.

Livro
SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Nota de traduo. Edio. Local: Editora, ano de publicao.

Exemplo: WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. So Paulo: Crculo do Livro, 1992.

Um autor CASTRO, Cludio de Moura. Dois autores CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino.
trs autores ENRICONE, Dlcia; GRILLO, Marlene; CALVO HERNANDEZ, Ivone. Mais de trs autores RIBEIRO, ngela Lage et al.

Documento eletrnico
SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Edio. Local: ano. Disponvel em: <http:// ...> Acesso em: dia ms (abreviado) ano. Exemplo: MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niteri: Arte & Ofcio, 1992. Disponvel em: <http://www.actech.com.br/aondamaldi ta/creditos> Acesso em: 13 out. 1997.

Captulos de Livros
a) autoria diferente da autoria do livro no todo SOBRENOME, Prenome (autor do captulo). Ttulo. In: SOBRENOME, Prenome (autor da obra no todo). Ttulo. Local: Editora, ano. pg. inicial e final. Exemplo: SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Est se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza:

Captulos de Livros
b) autoria igual autoria da obra no todo SOBRENOME, Prenome. Ttulo do captulo. In:______. Ttulo (do livro no todo). Local: Editora, ano. Cap. n (se houver) n de pg. inicial e final. Exemplo: GADOTTI, Moacir. A Paixo de Conhecer o Mundo. In:______. Pensamento Pedaggico Brasileiro. So Paulo: Atlas, 1987. Cap. 5, p. 58-73.

Artigo de jornal

SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, dia, ms e ano. n ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pgina.

Exemplo: AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Crists para Dilogo sobre o Pacto. Folha de So Paulo, So Paulo, 22 out. 1985. Caderno econmico, p. 13.

Trabalho apresentado em congresso


SOBRENOME, Prenome (autor do trabalho). Ttulo: subttulo. In: NOME DO CONGRESSO, n., ano, local de realizao. Ttulo. Local de publicao: Editora, ano. Pginas inicial e final do trabalho. Exemplo: MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, Currculo e Formao de Professores. In: SEMINRIO ESTADUAL DE EDUCAO BSICA, 2., 1998, Santa Cruz do

Legislao publicada em Dirio Oficial


JURISDIO, Lei n ......, data. Ementa. Nome da publicao, local, volume, fascculo, pgina inicial e final, data da publicao. Exemplo: BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil], Braslia, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.Seo I, p.

CITAES

Citaes
Forma de embasar o conhecimento; Referncia de autoridade cientfica; Citao e plgio; Sistema numrico ou autor-data; Uniformidade de citaes.

Citao Direta (textual ou literal)

Conceito:
Consiste na transcrio literal (cpia) no texto de informao extrada de outra fonte para esclarecer, ilustrar, complementar ou sustentar o assunto apresentado. Deve ser transcrita exatamente como consta do original, entre aspas e acompanhada de informaes sobre a fonte (autor, data e pgina consultada).

Em 15 de maio de 1911, a Suprema Corte Americana ordenou a dissoluo da Standard Oil of New Jersey, dividindo-a em 33 sociedades distribudas entre seus acionistas. Tratava-se de um movimento iniciado no sec. XX nos EUA, que deu-se com a criao da legislao antitruste, que visavam dentre outras coisas, restabelecer as regras do mercado capitalista concorrencial. Segundo Menezello:
Esta deciso estatal, baseada nas regras da livre concorrncia, restabeleceu um equilbrio no mercado petrolfero, impedindo a continuao do monoplio privado. Este um dos primeiros processos que se reconhece ciso de empresas por determinao governamental, decorrente do principio da competio livre em defesa dos consumidores, dos agentes e do

Citao Direta (com menos de trs linhas)

Vivemos em uma poca paradoxal, onde o crescimento do papel do Estado convive com a diminuio do aparelho do Estado decorrente dos sucessivos processos de privatizao (MELO, 2009, p.12)

Citao Direta
Ao fazer uma citao direta deve-se usar reticncias entre colchetes [...] no incio, meio ou final da cpia, quando se quer omitir palavras, expresses ou frases. Quando na citao direta quer se destacar palavras, expresses ou frases usam-se grifo, seguido da expresso (grifo nosso), entre parnteses.

Citao Indireta (conceptual ou livre)


Consiste na transcrio livre (no literal) do pensamento do autor consultado, reproduzindo-o sinteticamente, mas observando fidelidade ao seu pensamento. Assim, no sendo uma cpia, no se utilizam aspas e indicam-se os elementos: autor, data e pgina consultada

Citao Indireta

Segundo Locke o homem no estado de natureza, penetrava na natureza e utilizava o solo e os bens naturais para alimentar-se e vesturio. Os dois, graas ao seu trabalho, criavam valores que no existiam antes, e, portanto constituam um direito natural do homem pelo produto em que ele trabalhou, seja a terra ou os bens. (2007, p.39)

You might also like