You are on page 1of 17

BEHAVIORISMO

Diana Gilson Jssica Michelli

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Behaviorismo
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o ttulo Psicologia: como os behavioristas a vem. O termo ingls behavior significa comportamento; por isso, para denominar essa tendncia terica, usamos Behaviorismo. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes entre o indivduo e o ambiente, entre as aes do indivduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulaes).

Importantes Conceitos:

Estmulo, (ao ou evento) Resposta, (reao comportamental com a qual o estmulo est associado) Condicionamento (processo de aprendizagem atravs do qual uma determinada proposta desencadeada por um determinado estmulo).

WATSON, PAVLOV E SKINNER Os trs grandes expoentes desta teoria e suas principais diferenas: Watson (o homem produto do meio)

Pavlov (aprendizagem por meio do condicionamento clssico citar o exemplo do co, experincia realizada em seu laboratrio de fisiologia) Skinner (o comportamento estabelecido com base naquilo que o ambiente fornece e, tambm dadas as condies ambientais, esse mesmo repertrio por ns modificado tendo em vista os reforadores que almejamos)

Behaviorismo Metodolgico

John B. Watson (1878-1958)


Watson era categrico. Considerava ser possvel transformar o indivduo, por meio de educao ou reeducao naquilo que desejamos. (...) O destino das pessoas dependeria to somente dos fatores condicionantes organizados em torno dela" (Cunha, 2002, p.48) O importante estudar tudo aquilo que pode ser testado e comprovado.

TERICOS
Ivan P. Pavlov (1849-1936)

Behaviorismo Radical
Burrhus F. Skinner (19041990) Aprendizagem seria, ento, alteraes explcitas de comportamento, mediante processos intencionais de condicionamento e reforo, podendo ser observadas e mensuradas pelo educador.
Cmera Operante

A ANLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson B. F. Skinner (1904-1990). O Behaviorismo de Skinner esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, termo cunhado pelo prprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Cincia do Comportamento (que ele se props defender) por meio da anlise experimental do comportamento. COMPORTAMENTO RESPONDENTE COMPORTAMENTO OPERANTE

REFORAMENTO Reforo positivo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Criana aps comer toda a comida

ganha a sobremesa

Reforo negativo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

Extino: um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada.

Punio: consiste na apresentao de um estmulo aversivo (reforador negativo) ou na retirada de um estmulo positivo aps a emisso de uma resposta. travessura palmada ou retirada da sobremesa.

Criana aps fazer travessura

Palma ou retirada da sobremesa

CONTROLE DE ESTMULO
Discriminao Generalizao

A IMPORTNCIA DO BEHAVIORISMO

You might also like