You are on page 1of 10

Max Weber em 1864

Nascimento

21 de abril de 1864 Erfurt, Alemanha 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha

Falecimento

Nacionalidade Alem
Ocupao Jurista, economista e socilogo. *A tica protestante e o

Principais Trabalhos

esprito do capitalismo * Sistema econmico e sociedade

Teoria da Burocracia
Max Weber (1864 1920) O modelo burocrtico segue preceitos rgidos e disciplinares. Os pressupostos dessa teoria saam em defesa de aspectos coerentes com a viso racionalista do ser humano: Organizao Informal sendo imprevista, no racional. No sendo racional, no desejada nas organizaes burocrticas. Teoria da Burocracia - Origens

A partir da dcada de 1940, as crticas feitas Teoria Clssica - pelo seu mecanicismo - e Teoria das Relaes Humanas - por seu romantismo ingnuo revelaram a falta de uma teoria da organizao slida e abrangente que servisse de orientao para o administrador.
Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e socilogo j falecido, Max Weber, a inspirao para essa nova teoria da organizao. Surgiu assim, a Teoria da Burocracia na Administrao. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administrao em funo dos seguintes aspectos:

Teoria da Burocracia - Origens


A fragilidade e a parcialidade das Teorias Clssica e das Relaes Humanas, ambas oponentes e contraditrias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organizao, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo.

A necessidade de um modelo de organizao racional capaz de caracterizar todas as variveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicvel no somente fbrica, mas a todas as formas de organizao humana, e principalmente s empresas. O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos. Tanto a Teoria Clssica como a Teoria das Relaes Humanas mostraram-se insuficientes para responder nova situao.
O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. A Sociologia da Burocracia prope um modelo de organizao, e as organizaes no tardaram em tentar aplic-lo na prtica, proporcionando as bases da Teoria da Burocracia.

Teoria da Burocracia - Caractersticas


Segundo o conceito popular, a burocracia entendida como uma organizao lenta e vagarosa na qual o papelrio se multiplica e se avoluma, impedindo solues rpidas ou eficientes. O termo tambm empregado com o sentido de apego dos funcionrios aos regulamentos e rotinas, causando ineficincia organizao. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunes) e no ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber exatamente o contrrio: a burocracia a organizao eficiente por excelncia. Para conseguir eficincia, a burocracia explica nos mnimos detalhes como as coisas devero ser feitas.

Teoria da Burocracia - Consideraes crticas


Limitao da espontaneidade as caractersticas da organizao burocrtica limitam a liberdade pessoal. Despersonalizao do relacionamento o funcionrio no tem colegas de trabalho (as pessoas com que se relaciona profissionalmente so meros ocupantes de cargos hierarquizados). A colocao dos objetivos da empresa como prioritrios aos seus objetivos enquanto pessoa, denota a relao impessoal. Substituio dos objetivos pelas normas as normas passam a ser mais importantes do que os objetivos da organizao. O trabalhador passa a ser um especialista em normas. Conflito entre pblico e funcionrios como todos os clientes so atendidos conforme normas preestabelecidas, as especificidades de cada caso no so consideradas. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes caractersticas:

Teoria da Burocracia - Caractersticas

Burocracia e baseada em: Carter legal das normas e regulamentos Carter formal das comunicaes Carter racional e diviso do trabalho Impessoalidade nas relaes Hierarquia da autoridade Rotinas e procedimentos padronizados Especializao da administrao Profissionalizao dos participantes Previsibilidade do comportamento Conseqncias Previstas: Previsibilidade do comportamento humano. Padronizao do desempenho dos participantes. Objetivo: Mxima eficincia da organizao

Teoria da Burocracia - Crticas


1. Internalizao das regras e exagerado apego aos regulamentos as normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos, gerando inflexibilidade por parte do burocrata;

2. A formalizao resulta em excesso de formalismo e de papelrio, dificultando a tramitao de processos e de comunicao, o que prejudica a racionalizao pretendida;
3. A rotinizao, a padronizao e a formalizao favorecem a resistncia s mudanas; 4. H uma despersonalizao dos indivduos e uma supervalorizao dos cargos; 5. A categorizao decorrente da valorizao hierrquica impede a busca de solues alternativas e melhores, diferentes daquela definida pelo superior; 6. A padronizao de rotinas e procedimentos implica superconformidade, o que impede a busca de solues melhores; 7. A hierarquia de autoridade exacerba a utilizao de sinais de status, para indicao de posto; 8. O modelo inflexvel torna difcil o atendimento de clientes com necessidades no previstas.

Teoria da Burocracia - Crticas


O excessivo racionalismo da burocracia - o sistema burocrtico consegue sobrevivncia e eficincia apenas quando: As tarefas individuais so mnimas em requisitos criativos; As exigncias do ambiente sobre a organizao so bvias; A rapidez na tomada de deciso importante, e cada pessoa envolvida no processo decisrio significa custos e riscos organizacionais, A organizao se aproxima do sistema fechado com requisitos mnimos de mudana do meio ambiente. Mecanicismo e as limitaes da teoria da mquina; Especializao das tarefas; Padronizao do desempenho da funo; Unidade de comando e centralizao da tomada de deciso; Uniformidade de prticas institucionalizadas.

Teoria da Burocracia - Crticas


Conservantismo da burocracia A burocracia um processo conservador e contrrio inovao. Abordagem de sistema fechado A Teoria da Burocracia v as organizaes como entidades absolutas que existem no vcuo como sistemas fechados; Ela no considera o contexto externo da organizao nem as mudanas ambientais e as repercusses no comportamento da organizao. Max Weber constitui um terceiro pilar Taylorismo - Teoria Tradicional da Organizao; Fayol - Teoria Clssica; Max Weber Burocratica; Em resumo, a teoria weberiana se assemelha Teoria Clssica da organizao quanto nfase na eficincia tcnica e na estrutura hierrquica da organizao.

Weber entende que o Esprito do Capitalismo constitudo por uma tica peculiar, que segundo ele, pode ser explicada nitidamente por trechos do discurso de Benjamin Franklin (1706-1790), um dos lderes da independncia dos Estados Unidos.

Ganhar dinheiro dentro da ordem econmica moderna , enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expresso da virtude e da eficincia de uma vocao

Benjamin Franklin

You might also like