You are on page 1of 36

Comportamento e Psicologia Organizacional

Prof Adm. Marcela Silvria CRA/GO N 14.110 Especialista em Gesto de Pessoas e Finanas

Voc se lembra? Se observarmos ao nosso redor, podemos constatar que quase todas as atividades em nossa sociedade so executadas por uma organizao: nascemos em hospitais, somos educados em escola, trabalhamos em empresas, fazemos compras em lojas, nos divertimos em cinema, etc.

Tente me dizer ao menos uma atividade sua que no envolva uma organizao?

Conclumos, portanto, que as pessoas obtm a maior parte de suas necessidades materiais e sociais atravs das organizaes. Alm disso, as organizaes so constitudas por pessoas e so elas que agem e tomam decises.
(LACOMBE, 2005)

O CAMPO DO ESTUDO QUE SE PREOCUPA COM O IMPACTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Robbins (2002), os tpicos bsicos que fazem parte da rea de estudos do comportamento organizacional so: Motivao, Comportamento e poder de liderana, Comunicao interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizagem, percepo, processos de mudanas, conflitos, estrutura organizacional e estresse no trabalho.

Organizaes e o estudo do comportamento organizacional

De acordo com Lacombe (2005, p.8), uma organizao um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.

Segundo Maximiano (2004, p.27), as organizaes so grupos sociais deliberadamente orientados para realizao de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e servios

Desta forma , a razo de existir de uma organizao servir a esses objetivos que podem ser definidos como uma situao desejada que a organizao almeja alcanar (CHIAVENATO, 2005).
Quando uma organizao atinge esses objetivos dizemos que esta organizao eficaz. Quando uma organizao utiliza seus recursos de maneira econmica dizemos que esta organizao eficiente.

Definies de eficincia e eficcia

Eficincia
Ausncia de desperdcios; Uso Econmico de Recursos; Menor Quantidade de Recursos para produzir mais resultados.

Eficcia

Capacidade de realizar resultados; Grau de realizao de resultados; Capacidade de resolver problemas.

Comportamento Organizacional

Um campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes, com o propsito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficcia organizacional.

Psicologia

Psicologia a cincia que busca medir, explicar e, algumas vezes modificar o comportamento dos seres humanos e animais. Os psiclogos dedicam-se ao estudo e ao esforo de compreender o comportamento individual.

Sociologia

Enquanto a psicologia foca suas atenes sobre o indivduo, a sociologia estuda o sistema social, no qual os indivduos desempenham seus papis, ou seja estuda as relaes das pessoas entre si. Os socilogos estuda o comportamento dos grupos dentro das organizaes.

Psiclogos Organizacionais
Inicialmente, os psiclogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo, e outros fatores relevantes para as condies de trabalho que poderiam impedir um desempenho eficiente. Mas recentemente, sua contribuio se expandiu para incluir estudos sobre a aprendizagem, percepo, personalidade, emoes, treinamento, eficcia de liderana, necessidades de foras motivacionais, satisfao com o trabalho, processo de tomada de decises, avaliao de desempenho, mensurao de atitudes, tcnicas de seleo de pessoal, planejamento do trabalho e estresse do profissional.

Os trs nveis do estudo do comportamento organizacional


Nvel

do indivduo: estuda as variveis que afetam o comportamento dos indivduos na organizao, tais como: Caractersticas biogrficas(idade, sexo, estado civil), personalidade, valores, atitudes, emoes, percepo, aprendizagem e motivao.
Nvel

do grupo: estuda o comportamento dos grupos e trata de tpicos como a diferena entre grupos e equipes, formao de equipes eficazes, padres de comunicao, estilos de liderana, poder e poltica e os nveis de conflitos que afetam o comportamento grupal

Os trs nveis do estudo do comportamento organizacional


Nvel

dos sistemas organizacionais: estuda as diferentes formas de estrutura organizacional e trata de tpicos, tais como: desenho da organizao formal, processos de trabalho, polticas e prticas de recursos humanos.

Produtividade, absentesmo, rotatividade e satisfao


Produtividade: uma organizao produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possvel. Desta forma, a produtividade implica eficincia (minimizao dos recursos necessrios para se alcanar os objetivos) e em eficcia (alcance dos objetivos propostos).

Produtividade

Produtividade, absentesmo, rotatividade e satisfao

Absentesmo: o no comparecimento do funcionrio ao trabalho. Quando o funcionrio falta, o fluxo de trabalho interrompido e decises freqentemente importantes precisam ser postergadas.

Absentesmo

Produtividade, absentesmo, rotatividade e satisfao


Rotatividade: o fluxo de sada e entrada de pessoal da organizao, voluntria ou involuntria (demisso). Um ndice alto de rotatividade resulta em elevao dos custos da empresa com recrutamento, seleo e treinamento e novos funcionrios.

Rotatividade

Produtividade, absentesmo, rotatividade e satisfao


Satisfao: definida por Robbins (2002, p.21) como a diferena entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionrio e aquilo que ele acredita merecer . Ou seja, se as recompensas recebidas esto alm das expectativas do indivduo este encontra-se satisfeito. Mas se as recompensas recebidas esto aqum das expectativas do indivduo este certamente se sentir insatisfeito.

Satisfao

ESTRESSE

Wagner III e Hollenbeck (2006, p.121) definem estresse como um estado emocional desagradvel que ocorre quando as pessoas esto inseguras de sua capacidade de enfrentar um desafio percebido em relao a um valor importante. O estresse vivido no trabalho pela capacidade de adaptao, na qual sempre est envolvido o equilbrio obtido entre a exigncia e capacidade. Se o equilbrio for atingido, obter-se- o bem estar, se for negativo, gerar diferentes graus de incerteza, conflitos e sensao de desamparo.

Estresse

ESTRESSE
Robbins (2002, p. 548) define o estresse de forma mais complexa: estresse uma condio dinmica na qual um indivduo confrontado com uma oportunidade, limitao ou demanda em relao a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado percebido, simultaneamente, como importante e incerto.

ESTRESSE

O estresse nem sempre tem um impacto desempenho das pessoas. Robbins (2002, p. que, para muitas pessoas, um nvel baixo ou estresse pode capacit-las a realizar melhor aumentando a intensidade de sua dedicao, mental e sua capacidade de reagir.

negativo no 558) ressalta moderado de seu trabalho, sua agilidade

ESTRESSE

No entanto, um alto nvel de estresse ou, at mesmo um nvel moderado de estresse, mas constante por um muito tempo, em geral ocasiona uma queda da produtividade e tambm da satisfao do funcionrio com o trabalho (ROBBINS, 2002)

ATIVIDADE

Leia o artigo Estresse Heri e Managemente de setembro-outubro seguintes questes a seguir:

Vilo da Revista HSM


1999, e responda

Diversidade no Trabalho
Robbins (2002, p.485) o absentesmo nesta empresa praticamente zero e a rotatividade muita baixa

Diversidade no Trabalho

Uma tendncia importante atualmente a contratao de pessoas com necessidades especiais pelas empresas. Robbins (2002) analisou uma empresa na qual 75% de seus funcionrios tinham algum tipo de problema, seja mental, fsico ou emocional, tais como esquizofrenia, autismo, paralisia cerebral e deficincia fsicas. Segundo o autor, as pessoas com necessidades especiais ganharam auto estima e auto suficincia e a empresa se beneficiou com uma fora de trabalho esforada e dedicada.

Diversidade no Trabalho
A diversidade no trabalho significa que as organizaes esto se tornando mais heterogneas em termos de raa, etnia e sexo de seus participantes. Administrar a diversidade se tornou uma questo importante em todo o mundo

A desarticulao da vida familiar


O ingresso das mulheres no mercado de trabalho certamente modificou a estrutura tradicional de famlia que era centrada na presena da mulher no lar. Com isso, veio tambm a eliminao da diviso de trabalho que existia anteriormente.

Seguintes questes em relao a esta desarticulao da vida familiar:

A desarticulao da vida familiar

Se as mulheres trabalham hoje tanto quanto os homens, como possvel que homens e mulheres continuem trabalhar tanto quanto os homens trabalhavam antes?

Se a vida dos homens no mudou e das mulheres mudou muito, quem est fazendo o que as mulheres faziam antes?

Seguintes questes em relao a esta desarticulao da vida familiar:

Ser que diante de tantas exigncia e oportunidades, os pais no esto delegando ou at mesmo terceirizando a educao de seus filhos para outras pessoas?

Nesta priorizao do trabalho, que valores os pais esto transmitindo para seus filhos?

A desarticulao da vida familiar


Lacombe (2005) nos afirma que a crise moral que atravessamos no final de sculo XX e no incio do XXI pode ser creditada em grande parte a este fato. Os indivduos no se produzem do nada. Pais e educadores, os sistemas de ensino, formao e as atividades artsticas, participam dessa produo do capital humano, por intermdio da produo e da transmisso de valores

You might also like