You are on page 1of 8

Na ltima aula

- Conceitos fundamentais dos balanos de massa

SAI

ENTRA

REAGE

ACUMULA

- Classificao dos processos quanto ao fluxo (contnuo, batelada, semi-contnuo) - Classificao dos processos quanto acumulao (transiente, estacionrio)

- Partida, operao e parada de um processo


- Equao gerais de balano de massa quanto classificao - Exemplos de balano de massa sem reao qumica

Praticando! Agora com vocs


Exemplo I - alunos: Uma unidade industrial de verniz tem que entregar 1000 lbm de uma soluo de nitrocelulose aquosa a 8% em massa. A unidade possui uma grande quantidade de soluo aquosa com frao mssica de 5,5%, que ser concentrada por evaporao para produo da soluo concentrada. Pede-se a) A massa de soluo a 5,5% necessria para produzir 1000 lbm nitrocelulose aquosa a 8% em massa por evaporao. b) A massa de gua evaporada, em toneladas. Assuma que a evaporao se processa sem arraste de soluto.

a) 1455 lb b) 0,206 ton

Praticando!
Exemplo 3: 1000 kg/h de uma mistura de benzeno e tolueno que contm 50% em massa so separados em uma coluna de destilao em duas fraes. A vazo mssica de benzeno na corrente de sada do topo 450 kg/h e para o tolueno na corrente de sada do fundo 475 kg/h. A operao se desenvolve em regime permanente e se processa com arraste de benzeno e tolueno em ambas correntes de sada. Escreva os balanos de massa para o benzeno e o tolueno. Calcular as vazes no conhecidas nas correntes de sada.

Conceitos envolvidos: escrever equaes de balano! check de balano

Praticando!
Exemplo 4: Considere o seguinte processo de extrao:

Determinar R, Q, W. Calcular a relao gHAc soluo R gHAc entrada Conceitos envolvidos: classificar o processo! escrever equaes de balano!

Praticando!
Exemplo 5: Uma experincia de velocidade de crescimento de microorganismos requer o estabelecimento de um ambiente de ar mido enriquecido em oxignio. Trs correntes so alimentadas cmara de evaporao para produzir uma corrente de sada com a composio desejada. A) gua lquida, alimentada a vazo de 20 cm3 / min B) ar (21% O2, 79% N2 molar) C) oxignio puro, com vazo molar igual a um quinto da vazo molar da corrente B O gs de sada analisado em um analisador de umidade e observa-se que ele contm 1,5% molar de gua. Calcule as variveis desconhecidas. Conceito envolvidos: classificar o processo! desenhar o fluxograma converso de unidades escrever equaes de balano!

Praticando!
Exemplo 6: Uma mistura de composio mssica constituda por benzeno (58,20%), tolueno (20,40%) e xileno (21,40%) carga de um processo de destilao. A recuperao de benzeno no destilado deve ser de 98,0% e a de xileno no resduo deve ser de 95,0%. A frao mssica de benzeno no destilado deve ser de 90,0%. Calcule a composio mssica do destilado e do resduo.
Conceitos envolvidos: classificar o processo! desenhar o fluxograma definir base de clculo clculos de rendimento escrever equaes de balano!

O que vimos hoje?

- Exemplos de balanos de massa sem reao qumica

You might also like