You are on page 1of 25

Qumica Geral II

Equilbrio Qumico
Professora: Paulize Honorato Ramos 2012
1

Processos reversveis e irreversveis


Reaes irreversveis: so reaes que ocorrem num s sentido. CH4(g) + 2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(l) (queima do metano) Reaes reversveis: so reaes que ocorrem nos dois sentidos. 2 NO2(g) 2 NO2(g) N2O4(g) N2O4(g) reao direta reao inversa

castanho

incolor
2

Conceitos gerais
Equilbrio qumico: quando as velocidades das reaes direta e inversa forem iguais e as concentraes dos reagentes e dos produtos no variam com o tempo, atinge-se o equilbrio qumico.

Conceitos gerais
O equilbrio qumico tem natureza dinmica, ou seja, uma vez atingido as reaes direta e inversa continuam a ocorrer porem na mesma taxa. A nvel molecular, as espcies continuam interagindo. As concentraes de todas as espcies mantm-se constantes, mas no necessariamente iguais. As propriedades fsicas e organolpticas, como temperatura, presso, odor e cor tambm permanecem constantes. O equilbrio entre duas fases da mesma substncia chamado de equilbrio fsico
H2O (l) H2O(g)

Representao grfica do equilbrio

Constantes de Equilbrio
Considere a reao reversvel
aA + bB cC + dD

Lei de velocidade para reao direta: vd = k1[A]a[B]b Lei de velocidade para reao inversa: vi = k2[C]c[D]d
No equilbrio: velocidade direta = velocidade inversa k1[A]a[B]b = k2[C]c[D]d

1 [ ] [] = = 2 [] []

[ ] [] = [] []

[ ] [] = [] []
A constante de equilbrio muda com a temperatura. Se k>>1 o equilbrio estar deslocado para a direita, favorecendo a formao dos produtos. Se k<<1 o equilbrio estar deslocado para a esquerda, favorecendo a formao dos reagentes. kc significa, que nessa reao, as concentraes das espcies esto em mols por litro.

Constantes de Equilbrio
Equilbrio homogneo: aplica-se a reaes em que todas as espcies envolvidas se encontram na mesma fase. As concentraes dos reagentes podem ser expressas em funes de suas presses parciais.
N2O4(g)
2 2 = 2 4

2 NO2(g)

Em que PNO2 e PN2O4, so, respectivamente as presses parciais (em atm) de NO2 e N2O4, no equilbrio. O ndice kp significa que as concentraes no equilbrio esto expressas em termos de presso.
8

Em geral kc no igual a kp, pois as presses parciais dos reagentes no so iguais s concentraes expressas em mols por litro. aA(g) bB(g)
[] = []
2 = 2

A relao entre kc e kp dada por:

= ()
n = mols de produto no estado gasoso mols de reagentes no estado gasoso De modo geral, kp kc, exceto no caso especial em que n = 0

Por razes prticas, em geral omitem-se as unidades da constante de equilbrio. A constante de equilbrio escrita de acordo com a representao da reao. A presso ou a concentrao referem-se situao de equilbrio e no inicial. Preferencialmente, escreve-se situao de equilbrio com os menores coeficientes inteiros que balanceiam a equao.

10

Exemplos:

1. A constante kp para a decomposio do pentacloreto de fsforo em tricloreto de fsforo e cloro molecular


PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g)

1,05 a 250C. Se as presses parciais de PCl5 e PCl3 no equilbrio forem 0,875 atm e 0,465 atm, respectivamente , qual a presso parcial do Cl2 no equilbrio a 250C?

2. A constante de equilbrio (kc) da reao


N2O4(g) 2 NO2(g)

4,63 x 10-3 a 25C. Qual o valor de kp nessa temperatura?


11

Equilbrio heterogneo: uma reao reversvel envolvendo reagentes e produtos em fases diferentes.
CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g)
[2 ] = [3 ]

A concentrao de um slido ou um lquido puro a sua densidade dividida pela massa molar. Como densidade e massa molar no variam, as concentraes de slidos e lquidos puros so constantes para uma dada temperatura. Na verdade, para slidos e lquidos o importante a superfcie de contato. Dessa forma, para escrever a expresso da constante de equilbrio ignoramos os slidos e lquidos puros. Consideram-se 12 apenas os gases e as substncias dissolvidas em um meio

CaCO3(s)

CaO(s) + CO2(g)

= [ ]

13

Exemplo:
Considere o seguinte equilbrio heterogneo:

CaCO3(s)

CaO(s) + CO2(g)

A 800C, a presso do CO2 0,236 atm. Para a reao, a essa temperatura, calcule kp e kc.

14

Reaes em soluo aquosa

NH3(aq) + H2O(l)

NH4+(aq) + OH-(aq)

+ 4 [ ] = [3 ]

Como a concentrao de gua muito grande em uma soluo diluda a concentrao de gua no alterada pela reao, A regra geral para solues aquosas que a concentrao molar da gua no includa na expresso da constante de equilbrio

15

Determinando o sentido da reao


Define-se Q, o quociente da reao, para uma reao geral:
aA + bB
[] [] = [] []

cC + dD

em que as concentraes no necessariamente esto no equilbrio

Se Q = k: o sistema est em equilbrio Se Q < k: A razo entre as concentraes iniciais dos produtos e as concentraes iniciais dos reagentes muito pequena. Para que se atinja o equilbrio, os reagentes tem que se converter nos produtos. O sistema evolui da esquerda para direita (consumindo reagentes, formando produtos) at atingir o equilbrio.
16

Se Q > k: A razo entre as concentraes iniciais dos produtos e as concentraes iniciais dos reagentes muito grande. Para atingir o equilbrio, os produtos tm que ser convertidos em reagentes. O sistema evolui da direita para esquerda (consumindo produtos, formando reagentes) at atingir o equilbrio.

17

Exemplo:
No incio de uma reao, h 0,249 mol de N2, 3,21 x 10-2 mol de H2 e 6,42 x 10-4 mol de NH3 em um recipiente de 3,50 L e temperatura de 375C. Se a constante de equilbrio (kc) da reao N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)

1,2 a essa temperatura, diga se o sistema est em equilbrio. Se no estiver, preveja em que sentido vai evoluir a reao.

18

Clculo das concentraes de Equilbrio


Em um recipiente de ao inox de 1 L, foi introduzida uma mistura de 0,500 mol de H2 e 0,500 mol de I2 temperatura de 430C. A constante de equilbrio kc da reao nessa temperatura 54,3. Calcule as concentraes de H2, I2 e HI no equilbrio.
H2(g) + I2(g) 2 HI(g)

19

Exemplo:
Considere a reao:

H2(g) + I2(g)

2 HI(g)

Suponha que as concentraes iniciais de H2, I2 e HI sejam0,0063 M, 0,0042 M, e 0,022M, respectivamente. Calcule as concentraes dessas espcies no equilbrio.

20

Fatores que afetam o equilbrio qumico


Princpio de Le Chtelier: se um sistema em equilbrio for perturbado externamente, o sistema ajusta-se para minimizar a ao dessa perturbao

21

Efeito da concentrao
Adio de substncia
DESLOCAno

sentido de consumo da substncia

Remoo de substncia

DESLOCA

no sentido de produo da substncia

N2(g) + 3 H2(g)

2 NH3(g)

22

Efeito da presso
Elevao da presso

no sentido DESLOCA

de menor

volume (menor n de mols)

Diminuio da presso

DESLOCA

no sentido de maior produo da substncia


(maior n de mols)

23

N2O4(g)

2 NO2(g)

Efeito da temperatura
Elevao da temperatura
DESLOCA

para o lado Endotrmico

Diminuio da temperatura

DESLOCA para

o lado Exotrmico
H = + 58 kJ

N2O4(g)

2 NO2(g)

A temperatura o nico fator, que alm de deslocar o equilbrio, modifica tambm o valor da constante de equilbrio

24

Efeito do catalisador

A presena de um catalisador no altera a constante de equilbrio nem desvia a posio de um sistema em equilbrio. Se adicionarmos um catalisador a uma mistura reacional que no esteja no equilbrio, as velocidades direta e inversa aumentaro de forma que se atinja mais rapidamente a mistura de equilbrio.

25

You might also like