You are on page 1of 12

DISCUSSES SOBRE A ATUAO DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA NA ABORDAGEM DOS TEMAS SEXUALIDADE E GNERO NOS MEIOS DE COMUNICAO

Marcela Pastana Ana Cludia Maia Ps-Graduao em Educao Escolar- Unesp de Araraquara Grupo de Estudos e Pesquisa em Sexualidade, Educao e CulturaGEPESEC

A Posio Atribuda Aos (s) Profissionais da Psicologia nos Meios de Comunicao


A forma como os discursos miditicos abordam o gnero

e a sexualidade contribui, muitas vezes, para alimentar um quadro de desigualdades, estigmatizaes e excluses.

Seria importante que os (as) profissionais da Psicologia

contribussem para quebrar essa lgica, e no para legitim-la.

A Posio Atribuda Aos (s) Profissionais da Psicologia nos Meios de Comunicao


Nos meios de comunicao, atribuda aos(s) psiclogos(as) a

posio de especialistas, como autoridades com credibilidades para apontar como as formas de viver o gnero e a sexualidade podem e devem ser, quais so os modos de ser tidos como normais, saudveis, adequados. descrevam "as coisas como so", por exemplo: entenda os diferentes modos de ser de homens e mulheres, saiba tudo sobre homossexualidade, aprenda como so os relacionamentos que do certo, o que culmina em uma compreenso engessante e restritiva da subjetividade.

So pedidas tcnicas, frmulas, receitas e explicaes que

A Posio Atribuda Aos (s) Profissionais da Psicologia nos Meios de Comunicao


A demanda contnua por tcnicas sobre como amar, como

se relacionar, como desejar culmina na construo da imagens dos(as) profissionais da Psicologia como agentes de normalizao. como se a Psicologia portasse um saber absoluto, fosse detentora da verdade sobre quem as pessoas so e sobre como devem ser. importante desconstruir esta compreenso da Psicologia que engessa e restringe as mltiplas e singulares formas de subjetividade.

Discusses Sobre a Atuao de Profissionais de Psicologia no Grupo Sexualidade, Gnero e Mdia.


O projeto Grupo de Discusses sobre Sexualidade,

Gnero e Mdia- Um espao de dilogo entre Psicologia e Comunicao realizado desde 2011, em encontros semanais com a durao de uma hora e meia, no Centro de Psicologia Aplicada da Unesp, campus de Bauru, com a participao de cerca de 10 estudantes dos cursos de Psicologia e Comunicao (Jornalismo, Rdio e Televiso, Relaes Pblicas e Design).

Discusses Sobre a Atuao de Profissionais de Psicologia no Grupo Sexualidade, Gnero e Mdia.


Considerando a importncia da discusso e da reflexo

crtica sobre a atuao de psiclogos(as) nos meios de comunicao, este foi o tema escolhido para os encontros do grupo em 2012. Como forma de concluir as atividades, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis participantes do curso de psicologia sobre as discusses, reflexes e atividades realizadas no grupo. A seguir, sero apresentadas algumas discusses realizadas a partir da fala dos participantes.

1) Crtica compreenso normativa do gnero e da sexualidade


Os meios de comunicao normatizam as condutas, os

comportamentos, as formas de prazer masculinas e femininas, o corpo, a sexualidade, os objetos de desejo- quem tido como desejvel ou no (P2).
Como se houvesse um padro correto, adequado, saudvel

para todas as pessoas, que passado como natural, como se aquilo fosse naturalmente correto (P1).
A

mdia vende formas de ser feliz, se voc seguir

determinados caminhos, se voc agir de determinada forma,


voc consegue ser feliz (...), so vendidos modelos de felicidade assim que tem que ser, e as pessoas aprendem eu no sou feliz porque no sou dessa forma (P4).

1) Crtica compreenso normativa do gnero e da sexualidade


Uma coisa que a gente fez muito no grupo foi questionar a

naturalidade das coisas, a gente encara tudo como sendo natural natural que o homem se atraia pela mulher, natural que o amor faa a gente feliz, natural que o homem faa isso e a mulher faa isso, a gente acha que super natural, mas uma idia construda culturalmente, e isso muito negativo, leva a segregar pessoas, ao preconceito, ao julgamento, socialmente acho que se a gente levasse em conta esses fatores, refletir mais, vemos quantos equvocos a gente comete, a gente passou a questionar muito mais. (...) passar a questionar isso, o que natural e o que no , descontruir isso, foi uma das coisas mais importantes que aconteceram no grupo. (P6).

2) Crtica posio atribuda aos(s) psiclogos(as) nos meios de comunicao


A ideia que existe um padro de ser humano que tido como

adequado e correto e o psiclogo como veculo para chegar at esse padro. (...) Como se fosse fcil, ele tem a resposta e a resposta resolve imediatamente o que voc tem, est sanada sua dvida e voc fica ok. (...) (P1).
Espera-se da Psicologia a resoluo de problemas, o que eu fao,

nunca reflexiva, crtica, respostas e ponto final. (P2).


Espera-se um direcionamento, uma confirmao do que est

colocado, se normal, se certo fazer, se errado, o que fazer, como fazer, quando fazer. (P3).
Espera-se do psiclogo a posio de normatizar, de dar o aval de

normalidade, com uma fetichizao do profissional, como se ele


fosse capaz de mudar as pessoas, de torna-las normais (P2).

3) Reflexes Sobre Diferentes Possibilidades de Atuao


(...) a funo seria, para o psiclogo, ao invs de responder as

questes, criar mais questes, buscar desconstruir a realidade como ela est, denunciar que as coisas no so naturais, so construdas, acredito que o mais adequado, ainda que seja bastante difcil (P1).
preciso aproveitar o espao nos meios de comunicao para

promover reflexo, para promover o pensamento crtico na medida do possvel (P4).


necessrio perder um pouco a tentao de responder as

perguntas, sair da posio confortvel de ser aquele que vai oferecer um saber que vai solucionar a vida do indivduo, e partir para colocar questionamentos (P3).

3) Reflexes Sobre Diferentes Possibilidades de Atuao


O maior desafio tentar seguir a direo do pensamento crtico, a desconstruo desse vis

de normalidade, com uma linguagem acessvel, uma linguagem mais simples. Pensar na populao com quem est lidando, pensando como comunicar, como passar o conhecimento (...) praticando mais isso, exercitando, tanto a linguagem, a forma de comunicar, como expor as ideias de forma mais simples, se no a gente vai ficar sempre dialogando apenas com pessoas com o mesmo nvel de instruo, outros profissionais, a gente tambm quer isso, mas no quer que a discusso fique apenas nesse espao (P5).
Acho que h uma lacuna muito grande entre o que produzido e o que chega na populao,

ento promover esse dilogo muito importante, (...) questionar os padres, os padres so muito naturalizados. Ver que pode ser diferente, pode ser compreendido de forma diferente, existem alternativas, existe diversidade, as coisas podem ser diferentes. (P2)

Consideraes Finais
No decorrer das discusses do grupo houve a reflexo

sobre a importncia de desconstruirmos a posio normativa a qual somos convidados(as), assumindo com disposio e dedicao a responsabilidade de, ao invs de fornecer conselhos, respostas e solues, buscarmos promover o esclarecimento e a reflexo sobre a multiplicidade se viver a sexualidade e o gnero, a pluralidade de possibilidades de ser, pensar, sentir, se relacionar, desejar e buscar prazer.

You might also like