You are on page 1of 14

Alcoolismo

AMBIENTES E PATOLOGIAS DO TRABALHO


Aline Benevides Claudia Peixoto Daniel Lopes Jadson Gomes Wiklerdan Wisnen

Alcoolismo: O que ?
Alcoolismo a dependncia do indivduo ao lcool, considerada doena pela Organizao Mundial da Sade. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcolicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequncias irreversveis. A pessoa dependente do lcool, alm de prejudicar a sua prpria vida, acaba afetando a sua famlia, amigos e colegas de trabalho.

O lcool no organismo
O lcool encontrado nas bebidas o etanol, uma substncia resultante da fermentao de elementos naturais. O lcool da aguardente vem da fermentao da cana-de-acar, e o da cerveja, da fermentao da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol digerido no estmago e absorvido no intestino. Pela corrente sangunea suas molculas so levadas ao crebro.

A longo prazo, o lcool prejudica todos os rgos, em especial o fgado, que responsvel pela destruio das substncias txicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digesto. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de lcool no sangue, o fgado sofre uma sobrecarga para metaboliz-lo. O lcool no organismo causa inflamaes, que podem ser:

gastrite, quando ocorre no estmago; hepatite alcolica, no fgado; pancreatite, no pncreas; neurite, nos nervos.

Os perigos do lcool
Apesar de ser aceito pela sociedade, o lcool oferece uma srie de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que esto prximas. Grande parte dos acidentes de trnsito, arruaas, comportamentos antissociais, violncia domstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alteraes na percepo, reao e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, so provenientes do abuso de lcool.

Sinais do Alcoolismo
Voc j sentiu que deveria diminuir a bebida? As pessoas j o irritaram quando criticaram sua bebida? Voc j se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida? Voc j tomou bebida alcolica pela manh para aquecer os nervos ou para se livrar de uma ressaca? Apenas um sim sugere um possvel problema. Em qualquer dos casos, importante ir ao mdico ou outro profissional da rea de sade, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se voc tem ou no um problema com a bebida, e, se voc tiver, podero recomendar a melhor atitude a ser tomada.

Veja como identificar o Alcoolismo

Reconhecimento da dependncia e reabilitao


Uma das caractersticas mais importantes do alcoolismo a negao de sua existncia por parte do usurio. Raros so aqueles que reconhecem o uso abusivo de bebidas, passo considerado essencial para livrarem-se da dependncia.

As recomendaes atuais para tratamento do alcoolismo, envolvem duas etapas:

a) Desintoxicao Geralmente realizada por alguns dias sob superviso mdica, permite combater os efeitos agudos da retirada do lcool. Dados os altssimos ndices de recadas, no entanto, o alcoolismo no doena a ser tratada exclusivamente no mbito da medicina convencional.
b) Reabilitao Alcolicos annimos Depois de controlados os sintomas agudos da crise de abstinncia, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitao, cujo objetivo ajud-los a viver sem lcool na circulao sangunea.

Desintoxicao - Deve-se estar longe de alguns tipos de refeies e consumir alimentos saudveis como frutas e legumes, que podem ser teis para a desintoxicao do lcool. Reabilitao - O internamento numa clnica de alcoolismo requer a abstinncia total do consumo de bebidas alcolicas. E organizada de acordo com trs departamentos: Mdico-psiquitrico, que se ocupa da desintoxicao fsica do lcool. Enfermagem e cuidados continuados. Interveno psicoteraputica.

Beber socialmente pode levar ao alcoolismo, diz pesquisa


Em pesquisa divulgada no dia 14/11/12, desfrutar de uma bebidinha no fim do dia pode no ser hbito to inofensivo. Segundo cientistas, uma taa ou copo por dia pode levar ao alcoolismo. Mas isso apenas em pessoas que tm perfis cerebrais especficos e, na maioria das vezes, tambm est ligado ao estresse. As informaes so da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e apontam que a combinao entre o desejo por prazer e baixa sensao de risco pode levar a problemas com o consumo de lcool no futuro.

Segundo cientistas, uma taa ou copo por dia pode levar ao alcoolismo

A luta contra o vcio do lcool

BOA NOITE!!!

You might also like