You are on page 1of 1

POLIDRMNIO - OLIGOIDRMNIO

Daniele lima; Eduarda Ferreira; Gessyka Alves; Tereza Fabianne Aires INTRODUO
O produto conceptual envolto por liquido amnitico durante todo o seu desenvolvimento intrauterino. Alm de manter a homeostase trmica o liquido proporciona proteo ao feto contra traumas mecnicos, evita fenmenos compressivos do cordo umbilical e fundamental para o adequado desenvolvimento do sistema musculoesqueltico, permitindo a movimentao corporal. A presena de diversos hormnios, fatores de crescimento, enzimas e outras substncias denota o importante papel que esse lquido exerce na promoo do crescimento e da diferenciao dos epitlios intestinal e pulmonar, alm de participar da manuteno da homeostase fetal e constituir um ambiente estril favorvel ao desenvolvimento do concepto. Por sua grande importncia, as alteraes do volume de lquido amnitico, tanto para mais (polidrmnio), como para menos (oligoidrmnio), esto classicamente associadas a aumento do risco perinatal e complicaes no parto e puerprio. O oligoidrmnio caracteriza-se pela presena de volume de LA menor que o esperado para determinada idade gestacional. Trata-se de uma condio geralmente associada a desfecho perinatal desfavorvel e a uma frequncia maior de complicaes fetais, como anormalidades dos batimentos cardacos e presena de mecnio, com consequente aumento do nmero de cesarianas. As principais causas determinantes so: ruptura prematura das membranas (RPM), insuficincia placentria, anomalias congnitas, aneuploidia fetais e uso de medicao pela me durante a gravidez. O diagnstico clnico se faz pela anamnese (perda de liquido transvaginal e doenas crnicas maternas) e pelo exame fsico (diminuio da altura do fundo uterino, partes fetais de fcil palpao). A melhor forma de diagnstico por meio da avaliao ultrassonogrfica. O manejo, o eventual tratamento e o prognstico dependem fundamentalmente de minunciosa investigao para determinar a causa primria do quadro e tambm da idade gestacional em que diagnosticado. Diante desses casos, fundamental tentar determinar a etiologia com base em uma anamnese cuidadosa, investigar sinais que indiquem RPMO ou exposio a substncias e medicamentos. As alteraes na quantidade do volume de lquido amnitico, oligodramnia e polidramnia so importantes marcadores de complicaes na gravidez, estando associadas a um incremento nas taxas de morbimortalidade perinatais. Sabemos da ntima relao da fisiologia do lquido amnitico com as anomalias congnitas. Enquanto nas anomalias do trato geniturinrio o oligohidrmnio est associado, nas anomalias do trato gastrintestinal e, em algumas do sistema nervoso central o polihidrmnio pode ser encontrado. Por esse motivo, necessria a avaliao morfolgica fetal, aps o diagnstico de alteraes do volume de lquido amnitico.

OBJETIVO
Descrever as alteraes do volume de lquido amnitico (polidrmnio e oligoidrmnio).

DISCUSSO
O polidrmnio definido quando o volume de lquido amnitico excede 2.000ml, situao que ocorre em aproximadamente 0,4 a 1,5% das gestaes. reconhecida ao exame fsico, a queixa mais comum da gestante a dispneia, a altura uterina maior do que a esperada para a idade gestacional e, alm disso, a pele do abdome materno apresenta-se distendida, lisa e brilhante, com presena de estrias extensas. As outras queixas relatadas so decorrentes de fenmenos mecnicos relacionados sobredistenso uterina e presso sobre os rgos adjacentes. Na palpao h dificuldade para identificar partes fetais. A ausculta dos BCF dificultada pelo excesso de movimentao do feto. Tambm comum edema nas pores baixas do ventre materno e nos membros inferiores. eventualmente confirmado por generosa aspirao de fluido amniocentese transabdominal, ou pelo escoamento desmedido ocasio do parto. O quadro pode se desenvolver de forma aguda (em poucos dias) ou crnica (ao longo de semanas). A primeira mais frequente durante o segundo trimestre, habitualmente antes de 24 semanas de gestao. Trata-se de quadro grave, uma vez que habitualmente cursa com trabalho de parto prematuro e elevados ndices de mortalidade perinatal. J a forma crnica diagnosticada com maior frequncia no terceiro trimestre e a evoluo fetal mais favorvel. As causas de polidrmnio so diversas e podem envolver fatores maternos (Diabetes mellitus, aloimunizao), fetais (obstrues gastrointestinais, anomalias do SNC, arritmias cardacas, displasias esquelticas, infeces congnitas, tumores fetais), e placentrias (sndrome da transfuso feto-fetal, corioangioma). O tratamento desses casos deve sempre levar em considerao a origem primria do polidrmnio. Quando possvel, a correo das causas maternas e fetais proporciona melhora no volume do liquido amnitico. O polidrmnio raramente necessita de tratamento, os quadros que cursam com pouco desconforto materno podem ser conduzidos de forma no intervencionista.

CONCLUSO
No oligoidramnio e polidraminio a conduta vai depender das condies em que se encontra o feto, idade da gravidez e presena de malformaes. Com a incorporao dos exames ultrassonogrficos na rotina propedutica do acompanhamento pr-natal e uma avaliao clinica cuidadosa, tornaram-se mais fceis o diagnstico das alteraes do volume de lquido amnitico e o acompanhamento dessas gestaes de alto risco. A assistncia de enfermagem durante a gestao de suma importncia no que diz respeito a possveis intercorrncias que possam surgir, visando o bem-estar da me e feto e um cuidado eficaz.

REFERNCIAS

You might also like