You are on page 1of 17

ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO

GESTO DO CONHECIMENTO E

INOVAO
Andr Luiz Zambalde DCC/UFLA

AGENDA
1 Gesto do Conhecimento 2 Portais Corporativos

Inovao e Competitividade

Consideraes Finais

GESTO DO CONHECIMENTO

CONCEITO BSICO
o processo de gerao (criao aquisio - fuso - sntese), codificao (captura - adaptao representao) e transferncia (difuso movimento) de conhecimento

TIPOS DE CONHECIMENTO
EXPLCITO: transmitido por linguagem formal (processado)
TCITO (IMPLCITO): transmitido a partir do exemplo, da convivncia.
3

GESTO DO CONHECIMENTO
OS MODOS DE CONVERSO ENTRE O CONHECIMENTO TCITO E O EXPCITO

Socializao: criao do conhecimento tcito compartilhamento


de experincias treinamento/reunies/interaes.

Externalizao: articulao (ligao juno) do conhecimento tcito com o explcito - analogias/metforas/modelos. Combinao: troca de informaes explcitas, uso da tecnologia da
informao mdias/documentos/educao formal.

Internalizao: Aprendizado de um novo conhecimento, vivncia


pelos membros da organizao operacional/prtica.

GESTO DO CONHECIMENTO
CONHECIMENTO TCITO E EXPLCITO
SOCIALIZAO EXTERNALIZAO COMBINAO INTERNALIZAO TCITO PARA TCITO TCITO PARA EXPLCITO COMUNIDADE MEMRIA

EXPLCITO PARA EXPLCITO SISTEMAS EXPLCITO PARA TCITO TREINAMENTO

GESTO DO CONHECIMENTO ESTA INTRINSICAMENTE LIGADA CAPACIDADE DAS ORGANIZAES EM UTILIZAREM E COMBINAREM AS VRIAS FONTES DE CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS.
5

GESTO DO CONHECIMENTO
AS SETE DIMENSES DA GC

GESTO DO CONHECIMENTO
GESTO DO CONHECIMENTO
CAPACIDADE DE RESPOSTA: habilidade de atender e acompanhar s demandas e mudanas do mercado. INOVAO: contnuo e sucessivo fomento criatividade, compartilhamento de idias e conhecimento. COMPETNCIA: captar/catalogar o conhecimento, experincia e o saber e disponibilizar a todos. a

EFICINCIA: saber o que as pessoas sabem para minimizar o esforo da reinveno e do retrabalho.
7

GESTO DO CONHECIMENTO
PROCESSOS DE GESTO DO CONHECIMENTO
Identificao: competncias essenciais para a organizao. Captura: aquisio conhecimento, criar e manter competncias. Seleo e validao: filtrar o conhecimento, qualidade e sntese. Organizao e armazenagem: recuperao fcil rpida e correta. Compartilhamento: acesso e distribuio difuso. Aplicao: efetivo uso do que se tem em situaes reais. Criao do conhecimento: pesquisa, experimentao e inovao.

GESTO DO CONHECIMENTO
FERRAMENTAS DA GC
Ferramentas BI Inteligncia em Negcios: auxlio tomada de deciso, anlise de indicadores empresariais sob diferentes pontos de vista ou cenrios, estimativas, estatsticas. Ferramentas de Colaborao: tecnologia de redes (internet), Chat, ICQ, email, sistemas eletrnicos de reunies, videoconferncias, forums, IP Phone, etc. Ferramentas de transferncia: treinamento baseado em midias digitais, EAD, Universidade corporativas. Ferramentas de descoberta: busca e classificao de contedo, navegao, gerenciadores de bibliotecas/contedos (ABNT). Mapas de conhecimento: arquivos de perfis (competncia)

GESTO DO CONHECIMENTO
EXERCCIO

Imagine um simples diretrio de um computador de sua empresa (o Drive C:), apresente uma idia para melhor organizar e gerenciar o conjunto de informaes que esto contidas nas pastas e nos arquivos de sua empresa. Utilize 10 pastas e em cada uma 3 arquivos.

10

PORTAIS CORPORATIVOS
INTERFACE WEB DE UMA ORGANIZAO QUE BASICAMENTE OFERECE ACESSO A INFORMAO ESTRUTURADA E NOESTRUTURADA, PERSONALIZA ACESSO (INTRANET) A INFORMAO, AUTOMATIZA E APERFEIOA CICLOS COMPLEXOS DE DECISO DE TRABALHO, FAVORECE ATIVIDADES DE NEGCIOS E PODE CRIAR NVEIS DE COLABORAO ENTRE FUNCIONRIOS, FORNECEDORES E CLIENTES, ALM DE DIFUNDIR INFORMAO GERAL (INTERNET).

INFORMAES EXTERNAS, AO PBLICO EM GERAL E INTERNAS AO PBLICO CORPORATIVO INCLUINDO SOFTWARE ADMINISTRATIVOS, BANCO DE DADOS E SISTEMAS CONTBEIS.
11

PORTAIS CORPORATIVOS

EXERCCIO 1. Apresente e comente no mnimo trs servios ou softwares que um Portal Corporativo deve oferecer a comunidade de usurios de sua entidade pblica. .
12

INOVAO E COMPETITIVIDADE
CONCEITOS
CINCIA: a tentativa sistemtica de interpretao dos fenmenos naturais, visando o conhecimento de seus princpios. TECNOLOGIA: a aplicao do conhecimento cientfico e emprico destinada ao aperfeioamento e desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou servios. INOVAO TECNOLGICA: introduo no mercado de produtos, processos, servios, mtodos ou sistemas no existentes anteriormente ou com caractersticas novas e diferentes das at ento em existentes. POLTICA CIENTFICA E TECNOLGICA: polticas destinadas a orientar as decises sobre o montante dos investimentos em P & D. Fazer da Cincia e da Inovao um instrumento de desenvolvimento.

13

INOVAO E COMPETITIVIDADE

EXERCCIO

Comente um pouco sobre a poltica de cientfica e tecnolgica do Governo de Moambique.


.

14

INOVAO E COMPETITIVIDADE
ASPECTOS TERICOS DA INOVAO
SCIENCE-PUSH: a cincia empurra/gera a inovao. Inovao originria da expanso dos novos conhecimentos, condicionando o lanamento de novos produtos e servios.
MARKET-PULL: o mercado puxa/influncia a inovao. Inovao determinada pela constante mudana nas necessidades e desejos dos consumidores mercado. TEORIA: Inovao muito relacionada com desenvolvimento econmico. ALGUNS TERICOS: Schumpeter, Freeman, Dosi, Porter, Lundvall e Teece.

15

INOVAO E COMPETITIVIDADE
ASPECTOS TERICOS DA INOVAO
SCHUMPETER: Inovaes radicais e incrementais.
FREEMAN: Estratgias tecnolgicas. DOSI: Paradigmas tecnolgicos. PORTER: Competitividade entre naes e organizaes. LUNDVALL: Aprendizagem das pessoas, valor do conhecimento. TEECE: Vantagens circulares, imitadores.

16

INOVAO E COMPETITIVIDADE
ADMINISTRAO INOVADORA E COMPETITIVA EXERCCIO
Explique a figura a seguir, com foco em sua empresa, se possvel.

17

You might also like