You are on page 1of 16

Francisco J.

Arsego de Oliveira

As concepes a respeito de sade/doena possuem

caractersticas prprias, de acordo com o contexto cultural dos diferentes grupos.


O entendimento do leigo difere da concepo dos

mdicos sobre a mesma doena.


A forma pela qual o indivduo se percebe estando

doente determinar diretamente de que modo ele relatar a evoluo de sua doena para o curador.

AMOSTRA: 200 indivduos homens e mulheres em

idade reprodutiva classe popular. COLETA DOS DADOS: Entrevistas e Dados de experincia pessoal do autor em campo, como entrevistador. OBJETIVO: - Analisar as diversas definies de doena em classes populares, partindo do pressuposto que a doena constitui fenmeno social por excelncia, que supera em muito os limites biolgicos do corpo. - Reconhecer como se estabelece a influncia dos servios de sade nessas definies sobre doena.

LOCAL: As entrevistas foram realizadas na casa dos

moradores. (O recorte centrou-se na doena e no na concepo de sade. ASPECTOS INICIAIS: Referncia doena (Criana Adulto) CRIANA: - Preocupao com a sade do segmento infantil, denotando bem mais do que a simples busca de seu bemestar. a resposta ante a exigncia da comunidade e do posto de sade. - Papel da me. E quando trabalham fora transfere para os filhos mais velhos.

ADULTOS:
- Nunca ficar doente
- Estar saudvel atributo de fora (fora/fraqueza como

fundante da oposio sade/doena em relao ao corpo)


- Esta populao estabelece um contato muito prximo

com os servios de sade, o que vai influenciar nas suas concepes sobre o adoecer.

1) Sintomatologia associada doena: dor/febre,

fraqueza, falta de apetite. 2) As consequncias: no poder trabalhar e ficar de cama. - Essas representaes acerca da doena esto ligadas aos usos e s representaes sociais que as pessoas fazem de seu corpo. - O corpo torna-se um problema, ou seja, doente, quando no funciona normalmente. - Doenas simples e doenas srias.

Percepo de doena enquanto fenmeno cumulativo:

quando elementos prejudiciais podem agregar-se progressivamente, piorando a sade do indivduo com o passar do tempo. CATEGORIAS DE DEFINIES SOBRE DOENA: - dor/febre - ir para a cama - no poder trabalhar - falta de apetite - dois ou mais elementos - outros

DOR

- Mais marcante e mais frequente. Estar doente pode representar um estado doloroso qualquer. - A dor surge como elemento desestabilizador de estado de equilbrio no indivduo. Ela condicionada socialmente (HELMAN). - Ferreira (1994): a interpretao da doena processo guiado pelo indivduo a partir de categorias cognitivas socialmente construdas. (dor no peito, dor na barriga, dor normal, dor anormal, com poderes que a fazem superior s defesas do organismo). - A doena passa a ser algo que se manifesta repentina e traioeiramente (prdomos orientao ao paciente).

- Se atribui dor uma caracterstica de poder.

- No comum se manifestar isoladamente.


- Apesar de a dor possuir substrato fisiopatolgico bem

definido, expresso fundamentalmente subjetiva, que desafia a sua quantificao. EM QUE MOMENTO UMA DOR PASSA A SER DOENA? FEBRE - A febre, ao contrrio, pode ser medida, quantificada. - Febre interna (muita sede, calafrios, suores, feridas na boca).

- Expresses

como desnimo, moleza, bobeira, indisposio, ficar s deitado, se entregar, cansao no corpo, entre outras.

- A fraqueza prepondera sobre a fora. - Repouso

e alimentao surgem como partes importantes no processo de recuperao do doente.

Definio do gnero masculino adulto, ou seja, aqueles

com responsabilidade do sustento da famlia. Suporta-se tudo inclusive a dor at que no seja mais possvel trabalhar. A concepo de doena atravessada por uma concepo fsico-moral. Respostas: Pobre no tem tempo para ficar doente Doena mesmo quando no d para trabalhar.

Ficar na cama a nica alternativa possvel para o

no-cumprimento das funes social e moralmente esperadas, como o trabalho. A cama do doente, por excelncia, a do hospital (onde se fica preso a uma cama). S sentiam doentes quando estavam hospitalizados. Nessas circunstncias...ATESTADO MDICO!!! Mesmo tendo que ficar na cama, a pessoa deve ser consultar para ter assegurada (atestado) que a sua falta ao trabalho, no acarrete desconto dos dias parados.

Se uma pessoa tem dor, no come. Se no come, fica fraca

e, assim, no pode trabalhar, devendo, portanto, ficar de cama para recuperar-se. Alimentao: causa e consequncia da doena (ficar doente por no se alimentar corretamente e, na vigncia da doena, perde-se o apetite. Influncia da Medicina oficial: estar doente significa ir ao mdico, ao hospital, fazer exames. Apropriao de termos mdicos pelos informantes: a onipotncia do profissional de sade questionada e o paciente passa a ser chamado de poliqueixoso, hipocondraco aquele que est sempre consultando.

Programas de Sade: cada unidade adapta esses

programas realidade de sua comunidade. Privilegiam a rea de sade materno-infantil - Gestantes: facilidade no contato com os postos. - Acompanhamento dos bebs: do nascimento at o 1 ano de vida. - Sade feminina: orientao sexual, anticoncepo, preventivo (exame difundido o exame realizado quando nenhuma manifestao de doena se fez presente contradio com a definio de doena) .

Sade preveno (difundida pelo posto de sade e

apropriada pela popula0). Poder sentir-se doente das camadas populares. Manipulao de medicamentos (o que j foi prescrito pode servir novamente; juno de medicamentos da medicina oficial com os da medicina popular). Os postos de sade, pela sua facilidade de acesso e boa penetrao entre a populao, assumem o papel de aliados. A mulher entendida como recurso de cura importante (me e esposa).

A aceitao do posto de sade no absoluta. Quanto

mais se vai ao mdico, mais se fica doente. COMO ENTENDER QUE ESTAMOS DOENTES SE NO SENTIMOS DOR, NO TEMOS FEBRE E CONTINUAMOS A TRABALHAR NORMALMENTE? Medicina tambm pode ser vista como sistema cultural. As definies concernentes sade e doena podem assumir diferenas marcantes entre os diversos grupos humanos.

You might also like