You are on page 1of 14

EXPERINCIAS ADMINISTRATIVAS NO IF FARROUPILHA

Curso Superior de Tecnologia em Gesto Pblica Turma 3

EXPERINCIAS PESSOAIS

Incio: 1981 Professor das seguintes disciplinas: - Zootecnia Geral; - Higiene Profilaxia; - Ovino; - Suno; - Bovino de Corte; - Bovino de Leite; - Cooperativismo.

EXPERINCIAS PESSOAIS

- Fundador e Coordenador da Cooperativa Escola dos Alunos; -Diretor do Departamento de Educao, Pesquisa e Extenso; - Diretor do Centro Federal de Educao Tecnolgica CEFET/SVS 2004/2008; - Reitor do Instituto Federal Farroupilha 2009/2012.

HISTRIA DA INSTITUIO

1954 - Escola de Iniciao Agrcola; 1968 - Colgio Agrcola General Vargas, vinculado Universidade Federal de Santa Maria; 1985 - Escola Agrotcnica Federal de So Vicente do Sul, desvinculando da UFSM, passando a pertencer par a COAGRI Coordenao Nacional de Ensino Agrcola; 2002 A instituio foi credenciada como Centro Federal de Educao Tecnolgica de So Vicente do Sul CEFET-SVS. O seu credenciamento foi o primeiro grande resultado em termos de autonomia administrativa e pedaggica. 2007 O CEFET de So Vicente do Sul teve contemplada sua proposta para a constituio dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia - IFETs, no mbito da Rede Federal de Educao Tecnolgica, observadas as disposies da Chamada Pblica n 002/2007, do Ministrio da Educao. 2008 - Foram efetivamente criados os Institutos Federais, por meio da Lei n 11.892, de 29/12/2008.

HISTRIA DA INSTITUIO

- Um novo ente, com nova concepo. No a juno de CEFETs,

Agrotcnicas, UNEDs, mas sim um novo ente, nico, novo, diferente de tudo que existia no pas;
- 38 Institutos no pas 3 no RS, com:

uma nova proposta poltico-pedaggica; Verticalizao do ensino do ensino mdio at a ps-graduao dentro da mesma instituio;

Atender os arranjos produtivos locais e regionais, com:


-50% ensino mdio integrado ao tcnico; - 30% cursos superiores de tecnologia; - 20% cursos de licenciatura.

- Cursos de formao pedaggica de professores para a educao bsica;


- Vocao para a pesquisa aplicada Grande desafio.

MUDANAS

- Universidades Hoje clssicas e acadmicas;

Novo, uma nova estrutura organizacional do ensino tcnico profissionalizante do pas; - Mudanas gerar desacomodao devemos estar preparados para tal s acontecero se houver comprometimento das pessoas envolvidas no processo.
- Institutos

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

- Reitoria, em Santa Maria/RS; - Estatuto;

- PDI;
- Escolha do local para a Reitoria; - Constituio das Pr-Reitorias; - Escolha dos Pr-Reitores;

- Constituio do Colgio de Dirigentes;


- Constituio do Conselho Superior CONSUP; - Elaborao do Regulamento Interno do IF Farroupilha; - Elaborao do Organograma do Instituto; - Distribuio de Funes (FGs e CDs); - Constituio dos demais colegiados.

COMPOSIO DO IF FARROUPILHA

- So Vicente do Sul - Alegrete - Panambi II; - Santa Rosa II; - So Borja II;

Grande desafio

- UNED Jlio de Castilhos I

- Santo Augusto I j funcionava


- Jaguari III; - Santo ngelo - III

ATIVIDADES DE IMPLANTAO DOS CMPUS


- Contato com a administrao municipal dos municpios contemplados; - Audincias Pblicas; - Vistoria de reas para implantao do Cmpus; - Definio das reas de atuao; - Projetos Arquitetnicos; - Administrao dos recursos; - Processo Licitatrio das obras; - Contratao das empresas construtoras; - Preparao de concurso pblico para docentes e tcnicos administrativos em

educao;
- Escolha de Diretores Gerais para os novos Cmpus; - Cumprimento de Prazos; - Incio das atividades letivas/inaugurao; - Administrar novos servidores; - Administrar atividades cotidianas/domsticas.

GESTO

Significa administrar uma instituio, empresa, entidade social de pessoas; - O objetivo de crescimento organizado pelo grupo ou equipe diretiva, com metas especficas; - Gesto participativa, transparente, democrtica; - Gesto um ramo das cincias humanas porque trata com grupo de pessoas, procurando manter a unio entre elas; - Gesto administrativa alm de tcnica de administrar, ainda se utiliza de outras reas como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemtica, estatstica, sociologia, filosofia. Hoje, a informtica.
-

GESTO

As funes do Gestor so em princpio fixar as metas e alcanar atravs do planejamento, Analisar e conhecer os problemas a enfrentar; - Encaminhar/solucionar os problemas, organizar os recursos financeiros, humanos e tecnolgicos; - Ser comunicativo, lder, motivador; - Tomar decises precisas e racionais; - Avaliar atitudes; - Tomar decises significa fazer escolhas.
-

CONCLUSO

- Os atos, atitudes e decises que tomamos durante o perodo de

gesto do CEFET e na Reitoria do IFFARROUPILHA foram os que entendemos como os mais acertados e corretos para aquele momento. O tempo dir se realmente foram certos ou no.
- Destacamos que trabalhamos com pessoas (jovens e adultos), o

que bem diferente de uma administrao em empresa comercial ou industrial.


- Entendemos que o grande desafio do gestor ter equilbrio nas

suas decises e o amparo de uma equipe coerente nas suas aes.

CONCLUSO

Existe uma grande distncia entre o planejamento e a execuo. Entre o falar e o fazer.
-

- Diante do exposto: Ser que conseguimos atingir nossos

objetivos? Fica a reflexo.

-OBRIGADO!!!

ENSINO PBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE

You might also like