You are on page 1of 14

ACESSIBILIDADE

Prof. William Almeida

ACESSIBILIDADE?

Acessibilidade , basicamente, a flexibilidade ao acesso.


A inexistncia de uma rampa para cadeirantes em um shopping, por exemplo, pode tornar algumas lojas inacessveis a esses clientes, resultando em prejuzo para o comercirio e frustrao para o portador da deficincia. Dependendo do tamanho do tnel ou da altura da fiao eltrica, algumas estradas e vias de acesso tornam-se difceis para alguns tipos de veculos.

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade significa no apenas permitir que pessoas com deficincias ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, servios e informao, mas a incluso e extenso do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada populao.

ACESSIBILIDADE A SERVIOS

ACESSIBILIDADE NA WEB

A acessibilidade na Web se refere a acessibilidade da informao e sua importncia reside no uso de modelos e tcnicas que facilitem o uso de uma pgina qualquer (desde blogs at comrcios eletrnicos) para usurios com limitaes.

USURIOS COM LIMITAES

Deficientes visuais
Pessoas com baixa viso (idosos) Pessoas com dificuldades motoras (idosos, crianas e portadores de doenas que afetem a coordenao motora) Usurios de dispositivos palmtops, entre outros). limitados (celulares,

USURIOS COM LIMITAES

Como se percebe, no so apenas usurios com deficincias visuais que tm dificuldades ao utilizar pginas Web pouco acessveis, mas sim algumas parcelas da populao e os usurios de dispositivos mveis, que sofrem de limitaes como tamanho da tela, resoluo, nmero mximo de cores, entre outras.

ACESSIBILIDADE NA WEB

No considerar esses grupos de usurios na hora de projetar e desenvolver um website gera um desperdcio econmico e social, pois fere o princpio de incluso digital.
O poder da Web est um sua universalidade. Ser acessada por todos, independente de deficincia, um aspecto essencial. Tim Berners-Lee, diretor da W3C e inventor da World Wide Web.

W3C WORLD WIDE WEB CONSORTIUM

A W3C uma organizao liderada por Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, cuja funo criar e difundir pradres de projeto e desenvolvimento de websites que resultem em pginas melhores, mais produtivas e mais uniformes, de forma a serem acessveis a diversos dispositivos ou aos mais diferentes nevagadores.
No mundo do desenvolvimento web convencionouse chamar as diretrizes da W3C como padres web, uma lista de procedimentos e cuidados que norteiam o desenvolvimento web de qualidade.

WCAG - WEB CONTENT ACCESSIBILITY GUIDELINES

Diretrizes definidas pela W3C desenvolvimento de sites acessveis.


Dentre as principais destacam-se:

para

1) uso de alternativas sonoras a contedo textual e visual; 2) uso correto das folhas de estilo (CSS) que devem seguir os padres da W3C;

WCAG - WEB CONTENT ACCESSIBILITY GUIDELINES

3) projetar pginas que sejam acessveis a qualquer dispositivo;


4) fornecer sempre informaes de contexto e orientaes; 5) fornecer um mecanismo de navegao simples e claro; 6) manter a pgina o mais simples possvel.

PADRES WEB E WCAG NA PRTICA

Desenvolvimento tableless.
Separao do contedo da pgina de seu visual: contedo = HTML visual/estilo = CSS Uso de atributos de tags HTML como ALT fornecendo alternativa contedos multimdia.

PADRES WEB E WCAG NA PRTICA

Utilizar atributos de tag HTML como o TITLE que oferece indicaes e informaes acerca dos elementos da pgina.
Emprego de elementos de design, com CSS ou outras tcnicas, que facilitem e agilizem a navegao.

DVIDAS???

You might also like