You are on page 1of 24

Letcia de Lucena Francisco

E-mail: leticialfinterprete@hotmail.com Contato: 54 96345217

Profissional da rea da Psicologia


O que faz um psiclogo e onde atua ? Qual o papel do psiclogo nas Instituies ? Quais as suas responsabilidades ?

Profissional da rea da Pedagogia


O que faz um pedagogo e onde atua ? Qual o papel do pedagogo nas Instituies ? Quais as suas responsabilidades ?

Profissional da rea da Psicopedagogia


O que faz um psicopedagogo e onde atua ? Qual o papel do psicopedagogo nas

Instituies ? Quais as suas responsabilidades ?

DEFINIES
Psicologia

Pedagogia
Psicopedagogia

O que Psicologia?
O fim da psicologia a descrio, a explicao, a

previso e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Descrever o comportamento de um indivduo significa, em primeiro lugar, o desenvolvimento de mtodos de observao e anlise que sejam o mais possvel objetivos e em seguida a utilizao desses mtodos para o levantamento de dados confiveis.

O que Pedagogia?
A palavra Pedagogia tem origem na Grcia antiga, paids

(criana) e agog (conduo). Cuida dos assuntos relacionados Educao por excelncia As habilitaes em educao infantil, ensino fundamental, educao de jovens e adultos, coordenao educacional, gesto escolar, orientao pedaggica, pedagogia social e superviso educacional Devido a sua abrangncia, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em trs grupos bsicos: disciplinas filosficas, disciplinas cientficas e disciplinas tcnico-pedaggicas

O que Pedagogia Empresarial?


Pedagogia empresarial designa as atividades de

estmulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas

As responsabilidades de um Pedagogo Empresarial


Conhecer as solues para as questes que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda Empresa. Conhecer e trabalhar na direo dos objetivos particulares da Empresa onde trabalha. Conduzir as pessoas que trabalham na Empresa, dirigentes e funcionrios, na direo dos objetivos definidos, humanos e empresariais. Promover as condies necessrias (treinamentos, eventos, reunies, festas, feiras, exposies, excurses), para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade. Aconselhar, de prefrencia por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionrios e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial. Conduzir o relacionamento humano na Empresa, atravs de aes, que garantam a manuteno do ambiente positivo e agradvel, estimulador da produtividade.

O que Psicopedagogia?
Ramo da pedagogia voltado para a aplicao dos resultados da

psicologia da aprendizagem a mtodos e prticas pedaggicos; psicologia da educao Estuda o problema presente, visualiza as potencialidades cognitivas, afetivas e sociais para um melhor desenvolvimento nas atividades que desempenha a pessoa ... o ramo da psicologia que tem em ateno os fenmenos de foro psicolgico para chegar a uma formulao mais adequada dos mtodos didticos e pedaggicos. Trata dos fundamentos do sujeito e do objeto de conhecimento e da sua inter-relao com a linguagem e a influncia sociohistrica, dentro do contexto dos processos cotidianos da aprendizagem.

Responsabilidades do Psicopedagogo
Cabe aos psicopedagogos estudarem, prevenirem e

corrigirem as dificuldades que possam apresentar um individuo no processo de aprendizagem, ainda que este tenha um consciente de inteligncia (QI) dentro dos parmetros considerados normais mas que apresente dificuldades na sua aprendizagem. Enfim, a psicopedagogia estuda o fenmeno de adaptao que implica o desenvolvimento evolutivo da mente, com o processo de ensino-aprendizagem.

Smbolo e seus significados...

A explicao....
O significado do Smbolo eleito foi descrito da seguinte

forma: Fita de Moebs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas esto dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivduo. O crculo central representa o indivduo em processo para a aquisio de conhecimento, chegando ao fim com mudanas perceptveis (crculo vermelho). Esse smbolo foi assim representado com o propsito de caracterizar nossa rea de atuao, representando o Psicopedagogo com suas caractersticas prprias. Que encanta nesta fita a sua extraordinria simplicidade aliada a um resultado complexo transformando o finito em infinito.

Nas Instituies
essencial: onde, de uma lado as mudanas quanto sustentao da empresa no meio das concorrncias, sendo que o funcionrio, em geral, no valorizado. Do outro lado, a psicopedagogia, buscando a qualidade de vida, no que tange aprendizagem em grupo e social, pois o perfil dos funcionrios mudou e agora esto em busca de sua qualificao, aprendizagem, experincia profissional. As empresas ainda no se atualizaram, e importante para o desenvolvimento dela prpria que com a qualidade de vida de seus funcionrios a empresa desenvolver melhor e consequentemente ter bons resultados, mas vimos que ainda no h investimento e a tendncia que essas empresas desapaream do mercado de trabalho.
Nas organizaes, est assumindo uma responsabilidade

Etapas
1 - relatado ao profissional, psicopedagogo, que existe uma queixa, uma deficincia, que fora identificado no grupo.
2 - O profissional verifica e passa a conhecer o histrico, objetivos, misso, e toda a identificao, tanto do layout quanto ao organograma, para o prvio conhecimento da organizao

...
3 - Verbalizar para a equipe de funcionrios sobre a atividade que ser realizada e sobre a importncia desse trabalho para o levantamento de aes, comportamentos, atitudes, que serviro de base para proporcionar a melhoria da qualidade de vida de cada um dando importncia ao desenvolvimento das condies humanas, da criatividade e das questes emocionais que favorecem a produo das atividades

...
4 - O profissional inicia o processo, atravs da entrevista, com os funcionrios, pode-se usar tambm dinmicas de participao entre os funcionrios como tcnica para levantamento de dados para um diagnstico mais completo, sabendo que o sucesso de um diagnstico no reside no grande nmero de instrumentos utilizados e sim na competncia e sensibilidade do profissional

...
entrevista e as observaes que foram feitas. 6 - Depois que levantamos nossas hipteses, que discutimos e analisamos a questo, damos incio elaborao do informe e devoluo diretoria. 7 - A partir do momento que coletado todas as hipteses e materiais inerentes concluso o profissional de RH, que conjuntamente pode trabalhar com o psicopedagogo, apresenta os resultados da avaliao diretoria da empresa.
5 - No levantamento das hipteses iremos analisar sobre a

Exige-se ...
Profundo conhecimento do funcionamento de grupos, do histrico e cultura da organizao, como tambm, o desenvolvimento administrativo, bem como um equilbrio emocional e um cdigo de tica profissional muito bem elaborado e digerido, pois trabalhar com grupos estar permanentemente administrando conflitos.
Stewart (1998 apud BEYER, 2003) define o processo de aprendizagem

organizacional como uma continuao do processo individual, caracterizandoa como:


[...] capacidade de gerar novas ideias multiplicada pela capacidade de generaliza-las por toda a empresa. A aprendizagem organizacional corresponde, assim, forma pela qual as organizaes constroem, mantm, melhoram e organizam o conhecimento e a rotina em torno de suas atividades e culturas, a fim de utilizar as aptides e habilidades de sua fora de trabalho de modo cada vez mais eficiente.

Os 7F do Psicopedagogo Empresarial

Fomentar e avaliar aes quanto aprendizagem do indivduo no contexto grupal, Facilitar a construo e o compartilhamento do conhecimento coletivo Formar atravs de incentivos novos mtodos de relacionamentos Favorecer a harmonia criada entre gestores e colaboradores Fidelizar sua atuao junto ao profissional de RH para avaliar e controlar a aprendizagem Focar na qualidade dos processos de recrutamento, seleo e organizao de pessoal Fixar nas fases do diagnstico organizacional levantando subsdios significativos para estabelecer princpios didticos aos treinamentos

utilizar possibilidades criativas e eficazes atravs da reflexo grupal e

assim, conseguir, uma real transformao do indivduo, e isso aprendizagem.

MUITO IMPORTANTE
Psicopedagogia uma rea multidisciplinar, ela, por si

s, no atua, dependendo sempre de outras reas de atuao e trabalhando em parceria com outros profissionais da organizao PSICOLOGOS, FILOSOFOS, PEDAGOGOS, PSICOPEDAGOGOS

A Histria...
Psicopedagogia Europa Argentina Brasil

Nas empresas.... Cultura... Aceitao... Estgio (contar)

Muito Obrigada

Letcia de Lucena Francisco


E-mail: leticialfinterprete@hotmail.com Contato: 54 96345217

You might also like