You are on page 1of 16

BRICOLAGEM E SEMITICA

SEMITICA DA MDIA

CONCEITO
O termo bricolagem tm origem que vem do francs bricolage, usado nas atividades em que voc mesmo realiza para seu prprio uso ou consumo, evitando deste modo, o emprego de um servio profissional. Na publicidade o termo se refere ao uso de comparaes ligadas ao universo cultural ( msica, arquitetura, pintura, cinema, literatura,etc.) na produo de peas.

CARACTERSTICAS

-Faz conexes de vrios discursos por meio do jogo intertextual que chamado de bricolagem publicitria.

-Esse processo nos leva geralmente s parfrases (quando um texto cita outro para reafirmar suas ideias) e s pardias (quando um texto cita outro para contestar seu sentido).

CARACTERSTICAS

-Aproveita referncia da cultura global contempornea.

-Explora os recursos dionisacos da comunicao com apelos mais sentimentais do que racionais (apolnea).

CARACTERSTICAS

-Utiliza a intertextualidade: a propriedade dos textos se relacionarem.


-Usa a Metalinguagem: propriedade que a lngua tem de voltar a si mesma. Tratase da reciclagem de ideias.

RELAO BRICOLAGEM E SEMITICA

-A relao se encontra na funo expressiva da linguagem que apresenta um conjunto de informaes que possumos o qual denominado repertrio. -Atravs das associaes temos a capacidade de representar chegando prximo do objeto.

RELAO BRICOLAGEM E SEMITICA

-Desse modo podemos relacionar a bricolagem com os conceitos semiticos atravs dos seguintes conceitos: Signo: Onde o interlocutor observa a mensagem que est sendo passada e imediatamente tenta decifrar a linguagem.

RELAO BRICOLAGEM E SEMITICA

Objeto: o interlocutor j tomando conscincia do signo apresentado e fazendo as suas associaes particulares, ou seja, consultando o seu repertrio prprio para entender e compreender a mensagem.

RELAO BRICOLAGEM E SEMITICA

Interpretante: quando a mensagem foi captada e processada pelo interlocutor corretamente formando uma opinio sobre a mensagem.

RELAO BRICOLAGEM E SEMITICA

Rudo: a perda da informao, ou seja, se o interlocutor no tiver o repertorio necessrio para a compreenso da mensagem isso impossibilita o sucesso da criao.

EXEMPLOS

You might also like