You are on page 1of 29

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MECNICA

Prof. Sulimar P. Teixeira

FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE E MECNICA

Circuitos Eltricos

Conceitos
Eletrosttica Eletrosttica a parte da eletricidade que estuda a eletricidade esttica. D-se o nome de eletricidade esttica eletricidade produzida por cargas eltricas em repouso em um corpo. Um corpo se eletriza negativamente (-) quando ganha eltrons e positivamente (+) quando perde eltrons. Entre corpos eletrizados ocorre o efeito da atrao quando as cargas eltricas tm sinais contrrios. O efeito da repulso acontece quando as cargas eltricas dos corpos eletrizados tm sinais iguais.

No estado natural, qualquer poro de matria eletricamente neutra. Isso significa que, se nenhum agente externo atuar sobre uma determinada poro da matria, o nmero total de prtons e eltrons dos seus tomos ser igual. Essa condio de equilbrio eltrico natural da matria pode ser desfeita, de forma que um corpo deixe de ser neutro e fique carregado eletricamente.

O processo pelo qual se faz com que um corpo eletricamente neutro fique carregado chamado eletrizao. A maneira mais comum de se provocar eletrizao por meio de atrito. Quando se usa um pente, por exemplo, o atrito provoca uma eletrizao negativa do pente, isto , o pente ganha eltrons.

Ao aproximarmos o pente eletrizado negativamente de pequenos pedaos de papel, estes so atrados momentaneamente pelo pente, comprovando a existncia da eletrizao.

A eletrizao pode ainda ser obtida por outros processos como, por exemplo, por contato ou por induo. Em qualquer processo, contudo, obtm-se corpos carregados eletricamente.

Carga Eltrica Como certos tomos so forados a ceder eltrons e outros a receber eltrons, possvel produzir uma transferncia de eltrons de um corpo para outro. Quando isso ocorre, a distribuio igual das cargas positivas e negativas em cada tomo deixa de existir. Portanto, um corpo conter excesso de eltrons e a sua carga ter uma polaridade negativa (-). O outro corpo, por sua vez, conter excesso de prtons e a sua carga ter polaridade positiva (+).

Quando dois corpos contm a mesma carga, isto , ambas positivas (+) ou ambas negativas (-), diz-se que eles apresentam cargas iguais e quando contm cargas diferentes, ou seja, um corpo positivo (+) e o outro negativo (-), diz-se que eles apresentam cargas desiguais, ou opostas.

A quantidade de carga eltrica que um corpo possui determinada pela diferena entre o nmero de prtons e o nmero de eltrons que o corpo contm. O smbolo que representa a quantidade de carga eltrica de um corpo Q e sua unidade de medida o coulomb (C).

Observao

1 coulomb = 6,25 x 1018 eltrons

Diferena de Potencial Quando se compara o trabalho realizado por dois corpos eletrizados, automaticamente est se comparando os seus potenciais eltricos. A diferena entre os trabalhos expressa diretamente a diferena de potencial eltrico entre esses dois corpos.

A diferena de potencial (abreviada para ddp) existe entre corpos eletrizados com cargas diferentes ou com o mesmo tipo de carga. A diferena de potencial eltrico entre dois corpos eletrizados tambm denominada de tenso eltrica, importantssima nos estudos relacionados eletricidade e eletrnica.

Unidades de medida de Tenso Eltrica


A tenso (ou ddp) entre dois pontos pode ser medida por meio de instrumentos. A unidade de medida de tenso o volt, que representado pelo smbolo V. Como qualquer outra unidade de medida, a unidade de medida de tenso (volt) tambm tem mltiplos e submltiplos adequados a cada situao. Veja tabela a seguir:

Pilha ou Bateria Eltrica


A existncia de tenso imprescindvel para o funcionamento dos aparelhos eltricos. Para que eles funcionem, foram desenvolvidos dispositivos capazes de criar um desequilbrio eltrico entre dois pontos, dando origem a uma tenso eltrica. Genericamente esses dispositivos so chamados fontes geradoras de tenso. As pilhas, baterias ou acumuladores e geradores so exemplos desse tipo de fonte.

As pilhas so fontes geradoras de tenso constitudas por dois tipos de metais mergulhados em um preparado qumico. Esse preparado reage com os metais, retirando eltrons de um e levando para o outro. Um dos metais fica com potencial eltrico positivo e o outro fica com potencial eltrico negativo. Entre os dois metais existe, portanto, uma ddp ou uma tenso eltrica.

A ilustrao a seguir representa esquematicamente as polaridades de uma pilha em relao aos eltrons.

Pela prpria caracterstica do funcionamento das pilhas, um dos metais torna-se positivo e o outro negativo. Cada um chamado polo. Portanto, as pilhas dispem de um polo positivo e de um polo negativo. Esses polos nunca se alteram, o que faz com que a polaridade da pilha seja invarivel. Da a tenso fornecida chamar-se tenso contnua ou tenso CC, que a tenso eltrica entre dois pontos de polaridades invariveis.

A tenso fornecida por uma pilha comum no depende de seu tamanho nem de sua utilizao nesse ou naquele aparelho. sempre uma tenso contnua de, aproximadamente, 1,5V.

Gerao de Energia Eltrica


Como j vimos, a eletrosttica a parte da eletricidade que estuda a eletricidade esttica. Esta, por sua vez, refere-se s cargas armazenadas em um corpo, ou seja, a sua energia potencial. Por outro lado, a eletrodinmica estuda a eletricidade dinmica que se refere ao movimento dos eltrons livres de um tomo para outro.

Para haver movimento dos eltrons livres em um corpo, necessrio aplicar nesse corpo uma tenso eltrica. Essa tenso resulta na formao de um polo com excesso de eltrons, denominado polo negativo, e de outro com falta de eltrons, denominado polo positivo. Essa tenso fornecida por uma fonte geradora de eletricidade.

Fontes Geradoras de Energia Eltrica


A existncia da tenso condio fundamental para o funcionamento de todos os aparelhos eltricos. As fontes geradoras so os meios pelos quais se pode fornecer a tenso necessria ao funcionamento desses consumidores. Essas fontes geram energia eltrica de vrios modos: por ao trmica; por ao da luz; por ao mecnica; por ao qumica; por ao magntica.

Gerao de Energia Eltrica por Ao Trmica


Pode-se obter energia eltrica por meio do aquecimento direto da juno de dois metais diferentes. Por exemplo, se um fio de cobre e outro de constantan (liga de cobre e nquel) forem unidos por uma de suas extremidades e se esses fios forem aquecidos nessa juno, aparecer uma tenso eltrica nas outras extremidades. Isso acontece porque o aumento da temperatura acelera a movimentao dos eltrons livres e faz com que eles passem de um material para outro, causando uma diferena de potencial.

medida que aumentamos a temperatura na juno aumenta, tambm, o valor da tenso eltrica na outra extremidade. Esse tipo de gerao de energia eltrica por ao trmica utilizado num dispositivo chamado par termoeltrico, usado como elemento sensor nos pirmetros, aparelhos usados para medir temperatura de fornos industriais.

Gerao de Energia Eltrica por Ao de Luz


Para se gerar energia eltrica por ao da luz utiliza-se o efeito fotoeltrico. Esse efeito ocorre quando irradiaes luminosas atingem um foto elemento. Isso faz com que os eltrons livres da camada semicondutora se desloquem at seu anel metlico.

Dessa forma, o anel se torna negativo e a placabase, positiva. Enquanto dura a incidncia da luz, uma tenso aparece entre as placas. O uso mais comum desse tipo de clula fotoeltrica no armazenamento de energia eltrica em acumuladores e baterias solares.

Gerao de Energia Eltrica por Ao Mecnica


Alguns cristais, como o quartzo, a turmalina e os sais de Rochelle, quando submetidos a aes mecnicas como compresso e toro, desenvolvem uma diferena de potencial. Se um cristal de um desses materiais for colocado entre duas placas metlicas e sobre elas for aplicada uma variao de presso, obteremos uma ddp produzida por essa variao. O valor da diferena de potencial depender da presso exercida sobre o conjunto.

Os cristais, como fonte de energia eltrica, so largamente usados em equipamentos de pequena potncia como toca-discos, por exemplo. Outros exemplos so os isqueiros chamados de "eletrnicos" e os acendedores do tipo Magiclick.

You might also like