You are on page 1of 12

A INFLUNCIA DA MDIA NA EDUCAO

Resumo da Aula
Veremos a influncia da mdia na educao, e a utilizao em sala de aula atravs dos recursos de ensino

As mdias contribuem se forem articuladas corretamente, buscando aperfeioar o conhecimento e o interesse que o aluno j mostra por elas. de fundamental importncia que a coloque como aliada no processo ensino e aprendizagem, visando aguar a capacidade do educando para o desenvolvimento do seu senso crtico, elaborando atividades que possibilitem a sua criatividade, partindo da sua realidade pessoal. Para isso acontecer de forma satisfatria, necessrio que os professores sejam treinados e capacitados para lidar com as mdias interativas, podendo desta forma desenvolver um trabalho que atenda s necessidades dos alunos, buscando mtodos eficazes no intuito de garantir um resultado satisfatrio.

evidente a importncia dos meios de comunicao no cotidiano dos adolescentes e jovens. O rdio e a televiso, ao lado das revistas, constituem-se nas principais fontes tanto de fantasia quanto de informao acerca do que se passa no mundo. A qualidade da maior parte das programaes , sem dvida, muito discutvel. Por isso, a estratgia de alguns educadores de tratar a mdia como adversria acaba funcionando como um distanciamento entre esses e os alunos. A mdia pode ser uma grande aliada no processo educacional: importante aproveitar o conhecimento que ela propicia e propor trabalhos de reflexo sobre as programaes, incentivando um olhar crtico. Do ponto de vista educativo, o problema no est no consumo passivo de tudo que veiculado.

Numa poca em que a imagem particularmente valorizada, a influncia da televiso entre os jovens vem crescendo acentuadamente. A ampla difuso, pela televiso, do que acontece com os adolescentes e jovens no mundo inteiro influencia a produo dos estilos em todos os nveis, contribuindo decisivamente para que um mesmo estilo possa ser encontrado nos mais diversos continentes. A partir dessa amplitude, os jovens so criticados como meros consumidores, como meros imitadores. E aqui preciso cuidado: o que se observa uma relao complexa, pois os jovens, ao mesmo tempo que assimilam, fazem uma reelaborao do bem cultural. A mdia tem se mostrado extremanente eficaz e rpida na percepo e apropriao de elementos culturais inovadores produzidos por certos grupos juvenis, dando a falsa impresso de ser autora das inovaes. (BRASIL, 1998). BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1998.

Da a importncia de trabalhar as mdias como aliada no processo ensino e aprendizagem, visando construo de competncias e habilidades desde a escola, na perspectiva de formarmos cidados qualificados e consequentemente preparados para situaes diversas, imprevisveis e complexas. Para tanto, essencial que educadores e educandos estabeleam parcerias onde busquem o mesmo objetivo e tenham disponveis instrumentos necessrios para a realizao de seus projetos, escolas equipadas e professores qualificados. S assim se poder alcanar o principal objetivo do educador, que a melhoria da qualidade na educao.

Recursos de Ensino
A mdia pode ser inserida em sala de aula atravs dos Recursos de Ensino. Estes segundo Gagn (1971) so componentes do ambiente da aprendizagem que do origem estimulao para o aluno. Estes componentes so, alm do professor, todos os tipos de mdias que podem ser utilizadas em sala de aula, tais como, revistas, livros, mapas, fotografias, gravaes, filmes etc. A utilizao de recursos de ensino diminui o nvel de abstrao dos alunos, pois eles vem na prtica o que esto aprendendo na escola, e podem relacionar a matria aprendida com fatos reais do seu cotidiano. Desta forma mais fcil eles absolverem os contedos escolares.

Dale (1966) criou uma classificao de recursos de ensino que bastante utilizada. Ele trouxe o cone de experincias, que mostra que o ensino verbalizado, uso de palavras sem experincia, no deve mais ser usado pelo professor, pois os alunos aprendem mais quanto mais pratica experincias em torno do que est sendo ensinado (Figura 2).

Segundo Dale (1966), os objetivos do uso dos recursos de ensino so:

motivar e despertar o interesse dos alunos; favorecer o desenvolvimento da capacidade de observao; aproximar o aluno da realidade; visualizar ou concretizar os contedos da aprendizagem; oferecer informaes e dados; permitir a fixao da aprendizagem; ilustrar noes mais abstratas; desenvolver a experimentao concreta.

Para utilizao dos recursos de ensino preciso estar atento aos seus objetivos, eficcia e funo em relao matria ensinada. Todos esses objetivos podem ser alcanados atravs de recursos de ensino, miditicos, como, por exemplo, computador, internet, em que o aluno alm de conhecer novas tecnologias, faz tambm interao com o mundo e novas informaes. O aluno busca algo novo, algo atrativo, e a educao devem acompanhar essa busca. Mas no basta apenas usar a tecnologia, no ambiente de ensino/aprendizagem temos que rever o uso que fazemos de diferentes tecnologias enquanto estratgias, tendo clareza quanto funo do que estamos utilizando, no basta trocar o livro por um computador se na prtica no promovemos a incluso do aluno, no que se refere aos processos de aprendizagem.

O computador conhecido como uma tecnologia da informao devido a sua grande capacidade na soluo de problemas relacionados a armazenamento, organizao e produo de informao de vrias reas do conhecimento. A utilizao dessa tecnologia pode ser usada de varias formas, como programas de exerccio-e-prtica, jogos educacionais, programas de simulao, linguagem de programao entre outros, despertando assim um grande interesse do aluno. Conforme observado por Valente (1993), o computador no mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermdio do computador. O processo de interao se torna mais agradvel com a presena da multimdia na aprendizagem, pois naquele momento o aluno est descobrindo o novo, o contemporneo. VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educao. Campinas: UNICAMP. 1993

You might also like