You are on page 1of 16

So Paulo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sntese atualizada sobre as caractersticas geolgicas do setor mineral no Estado de So Paulo, efetuada a partir de levantamentos e anlise crtica da literatura sobre o tema, integrando informaes publicadas, dados de rgos oficiais sobre a produo mineral brasileira e paulista, e documentos tcnicos de centros de pesquisa.

O estado conta com cerca de 2.800 lavras registradas

Principais Unidades da Federao Produtoras

Observa-se que o Estado de So Paulo lidera destacadamente a produo dos bens minerais no-metlicos.

Substncias Minerais Produzidas no Estado

A extrao de areia, pedra britada, argila, rocha carbontica e gua mineral respondem por mais de 90% de sua produo total.

Cabral Junior (2008), por meio de procedimentos estatsticos, com o tratamento das variveis emprego e nmero de estabelecimentos, identifica 30 potenciais arranjos produtivos locais de base mineral no Estado de So Paulo.

PRINCIPAIS RESERVAS
As principais reas produtoras concentram-se na poro centro-leste do Estado, notadamente na regio Metropolitana de So Paulo, em uma ampla faixa entre Sorocaba e Ribeiro Preto e nos Vales do Paraba, Ribeira e Alto Paranapanema

As reservas minerais no Estado de So Paulo, de acordo com os dados oficiais do ltimo AMB de 2006 (Ano Base 2005), so mostradas na tabela anterior. A predominncia de recursos minerais no-metlicos evidente, sendo que as reservas de areia para construo civil no so apresentadas, pois de acordo com o DNPM so abundantes e amplamente distribudas, localizando-se em sua grande maioria nos rios, onde so passveis de reposio. As estatsticas de reservas e produo de petrleo e gs natural no fazem parte do AMB, devido ao fato de que as concesses so regidas por legislao especfica, e em 1988, foi implantada a Agencia Nacional do Petrleo ANP que tem por finalidade promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo

CARACTERISTICAS DOS PRINCIPAIS DEPOSITOS

os depsitos de minerais industriais paulistas esto associados aos antigos terrenos geolgicos do embasamento cristalino, de idade prcambriana, s bacias sedimentares fanerozicas, que recobrem o embasamento, casos das bacias do Paran, Taubat e So Paulo, e s coberturas mais jovens cenozicas, de natureza aluvionar, praial e de alterao intemprica, que capeiam indistintamente reas sedimentares e do cristalino. No embasamento prcambriano tm-se as principais exploraes de jazidas de rocha para brita e fins ornamentais, nas faixas leste e sul do Estado, implantadas em macios gneos e metamrficos; os depsitos de feldspatos, em granitos e pegmatitos (Jundia, Sorocaba e Socorro); e as minas de calcrio (cal e cimento), dolomito, calcita e talco, associadas s faixas metamrficas carbonticas dos grupos Aungui e So Roque no Vale do Ribeira e na regio de Itapeva-Sorocaba. Nesse mesmo domnio metamrfico so minerados tambm filitos, quartzitos, ardsias e rochas assemelhadas.

Jazidas de natureza gnea, de idade mais recente, correspondem aos depsitos primrios de fosfato e carbonatos de Jacupiranga e Ipanema, e s rochas baslticas da Bacia do Paran lavradas para brita. Nas bacias sedimentares situam-se produes de areia para construo civil e industrial (entre outros, municpios de Analndia, Descalvado e Bofete), de calcrio corretivo (regies de Rio Claro e Limeira), de argilas descorantes (Vale do Paraba), bem como as amplas faixas de rochas argilosas permocarbonferas, responsveis pelo suprimento de matrias-primas s inmeras aglomeraes mnero-cermicas (cermica vermelha na Depresso Perifrica Paulista, em municpios como Itapeva, Tatu, Itu, Leme e Tamba, e de revestimentos cermicos na regio de Santa Gertrudes e Mogi-Guau).

Srie importante de ocorrncias de minerais industriais est relacionada s condies morfoclimticas do perodo cenozico em So Paulo, propcias a concentraes de depsitos residuais intempricos e aluvionares. Nesse domnio geolgico esto inseridas jazidas de caulim (Mogi das Cruzes, Embu-Guau e Piedade), bauxita e argilas refratrias (guas da Prata e Divinolndia), e as amplas faixas aluvionares quaternrias, dispostas ao longo dos principais rios do Estado, de onde so extensivamente minerados areia, cascalho, argila comum e, mais pontualmente, turfa. Ainda neste contexto aluvionar incluem-se depsitos de argilas plsticas e refratrias, como os de So Simo e Alto Tiet.

You might also like