You are on page 1of 8

Resumo

Resumo
Apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo contedo. Reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo fundamental no percurso acadmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente ideias, conceitos e informaes com as quais ele ter de lidar ao longo de seu curso.

Resumo
Em geral um bom resumo deve ser:
Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundrios; No conter comentrios ou avaliaes Logicamente estruturado: um resumo no apenas um apanhado de frases soltas. Deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se est resumindo. As ideias devem ser apresentadas em ordem lgica, ou seja, como tendo uma relao entre elas. O texto do resumo deve ser compreensvel.

Modelo de Resumo
Ttulo Autor Resumo Palavras chaves

Resumo de artigo cientfico


Objetivo Metodologia Concluso

Exemplos
Ttulo: Uma abordagem conceitual-reflexiva sobre a relao da comunicao com o turismo Autora: Rosana Eduardo Leal Resumo: O presente artigo busca realizar um estudo preliminar sobre a relao da comunicao com o turismo, a partir da contextualizao do desenvolvimento terico-cientfico da comunicao turstica. Busca tambm compreender a influncia dos recursos comunicacionais na construo da imagem, na divulgao dos destinos tursticos e nas experincias de viagens. Palavras-chave: comunicao, turismo, desenvolvimento terico-cientfico, imagem.

Resumo de Monografia
Apresentao do estudo, localizao, importncia- objetivo Referencial terico autores - citaes Metodologia Concluso

Resumo
Este trabalho aborda a importncia do turismo sustentvel como fator de preservao dos patrimnios ecolgicos e culturais da Colnia de Pescadores Z3 / Pelotas / RS / Brasil, e de oportunidade na diversificao da economia local atravs de uma atividade scio-econmica alternativa. Localizada as margens da Laguna dos Patos, na cidade de Pelotas, a Colnia de Pescadores Z3 se caracteriza por uma relao muito particular entre cultura e meio ambiente, porm com uma grande problemtica scioeconmica, como xodo de jovens, baixa estima e falta de perspectivas. Esses elementos esto presentes em um territrio, onde as atividades cotidianas de trabalho, lazer e cultura, configuram-se atravs da relao entre diversidade cultural e biodiversidades em equilbrio, pois se registram a presena de diversas espcies da fauna e da flora brasileira, bem como manifestaes culturais como culinria, artesanato, folclore, msica, paisagem, entre outros aspectos num cenrio scio - ambiental em particular. Nessa forma, apresentamos uma anlise do potencial local, utilizando uma metodologia baseada em entrevistas com moradores locais atravs da tcnica da histria oral, pesquisas de campo com orientao de professores especializados, levantamento de dados acerca da regio, discusso com a comunidade e apresentao do trabalho em diversos eventos acadmicos. Nesta perspectiva, este presente trabalho sugere que o turismo sustentvel pode ser uma alternativa vivel para a reverso da situao scio econmica, assim como para a preservao dos patrimnios e melhoria da qualidade de vida da Colnia de Pescadores Z3.

You might also like