You are on page 1of 53

TRABALHO DE ADMINISTRAO

UFSJ 3 Perodo Mecatrnica

Junho 2011

2WER SOLUES EM CONTROLES DE ESTOQUE

Equipe: Rmulo Jesuno da Silva Sumrio Executivo Jssica Flvia dos Reis Anlise de Mercado Rmulo Jesuno da Silva Plano de Marketing Elberon Rocha Arajo Plano Operacional Wenderson Tcharles Resende Plano Financeiro Wilton de Paula Gonalves Anlise SWOT Toda equipe Avaliao Final do Plano de Negcio
Rmulo

SUMRIO EXECUTIVO

Junho 2011

SUMRIO EXECUTIVO

Ttulo: 2WER- Soluo em Controle de Estoques Setor de atividade: Industrial/Servios

Conceito: uma empresa que elabora um programa computacional para controles de estoques. Ela trabalha como prestadora de produtos e servios visto que alm do software tambm repassa treinamentos. Nossos principais clientes so empresas de pequeno e mdio porte que necessitam de um controle mais eficaz de seus produtos. A sede da empresa ser em Belo Horizonte, devido a procura do softwer ser maior nesta localidade.
Objetivo: Nosso objetivo repassar aos clientes um software de qualidade visando a satisfao dos mesmos. A diretriz da 2WER garantir a confiabilidade de nossos produtos e servios, tendo interao com empregados, fornecedores e comunidade. Principal produto ou servio: Programa de Controle de Estoques

Forma jurdica: sociedade limitada

Rmulo

ANLISE DE MERCADO

Junho 2011

O SETOR
A empresa 2WER Solues em controle de estoque ir ser inserida no mercado como fornecedora de produtos e servios nos setor de pequenas, mdias e grandes empresas. Este ramo est em constante crescimento, visto que para se tornar uma empresa competitiva, deve-se ter um controle eficaz de seus estoques, como tambm a organizao dos mesmos. H tambm um aumento das pequenas empresas em toda a regio, devido a expanso em diversas indstrias, fazendo com que a procura por um software que ajude no controle de seus produtos. As perceptivas de faturamento futuro so boas, levando em conta que aps a instalao do produto, tambm iremos realizar a manuteno e capacitar os usurios. Com estes benefcios podemos conquistar o mercado aumentando sempre nosso nmero de clientes.
Jssica

O SETOR
As pesquisas foram feitas atravs principalmente atravs da internet, onde buscamos informaes de pesquisas j feitas sobre o assunto.

Slide do Relatrio de pesquisa SEBRAE ES que ilustra que as empresas atuais esto preocupadas com a questo de controle de estoques.

Dificuldade: Confiabilidade dos sites


Jssica

ESTUDO DOS CLIENTES


Nossos clientes so pessoas jurdicas, em empresas de pequeno, mdio e grande porte. Estes podem ser: supermercados, mercearias, construtoras, farmcias, entre outros. A localizao dos nossos clientes est em sua grande maioria ma regio da grande BH, porm, devido s expanses que esto ocorrendo, tambm estamos investindo em clientes da regio do Alto Paraobeba. O estudo de nosso clientes foi a partir de questionrios, onde verificamos a adeso aos nossos produtos e servios. A principal dificuldade que obtivemos foi a recusa em responder ao questionrio por parte de alguns comerciantes.

Jssica

ESTUDO DOS CLIENTES

Jssica

ESTUDO DOS CONCORRENTES


Aps anlise e pesquisa na internet, verificamos que nossos principais concorrentes diretos so: >> Empresa Zipline: Pontos fortes: Vrias formas de pagamento devido ao nmero de usurios do software e comunicao aberta com os clientes. Possui sistema de gesto empresarial totalmente online chamado Egestor. Pontos fracos: No informa sobre treinamento aos usurios do programa

Jssica

ESTUDO DOS CONCORRENTES


>> Empresa Regra consultoria e informtica: Pontos fortes: Interface simples. Vrias formas de pagamento como carto de crdito ou boleto bancrio. Pontos fracos: Programas sem manuteno ou assistncia tcnica aps entrega. >> Cenize loje 2011: Pontos fortes: Interface simples, Pontos fracos: No informa sobre treinamento aos usurios do programa, programas gratuitos sem manuteno ou assistncia tcnica. Dificuldades em relao a confiabilidade dos sites pesquisados
Jssica

ESTUDO DOS FORNECEDORES


Tambm por meio de pesquisas a Internet detectamos que nossos principais fornecedores sero:

>> Programa computacional ECLIPSE: Programa oferecido gratuitamente pela internet que pode ser utilizado por pessoa jurdica. >> Automatizando: Ela oferece preos baixos e vrios tipos de marcas de leitores de cdigos de barras que esto no mercado. Tambm h formas de pagamentos diferenciados e condies de negociaes.

Jssica

ESTUDO DOS FORNECEDORES


>> Bematech: Oferece negociao direta e, em caso de maior volume de compras, proporciona descontos considerveis.

Principais dificuldades: Seria necessria uma melhor interao com o fornecedor, pois as referncias que temos sobre seus produtos so todas retiradas de sites.
Jssica

PLANO DE MARKETING

Junho 2011

PLANO MKT

Rmulo

PRODUTO E SERVIO
O produto ser disponibilizado ao cliente em um CD. Um funcionrio da empresa devidamente qualificado, capacitado e autorizado far a entrega tcnica, instalao e monitorao do funcionamento do programa durante um prazo determinado de acompanhamento (de 15 a 30 dias, por exemplo), alm disso, o funcionrio ministrar um treinamento operacional para um determinado nmero de funcionrios da empresa do cliente, tudo isto j incluso no preo inicial do produto. Os treinamentos, orientaes, visitas tcnicas e manutenes futuras no esto inclusos no preo do produto, sero cobrados de acordo com a necessidade futura do cliente.

Rmulo

Quando um cliente compra o produto, uma licena codificada gerada para utilizao do programa em um nico computador, mesmo que esse computador seja formatado, o programa somente poder ser instalado novamente no computador inicial. Esse procedimento j usado hoje em dia e sua finalidade evitar cpias e distribuies ilegais do produto. Caso o cliente necessite substituir o computador, dever entrar em contato com nossa empresa.

Rmulo

CANAIS DE DISTRIBUIO
A empresa ter uma matriz (um escritrio localizado em ponto estratgico, levando-se em considerao as distncias dos centros industriais e comerciais) e, de acordo com a necessidade e crescimento da empresa, filiais em pontos tambm estratgicos. O produto ser disponibilizado ao cliente em um CD. Um funcionrio da empresa devidamente qualificado, capacitado e autorizado far a entrega tcnica

Rmulo

PREO/PRODUTOS/PACOTES

> Pacote 1 Controle de estoque com baixas em cdigo de barras

> Pacote 2 Controle de estoque sem baixas em cdigo de barras

> Pacote 3 Recursos humanos

Rmulo

PREO
Formas de pagamento: - Todos os produtos podero ser financiados.

Promoes:
- Na aquisio de um pacote juntamente com um opcional, este ltimo ter um desconto de 25%. - Aps adquirir qualquer produto, o cliente ter um desconto de 15% na aquisio de outro produto. - Instalao do software e treinamentos de utilizao sero gratuitos.

Rmulo

CONCORRENTES

2WER

Rmulo

ESTRATGIAS PROMOCIONAIS

* Ser elaborado um carto de visita profissional e personalizado para cada membro da empresa;
* Analise peridica de retorno de novos negcios realizados atravs da divulgao dos cartazes, e caso seja positiva, manter esta forma de divulgao e ampli-la; * Definir que todos os membros da diretoria passem a ser tambm vendedores dos servios da empresa, devendo envolver-se com o processo de captao de novos negcios, de acordo com a disponibilidade de cada um; * Haver a implantao de um trabalho de telemarketing, inclusive com um ou mais membros da diretoria, fazendo um rpido curso de telemarketing para utilizar melhor esta forma de contato juntos aos clientes;
Rmulo

* Elaborao de um folder-mail para ser remetido aos antigos e futuros clientes, aps contato telefnico; * Criar um site com todos os dados referentes ao produto, *Incluir no site um portflio com a relao dos principais clientes atendidos e dos servios mais relevantes realizados;

* Levantar uma relao de clientes em potencial a serem contatados, baseado no perfil dos clientes j atendidos e outros clientes com perfis parecidos; * Realizar acordos de parcerias com consultorias que prestem servios complementares ao da sua empresa, e tambm com algumas da mesma rea que possam eventualmente necessitar de sub-contratar servios da nossa empresa.
Rmulo

* Contatar clientes antigos, atravs de e-mail, correspondncia ou telefone, oferecer novos servios, e sugerir que indiquem outros clientes para a empresa; * Criar um roteiro de todas as aes que forem definidas, como contatos peridicos por telefone e pessoalmente, remessa de e-mail, etc. e executar o roteiro de forma sistemtica. * Divulgao em Outdoors, anncio em sites voltados para empreendedores e panfletos.

Rmulo

PLANO OPERACIONAL

Junho 2011

CAPACIDADE PRODUTIVA
De acordo com a mo de obra prevista, sero 7 programadores. Estes estaro divididos em duas reas: - 3 profissionais atuando na entrega, instalao, treinamentos iniciais (inclusos nos pacotes) e acompanhamento de funcionamento; posteriormente, atuaro em treinamentos futuros, atualizaes e manutenes de software. - 4 profissionais atuaro no desenvolvimento dos softwares. De acordo com esta distribuio da equipe, a capacidade de produo mdia ser de dez softwares por ms e o tempo mdio de entrega do produto ser de 20 dias teis.

Elberon

NECESSIDADE OPERACIONAL
As instalaes e mquinas necessrias; - Escritrio (alugado em um ponto estratgico); - 1 automvel (Financiado); - 3 notebooks; - 5 computadores; - 1 multifuncional; - 8 mesas para computador; - 11 cadeiras; - 2 telefones fixos; - 2 telefones celulares; - 1 bebedouro.

Elberon

PROCESSO OPERACIONAL
Etapas de Fabricao: O programa da 2WER ser desenvolvido por nossos programadores. Logo aps ser gravado em nossas prprias instalaes. A embalagem e demais acessrios sero fabricados e comprados de outros estabelecimentos. Trabalharemos com um estoque mnimo para pronta entrega. Vendas de Produtos: Nossa central de vendas ser via telefone e via internet (pelo nosso website), onde um dos coordenadores ser responsvel (este devidamente treinado e capacitado). Haver tambm visitao de nossos representantes de vendas, no s quando solicitados pela empresa; mas afim de procurar novos clientes.

Elberon

PROCESSO OPERACIONAL
Servios: Alm do produto em si, nossa empresa oferece o servio de TREINAMENTOS para uso do programa desenvolvido, sendo este dado na prpria empresa. Haver tambm, servio de ps-venda, afim de, verificar aspectos a serem melhorados e satisfao do cliente. Servio de suporte tcnico via telefone, visita e e-mail, para sanar quaisquer dvidas e problemas. Rotinas Administrativas: A elaborao das rotinas necessrias ao funcionamento eficaz da unidade dever ser completada e ajustada pelos diretores da mesma, ou modificadas quando da elaborao de novos conceitos relativos a rotinas administrativas. Os diretores da 2WER dever garantir que ser realizado entrega dos produtos oferecidos pela empresa, manter documentos e material organizados, desenvolver e preparar expedientes administrativos sob orientao dos
Elberon

PLANO OPERACIONAL
superiores, controlar a entrada e a sada de materiais, controlar registro de freqncias de funcionrios, inteirar dos servios dos setores diversos da empresa visando orientar e facilitar a funo de dados, documentos e outras solicitaes dos superiores, atuar como responsvel fiscalizador pela manuteno da ordem nos ambientes de trabalho, operar equipamentos diversos, tais como: e-mail, fax, mquina de Xerox, projetor multimdia, etc. Realizar e atender chamadas telefnicas sem deixar os clientes esperando ou sem respostas mesmo que no sejam imediatas, emitir notas fiscais, emitir contra-cheque dos funcionrio, realizar depsito dos salrios e contas da empresa sem atraso. Envio de formulrios de satisfao para nossos clientes, envio de propaganda via email e contato telefnico para nossos clientes e futuros clientes a fim de divulgar novos produtos, execuo da analise de finanas, execuo de nova analise de mercado,
Elberon

PLANO OPERACIONAL
atualizao de propaganda nos meios de comunicao utilizados com uma freqncia mensal. Anlise e fechamento de contratos, Atualizao dos ndices de produtividade com freqncia semanal e verificao de reclamaes, sugestes e elogios dos clientes, busca por novos clientes e verificao de propostas e acordos que ter que ser com uma freqncia diria.

Elberon

RECURSOS HUMANOS
Pessoas j na empresa: - 01- Analise de mercado - 01- Marketing - 01- Plano operacional - 01- Finanas - 01- Construo de cenrios e Avaliao estratgica Todos ns iremos trabalhar como programadores quando nossa empresa estiver no mercado de trabalho, recebendo como scios da empresa. Pessoas que devemos contratar: - 02 Tcnicos em programao Outros servios: - 01 Diarista
Elberon

RECURSOS HUMANOS
PISO SALARIAL: Tcnico em programao varia entre 1.000 ------- 1.800 reais (teremos 02 profissionais). Diarista- Piso de R$ 403,86. (Duas vezes por semana).

Elberon

PLANO FINANCEIRO

Junho 2011

PLANO FINANCEIRO
Investimentos:
Investimentos fixos: totalizam um valor de R$ 24.010,00, distribudos conforme o grfico 1.
Equipamentos 3% Financiamento de Veculo 2%

Mveis e Utenslios 15%

Materiais de computao 80%

Grfico 1: Distribuio dos Investimentos Fixos


Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Investimentos:

Capital de giro: soma do estoque inicial com o caixa mnimo, totalizando R$ 2.129,67. Investimentos pr-operacionais: despesas de legalizao e divulgao, dentre outros, totalizando R$ 2.750,00.

Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Investimentos: Investimento total: valor de R$ 28.889,67, distribudos conforme o grfico 2.

Investimentos Pr-Operacionais 10%

Capital de Giro 7% 0%

Investimentos Fixos 83%

Grfico 2: Investimento Total


Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Faturamento: A estimativa das vendas no segue uma taxa constante, pois acredita-se que aps determinado tempo as vendas alcancem seu pice, se estabilizando posteriormente em valores um pouco abaixo deste.

Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Faturamento: O grfico 3 mostra uma estimativa da capacidade de produo x a projeo de vendas durante os 6 primeiros anos de funcionamento.
140 120 100

Unidades

80 60 40 20 0 1 2 3 4 5 6

Capacidade de Produo Estimativa de Vendas

Ano

Grfico 3: Capacidade de Produo x Projeo de Vendas


Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Faturamento: Desta forma calcula-se que o faturamento seja de acordo com o grfico 4.
R$ 548,500.00 R$ 498,500.00 R$ 490,000.00 R$ 368,500.00

R$ 198,500.00

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5

Grfico 4: Faturamento
Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Custos: Custo de comercializao : gastos com impostos, comisses e propagandas. Esto listados grfico 5.
R$ 41,137.50 R$ 37,387.50 R$ 27,637.50 R$ 36,750.00

R$ 14,887.50

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5 Wenderson

Grfico 5: Custo de Comercializao

PLANO FINANCEIRO
Custos: Custo com materiais diretos (CMD): valor baixado do estoque pela venda. Segue conforme grfico 6.
R$ 32,680.80 R$ 25,418.40 R$ 18,156.00 R$ 29,049.60 R$ 29,049.60

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5

Grfico 6: Custo com Materiais Diretos (CMD)

Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Custos: Custos fixos operacionais: gastos com salrios e depreciao. Seguem no grfico 7. R$ 78,267.36 R$ 78,267.36
R$ 78,267.36 R$ 78,267.36 R$ 78,267.36

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5 Wenderson

Grfico 7: Custos Fixos Operacionais

PLANO FINANCEIRO
Demonstrativo de resultados:
R$ 396,414.34 R$ 353,795.54 R$ 345,933.04 R$ 237,176.74

R$ 87,189.14

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Ano 4

Ano 5

Grfico 8: Demonstrativo de Resultados


Wenderson

PLANO FINANCEIRO
Indicadores de viabilidade:
Indicadores Ponto de Equilbrio Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento Ano 1 R$ 93.898,22 43,92% 301,80% 4 meses Ano 2 R$ 91.431,48 64,36% 820,97% Ano 3 R$ 91.431,48 64,36% 820,97% Ano 4 R$ 91.431,48 64,36% 820,97% Ano 5 R$ 91.431,48 64,36% 820,97%

Wenderson

ANLISE SWOT

Junho 2011

ANLISE SWOT
Pontos fortes
Fatores internos: Equipe de trabalho Crescimento profissional e plano de carreira Flexibilidade do produto em funo da necessidade do cliente Maior assistncia ao cliente Treinamentos e assistncia tcnica Planos promocionais para aquisies extras Visitas tcnicas peridicas (sem nus para o cliente) Melhoria contnua do produto e servio oferecido

Wilton

ANLISE SWOT
Fatores externos: Amplo mercado para aplicao do produto Concorrentes no enfatizam a assistncia ao cliente Falta de flexibilidade dos produtos dos concorrentes Localizao da empresa em ponto estratgico Produtos de fornecedores em pronta entrega Linhas de crdito e financiamento

Wilton

ANLISE SWOT
Pontos fracos
Fatores internos: Custo inicial do investimento elevado Reconhecimento da empresa nos primeiros meses Recursos disponveis

Wilton

ANLISE SWOT
Fatores externos: Concorrentes na regio Produtos de baixo valor aquisitivo oferecidos na Internet

Wilton

ANLISE SWOT
Aes
Melhorias contnuas nos produtos e servios oferecidos Comprometimento e assistncia ao cliente Ampliao da capacidade de produo Motivao e incentivo profissional para os funcionrios

Wilton

AVALIAO FINAL DO NEGCIO

Junho 2011

AVALIAO
O produto de grande importncia, uma vez que ele otimiza o processo de qualquer empresa, controla e reduz os gastos desnecessrios; flexvel (de acordo com a necessidade do cliente) e pode ser utilizado por empresas de pequeno, mdio e grande porte. Assim, de acordo com a anlise do plano de negcio, os recursos disponveis, as dificuldades iniciais, as possibilidades de solues para uma evoluo contnua da empresa e, tendo em vista o produto e servio oferecido, o retorno financeiro em curto prazo e a lucratividade, conclumos que vivel a implementao desta empresa.

2WER

You might also like