You are on page 1of 32

SISTEMA ORGANIZACIONAL TCNICO REGULAR

CURSO TCNICO EM SADE E SEGURANA NO TRABALHO


ENFERMAGEM DO TRABALHO

ENFERMAGEM DO TRABALHO
PROF. ENF. BRUNA GONALVES

SADE OCUPACIONAL
Conceito o seguimento da sade pblica, que tem por objetivo a segurana e higiene do trabalho, bem como a sade do trabalhador.

SADE OCUPACIONAL
Objetivos Promover e manter o bem estar fsico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupaes;

Prevenir e recuperar todo prejuzo causado sade do trabalhador pelas condies do seu trabalho;

Proteger os trabalhadores em seu trabalho contra os riscos resultantes da presena de agentes nocivos a sua sade.

SADE OCUPACIONAL
Princpios Proteo fsica e mental aos trabalhadores contra os agentes nocivos inerentes ocupao; Preveno de doenas ocupacionais; Reduo dos acidentes de trabalho; Absentesmo; Reduo dos coeficientes de morbi-mortalidade do trabalhador; Reduo das despesas com indenizao; Melhorar a higiene do trabalho.

SEGURANA DO TRABALHO
Conceito So medidas tcnicas e cientficas direcionadas preveno dos acidentes profissionais/ ocupacionais, e procedimentos capazes de eliminar ou minimizar os riscos.

SEGURANA DO TRABALHO
Relao com outros campos Educao;

Psicologia;
Nutrio; Fisiologia; Servio Social; Administrao; Legislao.

ENFERMAGEM DO TRABALHO
Conceito um ramo da enfermagem de sade pblica e, como tal, utiliza os mesmos mtodos e tcnicas empregados na sade pblica, visando: A promoo da sade do trabalhador; A proteo contra riscos decorrentes de suas atividades laborais; A proteo contra agentes qumicos, fsicos, biolgicos e psicossociais.

CONDIES DE SEGURANA E MEDICINA NO TRABALHO HISTRICO


Os problemas relacionados com a sade intensificam-se a partir da Revoluo Industrial. A OIT - Organizao Internacional do Trabalho, em 1919, com o advento do Tratado de Versalhes, adota 6 convenes destinadas sade do trabalhador: 1. 2. 3. 4. 5. Limitao da jornada de trabalho; Proteo maternidade; Trabalho noturno para mulheres; Idade mnima para admisso de crianas; Trabalho noturno para menores.

CONDIES DE SEGURANA E MEDICINA NO TRABALHO HISTRICO


Em 1919, por meio do Decreto Legislativo n 3.724, de 15 de janeiro de 1919, implantaram-se servios de medicina ocupacional, com a fiscalizao das condies de trabalho nas fbricas.

Em 1948, com a criao da OMS - Organizao Mundial da Sade, estabelece-se o conceito de que a sade o completo bem-estar fsico, mental e social, e no somente a ausncia de afeces ou enfermidades.

CONDIES DE SEGURANA E MEDICINA NO TRABALHO HISTRICO


Em 10 de dezembro de 1948, a Assemblia Geral das Naes Unidas, aprova a Declarao Universal dos Direitos Humanos do Homem, onde assegura ao trabalhador: O direito ao trabalho; A livre escolha de emprego; As condies justas e favorveis de trabalho; A proteo contra ao desemprego; O direito ao repouso e ao lazer; Limitao de horas de trabalho; Frias peridicas remuneradas; Padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia, sade e bem-estar.

CONDIES DE SEGURANA E MEDICINA NO TRABALHO HISTRICO


As conquistas, pouco a pouco, vm introduzindo novas mentalidades, sedimentando bases slidas para o pleno exerccio do direito que todos devem ter sade e ao trabalho.

ENFERMAGEM DO TRABALHO - HISTRICO


A enfermagem profissional surgiu na Inglaterra no sculo XIX; O exerccio de enfermagem no Brasil foi regulamentado em 1931;

Em 1955 foi aprovada a Lei do exerccio profissional de Enfermagem no Brasil;


Em 1959 aconteceu uma Conferncia Internacional do Trabalho, que conceituou a medicina do trabalho, mas limitando-se a intervenes mdicas; Em 1963 foi includo nos cursos mdicos o ensino de Medicina do Trabalho.

ENFERMAGEM DO TRABALHO - HISTRICO


Em 1964, a Escola de Enfermagem da UERJ inclua disciplina de Sade Ocupacional no curso de graduao; O Auxiliar de Enfermagem do Trabalho foi includo na equipe de Sade Ocupacional em 1972 pela portaria n. 3.237 do Ministrio do Trabalho;

ENFERMAGEM DO TRABALHO - HISTRICO


O primeiro curso de Especializao para Enfermeiros do Trabalho aconteceu em 1974 no Rio de Janeiro; A incluso do Enfermeiro do Trabalho na equipe de Sade Ocupacional aconteceu por meio da portaria n.3.460 do MTE, em 1975. No ano seguinte, criou-se no Rio Grande do Sul o primeiro Sindicato de Enfermagem.

EQUIPE DE ENFERMAGEM DO TRABALHO


A equipe de Enfermagem do Trabalho composta por Tcnico de Enfermagem do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.

EQUIPE DE ENFERMAGEM DO TRABALHO


Enfermeiro do trabalho: Tem funo de assistir os trabalhadores promovendo e zelando pela sade, fazendo preveno das doenas ocupacionais e dos acidentes do trabalho ou prestando cuidados aos doentes e acidentados.

Tcnico de Enfermagem do Trabalho o Tcnico de Enfermagem que faz o curso de Enfermagem do Trabalho conforme NR-4 da portaria n.3.214 do MTE.

ATRIBUIES DA EQUIPE
As atividades do Enfermeiro do Trabalho se constituem das atribuies relacionadas: Atividades Assistenciais; Atividades Administrativas; Atividades Educativas; Atividades de Integrao; Atividades de Pesquisa.

ATRIBUIES DA EQUIPE
As atividades do Tcnico de Enfermagem do Trabalho incluem os aspectos bsicos de formao recebida em seu programa de estudos profissionalizantes, o qual o capacita a prestar atendimento de enfermagem de menor complexidade.

ENFERMAGEM NOS DIFERENTES NVEIS DE ATUAO


Preveno Primria

Preveno Secundria

Preveno Terciria

PREVENO PRIMRIA
Promoo do ajustamento do trabalhador ao trabalho; Aquisio de hbitos saudveis;

A interveno se desenvolve de forma mais eficaz e evidente atravs da identificao e classificao dos estressores e da proposio de medidas de educao e preveno.

PREVENO SECUNDRIA
Adequao das condies sanitrias do ambiente de trabalho; Assistncia imediata e contnua s doenas e agravos produzidos pelas condies prejudiciais do trabalho; A interveno enfoca as aes corretivas de enfermagem em relao sintomatologia/tratamento, no sentido de reduzir os efeitos nocivos identificados.

PREVENO TERCIRIA
Assistncia aos portadores de sequelas produzidas pelas condies de trabalho; A interveno acontece com a readaptao das capacidades funcionais do trabalhador, desvio de funo, entre outros utilizando-se recursos do sistema e do ambiente e fortalecendo linha de resistncia.

REA FSICA
A rea fsica do SESMT Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho depender do tipo e tamanho da organizao, assim como nmero de profissionais que faro parte do servio.

REA FSICA
O servio deve possuir: Local de arquivos;

Ambulatrio;
Local para procedimento de urgncia e emergncia; Procedimentos de enfermagem; Consultrios.

EQUIPAMENTOS NECESSRIOS
Os equipamentos bsicos para funcionamento do Setor de Sade Ocupacional so: Balana antropomtrica; Aparelho de esterilizao; Nebulizador; Esfigmomanmetro; Estetoscpio; Otscopio; Termmetro.

MANUAIS DE OCUPAO
Os manuais so instrumentos que renem, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informaes necessrias para a execuo das aes no servio.

MANUAIS DE OCUPAO
Estas informaes podem ser agrupadas em um nico manual ou ser divididas de acordo com sua finalidade: Coletnea de normas (rotinas, procedimentos, fluxo de atendimentos); Manual de educao em servio; Manual do funcionrio.

MANUAIS DE OCUPAO
O manual deve esclarecer dvidas e orientar a execuo e aes, constituindo-se em um instrumento de consulta; Deve ser constantemente submetido anlise crtica e ser atualizado, sempre que necessrio. Deve permanecerem local de fcil acesso e de conhecimento de todos os usurios.

MANUAIS DE OCUPAO
O manual deve espelhar as diretrizes e normas da organizao e no determin-las, pois neste caso h limitao do crescimento dos usurios e maior resistncia mudana;

Portanto, deve ser elemento facilitador e no bloqueador das iniciativas e crtica;


Os manuais podem ser elaborados na fase de organizao de um servio, ou quando ele j est em funcionamento e requer atualizao de normas e procedimentos.

PRONTURIOS
Conforme a Portaria n. 24 de 19/12/1994, que altera a redao da NR7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), os servios de sade do trabalhador devem ter um pronturio pessoal e confidencial de cada trabalhador; Este pronturio aberto por ocasio do exame admissional, no qual devero ser feitos registros sistemticos de todas as ocorrncias referentes a sade do trabalhador.

PRONTURIOS
Os pronturios devem conter: Exames de sade ocupacional;

Acidente de trabalho e doena do trabalho;


Consultas clnicas; Absentesmo; Tratamento e procedimentos executados.

PRONTURIOS
Os pronturios devem ser organizados por ordem numrica ou alfabtica, afim de facilitar sua localizao e manuseio, e devem estar dispostos em arquivo fechado, por possurem informaes confidenciais. Esses registros devero ser mantidos pelo perodo mnimo de 20 anos, aps desligamento do trabalhador.

You might also like