You are on page 1of 14

Definio: movimento que inspirado nos princpios iluministas determinou o fim do domnio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colnias americanas

(atualmente EUA);

AS 13 COLNIAS INGLESAS NA AMRICA: Antecedentes/causas: EUA at o sculo XVIII tinha relativa autonomia em relao a Inglaterra Colnias do Norte: (povoamento) pequenas e mdias propriedades manufaturas policultura trabalho livre Colnias do Sul: (explorao) latifndio agroexportador trabalho escravo monocultura (Plantation)

Guerra dos 7 anos (1756 1763):


colonos americanos do norte X colonos franceses (Canad); vitria da INGLATERRA (anexao do CANAD e ANTILHAS)

Com o fim da Guerra dos Sete Anos, o Parlamento ingls decidiu criar uma srie de impostos e leis. - Lei do Selo: Todo produto vendido na colnia deveria ter o selo ingls. - Lei do Acar: S seria vendido o acar vindo das Antilhas inglesas. - Lei do Ch: S seria comercializado o ch vindo da Inglaterra. - Lei do Aquartelamento: Obrigava todo colono a dar moradia, alimento e transporte para soldados ingleses.

Festa do ch em Boston - Nome pelo qual conhecida a destruio, em 1773, de trs centenas de caixas de ch retiradas dos navios ingleses, no porto de Boston, por comerciantes disfarados de ndios.

Leis Intolerveis - O nome designa as leis promulgadas pelo Parlamento, em 1774, em represlia revolta da Festa do ch, com o objetivo de conter o clima de insubordinao.

Em 1774, os colonos se reuniram no 1 CONGRESSO DA FILADLFIA que tinha como objetivo acabar com as leis impostas pela metrpole.

Em 1776, os colonos realizaram o 2 CONGRESSO DA FILADELFIA onde se decidiu a criao de um exrcito que seria comandado por George Washington, fazendeiro e chefe da milcia da Virgnia.
GEORGE WASHINGTON

Foi no 2 CONGRESSO DA FILADELFIA tambm que Thomas Jefferson redigiu a Declarao da Independncia dos EUA.

Thomas Jefferson

Em busca da independncia, e difuso de ideais iluministas (liberdade econmica, liberdade poltica, igualdade jurdica...) as colnias, apoiadas pela Frana e outros pases rivais da Inglaterra, declararam guerra INGLATERRA. Vitria dos EUA em 1783 (Tratado de Paris).

Depois de anos de luta, a derrota inglesa em yorktown colocou um ponto final na luta pela independncia. Mais tarde, em1783, a Inglaterra reconhecia a independncia dos EUA e fixava seus limites. Assim, foi criada, em 1787, a Constituio dos EUA, ainda hoje em vigor, que teve, por preocupao a defesa comum e a prosperidade geral.Para isso foi necessrio suprimir a independncia a soberanos dos estados. Criava-se uma republica presidencialista, onde o forte poder executivo seria, acima de tudo, resultante de um consenso popular. Importncia do movimento: Influenciou os demais movimentos de libertao na Amrica, ocorridos no incio do sculo XIX. Primeiro movimento que se inspirou no iluminismo e triunfou.

You might also like