You are on page 1of 15

ISEPRO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO PROGRAMUS CURSO: SERVIO SOCIAL ANO: 2013.

2, II SEMESTRE PLO: BARRO DURO PI

QUESTO SOCIAL E SERVIO SOCIAL


PROFESSORA: HILDELBLANE

INTRODUO
A igreja catlica usou ao social, ou seja, o servio social para recuperar seu controle e domnio na sociedade. Ela queria controle e impor o seguimento das suas doutrinas. Em 1920 ela investiu na ao social. Em 1930 foi marcada por um trabalho mais intenso. E no ano de 1932 em So Paulo surgiu o CEAS (Centro de estudo e Ao Social) curso para moas com a inteno de promover ao social. O CEAS foi porta de entrada do servio social no Brasil. No Brasil, por volta de 1936 quando se iniciou o processo de industrializao intensa e urbanizao no pas, ocorreram vrias inovaes tecnolgicas, trazendo conseqncias para os operrios. As indstrias surgiram e o povo do campo migrava para o meio urbano com esperana de ter um sustento melhor. Com isso a cidade cresceu muito e sem condies de manter o povo necessitado, comearam ento, a surgir problemas sociais como: fome, escassez de moradia, violncia e doenas. Da nasceu questo social.

Adlle Louneux, belga professora de psicologia da escola de servio social de Bruxelas. Chamou a ateno das jovens para responsabilidade e o dever da colaborao e a doutrina da Igreja Catlica. Duas de seus membros Maria Kiehl e Albertina Ferreira Ramos, partiram para Bruxelas para cursar servio social e

voltaram em 1936 como assistentes sociais e fundaram a primeira escola de Servio Social em So Paulo.
Tambm, com a influncia da igreja catlica foi fundada outra no Rio de Janeiro em 1937. Em fim, o servio social surge como resposta questo social. E a igreja catlica controlava a ao social.

Nas dcadas de 1930 e 1940 a profisso possua uma caracterstica assistencial e controladora que
beneficiava o capitalismo monopolista. Uma profisso marcada essencialmente como feminina. Porm, em 1938 em So Paulo, foram abertos cursos mistos para suprir uma necessidade para alguns servios especficos no estado que precisava de profissionais do sexo masculino. O servio social se apresenta como uma profisso profundamente associada histria da sociedade, e dessa forma, a profisso precisa se moldar conforme as mudanas da sociedade, se renovando sempre que preciso, para fazer um trabalho com excelncia e ter resultados de sucesso.

BASE DE FUNDAO DO SERVIO SOCIAL

Questo social: conjunto das expresses das desigualdades da sociedade capitalista.

A GLOBALIZAO DA PRODUO E DOS MERCADOS Globalizao: fenmeno observado na atualidade que consiste na maior integrao entre os mercados produtores e consumidores de diversos pases. Essa globalizao faz com que haja uma desigual distribuio da riqueza entre grupos e classes sociais nos vrios pases, porque sofre uma interferncia da ao do Estado e dos governos, pois ao mesmo tempo em que existe uma enorme possibilidade de o homem ter acesso natureza, cultura, cincia, enfim, desenvolver as formas produtivas do trabalho social, do outro lado e na sua contra face, faz crescer a distncia e a produo crescente da misria, da pulverizao que atinge a maioria da populao nos vrios pases, inclusive naqueles considerados primeiro mundo.

a que entram os assistentes sociais: Trabalham com a questo social nas suas mais variadas expresses cotidianas. Famlia; Trabalho; rea Habitacional; Sade; Assistncia social e pblica.

Quando alguma dessas questes sociais expostas acima torna-se desigualdade passa ser tambm rebeldia por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a elas resistem e se opem. Os assistentes sociais trabalham nessa tenso entre desigualdade e rebeldia/ resistncia, e no podem abstrair-se ou fugir porque tecem a vida em sociedade. Precisam: decifrar novas mediaes por meio das quais se expressa a questo social. Aprender as vrias expresses (protestos, greves, manifestaes) que assumam, na atualidade, as desigualdades sociais, quanto planejar e inventar/ imaginar formas de resistncia e de defesa da vida. Decifrar mltiplas expresses da questo social, sua gnese e as novas caractersticas que assumem na contemporaneidade, atribuindo transparncia s iniciativas voltadas sua reverso ou enfrentamento imediato.

CENRIO ATUAL DO SERVIO SOCIAL


Outra questo que deve ser discutida o cenrio em que se insere o servio social hoje. Novas bases de produo da questo social. BASES ANTIGAS DE PROFISSIONALIZAO E DESENVOLVIMENTO DO SERVIO SOCIAL Ps-guerra sob influncia norte-americana tencionado pela guerra fria, ante as ameaas comunistas.

As bases da questo social atualmente sofrem uma profunda transformao com as inflexes (desvios) verificadas no
padro de acumulao. Os 30 anos gloriosos do ps-guerra at meados dos anos 1970 marcaram uma ampla expanso da economia capitalista; liberados pelo capital industrial; Bases Tayloristas e fordistas; Bases tayloristas/taylorismo: nome dado para designar um tipo de administrao industrial que busca dinamizar o trabalho nas fbricas com a finalidade de aumentar a produtividade. Tais medidas elevavam o nvel de eficcia; Dentre as principais medidas podemos apontar: Agregar valores ao salrio em decorrncia de elevao da produtividade; Cada trabalhador ir incumbido de realizar uma atividade especfica; Propunham ainda alteraes na organizao estrutural das industrias txteis, para dinamizar processo capitalista de produo.

BASES FORDISTAS/ FORDISMO


Modo de produo utilizado para definir e ampliar a capacidade de produo de uma determinada fbrica ou indstria; Teve sua origem com Henry Ford na indstria automobilstica; Atuou como uma aplicao prtica e bem-sucedida do taylorismo, acrescentando a de a preocupao da produo em massa ou em larga escala, ou seja, deve-se produzir o maior nmero de produtos no menor tempo possvel, para garantir a realizao mxima das vendas e a elevao dos lucros. Tais bases foram complementadas com polticas levadas a efeito pelo Estado, impulsionadoras do crescimento econmico, canalizando o fundo pblico, tanto para o financiamento do capital, quanto para a reproduo da fora de trabalho. Desenvolvimento profissional do servio social e expanso de seu mercado de trabalho ocorrem no padro:

Taylorista;
Fordista; Regulao Keynesiana da economia. A crise desse padro de acumulao eclode em meados da dcada de 1970. A economia mundial apresenta claros sinais de estagnao, com altos ndices inflacionrios e com uma mudana

na distribuio do poder no cenrio mundial.

A PARTIR DA DCADA DE 1980


A indstria, os servios bancrios, a maior parte das atividades econmicas de ponta vm alterando suas formas

de organizar a produo por causa da intensa concorrncia por novos mercados, acirrando a competitividade
intercapitalista. Esse processo de modernizao da produo impulsionado pela tecnologia (MICROELETRNICA, INFORMTICA, ROBTICA) passa a requerer novas formas de estruturao dos srvios financeiros; Inovaes comerciais; Empresas terceirizadas: visam reduo de custo e o aumento da qualidade. Ex: empresas de telecomunicaes, industriais etc. Causou um maior ndice de desemprego estrutural, pois trabalhar com mais eficincia, com moderna tecnologia e alta qualificao da fora de trabalho nos setores de ponta da economia, implica uma reduo da demanda de trabalhadores e expulso de mo-de-obra. O projeto neoliberal surge como uma reao ao Estado do Bem-estar social. Surgiu como uma terapia para animar o crescimento da economia capitalista, para deter a inflao, obter deflao como condio de recuperao dos lucros, fez crescer o desemprego e a desigualdade social. No conseguiu atingir os fins econmicos para os quais surgiu, ou seja, alavancar a produo e ampliar as

trocas de crescimento econmicos.

DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade que preside o processo de desenvolvimento do pas tem sido uma de suas particularidades histricas, entre elas, por exemplo a questo social do trabalho infantil, que vem afetando no s os direitos sociais, mas o prprio direito vida. Analisar as desigualdades buscar forma de super-las e entender as causas, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens. Questo social individualizada est na organizao moral e social de cada indivduo.

TRABALHO INFANTIL

DA ASSISTNCIA SOCIAL
A constituio brasileira de 1988, Lei Orgnica da Assistncia Social n. 8.742 de 7 de dezembro de 1993 art. 203, I, II, III, IV e V, diz que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio a seguridade social e tem por objetivos: I A proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e a velhice; II O amparo as crianas e adolescentes carentes; III A promoo da integrao ao mercado de trabalho; IV A habilitao e a reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao a vida comunitria; V A garantia de um salrio mnimo de beneficio mensal, a portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei.

O momento presente desafia os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar e explicar as particularidades da questo social nos nveis nacional, regional e municipal, pois os mesmos encontram-se em contato direto e cotidiano com as questes sociais. Portanto o assistente social devidamente formado em servio social amparado na lei 8.662/93 que regulamenta os profissionais que trabalha no campo da assistncia social prestando servios sociais e participa no combate ao assistencialismo atravs do fortalecimento dos direitos scias na sociedade brasileira.

ASSISTENTES SOCIAIS ATUANDO

ALUNOS:

Ana Thaise dos Santos Borges Fabiana Cordeiro Silva Gesilene Camplo do Bonfim Karinna Vieira Costa Maria Jos de Sousa Carioca

You might also like