You are on page 1of 70

Doena Periodontal em adolescente.

Luciane Manenti.

A avaliao periodontal objetiva da situao clnica constitui a primeira etapa da abordagem teraputica.

As doenas periodontais esto entre os distrbios odontolgicos mais freqentes em crianas e adolescentes.

Doenas periodontais
No adolescente a etiologia representada pelo perodo pubertrio, pelo aumento dos ndices de placa, pelas condies macnicas ortodnticas e por medicaes.

Doenas periodontais
Gengivite Gengivite provocada pelo uso de medicamentos Gengivite influnciada por alterao hormonal Gengivite associada ao acumulo de placa bacteriana Gengivite relacionada a problemas sistmicos Periodontites Periodontite leve, antiga periodontite de estabelecimento precoce Periodontite leve localizada e generalizada

A preveno a melhor maneira de prevenir as doenas periodontais no adolescente

O periodonto atinge sua maturidade aos 16 anos de idade

Crescimento e maturao
Os processos de maturao e diferenciao dos tecidos periodontais esto ligados ao crescimento facial. Crescimento da base do crnio e das maxilas Aumentado de forma considervel at o pico puberrio

Gengivite
uma das infeces periodontais mais comuns em crianas e adolescentes. Sob este termo esto includas a gengivite crnica relacionada placa ( a forma mais prevalente da doena), A gengivite induzida pelo uso de medicamentos Associada ao uso de aparelhagem ortodntica

A gengivite crnica caracteriza-se por inflamao da gengiva marginal sem comprometimento sseo ou ligamentar detectveis.

Gengivite crnica
mais comum em crianas em tenra idade e pode ser tratada atravs da remoo mecnica da placa e com uma higiene oral mais cuidadosa.

Escovas eltricas e solues orais antibacterianas podem ser adjuntos bastante teis escovao tradicional e ao fio dental em situaes especiais (p.ex.: crianas portadoras de sndrome de Down ou em tratamento ortodntico)

Leses intraorais
As 6 leses intraorais mais comuns em crianas so: gengivoestomatite herptica primria herpes simples recorrente candidase difusa queilite angular lngua geogrfica (tambm chamada glossite migratria benigna

A gengiva dividida anatomicamente em:


Marginal livre Inserida rea interdental

As manifestaes iniciais incluem: Eritema e sangramento fcil durante o exame. As margens gengivais se tornam mais rombas e as papilas interdentais sofrem hipertrofia

A gengivite nem sempre evolui para periodontite, mas virtualmente todos os casos de periodontite so precedidos de gengivite.

Gengivite Pubertria
Favorecida por uma taxa elevada de hormnios esteroides que aumenta a vascularizao gengival e a resposta inflamatria. Modificaes quantitativas significativas podem estar ligadas as diferentes fases do ciclo menstrual e uso de contraceptivo hormonal.

Tratamento:
Deve incluir instrues para melhora da higiene oral e polimento dos dentes para remover depsitos bacterianos. Pode ser necessrio realizar gengivectomia ou gengivoplastia para corrigir os contornos gengivais por motivos higinicos ou estticos

Periodontite juvenil:
As principais caractersticas da periodontite precoce incluem incio do distrbio antes dos 35 anos de idade, Doena de rpida progresso, Leses com distribuio diferente daquela observada na periodontite dos adultos, e aspectos etiolgicos distintos.

Periodontite Pr-puberal
A periodontite pr-puberal pode ser localizada ou generalizada, e afeta tanto a dentio primria quanto a mista.

O distrbio tem incio entre a erupo da dentio primria e a puberdade, caracterizando-se por gengivite severa, Perda ssea rapidamente progressiva, mobilidade do dente Perda dental.

Periodontite juvenil
Anteriormente chamada periodontose, acomete pacientes previamente hgidos e caracteriza-se pela perda rpida de osso alveolar em um ou mais dentes permanentes secundria a um processo inflamatrio.

Estima-se que a prevalncia da PJ varie de 0,1% a 15%. A microflora associada doena composta principalmente por gram-negativos e cepas anaerbicas.

Tratamento:
Em geral, recomenda-se tratamento sistmico para a PJ (p.ex.: antibioticoterapia). Os esquemas antimicrobianos mais empregados incluem tetraciclina, doxiciclina, metronidazol ou metronidazol + amoxicilina.

A resposta teraputica costuma ser excelente.

Fatores associados:
A associao do mau alinhamento dentrio com escovao inadequada e a trao muscular pode provocar uma perda de insero e a formao de uma bolsa periodontal.

Fatores associados:
Insero do freio labial Malocluses Desarmonia dentomaxilares Desordens sistmicas Medicaes Higiene bucal deficiente Idade e hormnios sexuais Uso de aparatologia ortodntica

Tabagismo
O uso do tabaco se torna cada vez mais comum no adolescente e no adulto jovem.

Leses intraorais
As 6 leses intraorais mais comuns em crianas so: gengivoestomatite herptica primria herpes simples recorrente candidase difusa queilite angular lngua geogrfica (tambm chamada glossite migratria benigna

aftas

Gengivoestomatite herptica
A GHP causada pelo vrus herpes simples (VHS) tipo 1. A transmisso ocorre por via contato mucocutneo oral-genital ou oraloral. A GHP mais comum em crianas com menos de 10 anos de idade, com pico de incidncia entre os 2-4 anos outro pico de incidncia pode ser observado entre os 15-25 anos de idade.

Herpes simples recorrente


Aps a infeco primria pelo VHS, o vrus se propaga ao longo dos nervos sensoriais ou autonmicos, permanecendo residente em alguns gnglios neurais a distribuio do nervo infectado

Esta forma latente se torna agudizada em 3040% da populao em resposta a certos fatores precipitantes, tais como luz do sol, trauma, febre, imunossupresso ou estresse.

Em indivduos saudveis, o HSR limita-se mucosa queratinizada. O acometimento da mucosa oral e da lngua mais comum em indivduos imunossuprimidos

Candidase
a micose mais comum da mucosa oral. causada pelo supercrescimento de um fungo oportunista, a Candida albicans, um patgeno comumente encontrado na cavidade oral, no trato gastrintestinal e na vagina.

Queilite angular
um distrbio doloroso que se inicia como uma inflamao nas comissuras labiais, seguida de eroso, ulcerao e fissuras. Costuma estar associada infeco por Candida albicans e Staphylococcus aureus.

Os possveis fatores predisponentes incluem imunodeficincia, deficincia de riboflavina (vitamina B2) e trauma. A queilite angular uma alterao freqente em crianas HIV-positivas. O tratamento consiste em remoo dos fatores predisponentes e uso de antifngicos tpicos.

Lngua geogrfica
um distrbio inflamatrio benigno caracterizado por descamao da queratina superficial e das papilas filiformes. Afeta aproximadamente 1-2% da populao, com prevalncia de 0,6% em crianas de 5-17 anos de idade. A etiologia desconhecida, mas acredita-se que exista associao com deficincias nutricionais e/ou estresse emocional.

As alteraes costumam se restringir ao dorso e s margens laterais da lngua, sendo sintomticas apenas em alguns poucos casos. O tratamento paliativo e inclui evitar contato com alimentos cidos ou muito condimentados. Anti-histamnicos tpicos e sistmicos tambm podem ser empregados.

You might also like