You are on page 1of 19

A evoluo da economia mundial

Os primrdios da organizao do espao geogrfico


Milton Santos o espao geogrfico resulta da atuao do homem (com suas tcnicas, desenvolvida ao longo da histria) sobre o meio natural. Portanto o espao geogrfico reflete a evoluo da sociedade, que deixou marcas visveis sobre a natureza, como estradas, as cidades, os edifcios, os aterros, pontes...

Impacto do capitalismo sobre o espao geogrfico.


Os feudos restringia a mobilidade da populao, diminu o nmero de conflitos e desenvolve-se tcnicas agrcolas. As cruzadas favoreceram as atividades comerciais, e ampliaram os horizontes geogrficos. Da muitos estudiosos considerarem o sculos XV e XVI como o perodo de nascimento do capitalismo.

DIT (Diviso Internacional do Trabalho)


Constitui a interdependncia econmica estabelecida entre os pases a partir do surgimento do capitalismo. Essa interdependncia estabelece o papel de cada pas no contexto da economia mundial. Pases subdesenvolvidos exportam matria prima; Pases desenvolvidos exportam produtos manufaturados.

Duas Guerras Mundiais


I Guerra Mundial (1914 a 1918): rivalidades de origem econmica e territorial entre: Trplice aliana: Alemanha, Itlia e Hungria Trplice Entente: Inglaterra, Frana e Rssia A trplice entente saiu vencedora desse conflito.

Duas Guerras Mundiais


II Guerra Mundial (1938 a 1945): a Alemanha se fortaleceu no perodo entre guerra e iniciou um perodo de expanso territorial. Pases do Eixo Alemanha, Itlia e Japo Pases Aliados EUA, URSS, Frana e Inglaterra Os pases aliados saram vitoriosos.

O espao geogrfico bipolarizado


Com o fim da segunda Guerra Mundial (1945) o capitalismo representado pelos EUA se deparou com outro sistema socioeconmico socialismo, representado pela URSS. O socialismo propunha uma gesto coletiva das relaes entre o homem e a natureza. O capitalismo propunha uma gesto individual das relaes entre o homem e a natureza.

Guerra Fria (1945 1991)


Foi um confronto ideolgico entre o capitalismo e o socialismo (sem um confronto direto entre essas duas potncias nucleares). Por no ter tido um confronto direto entre as duas potncias, especialistas afirmaram que a disputa foi FRIA. O quadro geopoltico internacional no foi to frio, pois houve vrios conflitos:

Guerra Fria (1945 1991)


Guerra da Coreia (1950-1953) confronto de grande proporo, onde a Coreia do Sul (EUA) e a Coreia do Norte (URSS); Formao da OTAN (1949)bloco militar capitalista, e do Pacto de Varsvia (1955) bloco militar socialista; Revoluo Cubana (1959) liderada por Fidel e Che Guevara, cortando laos com o capitaslimo e aderindo ao socialismo;

Guerra Fria (1945 1991)


Crise dos msseis (1962) avies dos EUA descobriram bases militares russas em Cuba e impuseram um bloqueio econmico a ilha; Descolonizao do continente africano que teve incio ps 2 GM por influncia dos EUA e URSS; Muro de Berlim (1961) o maior smbolo da cortina de ferro, termo usado por Churchill em 1947;

Guerra Fria (1945 1991)


Guerra do Vietn (1960 1975) conteno da influncia do socialismo no sudeste asitico, levou os EUA a impor presena militar na regio; Corrida armamentista e aeroespacial, para demonstrar a supremacia de uma sistema: capitalista ou socialista.

Terceiro Mundo
Em 1955, surgiu o movimento dos pases noalinhados,que agregava pases dispostos a manter a neutralidade, sem se envolver na Guerra Fria. A expresso terceiro mundo foi utilizado durante o perodo de Guerra Fria para designar pases subdesenvolvidos. O segundo mundo eram os pases socialistas e o primeiro mundo os pases capitalistas desenvolvidos.

Colapso Sovitico
O socialismo comeou a mostrar sinais de esgotamento nos anos 1980, o caso da URSS foi emblemtico. Com o colapso sovitico, aumenta a disparidades entre os pases capitalistas e socialista. Onde o capitalismo se mostrou mais dinmico.

Colapso Sovitico
Muitos contriburam para a decadncia da economia sovitica, como: 1. Corrida armamentista; 2. Elevados gastos militares; 3. Corrida aeroespacial; 4. Decadncia das indstrias de bens de consumo;

Colapso Sovitico
Em 1986 o presidente Mikhail Gorbachev, implantou reformas (Perestrica e Glasnost): Perestrica reestruturao econmica com abertura do mercado; Glasnost transparncia poltica.

Nova Ordem Mundial Globalizao


A desestruturao do bloco socialista,acelerou as relaes poltico-econmicas capitalistas. Mesmo pases socialistas tradicionais esto aderindo ao sistema capitalista baseado na lei da oferta e procura. No atual estgio do capitalista surgiram as empresas transnacionais, que operam em diversas partes do mundo.

Nova Ordem Mundial Globalizao


Estamos em um perodo de grandes fuses de mega empresas (AMBEV, BRAZIL FOODS, etc.) Essas empresas exercem o chamado Lobby isto a presso que essas empresas exercem sobre o governo de seus pases de origem. Adotando princpios neoliberais como: privatizaes e abertura econmica. Essas empresas exercem influncia nas polticas dos estados.

You might also like